
Anúncios
1
Quem somos? O que queremos ser? Não é fácil responder a essas questões na sociedade da informação rápida, do consumo frenético e das numerosas possibilidades que surgem e desaparecem a cada dia. Um poema do mineiro Carlos Drummond de Andrade chama a atenção para a perda de identidade no império das mercadorias, das marcas e dos logotipos, como se o ser humano se coisificasse, isto é, se tornasse uma coisa como qualquer outra. Nossa identidade está perdida entre os milhões de consumidores que frequentam os shopping centers? Será que a soma de nossas escolhas diante de tantas possibilidades presentes na sociedade contemporânea nos faz únicos, afirmando nossa identidade? Afinal, o que é ter uma identidade? (Melani, 2016, p. 358). A partir do texto acima, analise as afirmações: I. A sociedade contemporânea define padrões de inclusão e exclusão social a partir do consumo e da nossa capacidade de adquirirmos e usufruirmos dos produtos em evidência. II. Estamos tão imersos no padrão hegemônico da vida contemporânea, que se torna difícil resistir aos apelos do consumo e da fluidez das relações. III. A nossa identidade molda-se aos padrões de consumo e das inúmeras possibilidades de vivermos a intensidade das relações, nos coisificando, como traz o autor do texto. IV. As identidades refletem a estrutura social em que estão inseridas ao mesmo tempo que regem sobre ela, conservando-a ou a transformando. As afirmações corretas são:
Todas as afirmações
Somente I; III e IV
Somente I; II e III
Somente II, III e IV
2
A Psicologia Social é a “Ciência que estuda as influências de nossas situações, com especial atenção a como vemos e afetamos uns aos outros. Mais precisamente ela é o estudo científico de como as pessoas pensam, influenciam e se relacionam umas com as outras” (Myers, 2014, p. 28). Nesse sentido, alguns temas são relevantes para esse campo de conhecimentos, buscando compreender o humano e seus inúmeros modos de viver e se relacionar. Com relação a esses temas e suas definições, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira: 1. Consciência 2. Linguagem 3. Subjetividade 4. Ideologia 5. Identidade 6. Alienação 7. Identidade Social ( )Surge para transmitir ao outro o resultado, os detalhes de uma atividade ou da relação entre uma ação e uma consequência. Cria e sintetiza concepções de mundo e, ao mesmo tempo, é produto social e histórico. Constitui-se como um elemento e um produto da atividade prática do homem, sendo determinada por fatores sociais. Capacidade de reflexão, de crítica, levando a pessoa ao conhecimento das suas condições psíquicas, sociais e históricas. ( ) Conjunto de ideias, convicções e princípios filosóficos, sociais e políticos que caracterizam o pensamento de um indivíduo, grupo, movimento, época ou sociedade. Estabelece valores preferências de um grupo e inclui um programa de ação para a execução dos objetivos definidos. ( ) São atributos específicos do indivíduo. Conjunto de traços, de imagens, de sentimentos que o indivíduo reconhece como fazendo parte dele próprio. É, ao mesmo tempo, determinante e determinada pela interação social. ( )Se caracteriza, ontologicamente, pela atribuição de "naturalidade" aos fatos sociais, favorecendo a reprodução ideológica, fazendo com que todo conhecimento seja avaliado em termos de verdadeiro ou falso e de universal. ( )Atributos que assinalam a pertença a grupos ou categorias. Conjunto de papeis que desempenhamos nas relações sociais. ( )Processos e formas de organização gerados nas histórias diferenciadas e singulares dos indivíduos. Implica que, embora os indivíduos compartilhem espaços sociais aparentemente comuns (família, escola, trabalho, entre outros), cada pessoa gera sentido e configurações específicas e diferenciadas a partir das suas experiências. Marque a alternativa que corresponde a ordem de numeração correta:
D- 4-1-7-6-5-3-2
B- 1-2-4-5-3-6-7
C- 6-4-1-2-3-5-7
A - 2-1-4-5-6-7-3
3
Questão 3 "Quase nenhuma ação humana tem por sujeito um indivíduo isolado. O sujeito da ação é um grupo, um 'Nós', mesmo se a estrutura atual da sociedade, pelo fenômeno da reificação, tende a encobrir esse 'Nós' e a transformá-lo numa soma de várias individualidades distintas e fechadas umas às outras". (Lucien Goldiman) A partir do enunciado acima, considere as afirmativas sobre a Psicologia Social: I - Em termos teóricos, a psicologia social aproxima-se de alguns referenciais como os da psicanálise e do materialismo histórico, propondo uma releitura desses referenciais que vão fundamentar o estudo de temas tradicionais da psicologia social. II- A psicologia social, desenvolvida na América Latina a partir dos anos de 1970, vai além da assertiva de "um ser humano social", mas de um ser humano social com base na convicção de que não há possibilidade do humano sem ser no social. Essa perspectiva nos auxilia a realizar leituras dos contextos históricos, sociais e culturais. III - Para a psicologia social não é possível estudar o homem como um ser isolado de seu meio social, de modo que se propõem ao desenvolvimento de teorias e métodos para explicar a influência dos fenômenos sociais sobre os processos básicos da percepção, motivação, pensamento, aprendizagem e memória. IV - Toda psicologia é social. Essa afirmação assume a perspectiva da natureza histórico- social do ser humano. Desde o desenvolvimento infantil até as patologias e as técnicas de intervenção, características do psicólogo, devem ser analisadas criticamente à luz dessa concepção do ser humano - é a clareza de que não se pode conhecer qualquer comportamento humano, isolando-o, fragmentando-o, como existisse em si e por si. As alternativas corretas são:
D) Todas as alternativas
A) Somente I, II e IV
B) Somente I, III e IV
C) Somente II, III e IV
4
A Psicologia Social brasileira sofreu influência de importantes pensadores europeus e, posteriormente da psicologia norte-americana. Contudo, os psicólogos brasileiros ao darem-se conta das especificidades do nosso país, empreenderam na consolidação de uma psicologia que pudesse produzir teorias e práticas comprometidas com a realidade social do Brasil. Nesse contexto, a partir das afirmações, coloque V para verdadeiro e F para falso: ( ) Países como Inglaterra, Alemanha, França, Polônia e Estados Unidos tiveram contribuições para a constituição do campo de estudos e práticas da Psicologia Social no Brasil. ( ) No percurso de estruturação de um campo de conhecimentos acerca da Psicologia Social, duas modalidades da disciplina se fizeram presentes: a psicologia social psicológica e a psicologia social sociológica. A psicologia social sociológica procura explicar os sentimentos, pensamentos e comportamentos do indivíduo na presença real ou imaginada de outras pessoas. Já a psicologia social psicológica tem seu foco no estudo da experiência social do indivíduo, a partir da sua participação em diferentes grupos sociais, com os quais convive. ( )O movimento de ruptura da Psicologia Social tradicional se tornou forte no Brasil a partir do final da década de 1970, com a publicação em 1984, do livro organizado por Silvia Lane e Wanderley Codo intitulado Psicologia Social: O Homem em Movimento. De acordo com os autores do livro, a psicologia deve assumir um caráter de compromisso com a criação de consciência entre os atores sociais, considerando principalmente, o contexto da luta de classes ( ) Os Estados Unidos, no início do século XX, influenciaram a Psicologia Social brasileira através dos estudos sobre o comportamento humano individual, com experimentos e observações. Nesse cenário, destaca-se a psicologia social de abordagem sociológica. ( ) No contexto de mudanças no campo de atuação da Psicologia, iniciado na década de 1970 na América Latina e no Brasil, um evento importante foi a criação da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), em 1980, com o propósito de redefinir o campo da Psicologia Social e de contribuir para a construção de um referencial teórico orientado pela concepção de que o ser humano se constituí em um produto histórico-social, de que indivíduo e sociedade se implicam mutuamente. Assinale a alternativa correta:
B) V-F-V-F-F
D) F-V-V-V-V
A) V-V-V-V-F
C) F-F-V-F-V
5
Questão 5 A Psicologia Social Comunitária é a "área da psicologia social que estuda a atividade do psiquismo decorrente do modo de vida do lugar/comunidade; estuda o sistema de relações e representações, identidade, níveis de consciência, identificação e pertinência dos indivíduos ao lugar/comunidade e aos grupos comunitários. Visa ao desenvolvimento da consciência dos moradores como sujeitos históricos e comunitários, através de um esforço interdisciplinar que perpassa o desenvolvimento dos grupos e da comunidade. [...] Seu problema central e a transformação do individuo em sujeito" (Góis, 1993). A partir do conceito de psicologia social comunitária, pode-se dizer que esta área enfatiza: I - Em termos teóricos: conhecimento se produz na interação entre profissional e os sujeitos da investigação. Busca-se processos de transformação do instituído. II - Em termos metodológicos: pesquisa participante, na qual o pesquisador e os sujeitos da pesquisa trabalham juntos na busca de explicações para os problemas, no planejamento e execução de programas de transformação da realidade vivida. III - Em termos de valores: ética da solidariedade, direitos humanos, melhoria da qualidade de vida. Questiona-se todas as formas de opressão e de dominação. Busca-se o desenvolvimento de práticas de autogestão cooperativa. IV- Atividades, em sua grande maioria, constituídas por atuações profissionais realizadas de forma disciplinar, que estabelecem procedimentos práticos de acordo com os programas previamente estabelecidos pela gestão das políticas públicas.
B) Somente I, III e IV
D) Todas as alternativas
A) Somente I, II e IV
C) Somente I, II e III
6
A Identidade se refere a um conjunto de representações que responde à pergunta: “quem és?”. Pode ser representada pelo nome, pelo pronome eu ou por outras predicações como àquelas referentes ao papel social. Ainda, pode ser a imagem, representação e conceito de si, conjunto de traços, de sentimentos que o indivíduo reconhece como fazendo parte dele próprio. Contudo, de acordo com a Psicologia Social, considera-se identidade para além das características individuais ou biológicas, ou seja, a identidade constitui-se na interação social, através das relações que o indivíduo estabelece com os demais e com o meio onde vive. A partir das considerações e do conteúdo estudado em aula, coloque V para alternativa Verdadeira e F par alternativa Falsa: ( ) Identidade pode ser considerada como um processo contínuo de articulação entre o social e o individual. ( ) A identidade social refere-se a atributos que assinalam a pertença a grupos ou categorias. ( ) No processo de constituição da identidade, a partir da inserção do indivíduo no mundo, é importante considerar as dicotomias eu-não eu; eu-grupo; e dessa forma, compreender que limitar o conceito de identidade ao de autoconsciência ou autoimagem é necessário para a formação da personalidade do indivíduo. ( ) A identidade pessoal são os atributos específicos do indivíduo, o que lhe confere a singularidade. ( ) É no contexto social em que o homem vive que decorrem as possibilidades e impossibilidades, os modos e alternativas de sua identidade. Marque a alternativa que corresponde a resposta correta:
D) V-F-V-V-F
C) V-V-V-V-V
B) V-V-V-F-V
A) V-V-F-V-V
7
Questão 7 ! 76% veem racismo no Brasil, mas só 36% admitem preconceito contra negros PoderData mostra que no Nordeste e no Centro-Oeste 80% acham que existe discriminação por causa da cor da pele; menor percepção é no Sul, com 61%. ae Pesquisa PoderData realizada de 24 a 26 de setembro mostra que 76% dos brasileiros dizem existir racismo no Brasil. Outros 14% consideram que não há preconceito contra negros e 10% preferem não responder sobre o tema. Apesar da alta taxa de reconhecimento de racismo no país, os que dizem ter preconceito contra negros são 36%. A maioria (53%) considera não ter essa discriminação e 11% preferiram não responder. A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os dados foram coletados de 24 a 26 setembro de 2023, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 2.500 entrevistas em 212 municípios nas 27 Ungsass da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. (https://www.poder360.com.br/poderdata/76-veem-racismo-no-brasil-nas-so-36-admitem-preconceito-contra- negros/) Psicofobia: Seu preconceito gera sofrimento ; Empresária levou anos para assumir depressão, entre os motivos, a vergonha “Você não tem depressão”, “isso é frescura”, “se você ocupar a cabeça, isso passa”. Há quanto tempo pessoas escutam frases assim? Ou pior, por medo de ouvir, não assumem um problema psicológico? Isso tem nome, chama-se Psicofobia. Para grande parte da sociedade este termo é bastante novo, mas denomina condutas muito conhecidas. Se procurar no dicionário, o significado original da palavra é o de medo exagerado produzido pela mente, no entanto, especialistas em saúde da mente tem definido o termo como o preconceito ou discriminação contra pessoas com transtornos ou deficiências mentais. (https://www,.capitalnews.com.br/reportagem-especial/psicofobia-seu-preconceito-gera-sofrimento/391594) "O preconceito no Brasil é expresso continuamente não apenas pelas atitudes e práticas cotidianas das diversas comunidades, mas, principalmente, por meio da estrutura social que efetivamente exclui as populações sócio-históricamente discriminadas, estratificando de maneira desigual as classes, os grupos, os indivíduos” (Pérez-Nebra & Jesus, 2011, p. 2). A partir das reportagens e do enunciado em relação ao tema dos Preconceitos, relacione a segunda coluna de acordo com a primeira: 1.Xenofobia 2.Psicofobia 3.Racismo 4.Religioso 5.Capacitismo ( ) Preconceito contra pessoas com deficiência, que envolve uma preconcepção SA capacidades que uma pessoa tem ou não devido à uma deficiência, e geralmente reduz uma pessoa a essa deficiência. ( ) Ato de discriminar, ofender e rechaçar religiões, liturgias e cultos, ou ofender, discriminar, agredir pessoas por conta de suas práticas religiosas e crenças. ( ) Desconfiança, temor ou antipatia por pessoas estranhas ao meio daquele que as ajuíza, ou pelo que é incomum ou vem de fora do país. ( ) Preconceito contra os portadores de transtornos mentais e/ou deficiência intelectual ( ) Discriminação ou antagonismo por parte de um indivíduo, comunidade ou instituição contra uma pessoa ou pessoas pelo fato de pertencer a um determinado grupo racial ou étnico, tipicamente marginalizado ou uma minoria Marque a alternativa que corresponde a ordem de numeração: correta:
B) 1-2-4-3-5
A) 5-3-1-4-2
D) 3-4-1-2-5
C) 5-4-1-2-3
8
Questão 8 Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), pelo menos 350 milhões de pessoas no mundo vivem com depressão. O aumento no tempo utilizando as redes sociais relaciona-se ao sentimento de isolamento do mundo real, o que pode contribuir para o desenvolvimento de transtornos mentais. O tipo de conteúdo publicado e consumido pelos usuários é ainda mais impactante na saúde mental. Sabe-se que muitas publicações reforçam o narcisismo, os padrões de vida, de consumo e o status, de forma que têm contribuído com o aumento dos sintomas depressivos, ansiedade e baixa autoestima. As "Fake News" impactam na saúde mental do usuário das redes sociais, uma vez que são projetadas com o intuito de provocar uma forte resposta emocional do leitor que potencialize a possibilidade de compartilhamento da informação, como raiva, medo, ansiedade e tristeza (Texto adaptado do trabalho apresentado em aula sobre Mídias Sociais: Como o uso público das redes sociais influência na formação de opinião política? Alves et al, 2022). De acordo com o tema apresentado em aula, assinale V para verdadeiro e F para falso: ( ) As mídias sociais têm um impacto muito grande na vida das pessoas, influenciando diretamente no comportamento, na interação social, no consumo, na cultura e na subjetividade, por exemplo. ( ) As redes sociais se tornaram a principal forma de comunicação da população. O WhatsApp, por exemplo, possuí mais alcance que a televisão tradicional ou rádio, pois diminuiu a distância entre as pessoas e facilitou a comunicação em tempo real. ( ) Os conteúdos divulgados nas redes sociais, em grande medida, têm influenciado nos modos de subjetivação, estimulando as pessoas a seguirem padrões estabelecidos pelos detentores de impérios comerciais. ( ) A capacidade crítica das pessoas com relação a influência das mídias sociais nas suas vidas á À é plenamente exercida, visto que notícias falsas dificilmente são replicadas e não causam polêmicas. ( ) As consequências do uso exacerbado das redes sociais têm tido impacto irrelevante na saúde mental das pessoas, visto que tornou-se a principal forma de comunicação na sociedade atual, sendo utilizadas por praticamente por todas as faixas etárias. Marque a alternativa que corresponde a resposta correta:
B) V-V-V-F-F
A) V-V-F-F-F
C) F-V-V-V-F
D) F-V-V-F-V
9
Questão 9 O conceito de Família pode ser compreendido por diferentes concepções: “Para alguns, família é a base da sociedade e garantia de uma vida social equilibrada, célula sagrada que deve ser mantida intocável a qualquer custo. Para outros, a instituição familiar deve ser combatida, pois representa um entrave ao desenvolvimento social: é algo exclusivamente nocivo, é o local onde as neuroses são fabricadas e onde se exerce a mais implacável dominação sobre as crianças e | mulheres. No entanto, o que não pode ser negado é a importância da família tanto ao nível das 'relações sociais, nas quais ela se inscreve, quanto ao nível da vida emocional de seus membros” (Reis, 2012, p. 99). Nesse contexto, em que a concepção de família se modificou ao longo dos tempos, considere as alternativas abaixo: I. É na família, mediadora entre o indivíduo e a sociedade, que as pessoas aprendem a perceber o mundo e a situar-sé nele. É a formadora da primeira identidade social. Il. A família é algo natural, biológico, que se constitui de formas diferentes em situações e tempos semelhantes, para responder às necessidades sociais. III. A família exerce uma função ideológica, ou seja, reproduz a ideologia dominante referente à sociedade na qual está inserida. IV. Em uma família tradicional, os papéis estão definidos socialmente, tornando-se a esfera privada da vida das pessoas. Nesse contexto, a mulher ficou responsável pela vida doméstica, pela organização da casa e educação dos filhos. O homem, o provedor das necessidades materiais da casa e a autoridade dominante. V. As configurações familiares contemporâneas não se modificaram, sendo que os casais mantêm seus papeis de gênero bem definidos socialmente, reforçando a tradição dos lugares masculino e feminino. As informações corretas são:
D) Somente III, IV e V
A) Somente I, II e III
B) Somente II, III e V
C) Somente I, III e IV
10
Questão 10 Um dos eventos marcantes que influenciou significativamente a Psicologia Social e seu campo de práticas a nível mundial, refere-se à:
D) Ditadura Militar
B) Revolução Francesa
A) Independência do Brasil
C) Segunda guerra mundial e o período pós-guerra