
Quiz Repertório Enem Junho: Semana 1
Oii🫠 É hora de testar seus conhecimentos da 1° semana sobre o cronograma do Repertório Enem! Este quiz, com questões do Enem abrange os temas que você estudou: • Matemática: Razão e Proporção. • Linguagens: Língua e Linguagem (Semântica). • Biologia: Bioquímica. • História: Grécia Antiga, Roma Antiga. • Geografia: Orientação e Localização. Preparamos 3 questões sobre esses conteúdos com questões do Enem com diferentes níveis de dificuldade (fácil, médio e difícil) para você ver onde precisa focar mais e te ajudar na revisão semanal. Boa sorte nos estudos e no quiz!😊
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
01- (Enem 2020 - Matemática: Razão e Proporção [Fácil]) Uma torneira está gotejando água em um balde com capacidade de 18 litros. No instante atual, o balde se encontra com ocupação de 50% de sua capacidade. A cada segundo caem 5 gotas de água da torneira, e uma gota é formada, em média, por 5×10-2 ml de água. Quanto tempo, em hora, será necessário para encher completamente o balde, partindo do instante atual?
B) 1 × 10¹
C) 2 × 10–2
E) 1 × 10 – 3
A) 2 × 10¹
D) 1 × 10-- 2
2
02- (Enem 2021 - Matemática: Razão e Proporção [Média]) Em uma corrida automobilística, os carros podem fazer paradas nos boxes para efetuar trocar de pneus. Nessas trocas, o trabalho é feito por um grupo de três pessoas em cada pneu. Considere que os grupos iniciam o trabalho no mesmo instante, trabalham à mesma velocidade e cada grupo trabalha em um único pneu. Com os quatro grupos completos, são necessários 4 segundos para que a troca seja efetuada. O tempo gasto por um grupo para trocar um pneu é inversamente proporcional ao número de pessoas trabalhando nele. Em uma dessas paradas, um dos trabalhadores passou mal, não pôde participar da troca e nem foi substituído, de forma que um dos quatro grupos de troca ficou reduzido. Nessa parada específica, com um dos grupos reduzido, qual foi o tempo gasto, em segundo, para trocar os quatro pneus?
A) 6,0
D) 4,5
B) 5,7
C) 5,0
E) 4,4
3
03- (Enem 2020 - Matemática: Razão e Proporção [Difícil]) Um motociclista planeja realizar uma viagem cujo destino fica a 500 km de sua casa. Sua moto consome 5 litros de gasolina para cada 100 km rodados, e o tanque da moto tem capacidade para 22 litros. Pelo mapa, observou que no trajeto da viagem o último posto disponível para reabastecimento, chamado Estrela, fica a 80 km do seu destino. Ele pretende partir com o tanque da moto cheio e planeja fazer somente duas paradas para reabastecimento, uma na ida e outra na volta, ambas no posto Estrela. No reabastecimento para a viagem de ida, deve considerar também combustível suficiente para se deslocar por no 200 km seu destino. A quantidade mínima de combustível, em litro, que esse motociclista deve reabastecer no posto Estrela na viagem de ida, que seja suficiente para fazer o segundo reabastecimento, é:
B) 14
A) 13
E) 21
D) 18
C) 17
4
![01- (Enem 2012 - Linguagens (Semântica): Língua e Linguagem [Fácil]) Conhecer aspectos semânticos é fundamental para a interpretação de textos no Enem
O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à:](/_image?href=https%3A%2F%2Fdev-beta.quizur.com%2Fstorage%2Fv1%2Fobject%2Fpublic%2F%2Fimagens%2F%2F20850764%2F2edebbb2-244b-40de-a8ca-ffe1ab7ccdd8.png&w=400&h=400&f=webp)
01- (Enem 2012 - Linguagens (Semântica): Língua e Linguagem [Fácil]) Conhecer aspectos semânticos é fundamental para a interpretação de textos no Enem O efeito de sentido da charge é provocado pela combinação de informações visuais e recursos linguísticos. No contexto da ilustração, a frase proferida recorre à:
E) Antonímia para comparar a rede mundial de computadores com a rede caseira de descanso da família.
C) Homonímia para opor, a partir do advérbio de lugar, o espaço da população pobre e o espaço da população rica.
D) Personificação para opor o mundo real pobre ao mundo virtual rico.
B) Ironia para conferir um novo significado ao termo “outra coisa”.
A) Polissemia, ou seja, aos múltiplos sentidos da expressão “rede social” para transmitir a ideia que pretende veicular.
5
02- (Enem 2016 - Linguagens (Semântica): Língua e Linguagem [médio]) O que é Web Semântica? Web Semântica é um projeto para aplicar conceitos inteligentes na internet atual. Nela, cada informação vem com um significado bem definido e não se encontra mais solta no mar de conteúdo, permitindo uma melhor interação com o usuário. Novos motores de busca, interfaces inovadoras, criação de dicionários de sinônimos e a organização inteligente de conteúdos são alguns exemplos de aprimoramento. Dessa forma, você não vai mais precisar minerar a internet em busca daquilo que você procura, ela vai passar a se comportar como um todo, e não mais como um monte de informação empilhada. A implementação deste paradigma começo recentemente, e ainda vai levar mais alguns anos até que entre completamente em vigor e dê um jeito em toda a enorme bagunça que a internet se tornou. Ao analisar o texto sobre a Web Semântica, deduz-se que esse novo paradigma auxiliará os usuários a:
B) Localizar informações na internet com mais precisão.
A) Armazenar grandes volumes de dados de modo mais disperso.
E) Navegar apenas sobre dados já organizados.
C) Captar os dados na internet com mais velocidade.
D) Publicar dados com significados não definidos.
6
![03- (Enem 2020 - Linguagens (Semântica): Língua e Linguagem [Difícil]) O conceito de saúde formulado na histórica VIII Conferência Nacional de Saúde, no ano de 1986, ficou conhecido como um “conceito ampliado” de saúde, conforme ilustrado na figura. Esse conceito foi fruto de intensa mobilização em diversos países da América Latina nas décadas de 1970 e 1980, como resposta à crise dos sistemas públicos de saúde.
Com base no conceito apresentado no texto, a saúde é consequência direta do (a):](/_image?href=https%3A%2F%2Fdev-beta.quizur.com%2Fstorage%2Fv1%2Fobject%2Fpublic%2F%2Fimagens%2F%2F20850764%2F32bb8136-7536-47b0-a520-a047044d8904.png&w=400&h=400&f=webp)
03- (Enem 2020 - Linguagens (Semântica): Língua e Linguagem [Difícil]) O conceito de saúde formulado na histórica VIII Conferência Nacional de Saúde, no ano de 1986, ficou conhecido como um “conceito ampliado” de saúde, conforme ilustrado na figura. Esse conceito foi fruto de intensa mobilização em diversos países da América Latina nas décadas de 1970 e 1980, como resposta à crise dos sistemas públicos de saúde. Com base no conceito apresentado no texto, a saúde é consequência direta do (a):
B) Disponibilidade de emprego no mercado de trabalho.
E) Forma de organização social.
D) Acesso ao sistema educacional.
C) Condição habitacional presente nas cidades.
A) Adoção de um estilo de vida ativo por parte dos indivíduos.
7
01. (Enem 2018 - Biologia: Bioquímica [Fácil]) De acordo com o Ministério da Saúde, a cegueira noturna ou nictalopia é uma doença caracterizada pela dificuldade de se enxergar em ambientes com baixa luminosidade. Sua ocorrência pode estar relacionada a uma alteração ocular congênita ou a problemas nutricionais. Com esses sintomas, uma senhora dirigiu-se ao serviço de saúde e seu médico sugeriu a ingestão de vegetais ricos em carotenoides, como a cenoura. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br. Acesso em: 1 mar. 2012 (adaptado). Essa indicação médica deve-se ao fato de que os carotenoides são os precursores de:
A) Hormônios, estimulantes da regeneração cecular da retina.
B) Enzimas, utilizadas na geração de ATP pela respiração celular.
E) Vitamina C, substância antioxidante que diminui a degeneração de cones e bastonetes.
D) Tocoferol, uma vitamina com função na propagação dos impulsos nervosos.
C) Vitamina A, necessária para a formação de estruturas fotorreceptoras.
8
![02- (Enem 2020 - Biologia: Bioquímica [Médio]) Um pesquisador colocou a mesma quantidade de solução aquosa da enzima digestiva pepsina em cinco tubos de ensaio. Em seguida, adicionou massas iguais dos alimentos descritos no quadro. Os alimentos foram deixados em contato com a solução digestiva durante o mesmo intervalo de tempo.
A maior quantidade de produtos metabolizados ao final do teste foi obtida no tubo:](/_image?href=https%3A%2F%2Fdev-beta.quizur.com%2Fstorage%2Fv1%2Fobject%2Fpublic%2F%2Fimagens%2F%2F20850764%2F74993455-70e9-4b84-aa60-516fb65b7d5e.png&w=400&h=400&f=webp)
02- (Enem 2020 - Biologia: Bioquímica [Médio]) Um pesquisador colocou a mesma quantidade de solução aquosa da enzima digestiva pepsina em cinco tubos de ensaio. Em seguida, adicionou massas iguais dos alimentos descritos no quadro. Os alimentos foram deixados em contato com a solução digestiva durante o mesmo intervalo de tempo. A maior quantidade de produtos metabolizados ao final do teste foi obtida no tubo:
B) II.
A) I.
C) III.
E) V.
D) IV.
9
03- (Enem 2012 - Biologia: Bioquímica [Difícil]) Alimentos como carnes, quando guardados de maneira inadequada, deterioram-se rapidamente devido à ação de bactérias e fungos. Esses organismos se instalam e se multiplicam rapidamente por encontrarem aí condições favoráveis de temperatura, umidade e nutrição. Para preservar tais alimentos é necessário controlar a presença desses microrganismos. Uma técnica antiga e ainda bastante difundida para preservação desse tipo de alimento é o uso do sal de cozinha ( ). Nessa situação, o uso do sal de cozinha preserva os alimentos por agir sobre os microrganismos:
C) Inibindo sua respiração celular.
A) Desidratando suas células.
B) Inibindo sua síntese proteica.
E) Desnaturando seu material genético.
D) Bloqueando sua divisão celular.
10
01- (Enem 2015 - História Geral: Grécia Antiga [Fácil]) O que implica o sistema da pólis é uma extraordinária preeminência da palavra sobre todos os outros instrumentos do poder. A palavra constitui o debate contraditório, a discussão, a argumentação e a polêmica. Torna-se a regra do jogo intelectual, assim como do jogo político. Na configuração política da democracia grega, em especial a ateniense, a ágora tinha por função:
D) Reunir os exércitos para decidir em assembleias fechadas os rumos a serem tomados em caso de guerra.
C) Constituir o lugar onde o corpo de cidadãos se reunia para deliberar sobre as questões da comunidade.
A) Agregar os cidadãos em torno de reis que governavam em prol da cidade.
B) Permitir aos homens livres o acesso às decisões do Estado expostas por seus magistrados.
E) Congregar a comunidade para eleger representantes com direito a pronunciar-se em assembleias.
11
02- (Enem 2023 - História Geral: Grécia Antiga [Médio]) Uma característica da pólis é o cunho de plena publicidade dada às manifestações mais importantes da vida social. Pode-se mesmo dizer que a pólis existe apenas na medida em que se distinguiu um domínio público, nos dois sentidos diferentes, mas solidários do termo: um setor de interesse comum opondo-se aos assuntos privados; práticas abertas, estabelecidas em pleno dia, opondo-se a processos secretos. A cultura grega constitui-se dando a um círculo sempre mais amplo — finalmente ao demos todo — o acesso ao mundo espiritual, reservado no início a uma aristocracia de caráter guerreiro e sacerdotal. O advento da pólis, com as mudanças descritas no texto, é produto de um conjunto de transformações no mundo grego antigo que resultou na:
A) Extensão participativa dos cidadãos.
D) Supervisão dos assuntos monárquicos.
B) Elevação financeira das famílias.
C) Dominação de uma nobreza urbana.
E) Instauração de uma comunidade igualitária.
12
03- (Enem 2020 - História Geral: Grécia Antiga [Fácil]) Na Grécia, o conceito de povo abrange tão somente aqueles indivíduos considerados cidadãos. Assim é possível perceber que o conceito de povo era muito restritivo. Mesmo tendo isso em conta, a forma democrática vivenciada e experimentada pelos gregos atenienses nos séculos IV e V a.C. pode ser caracterizada, fundamentalmente, como direta. Naquele contexto, a emergência do sistema de governo mencionado no excerto promoveu o (a):
A) Competição para a escolha de representantes
E) Participação no exercício do poder.
C) Estabelecimento de mandatos temporários.
D) Declínio da sociedade civil organizada.
B) Campanha pela revitalização das oligarquias.
13
01- (Enem 2020 - Geografia: Orientação e Localização [Fácil]) "Devo estar chegando perto do centro da Terra. Deixe ver: deve ter sido mais de seis mil quilômetros, por ai..." (como se vê, Alice tinha aprendido uma porção de coisas desse tipo na escola, e embora essa não fosse uma oportunidade lá muito boa de demonstrar conhecimentos, já que não havia ninguém por perto para escutá-la, em todo caso era bom praticar um pouco)"... sim, deve ser mais ou menos essa a distância... mas então qual seria a latitude ou longitude em que estou?" (Alice não tinha a menor ideia do que fosse latitude ou longitude, mas achou que eram palavras muito imponentes). O texto descreve uma confusão da personagem em relação:
D) Aos referenciais de posição relativa.
A) Ao tipo de projeção cartográfica.
B) Aos contornos dos fusos horários.
C) Á localização do norte magnético.
E) Às distorções das formas continentais.
14
02- (Enem 2019 - Geografia: Orientação e Localização [Médio]) Os moradores de Utqiagvik passaram dois meses quase totalmente na escuridão. Os habitantes desta pequena cidade no Alasca — o estado dos Estados Unidos mais ao norte — já estão acostumados a longas noites sem ver a luz do dia. Em 18 de novembro de 2018, seus pouco mais de 4 mil habitantes viram o último pôr do sol do ano. A oportunidade seguinte para ver a luz do dia ocorreu no dia 23 de janeiro de 2019, às 13 h 04 min (horário local). O fenômeno descrito está relacionado ao fato de a cidade citada ter uma posição geográfica condicionada pela:
C) Longitude.
B) Maritimidade.
A) Continentalidade.
E) Altitude.
D) Latitude.
15
03- (Enem 2015 - Geografia: Orientação e Localização [Difícil]) O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia ensina indígenas, quilombolas e outros grupos tradicionais a empregar o GPS e técnicas modernas de georreferenciamento para produzir mapas artesanais, mas bastante precisos, de suas próprias terras. A existência de um projeto como o apresentado no texto indica a importância da cartografia como elemento promotor da:
E) Implantação de modernos projetos agroindustriais
C) Superação da condição de pobreza
A) Expansão da fronteira agrícola.
D) Valorização de identidades coletivas.
B) Remoção de populações nativas.
16
01- (Enem 2020 - História Geral: Roma Antiga [Média]) Com efeito, até a destruição de Cartago, o povo e o Senado romano governavam a República em harmonia e sem paixão, e não havia entre os cidadãos luta por glória ou dominação; o medo do inimigo mantinha a cidade no cumprimento do dever. Mas, assim que o medo desapareceu dos espíritos, introduziram-se os males pelos quais a prosperidade tem predileção, isto é, a libertinagem e o orgulho. O acontecimento histórico mencionado no texto de Salústio, datado de I a.C., manteve correspondência com o processo de:
A) Demarcação de terras públicas.
E) Expansão das fronteiras.
D) Restauração de instituições ancestrais.
C) Restrição da cidadania por parentesco.
B) Imposição da escravidão por dívidas.
17
02- (Enem 2019 - História Geral: Roma Antiga [Média]) O cristianismo incorporou antigas práticas relativas ao fogo para criar uma festa sincrética. A igreja retomou a distância de seis meses entre os nascimentos de Jesus Cristo e João Batista e instituiu a data de comemoração a este último de tal maneira que as festas do solstício de verão europeu com suas tradicionais fogueiras se tornaram “fogueiras de São João”. A festa do fogo e da luz no entanto não foi imediatamente associada a São João Batista. Na Baixa Idade Média, algumas práticas tradicionais da festa (como banhos, danças e cantos) foram perseguidas por monges e bispos. A partir do Concílio de Trento (1545-1563), a Igreja resolveu adotar celebrações em torno do fogo e associá-las à doutrina cristã. Com o objetivo de se fortalecer, a instituição mencionada no texto adotou as práticas descritas, que consistem em:
E) Ressignificação de rituais fundamentalistas.
C) Apropriação de cerimônias seculares.
B) Fomento de orientações bíblicas.
D) Retomada de ensinamentos apostólicos.
A) Promoção de atos ecumênicos.
18
03- (Enem 2017 - História Geral: Roma Antiga [Média] Romanos usavam redes sociais há dois mil anos, diz livro Ao tuitar ou comentar embaixo do post de um de seus vários amigos no Facebook, você provavelmente se sente privilegiado por viver em um tempo na história em que é possível alcançar de forma imediata uma vasta rede de contatos por meio de um simples clique no botão “enviar”. Você talvez também reflita sobre como as gerações passadas puderam viver sem mídias sociais, desprovidas da capacidade de verem e serem vistas, de receber, gerar e interagir com uma imensa carga de informações. Mas o que você talvez não saiba é que os seres humanos usam ferramentas de interação social há mais de dois mil anos. É o que afirma Tom Standage, autor do livro Writing on the Wall — Social Media, The first 2 000 Years (Escrevendo no mural — mídias sociais, os primeiros 2 mil anos, em tradução livre). Segundo Standage, Marco Túlio Cícero, filósofo e político romano, teria sido, junto com outros membros da elite romana, precursor do uso de redes sociais. O autor relata como Cícero usava um escravo, que posteriormente tornou-se seu escriba, para redigir mensagens em rolos de papiro que eram enviados a uma espécie de rede de contatos. Estas pessoas, por sua vez, copiavam seu texto, acrescentavam seus próprios comentários e repassavam adiante. “Hoje temos computadores e banda larga, mas os romanos tinham escravos e escribas que transmitiam suas mensagens”, disse Standage à BBC Brasil. “Membros da elite romana escreviam entre si constantemente, comentando sobre as últimas movimentações políticas e expressando opiniões.” Além do papiro, outra plataforma comumente utilizada pelos romanos era uma tábua de cera do tamanho e da forma de um tablet moderno, em que escreviam recados, perguntas ou transmitiam os principais pontos da acta diurna, um “jornal” exposto diariamente no Fórum de Roma. Essa tábua, o “iPad da Roma Antiga”, era levada por um mensageiro até o destinatário, que respondia embaixo da mensagem. Na reportagem, há uma comparação entre tecnologias de comunicação antigas e atuais. Quanto ao gênero mensagem, identifica-se como característica que perdura ao longo dos tempos o (a):
A) Imediatismo das respostas.
B) Compartilhamento de informações.
E) Perfil social dos envolvidos na troca comunicativa.
D) Recorrência de seu uso entre membros da elite.
C) Interferência direta de outros no texto original.