
Psicologia e comunidade
A Psicologia Comunitária desenvolve sua atuação, principalmente nas políticas públicas, estudando as condições internas e externas ao homem que o impedem de ser sujeito atuante em uma comunidade.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
O psicólogo, ao facilitar grupos na perspectiva da saúde comunitária, NÃO deve:
Utilizar os recursos disponíveis para criar um contexto de aprendizagem e crescimento que responda às necessidades, possibilidades e limitações do grupo.
Ter bom domínio de teorias e técnicas grupais.
Assegurar distanciamento na relação profissional, já que o usuário é um objeto de intervenção.
Atuar com experiência, senso crítico, respeito, firmeza e afeto ao apoiar e dar limites durante o processo grupal.
2
As práticas psicológicas contemporâneas em psicologia social no Brasil enfatizam a importância da comunidade. Essas práticas pressupõem que a vivência em comunidade
elimina a interferência das questões políticas na condução das demandas e necessidades dos indivíduos menos favorecidos.
estimula a construção de vínculos pautada por uma definição clara de funções e papéis sociais, o que permite superar as relações primárias.
permite que a dimensão econômica assuma um papel secundário na organização do trabalho e da geração de renda para a população.
facilita aos indivíduos a superação de um individualismo exacerbado e reduz a possibilidade de um coletivismo que os aglutinaria.
favorece a reivindicação dos direitos dos cidadãos, uma vez que a voz e as decisões da comunidade se concentram na figura de seus líderes.
3
Sobre o desenvolvimento da Psicologia Social e da Psicologia Social Comunitária, é correto afirmar que,
a inserção assistencialista, assinalada por ideais de caridade, é a principal ideologia de atuação do Psicólogo Social Comunitário.
a intervenção do Psicólogo Social Comunitário que busca a transformação social é um processo unidirecional, em que o profissional dita o seu saber.
a Psicologia Social no Brasil foi influenciada pela Psicologia Social Psicológica, vinda dos EUA, que tratava os fenômenos sociais como naturais por meio de métodos experimentais.
4
No que se refere aos objetivos de um projeto social, assinale a alternativa correta.
O acesso à prática esportiva lúdica não favorece as chances para todos os que participam de projetos sociais.
Valores como solidariedade, criatividade e participação são considerados como elementares.
Ao fornecer formação atlética – técnico – tática, o projeto social é inclusivo.
5
Acerca da Psicologia Social Comunitária, assinale a opção CORRETA.
A ação da psicologia comunitária é fundamentada no método de "facilitação do modo de vida comunitária". Esse processo pressupõe uma atuação dialógica e clínica, fornecendo orientações quanto à postura do facilitador nas relações que são estabelecidas com a comunidade. Nessa proposta, são indicadas várias metodologias de trabalho com grupos, como ferramentas para a intervenção em psicologia comunitária, entre as quais a técnica de dramatizações.
A Psicologia da Saúde é uma área da Psicologia social que estuda a atividade do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar/comunidade. Visa ao desenvolvimento da consciência dos moradores como sujeitos históricos e comunitários, através de um esforço interdisciplinar que perpassa a organização e o desenvolvimento dos grupos e da comunidade.
Nos países latino-americanos a psicologia comunitária surge nos anos 70, afirmando uma postura crítica à psicologia social que, na época, se pautava por uma perspectiva científica ancorada no subjetivismo e na fragmentação dos objetos de estudo, mostrando-se incapaz de responder adequadamente aos problemas sociais existentes.
6
A psicologia comunitária surge, no Brasil, em meados da década de 60, buscando deselitizar a profissão por um lado e, por outro, buscando a melhoria das condições de vida da população trabalhadora, por meio da utilização de teorias e métodos da psicologia em comunidades de baixa renda. O Psicólogo, nesse sentido, atua como:
mediador no trabalho com sujeitos sociais em condições ambientais específicas, atento às suas respectivas psiques através da implementação do assistencialismo.
um profissional que toma as iniciativas de solucionar os problemas da comunidade, que o conhecimento se produza na interação entre o profissional e os sujeitos da investigação, e em termos de metodologia, utiliza-se sobretudo da pesquisa-participante, da pesquisa-ação e da análise institucional;
aquele que irá contribuir com o desenvolvimento da consciência crítica, da ética da solidariedade, das práticas cooperativas e autogestionárias apenas dos indivíduos.