
Quiz Teoria Geral da Administração
Quiz pra treinar para a prova objetiva.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
A falta de elementos defendidos pela abordagem humanística fica clara na tirinha anterior. Entre os princípios listados a seguir, quais são princípios da abordagem humanística? I. O trabalho deve ser considerado uma atividade individual para que funcione. II. Os grupos sociais informais construídos no trabalho influenciam significativamente na disposição e bem-estar dos trabalhadores. III. O local de trabalho deve ser considerado um sistema social composto por partes interdependentes. São princípios da abordagem humanística...
C) II e III somente
A) I somente
B) I e II somente
D) III somente
E) I, II e III
2
Embora a burocracia seja vista de forma distorcida nos dias atuais, Max Weber enfatizou a superioridade técnica da burocracia nomeando algumas vantagens. Com relação às vantagens elencadas por Weber, marque V para verdadeiro e F para falso nas frases a seguir. ( ) Discrição, por que os funcionários sabem claramente quais são as suas atribuições e responsabilidades. ( ) Uniformidade no comportamento, garantida por procedimentos precisos e padronizados. ( ) Diminuição de atrito entre os funcionários, pois as informações confidenciais são dirigidas somente àqueles que devem conhecê-las. Assinale a alternativa correta.
B) V, F, V
A) V, V, V
C) V, F, V
D) F, V, F
E) F, F, V
3
As organizações burocráticas têm algumas características que foram observadas por Max Weber ao longo de suas pesquisas. Leia as frases a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso nas frases que descrevem estas características. ( ) Na burocracia, devido ao formalismo, as normas precisam ser escritas, pois, caso contrário, se torna impossível definir tais relações de maneira racional e precisa. ( ) Na burocracia, a seleção, a nomeação para o cargo e a promoção são efetivadas de acordo com indicação e conchavos. ( ) Na burocracia, a divisão vertical do trabalho indica que os cargos são distribuídos de acordo com a hierarquia e, assim, as relações de mando e obediência apresentam uma forma piramidal. Assinale a alternativa correta.
D) F, V, V
C) V, F, F
A) V, V, V
E) F, F, V
B) V, F, V
4
Na tirinha anterior, Armandinho (o menino do cabelo azul) faz uma crítica à sociedade com relação ao poder. O poder está ligado às organizações e à administração. Ele é um elemento necessário para que se possam gerir os grupos que vêm se formando ao longo do tempo, com a evolução da sociedade. Com base nisso, leia as frases a seguir. I. O fenômeno da administração é algo recente. II. Quando os homens passaram a viver em sociedade, eles se depararam com a necessidade de governar vilas, cidades, estados e até mesmo nações. III. Quando os homens passaram a viver em sociedade, as pessoas, materiais, equipamentos e instalações foram arranjados em organizações. Com relação às frases anteriores, assinale a alternativa correta. Estão corretas as frases:
B) II apenas
D) II e III apenas
C) III apenas
A) I apenas
E) I e III apenas
5
Pode-se traçar um paralelo entre a charge apresentada anteriormente e o Taylorismo devido às condições de trabalho que eram impostas aos funcionários à época, quando surgiu a ORT (Organização racional do trabalho). Com relação às características da ORT, leia as frases a seguir. I. Qualquer funcionário está apto a desenvolver qualquer tarefa. II. Melhoria do rendimento dos funcionários por meio da especialização em tarefas específicas. III. A execução das fases dos trabalhos se dava de forma orgânica, sem normas. É correto o que se afirma em:
D) II e III somente
E) I, II e III
B) I e ii somente
A) I somente
C) II somente
6
A organização informal engloba os relacionamentos e as interações formadas pelas pessoas no trabalho por meio dos seus sentimentos, atitudes, interesses, opiniões, da necessidade de pertencerem e de atuarem em grupo. Além disso, tendo em vista a natureza dos cargos que ocupam, muitas vezes as pessoas precisam interagir entre si para exercerem as suas tarefas, num contato que se prolonga fora do trabalho. Fonte: FONSECA, 2018. Rota de Aprendizagem 2. Introdução à Teoria Geral da Administração. Uninter. Com relação as características da organização informal listadas a seguir, assinale V para verdadeiro e F para falso. ( ) Obtenção de status social em decorrência do papel desempenhado no grupo informal e a despeito do cargo ocupado. ( ) Colaboração obrigatória entre os integrantes do grupo informal. ( ) Desenvolvimento de oposição à organização formal, no caso de a direção ser incapaz de proporcionar um clima favorável na relação com os subordinados. Assinale a alternativa que corresponde à sua marcação.
C) V, F, F
D) F V, V
E) F, F, V
A) V, V, V
B) V, F, V
7
Com base no conteúdo visto na disciplina e na tirinha anterior, leia as asserções a seguir. I. A organização formal surge de maneira espontânea, englobando os relacionamentos e as interações formadas pelas pessoas no trabalho por meio dos seus sentimentos, atitudes, interesses, opiniões, da necessidade de pertencerem e de atuarem em grupo. PORQUE II. Tendo em vista a natureza dos cargos que ocupam, muitas vezes as pessoas precisam interagir entre si para exercerem as suas tarefas, num contato que se prolonga fora do trabalho. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
E) As assercões I e II são proposicões falsas.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
8
Existem inúmeras definições de administração, bastante divulgadas em livros, revistas e trabalhos acadêmicos. Grande parte dessa produção apresenta um sentido do termo que nos remete a imagens de pessoas com saberes e habilidades diferentes, reunidas para atingir determinada finalidade. Tal imagem expressa, ainda, o conceito de organização. Fonte: FONSECA, 2018. Rota de Aprendizagem 1. Introdução à Teoria Geral da Administração. Uninter. Com relação a este assunto, leia as frases a seguir. I. Organizações são estruturas sistematicamente constituídas que relacionam pessoas, objetos, conhecimentos e tecnologias, em um projeto concebido para alcançar fins específicos. II. Administração é um conjunto de atividades dirigidas à utilização eficiente e eficaz de recursos, no sentido de alcançar um ou mais objetivos ou metas organizacionais. III. Organização é uma ação, ou uma entidade, na qual a prática de administrar é aplicada. É correto o que se afirma em:
B) I e II somente
C) III somente
D) II e III somente
E) I, II e III
A) I somente
9
A Administração Científica tinha em sua essência o intuito de aplicar a ciência à administração. Possuía ênfase nas tarefas, buscando a eliminação do desperdício, da ociosidade operária e a redução dos custos de produção. Com o objetivo de garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das empresas da época. Fonte: Periard, 2012. Disponível em http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-administracao-cientifica-de-taylor/ Acesso em 11 de dezembro de 2019. Com base na Administração Científica e nas características da ORT (organização racional do trabalho), assinale V para verdadeiro e F para falso nas frases a seguir. I. Na ORT não havia necessidade de treinar os funcionários, uma vez que as tarefas eram simples e não necessitavam especialização. II. Nesta época, os empresários não se atentavam ao fator humano, logo não se preocupavam com as melhorias das condições de trabalho dos seus funcionários. III. Seleção dos funcionários de acordo com as suas aptidões e habilidades para desempenhar determinadas tarefas. É correto o que se afirma em
B) I e ii somente
E) I, II e III
A) I somente
C) III somente
D) II e III somente
10
Leia o texto a seguir. A resistência é um dos fatores que mais atrapalham a mudança organizacional. Em algumas circunstâncias, ela pode ser positiva e benéfica, por fornecer estabilidade e previsibilidade aos funcionários, além de incentivar discussões e questionamentos sobre a importância de ideias novas. Porém, pode gerar conflito funcional e barreiras à adaptação e ao desenvolvimento da organização. Os motivos que geram resistência à mudança podem ocorrem por razões individuais ou por parte das organizações. Com base nos motivos que geram resistência à mudança por parte das organizações, relacione as colunas Motivos que geram resistência à mudança Descrição 1. Ameaça à especialização ( ) Transformações que coloquem em perigo a experiência e a qualificação de funcionários e de grupos especializados. 2. Ameaça às relações estabelecidas pelo poder ( ) Os beneficiários da alocação de recursos em vigor podem rejeitar a diminuição do orçamento ou a dispensa de funcionários do seu setor, por exemplo. 3. Ameaça às distribuições de recursos estabelecidas ( ) A redistribuição de autoridade para a tomada de decisão tende a afetar as relações de poder solidificadas na organização. Assinale a alternativa correta que corresponde à ordem numérica de cima para baixo.
C) 3, 2, 1
E) 1, 3, 2
B) 3, 1, 2
D) 2, 3, 1
A) 2, 1, 3
11
Em termos simples, racionalidade é o uso da razão. Segundo Weber (2000), o capitalismo se desenvolveu na sociedade moderna com base em um processo contínuo de racionalização das esferas de vida humana, que se manifestou de modo mais evidente na delimitação de regras de conduta na burocracia. Mas em cada uma delas predomina um tipo diferente de racionalidade. Fonte: FONSECA, 2018. Rota de Aprendizagem 3. Introdução à Teoria Geral da Administração. Uninter. Com base nos tipos de racionalidade estudadas, relacione as colunas. Tipo de Racionalidade Descrição 1. Racionalidade prática ( ) implica agir com base em crenças e valores compartilhados em grupos sociais 2. Racionalidade substantiva ( ) implica agir conforme regras, leis e normas socialmente estabelecidas para se atingir um fim 3. Racionalidade formal ( ) implica agir mediante a consideração dos meios mais fáceis para se atingir um fim Assinale a alternativa correta que corresponde à ordem numérica de cima para baixo.
E) 1, 2, 3
C) 3, 2, 1
B) 3, 1, 2
A) 2, 1, 3
D) 2, 3, 1
12
Leia o texto a seguir. As barreiras pessoais, físicas e semânticas podem afetar o processo de comunicação, tornando a mensagem enviada diferente da mensagem recebida. A seguir, relacione as barreiras de comunicação com sua respectiva descrição. Tipos de barreira de comunicação Descrição 1. Pessoal ( ) Consistem nas interferências resultantes do contexto físico no qual acontece o processo de comunicação, tais como distância entre as pessoas, congestionamento no canal, paredes entre o emissor e o receptor e barulhos na transmissão da mensagem pelo telefone. 2. Física ( ) São aquelas que derivam das limitações, das emoções, dos sentimentos, das motivações, dos interesses, das preocupações, dos valores e dos hábitos individuais, tais como preconceitos, conflitos, inabilidade de ouvir o outro e falta de atenção do receptor da mensagem. 3. Semântica ( ) São as limitações ou distorções de significado derivadas dos símbolos utilizados na comunicação, tais como diferenças de idiomas e sentidos desiguais de gestos e de sinais para diferentes pessoas. Assinale a alternativa correta que corresponde à ordem numérica de cima para baixo.
D) 2, 3, 1
A) 2, 1, 3
B) 3, 1, 2
E) 1, 2, 3
C) 3, 2, 1
13
Leia o texto a seguir. Conforme os princípios da abordagem sistêmica, como sistemas abertos, os sistemas biológicos e sociais crescem, mudam, se reproduzem e competem com outros sistemas de acordo com as condições do ambiente. Entre elas, está a organização. Ela está inserida na sociedade, que também é um sistema composto por unidades menores. É formada por partes, ou subsistemas, interdependentes e diferenciadas pela divisão do trabalho, que precisam ser constantemente integradas, coordenadas e controladas para o alcance dos objetivos organizacionais e individuais. Um hotel, por exemplo, é um sistema constituído por partes, tais como recepção, cozinha, bar, lavanderia, limpeza, lazer, entre outras (Chiavenato, 2014; Prestes Motta; Vasconcelos, 2006). Fonte: FONSECA, 2018. Rota de Aprendizagem 5. Introdução à Teoria Geral da Administração. Uninter. Leia as frases a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso. ( ) A organização depende do meio externo para obter recursos humanos, materiais, financeiros, tecnológicos e informacionais (insumos), bem como para vender produtos e serviços (saídas) para atender às demandas dos clientes e do mercado. ( ) A organização influencia e é influenciada pelos elementos do meio externo, como clientes, fornecedores, concorrentes, parceiros, entidades governamentais etc., o que dificulta determinar as fronteiras entre um sistema e outro. ( ) Para sobreviver no ambiente, a organização precisa ajustar dois processos contrários: a homeostasia, que consiste na tendência do sistema de se manter em equilíbrio; e a adaptabilidade, que consiste na transformação do sistema para atender às exigências do ambiente. Assinale a alternativa correta.
C) V, F, F
D) F, V, V
E) V, V, V
A) F, F, V
B) V, F, V
14
Segundo Barnard (1971), as pessoas agem na sociedade por meio de interações com as outras, nas quais se influenciam mutuamente, constituindo relações sociais. Isso porque cada uma possui características e limitações de natureza física, biológica, psicológica, social e ambiental, além de pouco poder de escolha, que reduzem a possibilidade de atuarem sozinhas. Fonte: FONSECA, 2018. Rota de Aprendizagem 4. Introdução à Teoria Geral da Administração. Uninter. Com relação ao texto anterior, analise as frases a seguir. I. Para as pessoas atingirem os seus objetivos, elas precisam agir sozinhas, sempre defendendo seus interesses individuais. II. A necessidade de cooperação leva à formação de grupos sociais e, consequentemente, de organizações. III. A organização é um sistema cooperativo fundamentando na racionalidade, que só existe mediante a ocorrência conjunta de três condições: interação, cooperação e objetivo. É correto o que se afirma em:
C) III somente
B) I e II somente
E) I, II e III
A) I somente
D) II e III somente
15
Leia o trecho do artigo a seguir que foi escrito diretamente aos administradores. A concepção gerencial de cada um exerce influência decisiva e crítica nos seus comportamentos e atitudes, nas responsabilidades e funções essenciais (legítimas ou não, espúrias ou válidas) que você se atribui ou abdica, nos seus parâmetros de definição de prioridades e de posterioridades, de preferências e de abandono no exercício de seu mister. É preciso que você se disponha a fazer um enorme esforço de reflexão sobre a sua dinâmica existencial como executivo para tornar a sua ação consequente e mais objetiva. Reavalie constantemente a sua concepção de papel e as reais funções que deve exercer como dirigente. Fonte: SIQUEIRA, 2019. Disponível em https://administradores.com.br/artigos/o-administrador-e-a-organizacao Acesso em 12 de dezembro de 2019. Com base no texto anterior, assinale V para verdadeiro e F para falso nas frases a seguir a respeito das responsabilidades dos administradores. ( ) Somente funcionários com nível hierárquico elevado devem conhecer os canais de comunicação e ter acesso a eles. Garantir que toda a comunicação seja formalizada. ( ) Recrutamento e treinamento adequados dos funcionários, além de indução, supervisão e controle de um senso de propósito moral. ( ) Formular e definir propósitos e objetivos da organização. Assinale a alternativa correta.
E) F, F, V
C) V, F, F
B) V, F, V
A) V, V, V
D) F, V, V
16
A Administração por Objetivos (APO) é um método ou prática estratégica, por meio do qual se procura alinhar metas e desempenhos individuais com os objetivos organizacionais, mediante o envolvimento de todos os funcionários da organização. [...] Os objetivos a serem atingidos na APO devem ser formulados com base em critérios escolhidos conforme as prioridades da organização e as contribuições dos funcionários para o cumprimento dos resultados. Fonte: FONSECA, 2018. Rota de Aprendizagem 4. Introdução à Teoria Geral da Administração. Uninter. Leia as frases a seguir que descrevem alguns destes critérios. I. Foco nos funcionários, não nas atividades, sobretudo naqueles que mais influenciam os resultados financeiros. II. Definição de objetivos específicos, atingíveis, quantificáveis e mensuráveis, fundamentados em dados concretos. III. Uso de linguagem clara e precisa, para não afetar a compreensão. É correto o que se afirma em:
D) II e III somente
A) I somente
B) I e II somente
E) I, II e III
C) III somente
17
A cultura organizacional é criada, disseminada e mantida por meio de vários elementos. Dentre eles, podemos citar os heróis, estórias, e os tabus. Com base na teoria da cultura organizacional, relacione os elementos da cultura organizacional com sua respectiva descrição. Elemento da Cultura Organizacional Descrição 1. Heróis ( ) São expressões das questões ‘proibidas’ da organização, que nem sempre são explicitadas, mas que frequentemente estão presentes no seu cotidiano. Evidenciam o que é ou não é permitido na empresa. 2. Estórias ( ) São narrativas baseadas em fatos reais ocorridos na organização, que servem para disseminar e reforçar comportamentos desejados dos funcionários. 3. Tabus ( ) São pessoas que, pelos seus feitos, personificam os valores, resumem a força, as lutas e as conquistas da organização, além de servirem como modelos a serem seguidos e copiados interna e externamente. Assinale a alternativa correta que corresponde à ordem numérica de cima para baixo.
D) 2, 3, 1
B) 3, 1, 2
A) 2, 1, 3
C) 3, 2, 1
E) 1, 2, 3
18
Leia o texto a seguir. Aplicada por Bertalanffy (2014) à biologia e à termodinâmica, a teoria geral de sistemas trata das relações entre o todo e os elementos que o constituem. Ela se baseia em três premissas básicas. Leia as frases abaixo que descrevem estas premissas. I. Cada sistema é composto por subsistemas e, simultaneamente, integra um sistema maior, chamado supra-sistema. II. Cada sistema é fechado e situa-se em um ambiente formado também por outros sistemas, com o qual troca frequentemente energia e informação. III. Cada sistema possui uma finalidade nessa troca com outros sistemas existentes no ambiente. É correto o que se afirma em:
E) I, II e III
D) I e III somente
A) I somente
C) III somente
B) I e II somente
19
Barnard (1971) concebe a Administração como o processo de criar oportunidades e retirar obstáculos ao trabalho, liberando o potencial dos funcionários e estimulando o seu crescimento. Ao invés de dirigi-los, o administrador deve promover a atuação em regime de cooperação, conciliando objetivos organizacionais e objetivos individuais. Fonte: FONSECA, 2018. Rota de Aprendizagem 4. Introdução à Teoria Geral da Administração. Uninter. As funções dos administradores englobam três responsabilidades principais, que são apresentadas a seguir. Leia as frases e assinale V para verdadeiro e F para falso. ( ) Elaborar e manter um sistema de comunicação com a organização informal, para viabilizar a tomada de decisão e o alcance dos objetivos organizacionais, ou a eficácia. ( ) Garantir a disposição para colaborar de funcionários competentes e, assim, o seu desempenho. Isso é feito por meio de um recrutamento adequado, da oferta de treinamento e de incentivos, além de indução, supervisão e controle de um senso de propósito moral. ( ) Formular e definir propósitos e objetivos da organização, incluindo a promoção do seu compartilhamento pelos funcionários operacionais, para que todos permaneçam coesos em suas ações. Assinale a alternativa correta.
E) V, V, V
B) V, F, V
A) F, F, V
D) F, V, V
C) V, F, F
20
Leia o texto a seguir. De acordo com seus estudos, Lawrence e Lorsch (1967) formularam o princípio da abordagem contingencial que indica que não existe uma forma melhor de organizar, pois a estrutura da organização necessita ser adequada sistematicamente às condições do ambiente. Fonte: FONSECA, 2018. Rota de Aprendizagem 5. Introdução à Teoria Geral da Administração. Uninter. De acordo com a abordagem contingencial, analise as frases a seguir. 1. A abordagem contingencial forneceu conceitos, métodos e instrumentos para a análise e a solução de diversas circunstâncias contextuais. 2. A abordagem contingencial demonstra que a prática administrativa é igual em todas as organizações. 3. As organizações utilizam a mesma configuração estrutural, que não varia de acordo com sua tecnologia, estratégia e elementos do ambiente. É correto o que se afirmar em:
E) I, II e III
A) I somente
B) I e II somente
D) II e III somente
C) III somente