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O estudo das capacidades e das limitações humanas que podem aumentar ou diminuir a segurança na aviação é chamado de:
Modelo SHELL
Fatores Humanos
CRM
Modelo Reason
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A aplicação dos conceitos de gerenciamento moderno, tanto na cabine de pilotagem como em outras atividades operativas e administrativas que interferem no voo recebe o nome de:
Corporate Resource Management
Modelo Reason
Fatores Humanos
Modelo SHELL
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Para garantir elevada segurança e eficiência na atividade aérea, os fatores humanos e o CRM mantêm elevada atenção operacional sobre:
Meio e máquina
Homem e meio
Homem e máquina
Homem, meio e máquina
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Qual objetivo do treinamento em gerenciamento de recursos de equipes?
Aumentar a segurança de voo
Aumentar o lucro da companhia aérea
Diminuir a quantidade de dispensas médicas
Manter a comunicação entre tripulantes num nível mediano
5
O CRM está diretamente ligado aos fatores:
Humanos
Operacionais
Todas acima
Materiais
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Quando o CRM nasceu, a primeira geração treinava:
Tripulantes técnicos
Tripulantes e a companhia como um todo
Tripulantes técnicos e comerciais
Nenhuma das anteriores
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A geração mais moderna do CRM foca em:
Gerenciamento do erro
Gerenciamento do erro e das ameaças
Pilotos e comissários
Pilotos, comissários, mecânicos e despachantes
8
O treinamento de CRM para profissionais envolvidos com atividade aérea deverá ser feito em quantas fases?
Três
Uma
Quatro
Duas
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O treinamento dos conceitos iniciais é dado em que fase do CRM?
Terceira
Todas
Segunda
Primeira
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A prática de CRM é dada em qual fase do CRM?
Todas
Segunda
Primeira
Terceira
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A reciclagem de CRM acontece em qual fase do CRM?
Segunda
Nenhuma
Terceira
Primeira
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A reciclagem de CRM deve acontecer:
Semestralmente
A critério da empresa
A cada dois anos
Anualmente
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Qual o documento que regulamenta o CRM no Brasil?
IAC 060-1002A
RBHA 141
Anexo 6
CBAER
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Em nível internacional, o CRM é regulamentado por qual documento?
Por todos acima
Anexo 6 al Convenio sobre Aviación Civil Internacional
Manual de Instrucción sobre Factores Humanos
Human Factors Guidelines for Air Traffic Management Systems
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No modelo de fatores humanos SHELL, o elemento central é representado pela/pelo:
Meio ambiente
Homem
Máquina
Software
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Modelo de fatores humanos que utiliza a imagem do queijo suíço para alertar que o acidente ocorre quando todas as camadas defensivas são furadas:
Hawkins
CRM
SHELL
Reason
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Elemento patogênico perigoso introduzido no sistema por um profissional que não estará necessariamente presente no momento do acidente:
Falha ativa
Erro
Falha latente
Violação
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Falhas ativas podem ser provocadas por:
Fabricantes
Pilotos e controladores de tráfego aéreo
Gerentes
Pessoal de manutenção
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O desvio involuntário de uma ação pretendida é o conceito de:
CRM
Erro
Violação
Fator humano
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Se um tripulante decide descumprir uma regra ou procedimento, estará cometendo um(a):
Falha de comunicação
Erro
Medida autoritária
Violação
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Ferramenta que pode reduzir as chances de erro:
Tratamento diferenciado para erros e violações
Estabelecimento de confiança mútua e de políticas punitivas
Evitar o excesso de assertividade
Todas acima
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A transmissão de mensagens entre dois ou mais interlocutores por meio de sinais e regras mutuamente entendíveis é a definição de:
Comunicação efetiva
Informação
Linguagem
Comunicação
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Quando o emissor for capaz de organizar as informações que deve repassar e capaz de escolher o canal ideal a ser utilizado teremos:
Comunicação efetiva
Informação
Linguagem
Comunicação
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Aponte um exemplo de decodificação da mensagem durante uma aula:
É uma explicação oral
É uma aula digital
É o que o aluno entende da explicação
É o aluno
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A devolutiva de uma informação ou comportamento recebido recebe o nome de:
Feedback
Assertividade
Conflito
Bloqueio
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Situação que coloca em risco o processo de ensino-aprendizagem e a segurança de voo:
Assertividade
Comunicação
Comunicação efetiva
Barreira
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Quando um aluno conversa com outro no momento em que o instrutor dá aula, esse aluno está produzindo uma:
Barreira
Comunicação efetiva
Comunicação
Codificação da mensagem
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Quando um aluno desejar entrar atrasado em sala de aula ele produzirá uma:
Decodificação da mensagem
Barreira
Comunicação
Comunicação efetiva
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Egocentrismo e visão de túnel são tipos de:
Codificação de mensagens
Linguagens
Comunicação verbal
Barreiras
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Postura autoritária e fechada que provoca reações defensivas nos liderados, inibindo o sucesso da comunicação:
Feedback
Egocentrismo
Power distance
Visão de túnel
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Exemplo de comunicação verbal:
Comunicação pela postura
Comunicação por gestos
Comunicação escrita
Comunicação por mímica
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Tipo de comunicação na qual o emissor está ausente:
Comunicação pelo olhar
Comunicação oral
Comunicação efetiva
Comunicação escrita
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É considerada uma atitude adequada para receber um feedback
Controlar a reação do ego
Rejeitar as informações recebidas
Agredir verbalmente o emissor
Tentar obter justificativas para o problema
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Identifique dentre as alternativas abaixo aquela que contribuirá para um elevado índice de CRM:
Violação
Conflito
Assertividade
Complacência
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Comunicação que tem por objetivo revisar procedimentos em caso de emergência e compensar a dificuldade provocada pelo nível de ruído durante o voo:
Feedback
Debriefing
Conflito
Briefing
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Ao processo de análise de um indivíduo sobre seus próprios atos, considerando seus erros e suas perspectivas de correção, dá-se o nome de:
Crítica
Racionalização
Autocrítica
Debriefing
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A percepção correta da realidade é a definição de:
Carga de trabalho
Automação
Motivação
Consciência situacional
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Fator que diminui a consciência situacional:
Estresse
Gerenciamento da carga de trabalho
Habilidade técnica
Experiência
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Nome que se dá ao processo cognitivo de escolha de uma opção entre várias alternativas percebidas:
Assertividade
Comunicação efetiva
Consciência situacional
Tomada de decisão
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Sinergia é:
Um sistema de relações sociais, onde não há um objetivo comum a ser alcançado
O esforço coordenado de todos os envolvidos para alcançar um objetivo complexo no final
Uma necessidade relacionada à sobrevivência do indivíduo
A quantidade de energia que um indivíduo usa para conquistar uma ação
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Os meios auxiliares e estratégias pedagógicas que os instrutores usam para estimular os alunos recebem o nome de:
Sinergia
Relacionamento interpessoal
Incentivação
Liderança
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A incentivação alcança seu objetivo quando se transforma em:
Motivação
Estresse
Preocupação
Liderança
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(Questão de Banca) A quantidade de energia produzida pelo indivíduo para conquistar uma ação, denomina-se:
Resignação
Cooperação
Motivação
Percepção
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Quando um líder estiver pressionado pelo tempo e focar apenas na tarefa, sua liderança será:
Democrática
Carismática
Transformacional
Autocrática
45
Qual o melhor estilo de liderança?
Transformacional
Democrática
Depende dos liderados e da situação
Autocrática
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Em que fase do voo a carga de trabalho dos pilotos diminui?
No voo de cruzeiro
Da decolagem até 10 mil pés de altitude
No pouso
Entre o pouso e o corte dos motores
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O gerenciamento da carga de trabalho:
Aumenta as chances de fadiga
Aumenta o estresse
Pode manter a consciência situacional em níveis adequados
Diminui a consciência situacional
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Quanto mais acostumados estivermos com o equipamento, função e rota, maior:
A nossa impulsividade
A nossa insubordinação
O nosso autoritarismo
A nossa invulnerabilidade
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Tipo de comportamento atenuador, que não questiona, que parece minimizar os problemas e que oferece risco à segurança de voo:
Comprometimento
Incentivação
Resiliência
Resignação
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Em CRM, a responsabilidade de um tripulante:
Pode ser delegada, mas deve ser monitorada
Pode ser transferida
Pode ser delegada
Pode ser transferida, mas deve ser monitorada
Pode ser delegada, mas deve ser monitorada
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Um conflito, como resultado da divergência de opiniões:
Será sempre negativo
Trará resignação quando for bem resolvido
Não ajudará a melhorar a tomada de decisão
Deverá ser resolvido através de negociação
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É considerada uma desvantagem no processo de automação das aeronaves:
Pode provocar excesso de confiança no sistema
Operação mais econômica
Redução da carga de trabalho dos pilotos
Uso de aeronaves maiores