
Anúncios
1
QUESTÃO 1 - Para o correto funcionamento do sistema de alimentação de combustível do motor Diesel 4 tempos é necessário que não tenham bolhas de ar circulando junto com o combustível. O sistema de alimentação de combustível de um motor Diesel 4 tempos convencional (não eletrônico) é constituído de tanque de combustível, filtro sedimentador, bomba alimentadora, filtros de combustível, tubulações de baixa pressão, bomba injetora, tubulações de alta pressão, bicos injetores e tubulações de retorno.
Totalmente falso
Verdadeiro
2
QUESTÃO 2 - No sistema de alimentação de combustível do motor Diesel 4 tempos convencional, a bomba injetora é o componente que tem como funções: filtrar o diesel, dosar o combustível que será injetado na câmara de combustão conforme a posição do acelerador do trator, enviar o combustível para os bicos injetores de acordo com a ordem de ignição do motor e com a pressão suficiente para que o bico injetor libere o combustível na massa de ar quente da câmara de combustão.
Verdadeiro
Totalmente falso
3
QUESTÃO 3 - Considerando que o tanque de combustível do sistema de alimentação de combustível do motor Diesel 4 tempos é perfeitamente vedado, não há como haver a contaminação do diesel com água. Por essa razão o filtro sedimentador de combustível do motor Diesel 4 tempos fica localizado no ponto mais baixo do sistema de alimentação de combustível e é responsável por realizar somente a primeira filtragem das partículas sólidas presentes no combustível, retendo as partículas maiores.
Totalmente falso
Verdadeiro
4
QUESTÃO 4 - O sistema de lubrificação nos motores Diesel e OTTO 4 tempos tem como função distribuir o óleo lubrificante entre as partes móveis do motor com o objetivo de diminuir o desgaste, diminuir o ruído e auxiliar no arrefecimento do motor. O óleo lubrificante utilizado na lubrificação do motor é armazenado no cárter, de onde é retirado e forçado a circular sob pressão através de canais existentes entre as peças internas do motor.
Verdadeiro
Falso
5
QUESTÃO 5 - No trator MF290, o copo coletor de pó, o filtro de ar primário e o filtro de ar secundário são os componentes responsáveis por reter as partículas sólidas do ar que é admitido para dentro de cada cilindro do motor para ser utilizado na queima do combustível. O excesso de poeira acumulada no filtro de ar primário auxilia na melhor filtragem do ar e não compromete o rendimento do trator pois não interfere no funcionamento o motor.
Totalmente falso
Verdadeiro
6
QUESTÃO 6 - A pressão interna de funcionamento do sistema de arrefecimento do motor Diesel 4 tempos é fundamental para seu correto funcionamento e é controlada pela tampa do radiador. A pressurização do líquido de arrefecimento é fundamental para a correta absorção do calor gerado nas explosões resultantes da queima do combustível. A pressão controlada pela válvula existente na tampa do radiador faz com que o líquido de arrefecimento encoste firmemente nas paredes externas dos cilindros do motor.
Verdadeiro
Totalmente falso
7
QUESTÃO 7 - A bateria é o componente do sistema elétrico do trator onde é armazenada toda a energia elétrica necessária para o funcionamento dos componentes que utilizam energia elétrica. O alternador do sistema elétrico do trator agrícola é um gerador de energia que tem a função de manter a bateria sempre com sua carga máxima. O alternador só funciona corretamente quando o trator está em movimento pois, por ser um gerador de energia, está ligado ao giro das rodas traseiras.
Totalmente falso
Verdadeiro
8
QUESTÃO 8 - A válvula termostática é o componente do sistema elétrico do trator agrícola que controla a temperatura do líquido de arrefecimento e a temperatura com a qual o motor vai funcionar.
Totalmente falso
Verdadeiro
9
QUESTÃO 9 - O sistema de arrefecimento do motor Diesel tem a função de absorver o excesso de calor gerado dentro dos cilindros no momento da queima do combustível. Nos tratores esse sistema funciona com líquido que circula pelas galerias do bloco do motor para absorver o calor. O radiador do sistema de refrigeração é o componente responsável em filtrar o fluxo de ar produzido pela ventoinha para resfriar o líquido de arrefecimento com o objetivo de manter a temperatura ideal de funcionamento do motor.
Verdadeiro
Totalmente falso
10
QUESTÃO 10 - O turbocompressor (turbina) presente em alguns motores Diesel 4 tempos é um componente do sistema de alimentação de ar que tem a função de colocar maior quantidade de oxigênio dentro do cilindro do motor, no tempo de admissão, através da pressurização do ar admitido pelo motor. RESPOSTA: VERDADEIRA
Totalmente falso
Verdadeiro
11
QUESTÃO 1 - Para garantir o bom e completo funcionamento do trator agrícola, a realização dos serviços de manutenção preventiva a cada 10 horas de trabalho ou diariamente, incluem: 1. Verificação/reposição do nível do líquido de arrefecimento do motor; 2. Verificação/reposição do nível do lubrificante do motor; 3. Verificação/reposição do nível do óleo do sistema hidráulico; 4. Verificação/reposição do nível do óleo lubrificante da caixa de câmbio; 5. Verificação/reposição do nível do óleo lubrificante do eixo traseiro; 6. Verificação/drenagem do pré-filtro sedimentador de combustível; 7. Limpeza do radiador, se necessário; 8. Verificação do funcionamento das luzes e dos instrumentos do painel; 9. Verificação e correção de vazamentos e reaperto de peças frouxas; 10. Verificação e correção da fixação do implemento ao trator; 11. Verificação das condições dos pneus; 12. Verificação das condições gerais do trator; 13. Verificação do nível do combustível no tanque; 14. Calibração dos pneus; 15. Desaeração do sistema de alimentação de combustível.
Verdadeiro
Totalmente falso
12
QUESTÃO 2 - Um dos serviços de manutenção preventiva do trator agrícola é a verificação do nível do líquido do sistema de arrefecimento do motor. O nível inadequado do líquido de arrefecimento interferirá no funcionamento da válvula termostática e, consequentemente, provocará o superaquecimento do motor do trator.
Verdadeiro
Totalmente falso
13
QUESTÃO 3 - Os serviços de manutenção preventiva do trator agrícola são realizados a intervalos determinados de horas de trabalho. Na realização dos serviços de manutenção preventiva do trator agrícola devem ser seguidas plenamente todas as normas de segurança para evitar acidentes e a contaminação do solo, dos cursos d'água e da água do subsolo com os fluídos do trator. O operador do trator deve ter os conhecimentos necessários e se basear nas informações do Manual do Operador do trator para realizar corretamente e nos períodos recomendados cada um dos serviços de manutenção preventiva para prolongar a vida útil do trator.
Falso
Verdadeiro
14
QUESTÃO 4 - O serviço de limpeza do elemento primário do filtro de ar deve ser realizado quando acender a luz indicadora de restrição do filtro de ar presente no painel do trator. Para a correta limpeza e retirada de toda a poeira retida no elemento primário do filtro de ar é necessário utilizar uma mangueira com ar pressurizado a alta pressão, colocando o bico da mangueira bem próximo do filtro para conseguir retirar totalmente a poeira que fica retida nas dobras do papel do filtro. A obstrução do elemento primário do filtro de ar por excesso de poeira provoca a perda de rendimento do motor do trator.
Totalmente falso
Verdadeiro
15
QUESTÃO 5 - Para o adequado planejamento da realização dos serviços de manutenção periódica ou de manutenção corretiva no trator ou nos implementos, é necessário que sejam realizados diariamente e de forma organizada o: registro diário de todas as atividades; registro das horas gastas em cada atividade; registro dos implementos utilizados em cada operação/atividade; registro da realização das manutenções periódicas e reposição de fluídos; registros das calibrações e regulagens realizadas no trator e nos implementos. O ideal é que seja de responsabilidade do operador do trator agrícola a realização desses registros, por ser a pessoa mais capacitada e o responsável na utilização do trator agrícola nas operações agrícolas.
Totalmente falso
Verdadeiro
16
QUESTÃO 6 - A força gerada sobre o pistão do motor no tempo de explosão faz com que o movimento de descida do pistão transmita o impulso recebido para movimentar o virabrequim. O virabrequim transmite o giro para o volante do motor que por sua vez transmite o giro para a embreagem. A embreagem transmite o giro para o eixo primário da caixa de câmbio que por sua vez transmite o giro para o eixo secundário através do engrenamento de engrenagens. O giro do eixo secundário, através do engrenamento de engrenagens, transmite o giro para o eixo terciário. O giro do eixo terciário chega à coroa do diferencial através do pinhão que está na ponta do eixo terciário. A coroa do diferencial transmite o giro para o eixo que transmitirá o giro para as rodas traseiras do trator. A velocidade de giro das rodas traseiras é selecionada na caixa de câmbio, podendo sofrer alguma oscilação em função da rotação empregada ao motor através do acelerador.
Totalmente falso
Verdadeiro
17
QUESTÃO 7 - No trator agrícola, é possível alterar a altura máxima e a altura mínima, em relação ao solo, dos olhais dos braços inferiores do sistema hidráulico de levante por três pontos através do ponto de fixação dos tirantes nos braços inferiores e do comprimento dos tirantes. A escolha desse ponto de fixação interfere diretamente na capacidade de levante do sistema hidráulico do trator e na possibilidade de manter os braços inferiores em uma posição fixa, sem oscilação vertical, ou em uma posição de oscilação vertical quando for necessário que o implemento acompanhe as ondulações do solo.
Totalmente falso
Verdadeiro
18
QUESTÃO 8 - As transmissões do tipo Powershif permitem a mudança de marchas com o trator em movimento sem a necessidade de utilizar o pedal de avanço gradual (pedal de embreagem). O pedal só é utilizado na primeira vez em que a transmissão é engatada quando o trator é ligado e também, em alguns tratores, após o operador levantar do assento do operador. Nos tratores que possuem a alavanca de inversão do sentido de deslocamento localizada atrás do volante, a mudança do sentido de deslocamento ocorre com a simples mudança da posição do inversor, sem necessidade de parar o trator ou de utilizar o pedal de avanço gradual.
Verdadeiro
Totalmente falso
19
QUESTÃO 9 - Na operação dos comandos do sistema hidráulico Ferguson-ISYP de levante por três pontos, a alavanca de profundidade (alavanca mais afastada do operador) deve ser utilizada para o trabalho com implementos de penetração no solo, como um subsolador, e a alavanca de posição (alavanca mais próxima do operador) deve ser utilizada para a operação com implementos de superfície ou para o transporte do implemento. A sensibilidade do sistema de ondulação, no trator MF 290, é selecionada com a fixação do terceiro ponto no ponto correspondente da torre do terceiro ponto.
Totalmente falso
Verdadeiro
20
QUESTÃO 10 - Na operação dos comandos do sistema hidráulico de levante por três pontos do trator TL85E, a alavanca de posição (alavanca mais afastada do operador) deve ser utilizada para selecionar a profundidade de penetração dos implementos no solo, como um subsolador, e a altura dos implementos que trabalham na superfície do solo, como um pulverizador acoplado, ou quando se realiza o transporte dos implementos acoplados pelas estradas. A alavanca mais próxima do operador deve ser utilizada para regular a sensibilidade do sistema de ondulação dos implementos de penetração no solo.
Totalmente falso
Verdadeiro
21
QUESTÃO 1 - No acoplamento de um implemento ao sistema hidráulico de levante por três pontos do trator agrícola, a sequência que possibilita que o operador faça sozinho o acoplamento, com segurança e com o mínimo de esforço é: a) Aproximar o trator do implemento em marcha ré, com baixa aceleração e da forma mais alinhada possível com o implemento, alinhando o olhal do braço inferior esquerdo com o ponto de engate esquerdo do implemento; b) Engatar o olhal do braço inferior esquerdo ao ponto de engate esquerdo do implemento e colocar o contrapino; c) Engatar o olhal do braço inferior direito ao ponto de engate direito do implemento e colocar o contrapino; d) Engatar o braço do terceiro ponto na torre do implemento e colocar o contrapino.
Verdadeiro
Totalmente falso
22
QUESTÃO 2 - No desacoplamento de um implemento do sistema hidráulico de levante por três pontos do trator agrícola, a sequência que possibilita que o operador faça sozinho o desacoplamento, com segurança e com o mínimo de esforço é: a) Estacionar o trator com o implemento em um local plano e de fácil acesso; b) Certificar-se de que o implemento está corretamente apoiado no solo utilizando os ajustes da caixa niveladora do tirante direito e do terceiro ponto; c) Retirar o contrapino do engate direito do implemento e desengatar o olhal do braço inferior direito do ponto de engate direito do implemento; d) Retirar o contrapino do engate da torre do implemento e desengatar o braço do terceiro ponto da torre do implemento; e) Retirar o contrapino do engate esquerdo do implemento e desengatar o olhal do braço inferior esquerdo do ponto de engate esquerdo do implemento; f) Afastar lentamente o trator do implemento.
Totalmente falso
Verdadeiro
23
QUESTÃO 3 - O nivelamento transversal dos implementos acoplados ao sistema hidráulico de levante por três pontos do trator agrícola deve ser realizado na caixa niveladora do tirante direito. Nos tratores equipados com caixa niveladora nos dois tirantes o nivelamento transversal pode ser realizado nos dois lados. O implemento acoplado estará corretamente nivelado transversalmente quando o comprimento do tirante esquerdo for igual ao comprimento do tirante direito.
Verdadeiro
Totalmente falso
24
QUESTÃO 4 - O nivelamento longitudinal dos implementos acoplados ao sistema hidráulico de levante por três pontos do trator agrícola deve ser realizado com o alongamento ou encurtamento do braço do terceiro ponto. O implemento estará corretamente nivelado longitudinalmente quando a torre do implemento estiver perfeitamente nivelada com a torre do terceiro ponto do trator agrícola
Verdadeiro
Totalmente falso
25
QUESTÃO 5 - Os braços inferiores do sistema hidráulico de levante por três pontos dos tratores Massey Ferguson linha 200 possuem três furos para ligar os tirantes. Deve-se engatar o tirante no furo mais próximo ao trator para o trabalho com implementos leves. Engatar no furo do centro para implementos de porte médio. Engatar no furo mais afastado do trator para trabalhos com implementos mais pesados ou para aumentar a altura de levante do implemento.
Verdadeiro
Totalmente falso
26
QUESTÃO 6 - As regulagens básicas do implemento acoplado ao trator (nivelamento longitudinal, nivelamento transversal e a centralização), para a operação com alguns implementos, como por exemplo os arados acoplados, devem ser ajustadas conforme as necessidades de ajustes nas regulagens do implemento durante a operação.
Totalmente falso
Verdadeiro
27
QUESTÃO 7 - No acoplamento de implementos onde os olhais dos braços inferiores do sistema hidráulico de levante por três pontos do trator encaixam dentro dos pontos de engate do implemento e os tratores estão equipados com estabilizadores do tipo telescópico, não é necessário utilizar contrapinos na fixação dos olhais dos braços inferiores pois os estabilizadores tipo telescópico já são equipados com um pino que trava sua movimentação. Isso facilita o trabalho do operador e garante segurança nas operações agrícolas com implementos acoplados.
Totalmente falso
Verdadeiro
28
QUESTÃO 8 - Considerando que o trator só deve ser operado por operadores capacitados e treinados, a pessoa que estiver ajudando o operador a acoplar ou desacoplar o implemento do trator não correrá nenhum risco de acidente ao realizar esse serviço.
Totalmente falso
Verdadeiro
29
QUESTÃO 9 - Com implementos acoplados aos três postos do sistema hidráulico, na operação ou transporte desses implementos em terrenos inclinados ou próximo de valas, é fundamental manter os estabilizadores bem ajustados para evitar o excesso de oscilação vertical do implemento e a consequente ocorrência de algum acidente.
Totalmente falso
Verdadeiro
30
QUESTÃO 10 - Após a realização do acoplamento do trator ao implemento é necessário que o implemento fique com uma pequena movimentação lateral para a esquerda e para a direita para evitar que ao acionar o levantador hidráulico, para levantar o implemento, ocorra a quebra dos estabilizadores ou a sobrecarga no sistema hidráulico.
Totalmente falso
Verdadeiro
31
QUESTÃO 1 - A barra de tração que equipa os tratores agrícolas está localizada na parte traseira do trator, no ponto central da bitola do trator. Por ser o local por onde o trator traciona implementos pesados, a barra de tração deve ficar firmemente fixada ao trator. Essa fixação ao trator não possibilita nenhum ajuste na barra de tração.
Totalmente falso
Verdadeiro
32
QUESTÃO 2 - Os implementos de arrasto ou reboque (grades, pulverizadores, carretas) são fixados na barra de tração do trator agrícola para a execução das operações agrícolas. O engate do cambão do implemento deve ser fixado na parte continuada da barra de tração. O cabeçote fixado na barra de tração é utilizado para manter a estabilidade do pino de engate durante as operações agrícolas e transportes. O engate do cambão do implemento não deve ser fixado no cabeçote da barra de tração.
Verdadeiro
Totalmente falso
33
QUESTÃO 3 - Para o encaixe das mangueiras do implemento nas VCRs do trator, alinhe e empurre o engate (ponta da mangueira) no centro da VCR de forma bem alinhada. Verifique se ficou conectado corretamente. Para desencaixar a mangueira da VCR, segure a mangueira a uma distância curta da VCR e empurre a mangueira para dentro da VCR e, em seguida, puxe rapidamente para liberar. Antes de desencaixar as mangueiras das VCRs é necessário aliviar a pressão do óleo no interior das mangueiras para possibilitar encaixar novamente em outro momento.
Verdadeiro
Totalmente falso
34
QUESTÃO 4 - Entre as precauções de segurança necessárias na utilização do Controle Remoto do Hidráulico, não se deve aproximar o rosto ou as mãos de possíveis vazamentos de óleo por furos ou cortes nas mangueiras para verificar vazamentos pois o sistema de Controle Remoto do Hidráulico funciona com alta pressão de óleo hidráulico. O vazamento do óleo pressurizado pode penetrar na pele e causar sérios problemas. Para a verificação da existência de possíveis vazamentos nas mangueiras o operador deve utilizar papel, papelão ou um pedaço de madeira.
Verdadeiro
Totalmente falso
35
QUESTÃO 5 - A TDP ou TDF montada no trator é utilizada para transferir a potência do motor para o implemento através do eixo cardan. O trator tem que trabalhar a uma determinada rotação do motor para gerar a correta rotação de utilização da TDP ou TDF. Alguns tratores possuem a opção de sincronizar o funcionamento da TDP ou TDF ao giro das rodas traseiras. Nesses tratores o eixo cardan gira com a movimentação do trator e para quando o trator parar.
Verdadeiro
Totalmente falso
36
QUESTÃO 6 - No trator New Holland modelo TL85E do Campus, só conseguimos trabalhar com a rotação de 540 rpm no eixo da TDP de 6 estrias pois não há possibilidade de instalar o eixo de 21 estrias no trator e trabalhar com a rotação de 1000 rpm no cardan devido a redução de custos na fabricação do modelo para ser mais acessível aos pequenos produtores catarinenses.
Verdadeiro
Totalmente falso
37
QUESTÃO 7 - As operações com a TDP do trator sempre oferecem muito risco de acidentes ao operador. Por essa razão as precauções de segurança no trabalho com implementos que utilizam a TDP do trator devem ser rigorosamente seguidas.
Verdadeiro
Totalmente falso
38
QUESTÃO 8 - Para deixar o eixo cardan balanceado e minimizar as vibrações do eixo cardan em operação com a TDP ou TDF do trator agrícola, é necessário deixar as cruzetas na mesma posição, nas duas pontas, quando engatar o cardan no eixo da TDP ou TDF do trator.
Totalmente falso
Verdadeiro
39
QUESTÃO 9 - Para operar com implementos que utilizam a TDP ou TDF do trator com rotação de 1000 rpm no eixo cardan, devemos utilizar o eixo da TDP de 21 estrias. Para operar com rotação de 540 rpm no eixo cardan, devemos utilizar o eixo da TDP de 6 estrias. Em ambos os casos deve-se utilizar a rotação do motor que gere a rotação desejada no eixo da TDP. Ao utilizar a TDP ou TDF com implementos acoplados, o operador deve ficar atento para que a inclinação do eixo cardan, para cima ou para baixo, não ultrapasse 30°. Ao utilizar a TDP ou TDF com implementos atrelados, o operador deve ficar atento para que a inclinação do eixo cardan, para esquerda ou para a direita, não ultrapasse 30°. A inclinação maior que 30° no eixo cardan pode provocar a quebra das cruzetas do cardan e causar um acidente com graves consequências.
Totalmente falso
Verdadeiro
40
QUESTÃO 10 - A barra de tração dos tratores de médio e de grande porte possue ajustes no comprimento, altura e na oscilação lateral. Nas operações de transporte com implementos engatados na barra de tração, a mesma deve estar na posição central e sem movimentação lateral. O ajuste da distância entre o ponto de engate do implemento e o trator permite deixar o implemento mais próximo ou mais afastado do trator ou possibilitar que a barra de tração suporte mais peso sobre ela quando o ponto de engate está mais próximo ao trator e menos peso quando está mais afastado.
Verdadeiro
Totalmente falso