
Revisão de SAÚDE MENTAL
Atividade de revisão da matéria de Saúde mental - Uniq Quixeramobim - Ce
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Conforme a Portaria nº 3.088 de 23 de dezembro de 2011, do Ministério da Saúde, no que se refere aos objetivos específicos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em relação ao uso de crack, álcool e outras drogas, é CORRETA a alternativa:
Promover cuidados em saúde especialmente para os grupos mais vulneráveis, como criança, adolescente, jovens, pessoas em situação de rua e populações indígenas.
Promover a abstinência como ideal para a recuperação e desencorajar a política de
redução de danos.
Fomentar o consumo moderado e controlado de álcool por maiores de 16 anos.
Oferecer tratamento prioritariamente em hospitais psiquiátricos.
Substituir o uso de drogas ilícitas por substâncias lícitas, como tabaco e álcool.
2
A assistência de enfermagem a pacientes em crise psiquiátrica exige competências específicas para proporcionar um atendimento seguro e eficaz. Considerando os princípios e as práticas de enfermagem em situações de crise psiquiátrica, a alternativa que melhor descreve a conduta apropriada do enfermeiro é:
Avaliar o grau de risco e atuar de forma calmante e empática, buscando reduzir a
ansiedade do paciente e promovendo um ambiente seguro, respeitando sua
autonomia e trabalhando em conjunto com a equipe multidisciplinar para a
estabilização do quadro
Agir de forma autoritária e determinar as intervenções terapêuticas necessárias sem
consultar outros membros da equipe de saúde, com o objetivo de resolver a crise o
mais rapidamente possível
Priorizar o estabelecimento de um vínculo terapêutico rápido e forçar a comunicação
com o paciente, mesmo que ele se mostre resistente, para obter informações sobre o quadro clínico
Adotar uma abordagem de contenção física imediata, sem considerar as preferências
do paciente, para evitar danos e garantir a segurança da equipe de saúde, mesmo que isso gere um aumento do estresse no paciente
3
O Mini Exame do Estado Mental (MEEM) é uma das escalas mais comuns para avaliar:
Estado cognitivo
Estado auditivo
Estado neurológico
Estado de alerta
4
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) compreende serviços de saúde de caráter aberto e comunitário e apresenta atendimentos a todas as faixas etárias para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas. Dessa forma, o CAPS que atende cidades e/ou regiões é o:
CAPS I.
CAPS ad.
CAPS II
CAPS ad III
5
A assistência de enfermagem em saúde mental é essencial para promover o bem-estar psicológico dos pacientes, abrangendo desde ações preventivas até a reabilitação psicossocial. No contexto dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), qual das alternativas a seguir está correta sobre a atuação dos profissionais de enfermagem?
A reabilitação psicossocial no CAPS é responsabilidade exclusiva do psiquiatra,
enquanto os enfermeiros atuam apenas no controle medicamentoso.
Os enfermeiros nos CAPS participam da elaboração de Projetos Terapêuticos
Singulares, que envolvem a participação ativa do usuário e de sua família para
promover autonomia e reinserção social.
Nos CAPS, a assistência de enfermagem é limitada a ações administrativas e à
prescrição de medicamentos, sem participação no planejamento terapêutico.
A formação em saúde mental não é uma exigência para os enfermeiros que atuam em
CAPS, pois essas unidades não lidam com situações de crise.
O atendimento nos CAPS é focado exclusivamente no cuidado hospitalar, sendo os
projetos terapêuticos aplicados apenas em internações prolongadas.
6
A política de saúde mental no Brasil atualmente é constituída por uma rede de cuidados que recebe o nome de Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), parte integrante do Sistema Único de Saúde (Brasil, 2024). Em relação à Rede de Atenção Psicossocial, marque verdadeiro (V) o falso (F) nas afirmativas abaixo. ( ) É constituída por um conjunto integrado e articulado de diferentes pontos de atenção para atender pessoas em sofrimento psíquico e com necessidades decorrentes uso prejudicial de álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com estabelecimento de ações intersetoriais para garantira integralidade do cuidado. ( ) Os atendimentos em saúde mental, são realizados na Atenção Primária à Saúde e nos Centros de Atenção Psicossocial, que existem no país, onde o usuário recebe assistência multiprofissional e cuidado terapêutico conforme a situação de cada pessoa. Em algumas modalidades desses serviços também há possibilidade de acolhimento noturno e/ou cuidado contínuo em situações de maior complexidade. ( ) A RAPS é formada apenas pelos seguintes pontos de atenção: Unidade Básica de Saúde/Estratégia de Saúde da Família, Centros de Atenção Psicossocial, Unidades de Acolhimento e Serviços Residências Terapêuticos. ( ) A RAPS tem como diretrizes: o respeito aos direitos humanos, garantindo a autonomia e a liberdade das pessoas e a promoção da equidade, reconhecendo os determinantes sociais da saúde e culturais. Assinale a sequência CORRETA de cima para baixo.
V, V, F, F.
F, V, F, V.
V, F, V, F.
7
A portaria n.º 3.088, de 23 de dezembro de 2011, institui a rede de atenção psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do SUS. Assinale a alternativa que, de acordo com a portaria, apresenta corretamente a qual centro de atenção psicossocial uma mãe deve levar seu filho que faz uso de anfetaminas e vem apresentando sintomas de taquicardia, insônia, dilatação de pupilas, delírios persecutórios e alucinações.
CAPS III.
CAPS II
CAPSi.
CAPS I
CAPSad.
8
Em 2011, em âmbito nacional, surgiu a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que trouxe novas diretrizes para a implementação de serviços que não haviam sido contemplados previamente. Essa iniciativa propôs a integração da abordagem de atenção psicossocial de forma a contribuir para o processo de saúde-doença, melhorando a qualidade de vida dos usuários e seus familiares, além de restaurar os aspectos emocionais e sociais que podem ter sido prejudicados ao longo do processo de adoecimento. Sobre a RAPS, é correto afirmar que
sua lógica é prestar um cuidado centralizado, focado no paciente em situação de crise,
uma vez que se baseia na abordagem centrada nas necessidades das pessoas, ao invés de focar apenas na doença.
visa integrar exclusivamente a atenção primária à saúde e a rede de urgência e
emergência, para prestar cuidado integral e seguro ao usuário na crise de transtorno
psiquiátrico, o que constitui um desafio para gestores e gerentes em saúde.
foi elaborada para englobar a atenção primária à saúde e a atenção psicossocial
especializada, representando acolhimento, inclusive no domicílio e de caráter transitório,
para fins de desospitalização e reabilitação psicossocial.
a implementação da rede representa uma ferramenta eficaz para redirecionar o modelo
de assistência em saúde mental, concretizando, assim, os princípios fundamentais da
Reforma Psiquiátrica Brasileira.
pretende prestar um cuidado ao usuário em surto de forma descentralizada, garantindo
que ele seja atendido prioriariamente no domicílio, onde ele se sente protegido e seguro.
9
Considerando a atuação da enfermagem psiquiátrica e saúde mental, julgue o item que se segue. Comunicação terapêutica é um processo terapêutico fundamentado no relacionamento interpessoal, como ferramenta do cuidado, entre o profissional e o usuário, apenas no contexto individual.
CERTO
ERRADO
10
Considerando a atuação da enfermagem psiquiátrica e saúde mental, julgue o item que se segue. O Centro de Atenção Psicossocial I (CAPS I) presta atendimento a todas as faixas etárias para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, e atende cidades e(ou) regiões com pelo menos 50 mil habitantes.
Certo
Errado
11
Considerando a atuação da enfermagem psiquiátrica e saúde mental, julgue o item que se segue. O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço de saúde comunitário, voltado ao atendimento de pessoa com sofrimento ou transtorno mental e à sua família.
Errado
Certo
12
Considerando a assistência de enfermagem nas estratégias de saúde mental e as políticas públicas que regulamentam o Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa que corresponde a letra “A” da sigla “CAPS”:
Apoio
Atenção.
Auxilio
Atendimento.
Assistência.
13
Considerando a assistência de enfermagem nas estratégias de saúde mental e as políticas públicas que regulamentam o Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa que corresponde a letra “C” da sigla “CAPS”:
Consórcio
Caderno.
Câmara.
Circuito
Centros.
14
Tendo o fragmento de texto acima como referência e considerando a amplitude do tema que ele aborda, julgue o item subsequente: A despersonalização e desrealização acontecem quando o indivíduo perde a sensação de familiaridade com o próprio corpo e o ambiente ao seu redor, deixando de reconhecer sua própria identidade.
Certo
Errado
15
Tendo o fragmento de texto acima como referência e considerando a amplitude do tema que ele aborda, julgue o item subsequente: As alucinações são sensações controláveis, nas quais o paciente tem plena consciência de que elas não são reais.
Certo
Errado
16
Tendo o fragmento de texto acima como referência e considerando a amplitude do tema que ele aborda, julgue o item subsequente: Na fuga de ideias, o indivíduo apresenta um fluxo contínuo e rápido de pensamentos, com dificuldade de concluir suas ideias, emendando um assunto no outro, o que é característico de quadros maníacos.
Errado
Certo
17
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é constituída por um conjunto integrado e articulado de diferentes pontos de atenção para atender pessoas em sofrimento psíquico e com necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e de outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Das alternativas abaixo, assinale a que constitui um ponto de atenção da RAPS.
Unidades de Acolhimento.
Hospital Especializado.
Unidades de Terapia Intensiva.
Serviço de Atendimento Domiciliar.
Unidade Coronariana.
18
Em relação às funções psíquicas, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma função e suas respectivas alterações.
Pensamento: prolixidade e incoerência.
Consciência: ilusão e alucinação.
Afetividade e emotividade: negativismo e abulia.
Sensopercepção: delirium, despersonalização e obnubilação.
Vontade: embotamento e angústia.
19
Quanto à internação em psiquiatria, assinale a alternativa INCORRETA.
A internação compulsória se distingue da involuntária por ser requerida pela
justiça.
Em caso de internação compulsória, um cliente com transtornos mentais fica sob
custódia da Secretaria de Segurança Pública.
uma contravenção penal receber em estabelecimento psiquiátrico e nele
internar, sem as formalidades legais, pessoa apresentada como doente mental.
Há três tipos de internação em psiquiatria: volunt ária, involuntária e compulsória.
Mesmo que a internação seja involuntária ou compulsória, o tratamento
involuntário só poderá ser imposto ao cliente para atender ao interesse maior das
necessidades dele.
20
A saúde mental é uma área importante na atenção primária à saúde. Qual das alternativas a seguir representa uma estratégia de cuidado na atenção primária voltada para a saúde mental?
Prescrição de medicamentos psicotrópicos.
Isolamento dos pacientes.
Encaminhamento imediato para hospitais psiquiátricos.
Acolhimento e escuta ativa.
21
O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) é uma unidade de saúde mental que visa oferecer tratamento e suporte para pessoas com transtornos mentais. Qual das seguintes alternativas melhor descreve a principal função do CAPS?
Prover atendimento emergencial em situações de crise psiquiátrica.
Promover o tratamento comunitário e a reintegração social de pessoas com
transtornos mentais graves e persistentes.
Oferecer acompanhamento psicológico e psiquiátrico contínuo em um ambiente
de internação.
Realizar intervenções cirúrgicas para pacientes com transtornos mentais.
22
A Política Nacional de Saúde Mental tem apoio da OPS – Organização Pan-americana de Saúde e OMS - Organização Mundial de Saúde Mental e o respaldo jurídico da:
Lei Federal nº.10.708 de 31 de julho de 2003
Lei Federal nº.10.216 de 06 de abril de 2001.
Lei Federal nº.11. 343 de 23 de agosto de 2006
Lei Federal nº.9.867 de 10 de novembro de 1999
23
Assinale a alternativa que caracteriza uma alteração da sensopercepção:
Fuga de ideias
alucinação
Delirio
despersonalização
24
Assinale a alternativa que não corresponde a uma alteração das emoções e sentimentos.
Obnubilação.
Labilidade afetiva.
Apatia.
Paratimia.
Anedonia.
25
A partir do que entendemos como relacionamento terapêutico é necessário, ao cuidarmos da pessoa portadora de transtornos mentais, termos:
incongruência
Empatia
distanciamento
abstraçãO