
Mecanização 2º prova do 1 trimestre
Índice de patinagem,avanço ,motor Otto ,motor Otto 2 tempos , motor a diesel ,motor a diesel 2 tempos ,Bitola
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
QUESTÃO 1 – A ocorrência de alto Indice de Patinagem no trator tipo 4 x 2 podem causar desgaste prematuro da embreagem, do diferencial traseiro e da tração dianteira, além de aumentar o consumo de combustível.
Falsa
Verdadeira
2
QUESTÃO 2 – O trator com excesso de peso terá um menor Incide de Patinagem, terá maior resistência ao rolamento, provocará maior compactação do solo e terá um maior consumo de combustível. O trator com peso insuficiente para a operação que estiver realizando terá um maior Indice de Patinagem e apresentará desgaste prematuro da banda de rodagem dos pneus, perda de velocidade na operação e aumento no consumo de combustível.
Falso
Verdadeiro
3
QUESTÃO 3 – O Indice de patinagem do trator agrícola deve ser verificado somente nos pneus traseiros do trator, mesmo sendo um trator 4 x 2 ou 4 x 2 TDA ou 4 x 4 Integral, e é afetado pelo teor de umidade do solo, pela velocidade de operação, pelo maior ou menor esforço realizado pelo trator para a realização da operação agrícola e pelo lastreamento do trator.
Verdadeiro
Falso
4
QUESTÃO 4 – Calcule o Índice de Patinagem de um trator tipo 4 x 2 TDA considerando os seguintes dados obtidos no procedimento de verificação em solo arenoso: a) Número e garras do pneu traseiro: 24 garras; b) Número de voltas identificadas do pneu traseiro no percurso de 100m, com o implemento abaixado, foi de 27 voltas; c) Número de garras a mais, do pneu traseiro, que passaram no percurso de 100m, com o implemento abaixado, foram de 13 garras; d) Número de voltas identificadas do pneu traseiro no percurso de 100m, com o implemento levantado, foi de 24 voltas; e) Número de garras a mais, do pneu traseiro, que passaram no percurso de 100m, com o implemento levantado, foram de 11 garras. (A RESPOSTA deve ser com duas casas decimais, sem arredondamento, e obedecer ao seguinte padrão: __ __ , __ __ %)
IP = 12,606 %
IP = 13,606 %
5
QUESTÃO 5 – Calcule o Índice de Patinagem considerando as seguintes informações: a) Número e garras do pneu traseiro: 28 garras; b) Número de voltas identificadas do pneu traseiro no percurso de 100m, com o implemento abaixado, foi de 25 voltas; c) Número de garras a mais, do pneu traseiro, que passaram no percurso de 100m, com o implemento abaixado, foram de 23 garras; d) Número de voltas identificadas do pneu traseiro no percurso de 100m, com o implemento levantado, foi de 23 voltas; e) Número de garras a mais, do pneu traseiro, que passaram no percurso de 100m, com o implemento levantado, foram de 27 garras. (A RESPOSTA deve ser com duas casas decimais, sem arredondamento, e obedecer ao seguinte padrão: __ __ ,
IP= 8,749%
IP = 7,749 %
6
QUESTÃO 6 – Após a correta identificação do Indice de Patinagem do trator agrícola na realização da operação de gradagem do solo com grade aradora, em solo duro (compactado), foi constatado que o índice estava em 15%. Nesse caso o operador deve retirar lastros do trator e verificar novamente o Indice de Patinagem para saber se está dentro dos parâmetros recomendados.
Verdadeiro
Falsa
7
QUESTÃO 7 – Após a correta identificação do Indice de Patinagem do trator agrícola na realização da operação de subsolagem do solo com subsolador de arrasto com 7 hastes, em solo arenoso, foi constatado que o índice estava em 12%. Nesse caso o operador deve acrescentar lastros no trator e verificar novamente o Indice de Patinagem para saber se está dentro dos parâmetros recomendados.
Falso
Verdadeiro
8
QUESTÃO 8 – O Indice de avanço nos tratores tipo 4 x 2 deve ser ajustado para que fique entre 1% e 5% para não comprometer o desempenho do trator e evitar o desgaste prematuro da banda de rodagem dos pneus dianteiros.
Falso
Verdadeiro
9
QUESTÃO 9 – Calcule o Índice de Avanço da tração dianteira considerando as seguintes informações: a) Número e garras do pneu dianteiro: 20 garras; b) Número de voltas identificadas do pneu dianteiro no percurso de 10 voltas do pneu traseiro, com a tração dianteira desligada, foi de 17 voltas; c) Número de garras do pneu dianteiro que passaram a mais no percurso de 10 voltas do pneu traseiro, com a tração dianteira desligada, foram de 15 garras; d) Número de voltas identificadas do pneu dianteiro no percurso de 10 voltas do pneu traseiro, com a tração dianteira ligada, foi de 18 voltas; e) Número de garras do pneu dianteiro que passaram a mais no percurso de 10 voltas do pneu traseiro, com a tração dianteira ligada, foram de 5 garras. (A RESPOSTA deve ser com duas casas decimais, sem arredondamento, e obedecer ao seguinte padrão: __ __ , __ __ %)
IA= 3,816%
IA = 2,816 %
10
QUESTÃO 10 – Calcule o Índice de Avanço da tração dianteira considerando as seguintes informações: a) Número e garras do pneu dianteiro: 15 garras; b) Número de voltas identificadas do pneu dianteiro no percurso de 10 voltas do pneu traseiro, com a tração dianteira desligada, foi de 13 voltas; c) Número de garras do pneu dianteiro que passaram a mais no percurso de 10 voltas do pneu traseiro, com a tração dianteira desligada, foram de 13 garras; d) Número de voltas identificadas do pneu dianteiro no percurso de 10 voltas do pneu traseiro, com a tração dianteira ligada, foi de 14 voltas; e) Número de garras do pneu dianteiro que passaram a mais no percurso de 10 voltas do pneu traseiro, com a tração dianteira ligada, foram de 9 garras. (A RESPOSTA deve ser com duas casas decimais, sem arredondamento, e obedecer ao seguinte padrão: __ __ , __ __ %)
IA = 5,288%
IA=6,288%
11

QUESTÃO 1 – Com relação ao ajuste da bitola do eixo dianteiro de um trator tipo 4 x 2 TDA, observando a imagem acima é possível afirmar que na figura A o disco do aro está com a parte côncava voltada para fora e fixado na parte de fora dos olhais do aro e que na figura B o disco do aro está com a parte côncava voltada para dentro e fixado na parte de dentro dos olhais do aro.
Falso
Verdadeiro
12

QUESTÃO 2 – Observando a imagem acima, também relacionada a opções de ajuste da bitola do eixo traseiro de um trator agrícola, é correto afirmar que a bitola do trator da figura A é maior do que a bitola do trator da figura B.
Verdadeiro
Falso
13

QUESTÃO 3 – Observando a imagem acima, também relacionada as opções de ajuste da bitola do eixo traseiro de um trator agrícola, é correto afirmar que as figuras A e B revelam as seguintes opções de ajuste de bitola do trator: inversão do disco do aro, fixação do disco do aro pelo lado de dentro ou lado de fora dos olhais do aro e trocar o pneu direito para o lado esquerdo e o pneu esquerdo para o lado direito
Verdadeiro
Falso
14

QUESTÃO 4 – Observando a imagem acima, também relacionada as opções de ajuste da bitola do eixo dianteiro de um trator agrícola tipo 4 x 2 TDA, é correto afirmar que as figuras A e B revelam a possibilidade de termos oito bitolas diferentes no eixo dianteiro do trator.
Falso
Verdadeiro
15

QUESTÃO 5 – Observando a imagem acima, também relacionada as opções de ajuste da bitola do eixo dianteiro de um trator agrícola tipo 4 x 2 TDA, a menor bitola dianteira é obtida com o disco do aro fixado no eixo com a parte côncava para dentro e com o disco do aro fixado pelo lado de fora do olhal do aro, estando a linha de olhais do aro na posição mais próxima do trator.
Verdadeiro
Falso
16
QUESTÃO 6 – Ao fazer o ajuste da bitola do trator ocorre a alteração da largura total do trator e isso pode interferir na passagem do trator por determinados locais. Após ser realizado o ajuste da bitola do eixo traseiro do trator é necessário que no ajuste da bitola do eixo dianteiro seja observado o alinhamento do centro do pneu dianteiro com o centro do pneu traseiro ou o lado de dentro do pneu traseiro alinhado com o lado de fora do pneu dianteiro.
Verdadeiro
Falso
17
QUESTÃO 7 – Após o ajuste da bitola entre os pneus dianteiros dos tratores tipo 4x2, não é necessário fazer o ajuste nas barras de direção pois o ajuste da convergência e da cambagem dos pneus é feita automaticamente com o afastamento das rodas.
Falso
Verdadeiro
18
QUESTÃO 8 – Com relação a realização de atividades com tratores agrícolas com implementos agrícolas para a realização de operações agrícolas, devemos selecionar a velocidade adequada para cada operação. Sabendo que cada operação agrícola tem uma velocidade de operação adequada para a obtenção dos melhores resultados com a melhor qualidade, é correto afirmar que devemos sempre manter a mesma velocidade ideal em diferentes tipos de solo, em solo plano e em solo inclinado, em subidas e em descidas na superfície do solo.
Falso
Verdadeiro
19
QUESTÃO 9 – Na realização de operações agrícolas com o trator agrícola é fundamental manter a atenção e os cuidados com a segurança. Na operação de transporte de cargas, a marcha a ser utilizada no declive do solo, deve ser a mesma usada no aclive do solo. Nunca desça uma rampa com a caixa de câmbio no ponto morto, opte por utilizar as marchas reduzidas. Selecione uma marcha reduzida antes de iniciar a subida de aclives ou antes de iniciar a descida de declives. O operador não deve tentar trocar as marchas do trator enquanto estiver no aclive ou estiver no declive do solo, pois, se tentar, aumentará muito o risco de acidentes graves.
Verdadeiro
Falos
20
QUESTÃO 10 – Considerando que as operações agrícolas com tratores agrícolas somente são realizadas em locais adequados ao tráfego com máquinas agrícolas, o atolamento (encalhe) de tratores nas lavouras é algo muito raro e por essa razão os produtores rurais não precisam se preocupar com procedimentos de desatolamento de tratores e máquinas agrícolas.
Falso
Verdadeiro
21
QUESTÃO 1 – Entre as Normas Regulamentadoras (NR) criadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego para o trabalho no meio rural destaca-se a NR 06, NR 12 e NR 31 referentes ao trabalho com máquinas e implementos agrícolas. A NR 06 regulamenta o uso dos EPIs. A NR 12 estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos de todos os tipos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição. Entende-se como fase de utilização a construção, o transporte, a montagem, a instalação, o ajuste, a operação, a limpeza, a manutenção, a inspeção, a desativação e o desmonte da máquina ou do equipamento. A NR 31 tem por objetivo preservar a integridade física dos colaboradores que operam os diversos tipos de máquinas, por meio das exigências de dispositivos de proteção instalados nelas. Tais exigências devem ser rigorosamente cumpridas pelos fabricantes e devidamente mantidas pelos usuários.
Verdadeiro
Falso
22
QUESTÃO 2 – O uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) é fundamental para segurança do operador. Estes equipamentos devem ser apropriados ao trabalho e estar em condições ideais de uso. Todos os empregadores rurais ou equivalentes devem adotar e Implementar ações para a saúde e a segurança, visando à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, decorrentes do trabalho na propriedade rural. Uma das ações é adotar e implementar o uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs pelos trabalhadores que atuam na propriedade
Falso
Verdadeiro
23
QUESTÃO 3 – Segundo as normas da NR 31 é proibido o transporte de pessoas em máquinas autopropelidas, bem como em seus implementos, exceto para máquinas ou implementos que possuam posto de trabalho e que sejam projetados pelos fabricantes para esse fim ou por profissional legalmente habilitado. Os dispositivos de transmissão de força, acompanhados de seus componentes móveis, expostos ou acessíveis, devem ser mantidos protegidos por meio de proteções móveis ou fixas, além de possuírem dispositivo de intertravamento, impedindo o acesso por todos os lados.
Falsos
Verdadeiro
24
QUESTÃO 4 – Devido ao alto risco de acidentes por asfixia, é proibido o trabalho com máquinas e implementos com motores a combustão interna em locais fechados e que não assegurem a total eliminação de gases. Somente trabalhadores qualificados ou capacitados estão aptos a fazer manutenções ou ajustes, sempre com a máquina parada e seguindo as orientações contidas nos manuais de instruções de operação e manutenção, dos fabricantes.
Verdadeiro
Falso
25
QUESTÃO 5 – A aplicação de agrotóxicos requer equipamentos que propiciem segurança ao trabalhador, menor impacto ambiental, eficiência na distribuição do produto e menor esforço do operador. A segurança na aplicação de produtos fitossanitários exige o uso correto dos equipamentos de proteção Individual (EPI) e uma série de outros cuidados. Na operação de aplicação de produtos fitossanitários, independente da classe toxicológica do produto, o operador deve utilizar obrigatoriamente os seguintes EPIs: Macacão impermeável com mangas compridas (ou jaleco e calça impermeáveis), chapéu impermeável de abas largas ou toca árabe, botas de borracha, óculos de proteção ou viseira facial, luvas impermeáveis e máscara protetora especial provida de filtros adequados.
Verdadeiro
Falso
26
QUESTÃO 6 – Durante a aplicação de produtos fitossanitários, caso ocorra o contado do produto com a pele do aplicador ou de outra pessoa, em qualquer parte do corpo, o empregador deve conduzir o indivíduo ao serviço de atendimento médico mais próximo e com a máxima urgência pois, por se tratar de um produto tóxico e não haver procedimentos eficientes de limpeza da pele que o aplicador possa realizar sozinho, independente da classificação toxicológica do produto fitossanitário, a contaminação pode provocar sérios danos à saúde da pessoa contaminada.
Verdadeiro
Falso
27
QUESTÃO 7 – O risco de intoxicação com produtos fitossanitários é definido como a probabilidade estatística de uma substância química causar efeito tóxico. A intoxicação ocorre em função da toxicidade do produto e da exposição do aplicador ao produto. Sabendo-se que não é possível ao aplicador alterar a toxicidade do produto, a única maneira concreta de reduzir o risco de intoxicação é através da diminuição de sua exposição ao produto. Para reduzir a exposição, o aplicador deve manusear os produtos com cuidado, usar equipamentos de aplicação calibrados e em bom estado de conservação, além de utilizar, corretamente durante a aplicação e retirar corretamente após a aplicação, todos os EPIs recomendados para a aplicação de cada produto
Falso
Verdadeiro
28
QUESTÃO 8 – Durante as operações com máquinas agrícolas em locais próximos da rede elétrica pode haver uma distração do operador e ocorrer o contato de parte do trator ou do implemento com os fios da rede elétrica energizada. Caso esse acidente ocorra, o operador deve sair imediatamente do trator para evitar que seja eletrocutado.
Falso
Verdadeiro
29
QUESTÃO 9 – A realização do reboque ou o desatolamento de uma máquina agrícola ou outro veículo com o trator agrícola é necessário tomar todas as providências para evitar a ocorrência de acidentes com o trator agrícola ou com seu operador. Nesses casos o cabo de aço ou cinta utilizado para o reboque deve ser fixado corretamente no veículo rebocado e fixado corretamente na torre do terceiro ponto do trator que está rebocando.
Verdadeiro
Falso
30
QUESTÃO 10 – Segundo o Artigo 309 da Resolução do Conselho Nacional de Trânsito nº 429/12, arquivo 16.1, é autorizada a condução de tratores em via pública, desde que cumpridos os seguintes requisitos: I) Operador com CNH categoria C, D ou E; II) Trator com os equipamentos obrigatórios citados no arquivo 16.1; III) Trator e implemento com as dimensões máximas de largura, altura e comprimento especificas na legislação vigente; IV) Os tratores produzidos a partir de 2013 devem estar registrados, licenciados e emplacados; V) Trafegar em locais não sinalizados com a placa R-13; e VI) Não possuir esteiras no lugar das rodas. Os tratores de esteiras não são autorizados a trafegar em vias Públicas
Verdadeiro
Falso
31
QUESTÃO 1 – No motor Diesel é no terceiro tempo (terceiro movimento do pistão no ciclo de funcionamento) que ocorre a queima do combustível pela injeção do combustível no ar comprimido e aquecido na câmara de combustão. Esse tempo é o único tempo do ciclo de funcionamento do motor Diesel em que ocorre a geração de força pelo motor pela transformação da energia térmica do combustível em energia mecânica
Falso
Verdadeiro
32
QUESTÃO 2 – O funcionamento contínuo do motor 4 tempos ocorre pela repetição constante de cada ciclo de funcionamento (cada ciclo com 4 movimentos do pistão). Cada ciclo de funcionamento do motor Diesel 4 tempos se completa quando o bico injetor libera o combustível dentro da câmara de combustão, provocando a explosão (queima) do combustível injetado.
Verdadeiro
Falso
33
QUESTÃO 3 – No funcionamento contínuo do Motor Diesel 4 tempos é necessário que ocorra a entrada de ar dentro do cilindro, que esse ar seja comprimido e aquecido na câmara de combustão, que o diesel seja injetado em gotas bem pequenas na câmara de combustão e que a fumaça gerada pela queima do combustível seja expulsa do cilindro, em cada ciclo completo de funcionamento.
Verdadeiro
Falso
34
QUESTÃO 4 – Os gases que saem do escapamento do trator agrícola são resultantes da ocorrência do quarto tempo de cada ciclo de funcionamento do motor Diesel 4 tempos. Nesse tempo o pistão vai do PMS ao PMI expulsando os gases resultantes da queima do combustível pela válvula de descarga que se abriu quando o pistão começou a descer, forçando os gases resultantes da queima do combustível a saírem do cilindro
Falso
Verdadeiro
35
QUESTÃO 5 – Considerando que os lubrificantes líquidos só são utilizados em componentes com vedação perfeita para evitar vazamentos, não deve ocorrer a mistura do lubrificante utilizado no motor 2 tempos de ciclo OTTO com o combustível (gasolina) no tanque de combustível. Essa mistura provocaria problemas de funcionamento da vela de ignição e o consequente mau funcionamento do motor.
Verdadeiro
Falso
36
QUESTÃO 6 – Em cada ciclo de funcionamento do motor clico OTTO 4 tempos, é no tempo de expansão (queima do combustível) que o motor gera a força que será transmitida para as rodas do veículo. A queima do combustível, no tempo de expansão, só ocorre porque nesse processo é utilizada a energia elétrica armazenada na bateria do veículo.
Falso
Verdadeiro
37
QUESTÃO 7 – Nos motores 2 tempos e 4 tempos de ciclo OTTO de funcionamento, a vela de ignição é a única responsável em provocar a queima do combustível na câmara de combustão. Se a vela de ignição não funcionar, o motor não funciona.
Verdadeiro
Falso
38
QUESTÃO 8 – Nos motores de combustão interna de ignição por centelha (motor OTTO 4 tempos e motor OTTO 2 tempos) só ocorre a entrada do ar (oxigênio) e do combustível necessários ao funcionamento do motor quando o pistão vai do PMS ao PMI e a válvula de admissão está aberta, no primeiro tempo de cada ciclo de funcionamento.
Verdadeiro
Falso
39
QUESTÃO 9 – Nos motores Diesel 4 tempos com injeção eletrônica de combustível, o controle da quantidade de combustível liberada pelo bico injetor na câmara de combustão também é realizado pela mesma bomba injetora de combustível presente nos motores Diesel 4 tempos sem injeção eletrônica.
Falso
Verdadeiro
40
QUESTÃO 10 – Conforme a Resolução 433, de 13/07/2011 do CONAMA, todos os tratores com potência igual ou superior a 19 KW, produzidos a partir de 2019, devem atender aos limites de emissão de poluentes nos gases do escapamento do motor, determinados pela legislação vigente. Para atender essa legislação os tratores devem estar equipados com o Sistema de Redução Catalítica que funciona com o ARLA 32. Esses tratores devem ter um tanque próprio para o armazenamento e utilização do ARLA 32 no Sistema de Redução Catalítica.
Verdadeiro
Falso