
Anúncios
1
Conforme definição de Chiavenato (2014, p. 591): “A reengenharia não se confunde com a melhoria contínua: pretende criar um processo inteiramente novo e baseado na TI, e não aperfeiçoamento gradativo e lento do processo atual”. Historicamente, as empresas foram criadas em bases consolidadas em regras, estruturas, controle, cultura e conceitos. Com o advento da tecnologia e das mudanças e incertezas constantes, os idealizadores da reengenharia, buscaram ajudar as empresas para identificarem se necessitavam de uma reengenharia. Com base no conteúdo abordado nas aulas, analise as afirmações a seguir: I. Hammer e Champy destacavam quatro palavras-chave para o processo de reengenharia, sendo: Fundamental; Radical; Drástica e Processos. II. A reengenharia é considerada drástica, pois considera todas as estruturas e procedimentos existentes e reinventa formas totalmente novas de realizar as atividades. III. A reengenharia é considerada fundamental, por determinar o que a empresa precisa fazer e como deve fazer. Se concentra no que deve existir e descartando o que já existe. IV. A reengenharia define-se por processo, como um conjunto de atividades com uma ou mais etapas de entrada que gera uma saída de produto ou serviço. Tem o foco nos processos e não nas tarefas individuais por função, nem nas pessoas ou estrutura organizacional. É correto apenas o que se afirma em:
II e III.
I, III e IV.
I e II.
II, III e IV.
III e IV.
2
Em virtude das mudanças que ocorreram na história, com novas demandas e desafios para as organizações, os modelos de gestão tiveram que ser “reciclados”. Visto que, os modelos padrões e as práticas tradicionais da administração estavam deixando as empresas perderem competitividade em seus negócios. Com isso, novas práticas e técnicas foram surgindo ao longo do tempo para atender estas demandas atuais. Com o conhecimento adquirido sobre o tema Modelos Contemporâneos de Gestão, assinale a única alternativa correta que define o que é modelo de gestão, segundo Pereira e Santos (2001):
Modelo de gestão é o conjunto de princípios, técnicas e explicações que orientam a concepção e o modo de funcionamento de todos os elementos constituintes de uma organização.
Modelo de gestão são as mudanças que ocorreram historicamente na administração e teorias que contextualizam cada época, objetivos, desafios e modificações na administração.
Modelo de gestão é o padrão tradicional das diretrizes da administração.
Modelo de gestão é a utilização de recursos para administrar com base em uma forma ou exemplo ainda não existente.
Modelo de gestão é a evolução que a gestão empresarial obteve ao longo da história.
3
No atual contexto de mercado, a capacidade de atrair, desenvolver e reter pessoas talentosas, tem sido os mais importantes indicadores de desempenho organizacional. As organizações contemporâneas estão diante de um cenário, onde precisam de profissionais que atendam a exigente demanda de competências que o mundo globalizado tem cobrado. Gramigna (2007), intitula a mudança atual do cenário profissional como a “era das competências e talentos”. Com base em seus conhecimentos sobre a gestão por competências, associe as competências referenciadas por McCaulley com seu correspondente significado: 1. Ter espírito de decisão 2. Aprender de pressa 3. Conhecer-se 4. Atuar com flexibilidade 5. Saber lidar com colaboradores quando apresentam problemas ( ) Ter domínio de novas técnicas de forma ágil. ( ) Ter a ideia exata de seus pontos fortes e fracos. ( ) Agir com agilidade da maneira mais assertiva possível. ( ) Agir com decisão e equidade quando tratar com colaboradores. ( ) Ser capaz de adotar comportamentos que, a princípio, podem parecer opostos, exercer liderança e deixar-se liderar, opinar e aceitar opiniões dos demais, etc.
5, 4, 1, 2, 3.
4, 1, 3, 5, 2.
4, 1, 3, 2, 5.
3, 1, 2, 4, 5.
2, 3, 1, 5, 4.
4
Fayol ou Mintzberg? Com distância de 60 anos entre os dois, Fayol e Mintzberg são os dois autores mais influentes que se ocuparam de definir o que é administrar. Fayol era executivo; Mintzberg era pesquisador e professor. Fayol analisou e refletiu sobre sua experiência; Mintzberg estudou o dia a dia de um grupo de executivos para escrever sua tese de doutorado (Maximiano, 2015). De acordo com seu entendimento sobre os conceitos da administração, é possível compreender a gestão como:
Um processo de determinação que a empresa tem que ter de avaliar, controlar, com a necessidade de outras atividades do gestor autocrático.
Um processo de organização que a empresa tem que seguir para alcançar o controle. Contemplando um conjunto de planejamentos, análises e decisões.
Um processo de determinação e organização com a necessidade de criatividade com uma gestão mais burocrática.
Um processo de determinação e orientação do caminho que a empresa tem que seguir para atingir seus objetivos. Contemplando um conjunto de planejamentos, análises, decisões, liderança, comunicação, avaliação, controle, entre outras atividades do gestor.
Um processo de orientação do caminho que a empresa tem que seguir para atingir os planejamentos e a liderança do gestor.
5
É muito complexo definir o que seria um líder de sucesso, afinal, os estilos pessoais de diferentes líderes bem-sucedidos podem variar. Por exemplo, tem líderes que são mais discretos e analíticos, já existem outros extremamente comunicativos e expansivos. Reforça-se aqui, a ideia de que para cada situação empresarial, necessita-se de um tipo diferente de liderança. De acordo com o tema abordado no texto, escolha a única alternativa correta que apresenta a definição de Goleman (2015) referente ao seu estudo sobre os líderes de sucesso:
Goleman (2015) identificou que mais vale uma excelente formação técnica, uma mente incisiva e com ideias inteligentes do que habilidades comportamentais.
Goleman (2015) identificou que nos dias de hoje, leva-se em consideração, não somente o QE (Quociente Emocional), mas as habilidades técnicas e raciocínio analítico.
Goleman (2015) identificou que líderes mais eficazes e de sucesso, possuíam um grau elevado de Quociente de Inteligência (QI).
Goleman (2015) identificou que líderes mais eficazes e de sucesso, possuíam um aspecto em comum: grau elevado de inteligência emocional (Quociente Emocional - QE).
Goleman (2015) identificou que o QI auxilia na administração de conflitos entre os funcionários, na motivação, na flexibilidade nas tomadas de decisão e no cumprimento de metas.
6
A partir dos novos modelos de gestão, foi identificado duas vertentes diferentes de administrar: uma com “qualidade total”, iniciada pelas empresas japonesas na década de 80 e a outra com tecnologia da informação que modificaram as formas de negócios na década de 90, com essas mudanças tecnológicas e de informação deram início à reengenharia (Orlickas, 2012). Considerando as informações apresentadas no texto e seu conhecimento sobre reengenharia, identifique a(s) afirmativa(s) correta(s): I. A reengenharia tem foco nos processos organizacionais essenciais que a empresa necessita para atender bem seus clientes. II. A reengenharia é a técnica de mudança organizacional, que substitui a estrutura funcional por uma estrutura hierárquica tradicional. III. Reengenharia é abandonar procedimentos consagrados e reexaminar o trabalho necessário para criar os produtos e serviços de uma empresa e proporcionar valor aos clientes. IV. Reengenharia não significa reformular o que já existe ou fazer mudanças tímidas que deixem as estruturas básicas intactas. Não se trata de fazer remendos – de retocar os sistemas existentes para funcionarem melhor.
I, III e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
7
A partir dos anos 1980, com o forte crescimento econômico japonês por decorrência da escola japonesa de gestão, os norte-americanos perceberam que estavam perdendo em competitividade no mercado mundial. Já que os modelos de gestão tradicionais, que eram utilizados, estavam lhes fazendo perder negócios. Por volta dos anos 2000, começou a surgir as escolas de Empreendedorismo. Que buscavam a inovação e a conquista de resultados por intermédio de equipes empreendedoras com foco nas necessidades dos clientes. Categorize as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, referente a gestão empreendedora e gestão holística: I. ( ) Empreendedorismo significa desde a Idade Média: “criatividade”; “novas maneiras de fazer as coisas”. II. ( ) O Modelo de gestão holística teve início nos anos 60, onde tinha o objetivo de buscar a integração de capital, trabalho e sociedade. III. ( ) O empreendedorismo se tornou uma ferramenta importante para a conquista de competitividade para as empresas americanas e para todas as empresas que utilizam como estratégia de mercado para seus negócios. IV. ( ) O Modelo de gestão holística, é constituído por uma visão sistêmica, ou seja, uma visão do todo da empresa para poder diminuir as várias divisões de trabalho e os níveis hierárquicos de cargos. V. ( ) No modelo de gestão holística, há a necessidade de pessoas que dependem de equipes gerenciadas por especialistas, executando rotatividade de funções, proporcionando conhecimento e comprometimento com a organização.
V,F,V,V,F.
F,V,V,F,V.
F,F,V,V,F.
V,V,V,F,F.
V,F,V,F,V.
8
O administrador é o responsável em assegurar que sua empresa alcance alto desempenho no trabalho, que os propósitos e objetivos empresariais sejam atendidos e que atinja os resultados estimados da melhor forma. Com o conhecimento adquirido sobre as habilidades do Administrador, identifique a(s) afirmativa(s) correta(s): I. Para o bom êxito do administrador, ele precisa ter apenas duas habilidades: Conceituais e Técnicas; II. As habilidades técnicas, são os conhecimentos e técnicas que o administrador utiliza para desempenhar seu trabalho. III. As habilidades humanas, contemplam as capacidades cognitivas, que são as capacidades de pensar, raciocinar e elaborar estratégias para solucionar problemas. É correto apenas o que se afirma em:
I e II.
II e III.
III.
I.
II.
9
O modelo de gestão global é como uma cadeia de suprimentos, interligada com outras cadeias de suprimentos de diversas organizações que tem por objetivo entregar os produtos e serviços ao seu cliente final (MAXIMIANO, 2014). Fonte: Rota 1, Modelos Contemporâneos de Gestão. Atualmente as empresas não servem mais os interesses de seus dirigentes, mas sim os interesses dos consumidores. Para melhor compreendermos a globalização nas empresas, Maximiano (2014) dividiu este processo em três estágios. Com os conhecimentos adquiridos sobre o modelo de gestão global, associe cada estágio da globalização das empresas com seu correspondente significado: 1. Comércio Internacional 2. Empresas globais integradas 3. Empresas Multinacionais ( ) É o perfil de empresa que vende e compra recursos de qualquer lugar do mundo, visando sempre as melhores oportunidades e custo baixo para seu negócio. ( ) Consistia basicamente em vender e adquirir produtos de outros países. as empresas mantinham o controle da produção e da exportação (venda para outros países) pela sua matriz. ( ) As empresas possuem sedes em diversos países. Toda a tecnologia, estrutura, equipamentos e projetos dos produtos são fornecidos pela matriz. As matérias-primas e peças necessárias, são adquiridas por fornecedores locais ou importadas. Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
2, 1, 3.
3, 1, 2.
1, 3, 2.
3, 2, 1.
1, 2, 3.
10
Devido ao dinamismo da era da informação, o papel do gestor teve que se atualizar. Para entendermos melhor sobre esta “atualização” gerencial, é importante recapitular algumas informações. Em uma visão panorâmica sobre a administração e a forma de gerenciar, podemos recordar a definição de Henri Fayol de 1911 e de Henry Mintzberg de 1970. Com o conhecimento adquirido sobre os conceitos de administração (Fayol e Mintzberg), identifique a(s) afirmativa(s) correta(s): I. Para Mintzberg, as funções administrativas seriam: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, sempre visando a eficiência. II. As cinco funções administrativas, foram adaptadas para o que conhecemos por PODC (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar). III. Fayol trouxe a definição de administração como um processo dinâmico, onde consiste em tomar decisões sobre o uso dos recursos que possui para alcançar os objetivos. IV. Mintzberg trouxe uma nova perspectiva sobre a administração, que é a do trabalho diário dos administradores. Enquanto Fayol informava as funções que os gestores deveriam desempenhar. É correto apenas o que se afirma em:
I e II.
I, II e III.
II, III e IV.
II e III.
III e IV.
11
A administração tem relação com a execução do trabalho de forma mais fácil, ágil e eficiente. Nos primórdios da administração, o foco estava somente no trabalho e ao longo do tempo foi se estendendo também às pessoas que trabalhavam. Com a chegada da tecnologia, a forma de trabalho se transformou significativamente. E nos dias atuais, a competitividade tem sido o foco das organizações. Com o conhecimento adquirido sobre o tema, assinale a única alternativa correta em relação a Natureza da Administração:
A administração é um processo contínuo envolvendo uma série de fatores que vão orientar o planejamento, a organização, a direção e a aplicação de recursos com objetivo de atingir as metas estabelecidas.
A administração atualmente, se baseia apenas no que os principais teóricos, Fayol e Taylor conceituavam, ou seja, administrar é planejar, dirigir e controlar (PDC).
O papel do administrador tem se tornado cada vez menos importante, pois o mundo está em constante mudança, cheio de certezas e complexidade.
A administração é ciência por ter como base, fundamentos científicos e por se tratar de uma visão sistêmica e transformadora.
Devido a sua generalização, a administração é ao mesmo tempo, ciência e tecnologia.
12
Com a chegada da Era da Informação ou mais conhecida como Era da Competitividade, o mundo dos negócios vem sofrendo progressivamente impactos desafiadores. São mudanças rápidas que ocorrem quase que diariamente para as organizações, administradores e trabalhadores, que a partir disso, fazem surgir novas visões e estratégias para a gestão empresarial. De acordo com os conteúdos das aulas sobre os desafios da administração na atualidade, o administrador pode encontrar desafios nas exigências de atendimento ao cliente, busca de excelência constante nos resultados e de necessidades, como:
Necessidade de inovação com uma gestão mais autocrática.
Necessidade de criatividade e inovação nas empresas e profissionais, com gestão participativa e menos burocrática.
Necessidade de criatividade com gestão mais flexível, utilizando modelos da Era da Qualidade e eficiência na produção de massa.
Necessidade de inovação e criação com gestão burocrática e com flexibilidade.
Necessidade de criatividade com uma gestão mais burocrática.
13
Na reengenharia, o objetivo está em identificar problemas, descartar os métodos tradicionais e antigos que a empresa praticava para adotar novas formas de realização de suas atividades. Categorize as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, referente as vantagens da reengenharia: I. ( ) Com a substituição do organograma departamentalizado por equipes de processos, tem como expectativa maior agilidade na execução e entrega das atividades. II. ( ) Com a substituição do organograma departamentalizado por equipes de processos, tem como expectativa menor custo financeiro, menores prazos de entrega do produto/serviço. III. ( ) Por ser processos executados por equipes, é promovido a autogestão e a autossuficiência, assim, os funcionários produzem suas atividades com mais envolvimento entre as pessoas e amplitude nas habilidades e competências de cada colaborador. IV. ( ) Os maiores benefícios que a reengenharia pode trazer, se bem aplicada, é a tecnologia e restruturação dos processos, ocasionando vantagem competitiva no mercado. Agora, marque a sequência correta:
F,V,V,F.
V,F,V,V.
V,V,V,V.
V,F,V,F.
F,F,V,V.
14
Ao decorrer do século XX, a economia mundial foi cada vez mais marcada pela integração aos dinamismos do comércio internacional, bem como pela expansão das operações financeiras em escala global. Diante deste cenário, as empresas foram o foco das transformações que ocorreram, trazendo readequação na estrutura de controle, devido a separação entre propriedade e a gestão empresarial. A governança corporativa, surgiu para superar o conflito de interesses de uma companhia, onde o proprietário (acionista) delega a um agente especializado (administrador) o poder de decisão sobre a empresa (nos termos legais), podendo ocorrer desentendimentos entre cada um dos grupos que consideram o que é melhor para a organização. Com os conhecimentos adquiridos sobre governança corporativa, avalie e relacione o significado dos quatro princípios básicos da governança corporativa: 1. Equidade 2. Transparência 3. Responsabilidade Corporativa 4. Prestação de contas (accontability) ( ) consiste na disponibilização de informações para as partes interessadas, não se restringindo aos meios legais ou regulamentos. ( ) é o tratamento justo e isonômico de todas as partes interessadas (sócios e stakeholders), considerando seus direitos e necessidades. ( ) os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação claro e objetivo, assumindo as consequências de seus atos e omissões. ( ) os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações. Diminuir os impactos negativos e aumentar os positivos de seus negócios e operações, levando em consideração os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, etc.) no curto, médio e longo prazo. Assinale a alternativa que contém a sequência correta:
2, 1, 4, 3.
3, 2, 4, 1.
4, 2, 1, 3.
1, 4, 2, 3.
2, 3, 1, 4.
15
Quando estudamos administração, lemos e ouvimos muitas vezes sobre organizações, empresas, governo e ONGs. E por vezes, achamos que todas essas denominações significam a mesma coisa, mas na verdade, não é bem assim. É importante saber o conceito correto de cada termo, para compreender qual tipo de gestão que melhor se adequa para cada um [...]. Existem vários tipos de organizações e elas podem ser categorizadas de diversas maneiras, como por tamanho, natureza jurídica, área de atuação, dentre outras (Maximiano, 2015). Com o conhecimento adquirido sobre administração, assinale a única alternativa correta em relação as organizações que podem ser classificadas em alguns tipos:
As organizações podem ser classificadas em quatro tipos: Governo, Empresa, Segundo setor e ONGs.
As organizações podem ser classificadas em três tipos: Governo, Público e Não governamental.
As organizações podem ser classificadas em três tipos: Governo, Empresa e Não governamental.
As organizações podem ser classificadas em dois tipos: Governo e Estatal.
As organizações podem ser classificadas em dois tipos: Governo e Não governamental.
16
Segundo Hammer e Champy (1994, p. 21): “Reengenharia não significa reformular o que já existe ou fazer mudanças tímidas que deixem as estruturas básicas intactas. Não se trata de fazer remendos – de retocar os sistemas existentes para funcionarem melhor. Significa isso sim, abandonar procedimentos consagrados e reexaminar o trabalho necessário para criar os produtos e serviços de uma empresa e proporcionar valor aos clientes”. De acordo com os conteúdos das aulas sobre reengenharia, esta é uma técnica de mudança organizacional, que substitui a estrutura funcional tradicional e tem foco nos processos:
Funcionais e estruturais substituindo por uma estrutura tradicional e inovadora.
Estruturais e hierárquicos substituindo por inovações.
Organizacionais essenciais que a empresa necessita para atender bem seus clientes.
Organizacionais terciárias que a empresa utiliza para poder redesenhar os processos da estrutura hierárquica.
Organizacionais secundários que a empresa identifica como importantes para seus clientes.
17
A administração visa alcançar os objetivos organizacionais da forma mais eficiente e eficaz. E o administrador precisa saber usar bem seus recursos para alcançar as metas e objetivos da empresa com eficiência e eficácia. Com o conhecimento adquirido sobre o tema, assinale a única alternativa correta em relação as características da eficiência:
Eficiência é fazer as coisas certas.
Eficiência antecipa-se aos problemas e otimiza a utilização dos recursos.
Eficiência faz o que deve ser feito; realiza a longo prazo; aumenta os lucros; e antecipa-se aos problemas.
Eficiência aumenta os lucros; faz bem feito; obtém resultados cada vez melhores a longo prazo; e atinge os objetivos e metas organizacionais.
Eficiência soluciona problemas; economiza recursos; cumpri obrigações; e reduz custos; faz bem feito.
18
No mundo corporativo, o ponto central que vem sendo discutido, é sobre a tríade: alto desempenho; busca por resultados; e satisfação dos colaboradores e clientes. Para conseguir atender bem a esses três pontos contrais, a administração precisa simultaneamente da Eficiência e da Eficácia (Chiavenato, 2014). Com o conhecimento adquirido sobre a eficiência, identifique a(s) afirmativa(s) correta(s): I. Eficiência, é realizar bem e de maneira correta uma tarefa. II. A eficiência é medida a partir dos recursos iniciais em relação aos recursos totais utilizados. III. Na eficiência, é analisado se foi utilizado o mínimo de pessoas para executar a tarefa, se não houve desperdícios de tempo e dinheiro e se o método utilizado foi útil para cumprir as obrigações. É correto apenas o que se afirma em:
I, II e III.
I e II.
III.
II.
I.
19
Quando nos referimos a um “Chefe”, geralmente ele está ligado a um cargo de gerência, de chefia. Já um líder não é necessariamente um gestor ou que tenha cargo de chefia. Com isso podemos cair no engano de que todo chefe é líder e que todo líder é chefe. E que nem sempre um funcionário com capacidade técnica exemplar, ao ser promovido a chefia, será um bom gestor e líder. Chefia e liderança não são a mesma coisa, portanto há diferença entre elas. Com base no conteúdo abordado nas aulas, analise as afirmações a seguir: I. O cargo de chefia ou gerência, presume que a pessoa que possui competências diversas, com alta habilidade técnica, exerce as principais funções gerenciais (PODC). II. A pessoa denominada “chefe”, acaba tendo um estereótipo imposto pelas pessoas ao seu redor ou adquirido por si mesmo, como: “chefe bom, é chefe exigente”, sendo uma verdade esta concepção de gestor. III. A liderança é a arte de influenciar e motivar pessoas. Portanto, liderança não é sinônimo de gerência, mas de influência, ou seja, uma pessoa pode ser um líder e não possuir cargo de chefia. IV. A liderança pode ser desenvolvida em treinamentos, cursos, leituras e exercícios práticos. Ter um cargo de chefia lhe impede de ser um líder, pois além de ter o controle e o poder intrínsecos pela função, não pode ser uma pessoa inspiradora. É correto apenas o que se afirma em:
II e III.
I, III e IV.
I e III.
II, III e IV.
I e II.
20
Após a II Guerra Mundial, a administração teve evoluções impressionantes na tecnologia, matérias-primas, meios de produção e nos modelos de gestão. Como a competitividade começou a ficar latente, a busca por produtividade e qualidade aumentou. Então neste período, empresas japonesas passaram a utilizar novas formas de gestão que são fundamentadas nos valores tradicionais de sua cultura milenar. O modelo de gestão japonesa ou escola japonesa de gestão, como alguns autores referenciam, são marcadas pela melhoria contínua e a qualidade total. Com base no conteúdo abordado nas aulas, analise as afirmações a seguir: I. Um exemplo de empresa japonesa que tem forte expressão neste modelo de gestão japonesa é a Hyundai. II. A melhoria contínua é uma técnica de mudança organizacional centrada nas atividades em grupos de pessoas. III. Filosofia Kaizen, é a filosofia da melhoria contínua que busca constantemente pela perfeição nos processos industriais e de serviços. IV. A melhoria contínua tem por filosofia, eliminar o desperdício de tempo, matérias-primas, retrabalho e custo financeiro. Desta forma, alcançam resultados mais rentáveis. É correto apenas o que se afirma em:
III e IV.
I e II.
II e III.
II, III e IV.
I, III e IV.
21
O administrador é o responsável em assegurar que sua empresa alcance alto desempenho no trabalho, que os propósitos e objetivos empresariais sejam atendidos e que atinja os resultados estimados da melhor forma. Com o conhecimento adquirido sobre as habilidades do Administrador, identifique a(s) afirmativa(s) correta(s): I. Para o bom êxito do administrador, ele precisa ter apenas duas habilidades: Conceituais e Técnicas; II. As habilidades técnicas, são os conhecimentos e técnicas que o administrador utiliza para desempenhar seu trabalho. III. As habilidades humanas, contemplam as capacidades cognitivas, que são as capacidades de pensar, raciocinar e elaborar estratégias para solucionar problemas. É correto apenas o que se afirma em:
I e II.
III.
II e III.
II.
I.