Ensino de Inglês na Educação Básica Brasileira

Ensino de Inglês na Educação Básica Brasileira

Divirta-se que o jogo é muito legal.

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Weslley Santos

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Qual a lei que instituiu a obrigatoriedade do inglês no currículo do ensino fundamental a partir do sexto ano?

Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de 1998
Constituição Federal de 1988
Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017
2

Quais os principais problemas relativos ao ensino de inglês na educação básica pública brasileira?

Condições de trabalho dos professores, vulnerabilidade social das escolas e desprestígio da disciplina
Falta de professores qualificados, material didático desatualizado e baixa carga horária
Metodologias de ensino inadequadas, falta de interesse dos alunos e gestão escolar ineficiente
Todas as alternativas
3

Qual a porcentagem de professores de inglês na rede pública brasileira que são temporários?

15%
35%
27%
42%
4

Qual a principal crítica em relação à formação dos professores de inglês na rede pública?

Apenas 39% dos professores possuem formação específica em língua inglesa.
A maioria dos professores não possui licenciatura em Letras
A formação inicial é muito teórica e pouco prática
Há carência de cursos de pós-graduação para professores de inglês
5

Quais os principais desafios para o ensino de inglês na educação básica pública brasileira?

Regulamentação e padronização do ensino, superação da vulnerabilidade social das escolas e melhoria da formação de professores
Maior investimento em tecnologia, criação de materiais didáticos mais atrativos e aumento da carga horária
Implementação de avaliações externas, valorização da disciplina e maior participação da comunidade escolar
Todas as alternativas
6

Qual a importância da Lei nº 13.415/2017 para o ensino de inglês

Aumentou a carga horária de inglês nas escolas públicas
Garantiu a oferta de inglês como segunda língua estrangeira em todas as escolas
Tornou o ensino de inglês obrigatório em todas as escolas públicas do país
Instituiu a obrigatoriedade do inglês no currículo do ensino fundamental a partir do sexto ano
7

O que se propõe para a melhoria do ensino de inglês na educação básica?

Maior investimento na formação inicial e continuada de professores
Todas as alternativas
Criação de um currículo nacional único e padronizado para o ensino de inglês
Implementação de novas tecnologias e metodologias de ensino
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Qual o principal impacto da vulnerabilidade social no ensino de inglês?

Evasão escolar e abandono da disciplina
Dificuldade de acesso a materiais didáticos e recursos tecnológicos
Falta de infraestrutura adequada nas escolas
Desmotivação e desinteresse de alunos e professores
9

O que aponta como um dos grandes desafios para o ensino de inglês no Brasil?

A ausência de políticas públicas para a formação de professores de inglês
A falta de um exame nacional para avaliar o aprendizado de inglês
A dificuldade de regulamentar, padronizar e avaliar o ensino de inglês em nível nacional
A resistência dos professores em utilizar novas tecnologias em sala de aula
10

Qual a relação entre o ensino de inglês e a inserção do Brasil no contexto globalizado?

O ensino de inglês é fundamental para a participação dos jovens brasileiros no mundo globalizado
O domínio do inglês é importante apenas para os alunos que desejam seguir carreira acadêmica
O ensino de inglês na educação básica não tem impacto significativo na inserção do Brasil no contexto globalizado
A globalização exige apenas o domínio da língua portuguesa, e não do inglês
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