
Você está preparado para fazer uma entrevista?
Criamos uma delimitação de estudo fictício. Preste baste atenção, pois essa delimitação norteará todas as perguntas. Cada pergunta terá três alternativas (duas erradas e uma correta). No final, você descobrirá se estaria preparado para aplicar uma entrevista naquele contexto.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 1- Quem devo entrevistar obrigatoriamente?
Especialista em Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).
Sobreviventes da tragédia.
Funcionários da mineradora.
2
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 2- Qual tipo de entrevista devo fazer nesse contexto?
Ambas.
Entrevista estruturada.
Entrevista de profundidade/qualitativa.
3
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 3- Qual é o melhor meio para que a entrevista aconteça?
Por e-mail.
Pessoalmente.
Por telefone.
4
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 4- Qual o melhor local para que a entrevista aconteça?
Em um café local bem movimentado.
Nenhum local, realizarei a entrevista por telefone ou por e-mail.
Em um lugar escolhido pelo entrevistado, onde tenha silêncio.
5
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 5- Qual roupa devo usar para essa entrevista, seja ela, online ou pessoalmente?
Roupas com cores neutras (Exemplo: preto, branco, cinza, marrom, nude, tons pastéis).
Não acho que a roupa interfira na entrevista.
Roupas coloridas.
6
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 6- Qual é o melhor meio para entrar em contato com o possível entrevistado para convidá-lo?
Redes sociais.
Telefone.
E-mail.
7
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 7- Como devo me preparar para a entrevista?
Memorizo as perguntas que criei para essa entrevista.
Leio minha introdução e assisto uma reportagem sobre o rompimento da barragem em Brumadinho.
Estudo os principais artigos e reportagens sobre o rompimento da barragem em Brumadinho, converso com um psicanalista para entender quais são as principais características do Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT).
8
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 8- Estou a poucos segundos de começar a minha entrevista, o que é essencial que eu tenha solicitado anteriormente?
Que eu tenha informado o participante sobre a entrevista e ele tenha me autorizado verbalmente a realizá-la.
Segundos antes de começar a entrevista coloco um papel sobre a mesa e faço o entrevistado assinar.
Autorização de pesquisa acadêmica ou termo de consentimento e participação em entrevista, assinado por ambas as partes ( entrevistador e entrevistado).
9
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 9- Como devo proceder para lembrar de tudo que o entrevistado está falando?
Tenho um papel e uma caneta, anotarei tudo que o entrevistado falar.
Memorizarei as respostas do entrevistado.
Tenho um gravador comigo, aviso o entrevistado que tudo que ele falar será gravado e transcrito para o estudo.
10
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 10- Devo fazer uma pequena introdução, explicando o objetivo da minha pesquisa, antes de fazer as perguntas?
Não.
Sim.
Talvez.
11
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 11- Quantas perguntas devo ter em meu roteiro de entrevista?
Prefiro definir na hora da entrevista.
Mais de 10 perguntas. Entrevista de profundidade exige uma conversa longa.
O número mínimo de perguntas é 4 e o máximo é 10.
12
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 12- Estou fazendo uma entrevista de profundidade, e meu entrevistado está respondendo só sim e não, o que eu faço?
Reformulo as perguntas para que entrevistado não possa dar respostas curtas, faço perguntas mais abertas.
Deixo que o entrevistado responda da maneira que quiser.
Mando um e-mail, após terminar minha entrevista, pedindo para que ele responda as perguntas novamente.
13
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 13- O entrevistado deu uma resposta que contradiz o meu objetivo de pesquisa, o que devo fazer?
Ignoro a resposta e não a incluo em meu estudo.
Induzo o participante a dar uma resposta mais alinhada aos meus interesses.
Essa resposta pode ser uma variável preditora em um estudo futuro, então não a ignoro.
14
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 14- Minha entrevista chegou ao final, agradeço ao entrevistado, e aviso que em algum momento entrarei novamente em contato. Realmente entrarei em contato?
Sim, entrarei em contato passando os principais resultados da minha pesquisa.
Não, é só uma forma de parecer agradável.
Entrarei em contato só se precisar dele.
15
Estou realizando um estudo sobre as vítimas do rompimento da barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O rompimento de barragem em Brumadinho ocorreu em 25 de janeiro de 2019, e foi catalogado como o maior acidente de trabalho no Brasil em perda de vidas humanas e o segundo maior desastre industrial do século. Objetivo de estudo: Descobrir se os sobreviventes desse acidente apresentaram o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), após o evento. 15- Estou na cidade em que o rompimento da barragem aconteceu, e uma pessoa aleatória me aborda querendo participar do meu estudo, devo entrevistá-la?
Pediria uma forma de contatá-la, pois pensaria se é viável entrevistá-la.
Não, pois não me programei para isso.
Sim, se ela for uma das sobreviventes da tragédia.