Quiz- Fatores Humanos na Aviação

Quiz- Fatores Humanos na Aviação

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Luana Franchini

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1

O estudo das capacidades e das limitações humanas que podem aumentar ou diminuir a segurança na aviação é chamado de:

CRM
Fatores Humanos
Modelo REASON
Modelo SHELL
2

Aplicação dos conceitos de gerenciamento moderno, tanto de cabine de pilotagem como em outras atividades operativas e administrativas que interferem no voo e recebe o nome de:

Modelo Reason
Fatores Humanos
Modelo SHELL
Corporate Resource Management
3

Para garantir elevada segurança e eficiência na atividade aérea, os fatores humanos e o CRM mantém elevada atenção operacional sobre:

Homem, meio e máquina
Homem e máquina
Homem e meio
Meio e máquina
4

Qual o objetivo do treinamento em gerenciamento de recursos e equipes?

Aumentar a segurança de voo
Aumentar o lucro da companhia Aérea
Diminuir a quantidade de dispensas médicas
Manter a comunicação entre tripulantes num nível mediano
5

O CRM está diretamente ligado aos fatores:

Humanos
Materiais
Todos acima
Operacionais
6

Quando o CRM nasceu, a primeira geração treinava:

Tripulantes técnicos e comerciais
Nenhuma das anteriores
Tripulantes e a companhia como um todo
Tripulantes técnicos
7

A geração mais moderna do CRM foca em:

Gerenciamento do erro e das ameaças
Pilotos e comissários
Gerenciamento do erro
Pilotos, comissários, mecânicos e despachantes
8

Treinamento de CRM para profissionais envolvidos com atividade aérea deverá ser feito em quantas fases?

Uma
Três
Duas
Quatro
9

O treinamento dos conceitos iniciais é dado em que fase do CRM?

Todas
Primeira
Segunda
Terceira
10

A prática do CRM é dada em qual fase do CRM?

Terceira
Segunda
Todas
Primeira
11

A reciclagem do CRM acontece em qual fase do CRM?

Segunda
Primeira
Terceira
Nenhuma
12

A reciclagem do ser CRM deve acontecer:

A critério da empresa
Anualmente
Semestralmente
A cada dois anos
13

Qual o documento que regulamenta o CRM no Brasil?

IAC 060-1002A
RBHA 141
CBAER
Anexo 6
14

Em nível internacional, o CRM é regulamentado por qual documento?

Manual de instrucción sobre Factores Humanos
Anexo 6 al Convenio sobre Aviacion Civil Internacional
Human Factors Guidelines for Air Traffic Management Systems
Por todos acima
15

No modelo de fatores humanos Shell, o elemento central representado pela/pelo:

Homem
Máquina
Meio ambiente
Software
16

Modelo de fatores humanos que utiliza a imagem do queijo suíço para alertar que o acidente ocorre quando todas as camadas defensivas são furadas:

Reason
Hawkins
SHELL
CRM
17

Elemento patogênico perigoso introduzido no sistema por um profissional que não estará necessariamente presente no momento do acidente:

Falha ativa
Erro
Violação
Falha latente
18

Falhas ativas podem ser provocadas por :

Pilotos e controladores de tráfego aéreo
Gerentes
Fabricantes
Pessoal da manutenção
19

O desvio involuntário de uma ação pretendida é o conceito de:

CRM
Fator humano
Violação
Erro
20

Se um tripulante decide descumprir uma regra ou procedimento, estará cometendo um (a):

Violação
Falha de comunicação
Medida autoritaria
Erro
21

Ferramenta que pode reduzir as chances de erro:

Tratamento diferenciado para erros e violações
Estabelecimento de confiança mútua e de políticas punitivas
Evitar o excesso de assertividade
Todas acima
22

A transmissão de mensagens entre dois ou mais interlocutores por meio de sinais e regras mutuamente entendíveis é a definição de:

Comunicação
Linguagem
Informação
Comunicação efetiva
23

Quando o emissor for capaz de organizar as informações que deve repassar e capaz de escolher o canal ideal a ser utilizado teremos:

Linguagem
Comunicação
Informação
Comunicação Efetiva
24

Aponte um exemplo de decodificação da mensagem durante uma aula:

É uma aula digital
É o aluno
É o que o aluno entende da explicação
É uma explicação oral
25

A devolutiva de uma informação ou comportamento recebido recene o nome de:

Assertivo
Bloqueio
Feedback
Conflito
26

Situação que coloca em risco o processo de ensino-aprendizagem e a segurança de voo:

Comunicação
Assertividade
Comunicação afetiva
Barreira
27

Quando um aluno conversa com outro no momento em que o instrutor dá aula, esse aluno está produzindo uma:

Barreira
Codificando uma mensagem
Comunicação efetiva
Comunicação
28

Quando um aluno deseja entrar atrasado em sala de aula ele produzirá uma:

Barreira
Comunicação efetiva
Comunicação
Decodificação da mensagem
29

Egocentrismo e visão de túnel são tipos de:

Linguagem
Comunicação verbal
Barreira
Codificação da mensagem
30

Postura autoritária e fechada que provoca reações defensivas nos liderados inibindo o sucesso da comunicação:

Feedback
Visão de túnel
Power distance
Egocentrismo
31

Exemplo de comunicação verbal:

Comunicação pela postura
Comunicação por gestos
Comunicação por mimica
Comunicação escrita
32

Tipo de comunicação na qual o emissor está ausente:

Comunicação escrita
Comunicação oral
Comunicação efetiva
Comunicação pelo olhar
33

É considerada uma atitude adequada para receber um feedback:

Rejeitar as informações recebidas
Controlar a reação do ego
Agredir verbalmente o emissor
Tentar obter justificativas para o problema
34

Identifique dentre as alternativas abaixo aquela que contribuirá para um elevado indice de CRM:

Assertividade
Violação
Conflito
Complacência
35

Comunicação que tem por objetivo revisar procedimentos em caso de emergência e compensar a dificuldade provocada pelo nível de ruído durante o voo:

Debriefing
Briefing
Feedback
Conflito
36

Ao processo de análise de um indivíduo sobre seus próprios atos, considerando seus erros e suas perspectivas de correção dá-se o nome de:

Autocrítica
Racionalização
Debriefing
Crítica
37

A percepção correta da realidade é a definição de:

Consciência situacional
Motivação
Automação
Carga de trabalho
38

Fator que diminui a consciência situacional:

Estresse
Gerenciamento da carga de trabalho
Habilidade técnica
Experiência
39

Nome que se dá ao processo cognitivo da escolha de uma opção entre várias alternativas percebidas:

Assertividade
Comunicação Efetiva
Consciência situacional
Tomada de decisão
40

Sinergia é:

Um sistema de relações sociais, onde não há um objetivo comum a ser alcançado
Uma necessidade relacionada à sobrevivência do indivíduo
O esforço coordenado de todos os envolvidos para alcançar um objetivo complexo no final
A quantidade de energia que um indivíduo usa para conquistar uma ação
41

Os meios auxiliares e estratégias pedagógicas que os instrutores usam para estimular os alunos recebem o nome de:

Incentivação
Relacionamento interpessoal
Liderança
Sinergia
42

A incentivação alcança seu objetivo quando se transforma em:

Estresse
Preocupação
Motivação
Liderança
43

(Questão de banca) A quantidade de energia produzida pelo indivíduo para conquistar uma ação, denomina- se:

Percepção
Motivação
Resignação
Cooperação
44

Quando um líder estiver pressionado pelo tempo e focar apenas na tarefa, sua liderança será:

Autocrática
Democracia
Transformacional
Carismática
45

Qual o melhor estilo de liderança?

Transformacional
Autocrática
Democrática
Depende dos liderados e da situação
46

Em que fase do voo a carga de trabalho dos pilotos diminui?

No voo de cruzeiro
Da decolagem até 10 mil pés de altitude
No pouso
Entre o pouso e o corte dos motores
47

O gerenciamento de carga de trabalho:

Pode manter a consciência situacional em níveis adequados
Aumenta o estresse
Diminui a consciência situacional
Aumenta as chances de fadiga
48

Quanto mais acostumados estivermos com o equipamento, função e rota, maior:

A nossa invulnerabilidade
O nosso autoritarismo
A nossa insubordinação
A nossa impulsividade
49

Tipo de comportamento atenuador, que não questiona, que parece minimizar os problemas e que oferece risco à segurança de voo:

Resignação
Incentivação
Resiliência
Comprometimento
50

Em CRM, a responsabilidade e um tripulante:

Pode ser delegada, mas deve ser monitorada
Pode ser delegada
Pode ser transferida, mas deve ser monitorada
Pode ser transferida
51

Um conflito, como resultado de divergência de opniões:

Deverá ser resolvido através de negociação
Será sempre negativo
Não ajudará a melhorar a tomada de decisão
Trará resignação quando for bem resolvido
52

É considerada uma das desvantagens no processo de automação das aeronaves:

Uso de aeronaves maiores
Operação mais econômica
Pode provocar excesso de confiança no sistema
Redução de carga de trabalho dos pilotos
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