Armamento,Munição e Tiro

Armamento,Munição e Tiro

20Q da prova teórica.

Imagem de perfil user: Keep On
Keep On

Anúncios

1

1) A balística externa ou balística exterior estuda a trajetória do projétil do momento da detonação da espoleta e deflagração da pólvora até seu ponto final de parada

A) VERDADEIRO
B) FALSO
2

A força é a intervenção coercitiva imposta a pessoas ou a um grupo de pessoas com a finalidade de preservar a ordem pública e a lei. Sendo assim, o policial sempre será compelido ao uso letal da força para garantir a proteção da vida e da incolumidade alheia.

A) VERDADEIRO
B) FALSO
3

3) A legislação penal brasileira tornou legítima a imposição letal da força pelo policial, através do instituto da legítima defesa, nos artigos 25 do Código Penal Brasileiro e 44 do Código Penal Militar, que tem como elementos indispensáveis a agressão ser injusta, atual ou iminente e quando ameaçar a direito próprio unicamente.

A) VERDADEIRO
B) FALSO
4

4) Sujidade do uso diário é aquele constituído pelo acúmulo, no mecanismo e interior do cano, dos mais diversos tipos de detritos, provenientes da forma que se escolhe para portar, transportar ou armazenar uma arma de fogo”. São exemplos de sujeiras dessa natureza a fuligem, a poeira e os resquícios de tecidos (principalmente algodão) que são agregados à arma pela presença de gorduras existentes no suor ou pelo excesso de óleo utilizados no momento da lubrificação. para essa sujidade é a menos abrasiva, bastando o emprego de uma escova de cerdas de nylon (escova dental é uma opção) para retirar os particulados, acompanhado de lubrificante líquido desengripante que não tenha água em sua composição. A utilização de uma flanela de microfibra também é necessária.

B) FALSO
A) VERDADEIRO
5

5) Numa arma de fogo será sujeira tudo aquilo que, ao longo do tempo, poderá impedir o livre movimento de suas peças móveis, ou então iniciar ou agravar algum processo de corrosão, que tenha potencial de afetar a eficácia, segurança ou mesmo a aparência da arma.

A) VERDADEIRO
B) FALSO
6

6) O ciclo OODA (“olhar, orientar, direcionar e atuar”) é um movimento circular da informação, ou seja, após a ação passa- se a uma nova observação, que implicará em uma reorientação que culminará com a manutenção da decisão anterior ou a sua adequação ao novo cenário, passando a agir novamente.

A) VERDADEIRO
B) FALSO
7

7) O Ciclo de Boyd, também conhecido como Ciclo OODA, é uma ferramenta tática desenvolvida por Jonh Boyd. Essa ferramenta busca promover a reorientação constante diante de circunstâncias que surgem nos mais variados cenários, críticos ou não, para auxiliar na tomada de decisão.

B) FALSO
A) VERDADEIRO
8

8) A sobrevivência policial refere-se ao emprego de um conjunto de meios e ferramentas disponíveis para alcançar um resultado favorável, vinculando a ideia de procedimento padrão (protocolo de ação). Trata-se, assim, de rotinas que o policial deve internalizar de maneira que elas façam parte de sua rotina e hábito.

A) VERDADEIRO
B) FALSO
9

A aplicação do método O3R (observe, reaja, reconheça e responda), criado por Robert Pincus, leva em consideração as reações instintivas que ocorrem nesse tipo de conflito e por isso ele é mais indicado para a realidade policial, pois os combates policiais são repentinos, violentos, rápidos e dinâmicos.

B) FALSO
A) VERDADEIRO
10

10) Balística interna ou balística interior é a parte da balística que estuda a estrutura, os mecanismos, o funcionamento das armas de fogo e a técnica do tiro, bem como os efeitos da detonação da espoleta e deflagração da pólvora dos cartuchos, no seu interior, até que o projétil saia da boca do cano da arma.

A) VERDADEIRO
B) FALSO
11

11) TEXTO DE APOIO: PREFÁCIO – IG N° 03 PMDF “O atual contexto de coisas revela uma preocupação constante das Instituições Policiais modernas em adaptar seus procedimentos operacionais a um modelo de sociedade cada vez mais exigente em relação às instituições públicas. A sociedade moderna não se conforma com a prestação amadora, improvisada e ineficiente de serviços públicos ... “O uso da força, titularidade exclusiva do Estado, notadamente à luz das Constituições modernas, precisa passar por um contínuo e rigoroso processo de aperfeiçoamento, sobretudo com vistas ao respeito e promoção dos direitos humanos ...” “Nunca foi tão pertinente a afirmação de que é preciso substituir a lógica do “direito da força” pela lógica da “força do direito” na relação Estado-Cidadão. Só assim o uso da força, enquanto manifestação mais clara da potestade estatal, legitima-se perante os integrantes da sociedade.” “O desafio de preparar o policial para momentos críticos que envolvem o uso da força letal é um dever institucional e este material ora desenvolvido faz parte do processo em sempre fornecer a melhor capacitação técnica à nossa tropa, de modo a capacitá-la para o manejo e emprego de armamento letal na PMDF”. Nesse contexto, emerge a figura do policial encarregado do ofício de professor de armamento, munição e tiro, policial encarregado de garantir a integridade moral e física dos atores envolvidos no contexto de sua atuação profissional, a saber: instituição, sociedade e policial. Texto de apoio: As Normas de Segurança e Conduta aplicadas à Instrução de Tiro têm como finalidade orientar o policial militar de forma clara e concisa sobre sua conduta e os procedimentos a serem observados quando em instrução prática de tiro, para assim minimizar os riscos inerentes à atividade. Tais regras devem ser observadas também durante o manejo, acondicionamento e manutenção do armamento, mesmo que estas etapas não estejam sendo realizadas com a finalidade de ensino. Segundo a doutrina de tiro policial da PMDF, são cinco as regras de segurança no uso da arma de fogo: trate toda e qualquer arma sempre como carregada, controle de cano, dedo estendido ao longo da armação (dentro ou fora do guarda-mato), observe o perímetro ao redor do seu agressor/alvo e, quando em treinamento com armas de fogo, toda ação deverá ocorrer sempre por expressa determinação do instrutor responsável pela instrução de tiro

A) VERDADEIRO
B) FALSO
12

12) Pode-se afirmar que os componentes do cartucho de alma raiada são: projétil ou projéteis múltiplos (balins), estojo, propelente, espoleta e bucha.

A) VERDADEIRO
B) FALSO
13

13) Os estojos cônicos, comuns nos cartuchos de revólver, normalmente são dot@dos de aro em suas bases.

B) FALSO
A) VERDADEIRO
14

14) Podemos afirmar que o projétil ogival é indicado para o uso geral enquanto que o projétil do tipo semi canto-vivo é de uso exclusivo para tiro ao alvo (treinamentos e tiro desportivo) por ter carga de propelente reduzida no cartucho e perfurar o papel de forma mais nítida.

B) FALSO
A) VERDADEIRO
15

15) As munições do tipo perfurantes são revestidas com magnésio ou fósforo na base ou na ponta do projétil, que queima com o atrito com o ar ou com o calor proveniente da inflamação da carga do propelente, causando um rastro de luz durante o trajeto.

A) VERDADEIRO
B) FALSO
16

16) A pólvora negra, muito comum nos cartuchos mais antigos, é uma mistura de salitre (nitrato de potássio), carvão vegetal e enxofre, também conhecida como pólvora de fumaça.

B) FALSO
A) VERDADEIRO
17

17) Quanto ao sistema de carregamento das armas de fogo podemos afirmar que quando o carregamento é feito pela parte posterior da arma dá-se o nome de antecarga, enquanto que quando o carregamento é realizado pela boca do cano denomina-se retrocarga.

A) VERDADEIRO
B) FALSO
18

18) A arma de porte é definida como um armamento que pode ser conduzido em um coldre devido ao seu reduzido tamanho e peso; já de outro vértice, a arma portátil deve ser conduzida por apenas um homem em uma bandoleira.

B) FALSO
A) VERDADEIRO
19

19) Texto de apoio: As Normas de Segurança e Conduta aplicadas à Instrução de Tiro têm como finalidade orientar o policial militar de forma clara e concisa sobre sua conduta e os procedimentos a serem observados quando em instrução prática de tiro, para assim minimizar os riscos inerentes à atividade. Tais regras devem ser observadas também durante o manejo, acondicionamento e manutenção do armamento, mesmo que estas etapas não estejam sendo realizadas com a finalidade de ensino. Ao manusear uma arma de fogo o policial militar não deverá se preocupar com a direção do cano.

B) FALSO
A) VERDADEIRO
20

20) Texto de apoio: As Normas de Segurança e Conduta aplicadas à Instrução de Tiro têm como finalidade orientar o policial militar de forma clara e concisa sobre sua conduta e os procedimentos a serem observados quando em instrução prática de tiro, para assim minimizar os riscos inerentes à atividade. Tais regras devem ser observadas também durante o manejo, acondicionamento e manutenção do armamento, mesmo que estas etapas não estejam sendo realizadas com a finalidade de ensino. Toda vez que o policial receber uma arma de fogo deverá verificar se o armamento está carregado ou não

A) VERDADEIRO
B) FALSO
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.