Habilidades Socioemocionais no Ambiente Corporativo

Habilidades Socioemocionais no Ambiente Corporativo

No ambiente corporativo, é necessário reconhecer suas competências e aspectos que precisam ser melhorados. CIEE/MG

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Nikolas Alves

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Uma empresa enfrenta problemas com alta rotatividade de funcionários e falta de interações interpessoais. Quais são as características ausentes nos funcionários?

Empatia, responsabilidade e otimismo
Trabalho em equipe, empatia e comunicação eficaz
Realismo, liderança e proatividade
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Como o setor de RH pode ajudar a resolver o problema de alta rotatividade?

Promovendo ações de integração, treinamentos e escutando os colaboradores para entender suas necessidades
Realizando testes de admissão mais rígidos para selecionar funcionários capacitados
Criando eventos com frente, como afters e festas temáticas na empresa
Criando programas de feedback sem anonimato
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Por que, mesmo com capacitação técnica, os colaboradores não conseguem trabalhar bem juntos?

Pois o trabalho em equipe exige, além de técnica, empatia, comunicação e cooperação.
Por incompetência
Pois os colaboradores são empáticos e criativos, desviando o foco dos assuntos corporativos com assuntos pessoais
Pois alguns profissionais são mais capacitados que outros, dificultando a identificação entre colaboradores
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O que são soft skills e por que são importantes nesse caso?

São habilidades comportamentais de não-líderes, que precisam de instruções para realizar demandas
São habilidades de gente fresca que não sabe trabalhar duro
São habilidades comportamentais (como empatia, comunicação e trabalho em equipe) que favorecem a convivência e a cooperação.
São habilidades sociais voltadas unicamente à empatia e sensibilidade com o colega de trabalho
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Qual o papel da comunicação interna nesse contexto?

A comunicação permite que um empregado denuncie ao empregador um colega que não faz um trabalho satisfatório
Criar boatos e fofocas para amenizar/descontrair no o ambiente de trabalho
A comunicação entre funcionários cria vínculo e intimidade, aproximando os empregados, mas não ao empregador
A comunicação clara e eficiente evita conflitos, mal-entendidos e melhora o engajamento.
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Como evitar que o problema de rotatividade de funcionários se repita no futuro?

Evitando a comunicação banal entre funcionários sobre a vida pessoal, que atrapalha no desempenho do trabalho
Criando uma cultura organizacional sólida, focada em colaboração, valorização das pessoas e desenvolvimento contínuo
Contratando funcionários mais competentes
Criando um programa de "funcionário do mês" para motivar os empregados
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Quais ações práticas podem promover o espírito de equipe?

Dinâmicas de grupo, encontros de integração, metas coletivas e recompensas em equipe
Dinâmicas na empresa, criando descontração e momentos de lazer esporádicos
Fofocas, pois é integrativo falar da vida alheia
Sair com o chefe para beber após o expediente, assim, criando um vínculo afetivo e possibilitando uma promoção
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Como a liderança pode influenciar a motivação dos colaboradores?

Uma liderança tranquila e empática, que reconhece as dificuldades alheias e permitem que os funciona desqualificados realizem menos tarefas
Uma liderança tensa e rígida promove a responsabilidade e a entrega de demandas sempre dentro do prazo
Uma liderança participativa, que reconhece e valoriza os esforços da equipe, melhora a motivação e o desempenho
Uma liderança distante e ríspida, que eleva a importância do líder na equipe, inspirando os liderados
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