
Anúncios
1
Ao passar dos tempos e com os avanços tecnológicos ocorridos no mundo, diversas abordagens e teorias da administração foram desenvolvidas ou atualizadas devido as demandas que emergiram para as organizações. Segundo Quinn (2004, p. 3), “à medida que mudam os valores da sociedade, alteram-se os pontos de vista existentes e surgem novos modelos de gerenciamento”. Com o conhecimento adquirido sobre o tema perfil gerencial contemporâneo, assinale a única alternativa correta que cita todos os diferentes papéis que o gestor contemporâneo precisa ter, segundo Quinn (2004):
São sete papéis: diretor, monitor, coordenador, mentor, facilitador, negociador e inovador.
São cinco papéis: produtor, coordenador, mentor, facilitador e inovador.
São quatro papéis: diretor, monitor, mentor e facilitador.
São seis papéis: monitor, coordenador, mentor, facilitador, negociador e inovador.
São oito papéis: diretor, produtor, monitor, coordenador, mentor, facilitador, negociador e inovador.
2
Estamos na era digital, as novas tecnologias permitiram agilizar os negócios e as transações. A virtualidade tem influenciado a sociedade e as empresas. Surgindo assim as Organizações Virtuais, que dispensam o uso de escritórios convencionais, prédios e instalações físicas. As organizações virtuais são embasadas na tecnologia da informação e fazem uma rede virtual, em que diversas empresas compartilham entre si habilidades, custos, capacidades, mercados e clientes. De acordo com o tema abordado no texto, escolha a única alternativa correta que apresenta as características de uma organização virtual, segundo Mowshowitz (1997):
As organizações virtuais apresentam duas características: a estruturação e a função da organização virtual.
As organizações virtuais apresentam três características: network, estruturação e organização.
As organizações virtuais apresentam duas características: a estruturação e as tarefas virtuais.
As organizações virtuais apresentam três características: a estruturação, a função e as relações de trabalho.
As organizações virtuais apresentam duas características: relações de trabalho e gerenciamento de tarefas.
3
A teoria dos traços foi um dos primeiros estudos desenvolvidos há mais ou menos 100 anos. Os pesquisadores concentravam-se nos traços ou características pessoais dos líderes. Em seguida, começaram a examinar os comportamentos dos líderes. Os primeiros pesquisadores, julgavam que os líderes possuíam um conglomerado de qualidades ou traços que os distinguiam das outras pessoas. E acreditavam que esses traços eram estáticos e duradouros. Categorize as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, referente aos tipos de liderança: I. ( ) Liderança autocrática também é conhecida como liderança diretiva. Este tipo de liderança, tem o poder da tomada de decisão centralizado no líder. II. ( ) A liderança autocrática e a democrática, são as duas principais formas de liderança que se baseiam na maneira que o líder se relaciona com seus liderados nas tomadas de decisão. III. ( ) Liderança democrática também é conhecida como liderança participativa. Este tipo indica algum grau de participação dos funcionários da empresa em relação ao poder de decisão do líder. IV. ( ) Líder visionário é o estilo de líder que auxilia seus liderados a identificarem suas forças e fraquezas e associar ao seu propósito pessoal e de carreira. Impulsiona os funcionários a estipularem metas de desenvolvimento de longo prazo. V. ( ) Líder Coaching é o estilo de líder que motiva e deixa claro para as pessoas como o trabalho delas se encaixa em uma visão ampla para a organização. Os liderados por esse estilo, compreendem que as tarefas que elas desempenham é importante para a visão da empresa. Agora, marque a sequência correta:
V, V, V, F, F.
V, F, V, V, F.
F, V, V, F, V.
F, F, V, V, F.
V, F, V, F, V.
4
Quando ouvimos falar sobre trabalho em equipe, podemos pensar que seja a mesma coisa que trabalho em grupo. Mas, será que são a mesma coisa? A resposta é não. O conceito de equipe é diferente de grupo. Vejamos na figura abaixo a diferença entre grupo formal e equipe de trabalho: Figura: Diferença entre grupo formal e equipe de trabalho: Dimensão para Comparação | Grupo | Equipe Produto do trabalho | Individual | Coletivo Fonte do monitoramento do | Externa | Interna desempenho Foco de atividade | Realização eficiente da tarefa | Resolução de problemas Liderança | Única | Compartilhada Visão sobre o conflito | Disfuncional e desestimulado | Funcional e encorajado Considerando as informações apresentadas no texto e seu conhecimento no que se refere a equipes autogeridas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Os membros da equipe autogerenciada podem tomar decisões em conjunto sobre seus horários de trabalho, levantamento de recursos e divisão de tarefas. Essas equipes podem assumir responsabilidades para executar tarefas pequenas, como as questões de treinamento, limpeza, etc. PORQUE II. Geralmente os membros da equipe aprendem uma vasta variedade de habilidades, denominando esta prática como multicompetência. É correto apenas o que se afirma em:
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5
A estrutura dos processos administrativos tradicionais são departamentalizados, onde o processo exige de vários departamentos e funções para ser realizado. Com a reengenharia, há uma mudança radical e drástica nesta concepção processual. Nela, cada processo é gerenciado do início ao fim por uma única equipe, que utiliza da tecnologia da informação e de profissionais de diversas funções, ocasionando uma estrutura horizontal de responsabilidades e não somente hierárquica vertical. Com o conhecimento adquirido sobre o tema reengenharia, assinale a única alternativa correta que define qual é a meta do downsinzing:
Redução de custos, bem como, reestruturar a organização das atividades, para que a longo prazo possa eliminar de forma total as práticas burocráticas que atrasam e impedem que a empresa obtenha um ritmo mais eficiente e eficaz em suas atividades, tornando-as mais produtivas.
Redução de pessoal, bem como, organizar as atividades para que a médio prazo possa eliminar as práticas autocráticas que impedem a empresa de alcançar um ritmo mais eficaz, tornando-as mais acessíveis.
Redução de atividades secundárias para reorganizar as atividades, para que a curto prazo possa eliminar as práticas burocráticas que atrapalham o ritmo da empresa, tornando-as mais eficiente e produtiva em suas atividades.
Redução de custos, bem como, reestruturar a organização das atividades, para que a curto prazo possa eliminar de forma total as práticas autocráticas que atrasam e impedem que a empresa obtenha um ritmo mais eficaz em suas atividades, limitando sua produtividade.
Redução de tempo, bem como, reestruturar as atividades, para que a médio prazo possa eliminar de forma parcial as práticas organizacionais que impedem que a empresa obtenha um ritmo mais ágil em suas atividades, tornando-as mais produtivas.
6
Como em qualquer mudança, ainda mais nos casos de mudanças drásticas, geralmente as pessoas são resistentes a novidades. A reengenharia, causa um certo medo nas pessoas, devido ao desconhecido, já que muitos gestores desconhecem esta técnica. Medo de não saber ou conseguir se adaptar a esta nova forma de execução das atividades. E um dos maiores medos é por conta do corte de pessoal (downsinzing). De acordo com o tema abordado no texto, escolha a única alternativa correta que apresenta a necessidade do Staff em uma estrutura por equipes:
Com a estrutura por equipes, identifica-se a necessidade de um staff (suporte), já que as equipes são multifuncionais, com diversas funções, faz-se necessário ter em cada equipe, pessoas que possuam as especialidades e habilidades necessárias para o desenvolvimento do processo.
A reengenharia, por causar medo nas pessoas devido ao desconhecido, identificou a necessidade de ter um staff (gestor) que auxiliasse os colaboradores a perderem o medo do desconhecido e desenvolvessem suas atividades com base em suas habilidades e especialidades.
A reengenharia, por ter uma estrutura por equipes, identifica-se a necessidade de um staff (líder), já que as equipes são funcionais, dividida em funções específicas, sendo assim, necessário ter uma pessoa com conhecimentos diversos para auxiliá-la.
Por ser uma estrutura por equipes multidisciplinares, identifica-se a necessidade de um staff, ou seja, de um mentor, já que as equipes são com diversas funções, a empresa precisa desenvolver uma pessoa que assuma a mentoria da equipe.
Devido a estrutura organizacional ser vertical, é necessário ter um staff (supervisor), já que as equipes são formadas por profissionais da mesma área de conhecimento e para isso, o supervisor ajudará os profissionais a atingirem suas metas.
7
O administrador para ser bem-sucedido, ele precisa adquirir competências duradouras, que mesmo com o passar dos anos e com as mudanças constantes do mundo, elas não serão obsoletas. Vejamos na figura abaixo, quatro dessas competências: Figura: as competências duradouras Conhecimento: SABER Know-how Aprender a aprender Aprender continuamente Ampliar conhecimento Transmitir conhecimento Compartilhar conhecimento Habilidade: SABER FAZER Aplicar o conhecimento Visão global e sistêmica Resolver problemas Saber fazer bem Trabalhar com os outros Proporcionar soluções Julgamento: SABER ANALISAR Avaliar a situação Obter dados e informação Ter espírito crítico Julgar os fatos Ponderar com equilíbrio Definir prioridades Atitude: SABER FAZER ACONTECER Atitude empreendedora Criatividade e inovação Agente de mudança Iniciativa e riscos Foco em resultados Autorrealização (Chiavenato, 2014, p. 22). Fonte: Rota 1, Modelos Contemporâneos de Gestão. ENUNCIADO Considerando as informações apresentadas no texto e seu conhecimento sobre as categorias que englobam importantes papéis que o administrador realiza durante sua atividade, identifique a(s) afirmativa(s) correta(s): I. A categoria comunicativa, são as atividades que possuem relação com a comunicação. II. O administrador realiza em sua atividade, papéis importantes que estão nas categorias: intrapessoal e de competência; III. A categoria decisória, são as atividades relacionadas as opções e escolhas que o administrador precisa realizar, ou seja, a utilização da capacidade de tomada de decisão. É correto o que se afirma em:
II, apenas.
I, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.
8
Ao decorrer do século XX, a economia mundial foi cada vez mais marcada pela integração aos dinamismos do comércio internacional, bem como pela expansão das operações financeiras em escala global. Diante deste cenário, as empresas foram o foco das transformações que ocorreram, trazendo readequação na estrutura de controle, devido a separação entre propriedade e a gestão empresarial. A governança corporativa, surgiu para superar o conflito de interesses de uma companhia, onde o proprietário (acionista) delega a um agente especializado (administrador) o poder de decisão sobre a empresa (nos termos legais), podendo ocorrer desentendimentos entre cada um dos grupos que consideram o que é melhor para a organização. Com os conhecimentos adquiridos sobre governança corporativa, avalie e relacione o significado dos quatro princípios básicos da governança corporativa: 1. Equidade ( ) consiste na disponibilização de informações para as partes interessadas, não se restringindo aos meios legais ou regulamentos. 2. Transparência ( ) é o tratamento justo e isonômico de todas as partes interessadas (sócios e stakeholders), considerando seus direitos e necessidades. 3. Responsabilidade Corporativa ( ) os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação claro e objetivo, assumindo as consequências de seus atos e omissões. 4. Prestação de contas (accontability) ( ) os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações. Diminuir os impactos negativos e aumentar os positivos de seus negócios e operações, levando em consideração os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, etc.) no curto, médio e longo prazo. Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
2, 3, 1, 4.
2, 1, 4, 3.
3, 2, 4, 1.
1, 4, 2, 3.
4, 2, 1, 3.
9
No contexto organizacional, empresas e indivíduos desenvolveram diversos contextos internacionais devido a globalização. Aproximando as pessoas de diversos territórios, proporcionando infinitas possibilidades de interação entre culturas distintas, descrevendo símbolos, impressões culturais e formação de opiniões devido a essa aproximação. Essa interculturalidade é resultado direto da mobilidade de profissionais, tanto no âmbito nacional como no internacional. Com base no conteúdo abordado nas aulas sobre gestão intercultural, analise as afirmações a seguir: I. As organizações estão se tornando multiculturais. II. A gestão intercultural tem se tornado mais comum nas organizações. III. No sentido de como lidar e gerenciar diferentes pessoas com diferentes culturas, a gestão intercultural se tornou importante para as empresas. IV. A gestão intercultural corresponde aos estudos interculturais mais específicos e generalistas, com o objetivo de encontrar soluções para os problemas de ordem produtiva nas organizações. É correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
I e II.
I e III.
II e III.
II, III e IV.
10
A definição do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC, 2019), considera que: São modos específicos de pensar, sentir e agir da gerência de uma organização no relacionamento com o pessoal. monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle das demais partes interessadas. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum. De acordo com seu entendimento, para alcançar maior eficiência e resultados para todas as partes interessadas da empresa, deve-se seguir os princípios básicos da governança corporativa:
Transparência; Igualdade; Prestação de serviços; e Responsabilidade social.
Responsabilidade corporativa; accontability; Equidade; Transparência.
Transparência; Iniquidade; e Accontability.
Equidade; Prestação de contas; e Organização corporativa.
Prestação de serviços; Accontability; Igualdade; e Transferência.
11
O que são modelos de gestão? São modos específicos de pensar, sentir e agir da gerência de uma organização no relacionamento com o pessoal. Incluem conceitos e valores prevalecentes, sentimentos e atitudes predominantes quanto aos vários objetos e questões, e comportamentos típicos. Em algumas organizações ele e´ concebido de maneira cuidadosa para que se torne um real instrumento de eficiência e eficácia (Rosa, 2012). Considerando as informações apresentadas no texto e seu conhecimento sobre modelos de gestão, identifique a(s) afirmativa(s) correta(s): I. Tem empresas onde o modelo de gestão e´ o resultado da história, que foi evoluindo naturalmente, sem que tenham grandes intenções ou até mesmo consciência do tipo de modelo que criaram. II. Para Rosa (2012), em algumas organizações, o modelo de gestão é mais integrado e fácil de ser identificado. Pois, observa-se maior semelhança da conduta gerencial em todo o contexto de gestão, organização e negócio. III. A diferença entre os tipos adotados de modelo de gestão, podem influenciar positivamente ou negativamente na eficiência e eficácia do modelo de negócio, e na organização, já que todas essas dimensões estão inter-relacionadas. IV. Para algumas organizações, o nível de diversidade e´ maior, dando lugar para diferentes formas de condutas gerenciais. Pois, possui influência de vários tipos de gerências, podendo criar diferentes modelos de gestão, por não ter uma única referência de gestão. É correto o que se afirma em:
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
III e IV, apenas.
I e II, apenas.
12
A gestão estratégica requer monitoramento e acompanhamento constante. Podendo ser definida como função da administração de topo (nível institucional da empresa) que analisa, desenvolve e modifica os processos internos e externos da organização para torna´-la eficiente e eficaz sob condições constantemente mutáveis (Chiavenato, 2014, p. 145). No que se refere a gestão estratégica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. As estratégias que são fixadas pela gestão, precisam chegar ao conhecimento de todos os níveis hierárquicos e operacionais, para se obter uma integração e direcionamento correto dos esforços de todos para a concretização do objetivo em questão. PORQUE II. Este alinhamento requer dois itens essenciais: o controle e os indicadores de gestão. É correto apenas o que se afirma em:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
13
A gestão da qualidade nas empresas, não é somente um conhecimento atual, e sim algo histórico. Há indícios de na Idade Média, o controle de qualidade tenha dado seus primeiros sinais por meio das chamadas Guildas. Elas eram associações profissionais para cada tipo de comércio, como dos alfaiates, artesãos, ferreiros e outros. Considerando as informações apresentadas no texto e seu conhecimento no que se refere círculos de qualidade, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. No final do século XX, a sociedade estava mais exigente e não aceitava mais produtos defeituosos. Neste período, houve grande avanço tecnológico não possibilitando mais falhas no setor fabril. PORQUE II. Após a Segunda Guerra Mundial, o Dr. Joseph Moses Juran se tornou o precursor dos sistemas de gestão da qualidade. É correto apenas o que se afirma em:
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
14
No entanto, o que se vê^ até´ agora a respeito do ambiente e´ que ele pode ser desdobrado, pelo menos teoricamente, em estratos – indo desde o ambiente geral até´ o ambiente de tarefa, onde a empresa exerce seu domínio e realiza suas atividades. Contudo, apenas esses conceitos são insuficientes para retratar a enorme complexidade ambiental, sobre- tudo a dinâmica ambiental, isto e´, como o ambiente se comporta (Chiavenato, 2014, p. 103). É necessário compreender que o ambiente é dinâmico e complexo. Com os conhecimentos adquiridos sobre Adhocracia, avalie e relacione o significado das classificações de ambientes, segundo Chiavenato (2014): 1. Ambiente heterogêneo ( ) os ambientes podem ser classificados em estáveis e instáveis 2. Quanto à sua dinâmica ( ) os ambientes podem ser classificados em homogêneos e heterogêneos. 3. Ambiente homogêneo ( ) quando ocorre muita diferenciação entre os fornecedores, clientes e concorrentes, provocando uma diversidade de problemas a` organização. 4. Quanto à sua estrutura ( ) quando e´ composto de fornecedores, clientes e concorrentes semelhantes. Isto é, quando os clientes, fornecedores, concorrentes e etc., demonstram as mesmas características homogêneas entre si. Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
4, 2, 1, 3.
1, 4, 2, 3.
2, 3, 1, 4.
3, 2, 4, 1.
2, 4, 1, 3.
15
Você já ouviu falar sobre o Mundo VUCA? V.U.C.A é o acrônimo das 4 palavras em inglês: Volatility (Volatilidade) = Tudo muda muito rápido Uncertainty (Incerteza) = Não tem clareza sobre a situação atual e futura Complexity (Complexidade) = Multiplicidade de fatores, informações, opiniões Ambiguity (Ambiguidade) = Falta de clareza, podendo haver mais de um sentido/significado Teve sua origem nos anos de 1990, originalmente utilizada pelos militares norte-americanos para traduzir os cenários em que o mundo estava vivendo. Com o conhecimento adquirido nas aulas, assinale a única alternativa correta em relação ao Mundo V.U.C.A.:
Essas 4 características estão ligadas intrinsecamente ao mundo contemporâneo.
Essas 4 características estão ligadas ao cenário político contemporâneo.
Essas 4 características estão ligadas ao cenário ambíguo da política e forças armadas.
Essas 4 características estão ligadas a liderança militar em todo o mundo.
Essas 4 características estão ligadas a gestão estratégica governamental.
16
No ambiente organizacional, é muito importante reduzir os custos dos recursos e saber utilizá-los da forma mais eficiente possível, porém, isso não é o suficiente. Um administrador também precisa se preocupar com a finalização das tarefas de maneira eficaz. Com o conhecimento adquirido sobre a eficácia, identifique a(s) afirmativa(s) correta(s): I. Eficácia significa fazer a tarefa de forma correta. II. Nas organizações, a eficácia é traduzida como realização de objetivos ou de metas de maneira certa. III. A necessidade de eficiência não possui impacto direto sobre o nível de eficácia. IV. Muitas vezes é mais fácil ser eficiente do que eficaz. É correto apenas o que se afirma em:
I, II, III e IV.
I, III e IV.
II e IV.
II e III.
I e II.
17
O século XX passou por profundas mudanças e que se estendem até os dias atuais. O mundo dos negócios tem se transformado constantemente, cada dia surge um modelo de gestão inovador que complementa ou substitui um modelo já existente. Com o conhecimento adquirido sobre flexibilização organizacional, identifique a(s) afirmativa(s) correta(s): I. Devido à complexidade com que o mundo tem se transformado, estas estruturas de gestão clássicas não servem mais para um mundo vulnerável e flexível em que vivemos. II. As demandas e desafios atuais que a sociedade tem exigido, não são apenas para os donos de empresas, mas também aos profissionais que estão no mercado de trabalho. III. Cada vez mais os modelos de gestão contemporâneos, não tem conseguido atingir resultados satisfatórios em relação aos desafios e demandas que a sociedade e os negócios têm exigido. IV. Pela rapidez com que as informações chegam para nós, os modelos tradicionais que existiam sobre gestão, estão cada vez mais obsoletos e não estão conseguindo trazer resultados significativos, devido a sua rigidez e burocratização. É correto apenas o que se afirma em:
I, II e IV.
I e II.
II e III.
III e IV.
I, II e III.
18
Esta prática, tem sido difundida a partir do conceito de Learning Organization (Organização em constante aprendizagem). E foi criado pelo professor Chris Argyris da Universidade de Harvard, em que apresenta o conceito baseado no Double-loop Learning (quando os erros são corrigidos por meio da alteração das normas empresariais que os causaram), ou seja, refere-se as empresas que aprendem conforme seus funcionários vão adquirindo novos conhecimentos. Com base no conteúdo abordado sobre gestão do conhecimento, analise as afirmações a seguir: I. Em 1990, o professor Peter Senge do MIT (Massachusetts Institute of Technology), difundiu o conceito de Learning Organization em sua obra A Quinta Disciplina (Senge, 1990). II. Na obra de Senge (1990), despontou a importância do compartilhamento de conhecimento de maneira coletiva, para agregar na visão sistêmica da empresa, e para fortalecer o profissional como fornecedor de conhecimento. III. O objetivo da aprendizagem organizacional é desenvolver o conhecimento e as habilidades, para capacitar as pessoas a aprender e trabalhar de maneira eficaz dentro das organizações. É correto apenas o que se afirma em:
III.
II.
I.
I e III.
I, II e III.
19
As organizações estão se tornando multiculturais, e esse encontro entre diferentes culturas podem inicialmente causar um choque cultural, e quanto maiores forem os choques culturais, mais exercício de alteridade uma pessoa precisa desenvolver. Como julgamos o mundo a partir de nossos valores e crenças, é necessário ser mais tolerante, pois, ninguém detém todo o conhecimento do mundo e nenhuma cultura é perfeita, o ponto em questão não está em constatar as diferenças, mas sim, em aprender a lidar com elas. Categorize as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, referente a alguns conceitos fundamentais de gestão intercultural: I. ( ) Comparações: o maior erro é tentar comparar a cultura do outro com a sua, pois cada uma tem sua característica e devem ser respeitadas. II. ( ) Papel da Gestão: a gestão deve implantar diferentes políticas para desenvolver os profissionais, favorecendo a compatibilidade ao processo de internacionalização. III. ( ) Adaptação intercultural: é o mais importante componente da competência intercultural, pois não é fácil de ser praticada principalmente quando este executivo atua em altas posições dentro da empresa. IV. ( ) Empatia: é a partir do reconhecimento do outro que pode haver a compreensão de si, sendo por isso, que em situações de confronto com o diferente e com outras culturas, as pessoas vivem conflitos psicológicos, consequência da dificuldade em não reconhecer o outro e gerar empatia. Agora, marque a sequência correta:
F, F, V, V.
V, V, F, V.
V, F, V, F.
V, V, V, F.
F, V, V, V.
20
Nas organizações de grande sucesso, tem utilizado indicadores (por exemplo, eficiência, crescimento e estabilidade) para gerenciar e monitorar seus ativos intangíveis (como o capital intelectual), já que muitos desses ativos intangíveis são mais valiosos que muitos ativos tangíveis (como as máquinas, imóveis, estoques). Com o conhecimento adquirido sobre o tema gestão do conhecimento, assinale a única alternativa correta que aborda o que muitas empresas estão investindo para melhorar seu capital intelectual:
Muitas organizações têm desenvolvido manuais eficazes para que o funcionário saiba como realizar sua atividade.
Muitas organizações têm desenvolvido estruturas de educação corporativa e universidades corporativas.
Muitas organizações têm desenvolvido estruturas tecnológicas.
Muitas organizações estão exigindo educação a distância para seus colaboradores.
Muitas organizações têm contratado apenas pessoas graduadas e com especializações para desempenhar as atividades da empresa.
21
Segundo Chiavenato (2014, pp. 375-376): A ação impulsionadora do administrador provoca uma reação empreendedora das pessoas, ou seja, quanto mais o administrador impulsiona, mais os seus subordinados tendem a tomar iniciativa e responsabilidade no trabalho (...). Com base no conteúdo abordado nas aulas sobre gestão participativa, analise as afirmações a seguir: I. O modelo de gestão participativa nem sempre é cabível para qualquer organização ou unidade de trabalho. II. Teoria X e Y, é um modelo de gestão contemporâneo, em que a tomada de decisão é conjunta, ou seja, o subordinado compartilha um considerável grau de poder na tomada de decisão junto a seus superiores. III. Devido as novas formas de gestão, voltadas a modelos menos burocráticos e dando ênfase a modelos mais dinâmicos e autônomos, o modelo de gestão participativa tem tomado espaço nas organizações. IV. Para que este modelo funcione, Chiavenato (2014, p. 392), diz que os assuntos que os funcionários tratam devem ser relevantes aos seus próprios interesses, devem ter capacidade para participar nas decisões e a cultura organizacional deve ser suficientemente democrática. É correto apenas o que se afirma em:
I e III.
I, III e IV.
I e II.
II, III e IV.
II e III.
22
Os modelos de gestão ambiental, trazem a ideia de prevenção, isto é, enfrentar problemas ambientais de uma forma mais ampla e que pode ser alinhada à estratégia da organização. Esses modelos permitem orientar as decisões sobre quando, onde e como abordar os problemas, relacionando essas decisões com outras questões empresariais. Com base em seus conhecimentos sobre os Modelos de Gestão Ambiental, associe os modelos com suas características básicas: 1. Gestão da qualidade ambiental total (TQEM) ( ) Extensão dos princípios e das práticas da qualidade total às questões ambientais. 2. Normas ISO 14.000 ( ) Projetar produtos e processos considerando os impactos sobre o meio ambiente. 3. Produção mais limpa (Clean production) ( ) Eficiência com que os recursos ecológicos são usados para atender às necessidades humanas. 4. Projeto para o meio ambiente (design for environment) ( ) Estratégia ambiental preventiva de acordo com uma sequência de prioridades cuja primeira é a redução de resíduos e emissões na fonte. 5. Ecoeficiência (Eco efficiency) ( ) Uma gestão ambiental através de uma série de normas sobre: sistemas de gestão ambiental, auditoria ambiental, avaliação do desempenho ambiental, avaliação do ciclo de vida do produto, rotulagem ambiental e aspectos ambientais em normas de produtos. Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
1, 4, 5, 3, 2.
5, 3, 1, 2, 4.
2, 1, 5, 4, 3.
4, 1, 3, 5, 2.
2, 3, 4, 1, 5.
23
Atualmente, tem surgido diversos assuntos sobre governança corporativa, desde temas relacionados a aspectos regulatórios, como a Lei Anticorrupção que requer uma estruturação ou aprimoramento das práticas de compliance (estar em conformidade) nas organizações, até a assuntos de sustentabilidade e segurança de informações. Considerando as informações apresentadas no texto e seu conhecimento governança corporativa, identifique a(s) afirmativa(s) correta(s): I. Em cada país, as práticas de governança corporativa são instituídas com base no seu ambiente social, econômico, corporativo e regulatório. II. é possível dividir os sistemas de governança em duas grandes categorias. Nelas, constam os principais modelos adotados no mundo: Outsider System e Insider System. III. O modelo praticado no Brasil se aproxima do modelo de Governança Insider System, contendo predominância na propriedade concentrada, forte presença de empresas familiares e controladas pelo Estado e orientado às partes interessadas. É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I, II e III.
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
24
A globalização foi um fator fundamental para que as diferentes culturas entrassem em contato, aumentando o comércio internacional, o turismo e as migrações, superando as fronteiras geográficas e estreitando as relações culturais e políticas de diversos países pelo mundo. De acordo com o tema abordado no texto, escolha a única alternativa correta que apresenta o objetivo da interculturalidade, segundo Damázio (2008):
A interculturalidade tem o objetivo de garantir uma boa comunicação entre setores das organizações e de lidar com os desafios apresentados pela sociedade.
A interculturalidade tem o objetivo de influenciar as interações no mundo dos negócios por meio de intercâmbio entre funcionários.
A interculturalidade tem o objetivo de superar a intolerância religiosa e as diferenças geracionais pelo processo da interação.
A interculturalidade tem o objetivo de gerir as diversidades operacionais e os choques geracionais.
A interculturalidade tem o objetivo de superar a intolerância e as diferenças culturais pelo processo da interação.
25
Durante décadas acreditou-se que o crescimento econômico e o progresso, proporcionaria melhores condições de vida para a sociedade. Entretanto com o ritmo acelerado da industrialização e com o aumento populacional nas áreas urbanas, os impactos no meio ambiente, na natureza, e na sociedade tornaram-se cada vez mais evidentes, decaindo a qualidade de vida em algumas regiões do planeta. Considerando as informações apresentadas no texto e seu conhecimento sobre gestão ambiental, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A gestão ambiental, é tudo aquilo que tem a ver com a natureza e a reprodução dos seres humanos. PORQUE II. Organizar a produção de bens e serviços requer a observância e o cumprimento de normas e da legislação ambiental. É correto apenas o que se afirma em:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
26
No final do século XX, a sociedade estava mais exigente e não aceitava mais produtos defeituosos. Neste período, houve grande avanço tecnológico não possibilitando mais falhas no setor fabril. Pois, se tornou inadmissível erros ou falhas em espaçonaves tripuladas, usinas nucleares, medicamentos, alimentos, etc. Diante disso, foi visto a necessidade de tornar ainda mais rígidos os controles de qualidade. Com base em seus conhecimentos sobre os conceitos de qualidade, associe os conceitos com seus correspondentes significados: 1. Controle da Qualidade ( ) Tem como foco, melhorar os índices atuais de desempenho da qualidade. 2. Melhoramento da Qualidade ( ) Refere-se ao processo de definição dos objetivos para a qualidade e desempenhar os planos para alcançar esses objetivos. 3. Planejamento da Qualidade ( ) O termo utilizado é a de Gestão da Qualidade Total ou Total Quality Management (TQM), que é uma estratégia direcionada para criação de consciência da necessidade de qualidade para todos os processos da organização. 4. Qualidade na Administração ( ) Refere-se ao processo contínuo utilizado pelo pessoal operacional como intermédio para alcançar os objetivos planejados. É constituído em três fases: (I) avaliar o desempenho operacional atual, (II) compará-lo com os objetivos e (III) agir nas diferenças. Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
1, 4, 3, 2.
2, 1, 4, 3.
4, 1, 3, 2.
3, 1, 2, 4.
2, 3, 4, 1.
27
A forma de trabalho mais participativa possui diversos benefícios. Mas, existem estudos que analisaram a relação entre a participação e o desempenho de funcionários. E os resultados apontaram que, a participação tem uma pequena influência sob a produtividade, satisfação do cargo e motivação do trabalhador. De acordo com o tema abordado no texto, escolha a única alternativa correta que apresenta algumas vantagens na implantação do modelo de gestão participativo:
A gestão participativa, utiliza de uma pouca quantidade de mentes dentro das organizações, para que possam auxiliar no aumento da produtividade e sanar a crise financeira da empresa.
Gestão participativa tem um sistema de gestão menos orgânico e mais mecanicista.
Melhoria continua no sistema produtivo da empresa por meio das crises financeiras na empresa.
O estilo de gestão do diretor/presidente da empresa pode influenciar na dificuldade de aceitar a transição de tradicional para participativo.
Com a gestão participativa, há aumento no desenvolvimento profissional e educacional da organização; e assertividade nas decisões devido a participação dos funcionários.