Ética em psicologia da saúde

Ética em psicologia da saúde

Quiz sobre apresentação de ética em psicologia da saúde

Imagem de perfil user: Lucas Goncalves Da Silva

Anúncios

1

Quais são os três princípios fundamentais que os psicólogos devem entender sobre o Sistema Único de Saúde (SUS)?

Universalidade, integralidade e equidade
Acesso limitado, descentralização e privacidade
Exclusividade, regionalização e eficiência
Acessibilidade, qualidade e modernização
2

Segundo os princípios orientadores da atuação psicológica na promoção da saúde qualidade de vida, qual das opções representa uma diretriz adequada a ser considerada pelo profissional da Psicologia?

Integrar em sua prática aspectos biopsicossociais e emocionais, reconhecendo a complexidade e a singularidade de cada sujeito.
Priorizar exclusivamente a remissão de sintomas psíquicos, sem considerar aspectos contextuais ou ambientais.
Centrar sua intervenção nos protocolos institucionais, mesmo que isso signifique negligenciar as demandas subjetivas do paciente.
Restringir sua atuação às abordagens psicoterapêuticas tradicionais, evitando a incorporação de novos modelos interventivos.
3

Considerando os princípios que regem a atuação psicológica em contextos de saúde, qual justificativa melhor sustenta a importância do trabalho interdisciplinar na prática clínica?

Possibilita a aplicação de diretrizes rígidas, reduzindo a variabilidade nas intervenções e otimizando o tempo de atendimento.
Favorece a autonomia profissional ao eliminar a necessidade de articulação com outras áreas do conhecimento.
Amplia o número de atendimentos por meio da divisão de tarefas entre diferentes profissionais, ainda que de forma fragmentada.
Contribui para uma compreensão ampliada das demandas dos pacientes ao reunir múltiplos saberes em uma abordagem colaborativa.
4

Sobre a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que integra os serviços de saúde mental no Brasil, analise as proposições a seguir e assinale a alternativa correta.

As práticas de Redução de Danos são restritas a programas específicos e não se inserem no escopo das diretrizes da RAPS.
A RAPS é regida por princípios que divergem daqueles estabelecidos pelo SUS, operando de forma paralela e autônoma no sistema de saúde brasileiro.
A articulação da RAPS ocorre de maneira uni setorial, sendo sua efetividade dependente exclusivamente da atuação do setor de saúde.
As diretrizes que estruturam a RAPS estão fundamentadas nos princípios doutrinários e organizativos do SUS, como a universalidade, integralidade, equidade, descentralização e a participação social.
5

Considerando os pressupostos teóricos e práticos da Psicologia da Saúde, assinale a alternativa mais adequada acerca de sua área de atuação:

A Psicologia da Saúde tem como objetivo principal o diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, sendo limitada à atuação em saúde mental.
A intervenção em unidades de saúde deve focalizar apenas o paciente, não sendo necessário considerar o impacto da doença sobre o núcleo familiar ou o contexto sociocultural.
A atuação da Psicologia da Saúde está circunscrita exclusivamente ao contexto hospitalar, sendo sua função limitada ao acompanhamento de pacientes internados.
O psicólogo da saúde pode atuar em diversos níveis de atenção à saúde, auxiliando pacientes com dificuldades de enfrentamento frente a processos de adoecimento, além de colaborar com equipes multiprofissionais em contextos ambulatoriais, hospitalares e comunitários.
6

3. A Política Nacional de Saúde Mental, no contexto da RAPS, adota diretrizes que valorizam a atenção comunitária e a desinstitucionalização. Nesse sentido, é correto afirmar que:

A internação compulsória é uma prática incentivada pela RAPS como principal método de intervenção em crises.
A desinstitucionalização consiste na simples transferência de pacientes de hospitais psiquiátricos para outros tipos de instituições fechadas.
A hospitalização de longa permanência deve ser o foco principal do tratamento em casos graves de sofrimento psíquico.
A estratégia da RAPS visa substituir o modelo manicomial por uma rede articulada de serviços comunitários, centrados na autonomia, na reinserção social e no cuidado em liberdade.
7

Ao se relacionar com as Práticas Integrativas e Complementares (PICs) na atuação psicológica em saúde, qual dos critérios abaixo é essencial para garantir sua legitimidade profissional e ética?

O profissional da psicologia não deve se relacionar com as PICs durante o seu exercício profissional no campo da saúde, sendo esse proibido.
A prática deve estar de acordo apenas com as preferências do paciente, que deve escolher qual tratamento receber, uma vez que é o sujeito central do processo.
As técnicas utilizadas podem ser escolhidas livremente, desde que tragam bem-estar ao paciente.
A prática deve ser coerente com os saberes, métodos e princípios éticos da Psicologia, além de respeitar a legislação profissional.
8

No contexto do serviço público de saúde, qual é a principal problemática relacionada à confidencialidade dos prontuários psicológicos?

A impossibilidade legal de o psicólogo utilizar qualquer forma de registro escrito no serviço público.
A dificuldade em acessar os prontuários por parte dos psicólogos em equipes multiprofissionais.
A obrigatoriedade de compartilhar todas as informações do atendimento psicológico com os familiares do paciente.
O risco de violação do sigilo profissional devido ao compartilhamento de informações em prontuários acessíveis por diferentes profissionais da saúde.
9

Considerando os desafios da formação em Psicologia no Brasil, qual crítica é frequentemente feita quanto à preparação do psicólogo para atuar na área da saúde, especialmente no âmbito das políticas públicas e do SUS?

A predominância de uma formação centrada na clínica tradicional e individualizante, que desconsidera abordagens interdisciplinares, práticas territoriais e a complexidade dos determinantes sociais da saúde.
O excesso de disciplinas voltadas à saúde coletiva e à atuação em políticas públicas, em detrimento do desenvolvimento de competências técnicas e científicas da clínica.
A obrigatoriedade legal de que todo psicólogo atue exclusivamente na atenção especializada em saúde mental, limitando sua prática aos dispositivos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
A ausência de qualquer regulamentação que oriente a inserção do psicólogo nos níveis de atenção à saúde, o que inviabiliza sua atuação no SUS.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.