
ÉTICA E BIOÉTICA
m odontologia, a ética e a bioética são fundamentais para guiar a conduta dos profissionais e garantir que os cuidados com os pacientes sejam conduzidos de forma responsável e moralmente aceitável. A ética odontológica se concentra nos princípios morais que regem a atuação do dentista, enquanto a bioética aborda questões mais amplas relacionadas à vida, saúde e dilemas éticos no campo da odontologia.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
A resolução 466 do Conselho Nacional de Saúde, de 12 de dezembro de 2012, define diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, incluindo as pesquisas clínicas. Em relação a essas normas, podemos afirmar que: I. As pesquisas de novos medicamentos em gestantes somente são permitidas após a aprovação do estudo por um Comitê de Ética em Pesquisa credenciado pelo Ministério da Saúde. II. O patrocinador do estudo deve assegurar a todos os participantes da pesquisa acesso gratuito e por tempo indeterminado aos melhores métodos profiláticos, diagnósticos e terapêuticos que se mostrarem eficazes durante o ensaio. III. Os materiais biológicos coletados dos participantes nos ensaios clínicos poderão ser armazenados para posteriores pesquisas que porventura não estejam englobadas no protocolo clínico inicial da pesquisa.
Apenas I está correta.
II e III estão corretas.
Apenas III está correta
I e II estão corretas.
Apenas II está correta
2
Os conselhos profissionais dão condições aos recém-formados de encontrarem um campo de trabalho e, ao mesmo tempo, asseguram a qualidade do serviço prestado à população, através da fiscalização dos profissionais. Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. Os conselhos profissionais foram criados para normatizar e fiscalizar as profissões, ou seja, acabam assumindo uma espécie de função legislativa e judiciária dentro de sua jurisdição. Os conselhos profissionais regulam, normatizam e fiscalizam a profissão, tendo como foco a proteção dos interesses da sociedade PORQUE II. A importância dos conselhos profissionais se dá tanto por assegurar o exercício profissional de forma qualificada e habilitada quanto assegurar e defender os interesses das comunidades e das pessoas que procurarão atendimentos especializados.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira
3
O Código de Nuremberg (1947) é um importante documento, pois estabelece princípios éticos que devem ser seguidos sempre que uma pesquisa envolvendo s eres humanos for conduzida. Baseado nesse documento, analise as afirmações a seguir. I. Os experimentos devem ser conduzidos de maneira a evitar todo o sofrimento e danos desnecessários, quer físicos ou materiais. II. O pesquisador deve estar preparado para suspender os procedimentos experimentais em qualquer estágio, se ele tiver quaisquer motivos para acreditar que a continuação do experimento provavelmente causará danos, invalidez ou morte para os participantes. III. É permitido submeter um sujeito de pesquisa a um experimento em que possa haver riscos de morte ou invalidez, desde que existem razões suficientes para contribuir com a ciência e a comunidade de forma expressiva. Assinale a opção que contém a alternativa correta.
Apenas a opção II está correta.
Opção I e II estão corretas.
Todas as opções estão corretas.
Apenas a opção III está correta.
Apenas a opção I está correta.
4
As pessoas que são submetidas ao experimento devem ser legalmente capazes de dar consentimento. Essas pessoas devem exercer o livre direito de escolha sem qualquer intervenção de elementos de força, fraude, mentira, coação, ou outra forma de restrição posterior, também devem ter conhecimento suficiente do assunto em estudo para tomar uma decisão. O primeiro Código que explica a pesquisa com seres humanos foi o:
Código de Ética
Código de Brauner
Código de Tuskegge
Código de Nuremberg
de
5
Em pesquisas com seres humanos, não se pode considerar como inexistente um risco desconhecido, ou seja, do qual não temos ainda as possíveis dimensões de sua ocorrência. Por isso, fazem-se necessários procedimentos de análise prévia e prevenção de riscos para que não haja prejuízos à vida humana. Essa avaliação de riscos relaciona-se com o princípio da:
Justiça
acessibilidade
injustiça
Equidade
Totalidade
6
A resolução CNS Nº 196, de 10 de outubro de 1996, define como pesquisa envolvendo seres humanos, uma pesquisa que, individual ou coletivamente, envolva o ser humano, de forma direta ou indireta, em sua totalidade ou em parte, incluindo manejo de informação e materiais. A pesquisa envolvendo seres humanos deverá ter como base 4 principios básicos da biopetica definidos a seguir: 1- Capacidade de decisão, liberdade e direito de se autogovernar 2- Respeito à equidade dos indivíduos 3- Fazer o bem, cuidar e favorecer a qualidade de vida. 4- Não causar mal e/ou danos ao paciente de forma intencional Assinale a opção que apresenta a sequencia correta de definição desses princípios:
Autonomia, justiça, beneficência e não maleficência
Beneficência, autonomia, justiça e maleficência
Justiça, não maleficência, beneficência e autonomia
Justiça, não maleficência, autonomia e beneficência
Autonomia, justiça, beneficência e maleficência
7
A resolução 196/96 CNS/MS incorpora, sob a ética do individuo e das coletividades, os quatro referenciais básicos da bioética? Autonomia, não maleficência, beneficência e justiça entre outros, e visa assegurar os direitos e deveres que dizem respeito à comunidade cientifica, aos sujeitos da pesquisa e ao estado. De acordo com essa resolução, podemos afirmar que:
A organização e criação de um comitê de ética e pesquisa (CEP) é responsabilidade do pesquisador, que deve prover todas as condições para o funcionamento adequado dessa estrutura.
Toda pesquisa envolvendo seres humanos poderá, a critério do pesquisador, ser enviada para análise do comitê de ética e pesquisa (CEP)
O comitê de ética em pesquisa (CEP) deve avaliar o protocolo de pesquisa, que é composto exclusivamente por um projeto, o termo de consentimento livre esclarecido e a forma de ressarcimento dos sujeitos da pesquisa
Na possibilidade de se construir um comitê de ética em pesquisa (CEP), a instituição ou o pesquisador responsável deverá submeter o projeto à apreciação do CEP de outra instituição, preferencialmente dentre os indicados pela comissão nacional de ética em pesquisa (CONEP)
Os membros de um comitê de ética em pesquisa (CEP) podem ser remunerados, mas esta remuneração não pode ser de tal forma que possa causar conflito de interesses.
8
O progresso das ciências tem provocado inquietação na espécie humana, no que tange às ciências ditas experimentais. Nesta área, as pesquisas iniciam-se pela construção de hipóteses, as quais são, a seguir, testadas IN VITRO (laboratório) EIN VIVO (animais e seres humanos). A preocupação da sociedade decorre, portanto, do temor da ocorrência de abusos. De acordo com a Resolução 196/96 CNS/MS, no que diz respeito às pesquisas, elas se fundamentam:
Nos principais documentos internacionais que emanaram declaração e diretrizes sobre pesquisas que envolvem seres humanos e incorporam, sob a ótica do individuo e das coletividades, os quatro referenciais básicos da bioética: autonomia, não maleficência, beneficência e justiça, entre outros, e visa assegurar os direitos e deveres que dizem respeito à comunidade cientifica, aos sujeitos da pesquisa e ao estado.
Nos princípios da autonomia ( respeito à dignidade da pessoa humana), beneficência (máximo de benefícios e mínimo de riscos e danos), quanto aos outros princípios, não cabem ao sujeito envolvido em pesquisa.
No consentimento esclarecido, que deve contemplar não só a elucidação clara e em linguagem acessível sobre os procedimentos a serem realizados para obtenção dos dados da pesquisa, como também os riscos possíveis, benefícios esperados, formas de acompanhamento e assistência ao participantes.
No principio Kantiano do individuo como pessoa moral e autônima, estabelecendo uma ponte com a sociedade, a qual deve garantir condições para que o individuo aja como ser moral.
Nos valores da soberania, da cidadania, da dignidade da pessoa humana, O objetivo das pesquisas envolvendo seres humanos é construir uma sociedade que possa apenas favorecer aqueles que fazem parte dessa pesquisa, a fim de não garantir o desenvolvimento nacional, de radicalizar a pobreza e marginalização, para, assim, poder ter mais pesquisa.
9
Na atualidade, são discutidos os diferentes tipos de procedimentos que poderiam ser prestados por profissionais de saúde aos pacientes que estão em fase terminal da doença. É importante que o profissional de saúde tenha conhecimento sobre o significado de cada um dos procedimentos. Em relação aos procedimentos, assinale a alternativa correta:
Ortotanásia: utiliza todas as possibilidades para prolongar a vida de um ser humano, ainda que a cura não seja uma possibilidade e o sofrimento se torne demasiadamente penoso.
Suicídio assistido: é o sinônimo de distanásia, com o paciente terminal decidindo quando e onde morrer.
Eutanásia: provoca, através de medicamentos ou do desligamento de aparelhos que sustentam a vida, a morte precoce de doentes para os quais não existem possibilidades de cura.
Distanásia: reconhece o momento natural da morte de um indivíduo, não utilizando qualquer tipo de meio para manter ou prolongar a sua vida
10
Uma médica brasileira decidiu por conta própria aplicar injeções em pacientes internados na UTI do hospital em que atua, contendo um coquetel de medicamentos que acarretam parada cardiorrespiratória. Nenhum paciente da U TI estava em coma ou inconsciente. Diante do exposto, é correto afirmar que
ela praticou eutanásia que se caracteriza por: duplo efeito e voluntária.
ela praticou eutanásia que se caracteriza por: duplo efeito e involuntária.
ela praticou eutanásia que se caracteriza por: ativa e involuntária.
ela praticou eutanásia que se caracteriza por: ativa e voluntária.
ela praticou eutanásia que se caracteriza por: passiva e voluntária
11
Cuidados paliativos consistem em uma especialidade nova, recentemente reconhecida pelo Ministério da Saúde como área de atuação médica. Considerando os princípios determinados pela OMS, é correto afirmar que:
esses cuidados devem melhorar a qualidade de vida, podendo influenciar de maneira positiva o curso da doença.
esses cuidados não podem ser realizados por profissionais de maneira individual.
esses cuidados devem prover apenas alívio da dor.
esses cuidados devem ser iniciados apenas a pós ser determinado o término do tratamento com intenção curativa.
a família/cuidador não é considerada /o importante no processo de atendimento.
12
(Enem - 2014) Panayiotis Zavos “quebrou” o último tabu da clonagem humana - transferiu embriões para o útero de mulheres, que os gerariam. Esse procedimento é crime em inúmeros países. Aparentemente, o médico possuía um laboratório secreto, no qual fazia seis experimentos. “Não tenho nenhuma dúvida de que uma criança clonada irá aparecer em breve. Posso não ser eu o médico que irá cria-la, mas vai acontecer”, declarou Zavos. “Se nos esforçamos, podemos ter um bebê clonado daqui a um ano, ou dois, mas não sei se é o caso. Não sofremos pressão para entregar um bebê clonado ao mundo. Sofremos pressão para entregar um bebê clonado saudável ao mundo.” A clonagem humana é um importante assunto de reflexão no campo da bioética que, entre outras questões, dedica-se a:
Legalizar, pelo uso das técnicas de clonagem, os processos de reprodução humana e animal.
Relativizar, no caso da clonagem humana, o uso de valores de certo e errado, de bem e mal
Refletir sobre as relações entre o conhecimento da vida e os valores do homem.
Fundamentar técnica e economicamente as pesquisas sobre células-tronco para uso em seres humanos
Legitimar o predomínio da espécie humana sobre as demais espécies animais no planeta.
13
As células-tronco atualmente são conhecidas pelo seu potencial de tratar doenças e pela esperança de que possam tratar outras. Cerca de 100 diferentes doenças relacionadas com o sangue, por exemplo, são tratadas pelo uso dessas células. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica a característica presente nas células-tronco que ajuda no tratamento de tantas enfermidades:
As células-tronco apresenta capacidade de aumentar de tamanho, ocupando o local das células doentes.
As células-tronco apresentam capacidade de destruir células doentes pelo precesso de fagocitose
As células-tronco apresentam capacidade de causar a desdiferenciação dos tipos celulares doente.
As células-tronco apresentam capacidade de modificar o genótipo de células doentes .
As células-tronco apresentam capacidade de multiplicação e diferenciação e substituem células doentes por células saudáveis
14
O processo de doação e transplante de órgãos é composto por uma série de etapas sequenciais que visando garantir a segurança e a transparência, sendo assim considerado um processo bastante complexo e que envolve muitos profissionais. Sendo a doação e o transplante de órgãos. Analise as afirmativas abaixo: I- quando se trata de doação de órgãos, a atitude mais importante é comunicar à família o desejo de ser doador, pis, assim, facilita a decisão familiar em um momento bastante delicado de manifestar o desejo de doar os órgãos e tecidos de um parente. A decisão deve ser comunicada aos profissionais de saúde. II- o transplante de órgãos é um processo bastante complexo. Para que ocorra o transplante, o paciente deve entrar e, uma lista de espera, mas só se deve uma doença progressiva, incapacitante e irreversível e não há mais alternativas ou tratamento para a recuperação do órgão. III- quando falamos de órgão e transplante de órgãos, a grande maioria das religiões defende essa prática como um ato de doação e amor ao próximo, porém, em algumas, só é aceito o transplante de órgãos e tecidos considerados limpos, em que não haja troca de sangue.
II e III estão corretas
I e II estão corretas
III esta correta
I, II, III estão corretas
I apenas esta correta
15
O aborto é uma interrupção de uma gestação antes mesmo de o feto atingir sua viabilidade, ou seja, antes mesmo do período de 22 semanas completas de gestação, e com o feto pensando menos de 500g. o aborto é considerado um processo muito doloroso e pode causar diversos traumas na vida da mulher. O aborto no Brasil é considerado crime, porém em algumas situações o procedimento é permitido. Com relação ao aborto, assinale a alternativa correta:
No brasil, só pode ser realizado o aborto induzido, que está previsto pela constituição federal de 1988. Nesse caso, a mãe pode realizar ou permitir que alguém realize o aborto.
No caso do aborto e da bioética, o princípio da autonomia é o único que é aceito nesse caso, pois a mulher tem total direito de abortar no tempo que achar melhor, sem que haja consequências jurídicas e penalidades quanto ao aborto executado.
O aborto é permitido quando há riscos de vida para a gestante e quando a gravidez é resultado de estupro. O aborto também é permitido quando há comprovação de o feto ser anencefálico, ou seja, o feto não apresenta total ou parcialmente a calota craniana e o cérebro.
O Brasil faz parte do grupo de países que possuem legislações restritivas quando a interrupção da gravidez. Dessa forma, no nosso país, realizar um aborto induzido é considerado legal e consta entre os artigos 124 e128 do código penal, desde o ano de 1984.
No atual momento, sob os pontos de vista ético, cultural, médico e jurídico, não tem como determinar quando o feto adquire personalidade ampla ou restrita. O feto não é considerado uma pessoa e abortá-lo não é considerado imoral e é aceito segundo os princípios da bioética.
16
A bioética tem como objetivo facilitar o enfrentamento de questões éticas e bioéticas que surgirão na vida profissional. Sem seus princípios básicos, dificilmente alguém consegue enfrentar um dilema, um conflito e se posicionar diante dele de maneira ética. Assim, não é princípio da bioética a:
Justiça
Autonomia
Não maleficência
Jurisprudência
Beneficência
17
O objetivo primordial da bioética é discutir as questões relativas à vida e a saúde, principalmente as que surgiram a partir das inovações tecnológicas posteriores aos debates éticos tradicionais, sob um enfoque humanista. Isso implica em:
Valorização da vida humana diante dos avanços da ciência
Colocar em primeiro lugar a ciência e as inovações tecnológicas, sem se importar comas sequenciais para a vida humana
Empreender para que o avanço da, medicina possa se dar mediante a desvalorização da vida humana
Determinação de regras para que as pesquisas com seres humanos possam ser cruéis e degradantes.
Priorização das inovações tecnológicas em desvalorização da vida humana.
18
Os conselhos de classes de uma profissão são uma organização formada pelos trabalhadores da mesma profissão. Além de representarem a classe profissional, eles têm a função de regulamentar a atividade dos profissionais, determinar os limites de atuação da profissão, fiscalizar os exercícios profissionais, a fim de garantir que os serviços restados sejam feitos de forma correta, orientar os profissionais e efetuar novos registros profissionais. De forma hierárquica, assinale quais são os dois conselhos responsáveis pelos conselhos profissionais:
Conselhos Nacionais e Regionais
Conselhos de Saúde e Politicas Públicas
Conselhos Estaduais e Municipais
Conselhos Setoriais e Federais
Conselhos Federais e Reginais
19
O registro profissional é um cadastro dos trabalhadores de determinada área, juntamente ao conselho responsável pela sua categoria. Esse cadastro permite ao profissional atuar no mercado de trabalho de forma regulamentada pelas suas leis e possibilita, através dos conselhos, uma fiscalização das atuações desse profissional e das demandas necessárias para a categoria. Quanto às atribuições dos conselhos dos profissionais de saúde, analise as afirmativas a seguir: I- Registra, fiscalizar e disciplinar as profissões regulamentadas II- Representam os interesses gerias e individuais dos profissionais, a fim de garantir a qualidade dos serviços prestados III- Priorizar as ações que estimula a qualificação dos profissionais de saúde Está correto o que se diz em:
II e III apenas
I apenas
II apenas
I e II apenas
I, II e III
20
Em 1974, o Governo Norte-americano constitution a National Commission for the Protection of Human Subjects of Biomedical and Behavioral Research (GURGEL, 2014, p. 60). O objetivo principal dessa comissão era nortear os princípios éticos básicos da experimentação em seres humanos. Assinale a alternativa que está ligada ao Princípio da Beneficência e escolha uma:
Princípio que exige equidade na distribuição de bens e benefícios no que se refere ao exercício da medicina ou área da saúde.
Princípio onde o dever de não causar danos a outros é superior ao de beneficiá-los.
É um princípio onde todos devem ser tratados da mesma forma, sem levar em conta nenhuma das particularidades que as distinguem.
Este é um princípio que exige que se aceite que os indivíduos se autogovernem, ou sejam autônomos, quer na sua escolha, quer nos seus atos.
Princípio que requer que sejam atendidos os interesses importantes e legítimos dos seres humanos e que, na medida do possível, sejam evitados danos.
21
A Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde caracteriza-se como uma importante ferramenta para que o cidadão conheça seus direitos e deveres no momento de procurar atendimento de saúde tanto público quanto privado. Este documento apresenta uma série de direitos que devem ser garantidos. Sobre os direitos dos pacientes, assinale a afirmativa correta.
O paciente deve consentir de forma livre, voluntária e esclarecida quaisquer procedimentos diagnósticos, preventivos ou terapêuticos, salvo nos casos que acarretem risco à saúde pública.
O paciente tem direito à informação a respeito de diferentes possibilidades terapêuticas, podendo escolher a alternativa de tratamento ou mesmo recusar o tratamento proposto.
O paciente pode recusar a assistência psicológica e social, não sendo obrigatório ao hospital oferecer este benefício.
O paciente pode receber a visita de outros profissionais de saúde quando estiver internado, que não pertençam àquela unidade hospitalar, para procedimentos médicos.
O paciente, ou pessoa por ele autorizada, tem o direito de acessar o conteúdo do seu prontuário e retirá-lo do hospital.
22
O relatório de Belmont (1978) menciona a autonomia do indivíduo, isso significa que:
O indivíduo deve procurar estabelecer a equidade, o equilíbrio entre os ris cos da pesquisa e seus benefícios.
O indivíduo não deve fazer mal algum, ou seja, não deve causar dano. Além disso, envolve a ideia de que os benefícios devem ser maximizados, e eventuais riscos minimizados.
C) As pessoas devem ter o direito de se desenvolverem de acordo com suas convicções pessoais, desde que sejam iguais às expressadas pela maioria no seu local de atuação.
O indivíduo não possui liberdade, isto é, deve seguir convicções morais da sociedade em que vive.
O indivíduo deve ter compreensão, razão e deliberação para decidir entre as alternativas que lhe são apresentadas, buscando aquilo que se considera melhor para si mesmo.
23
Sobre a ética assinale a alternativa CORRETA:
Um dos objtivos da ética é o estudo dos valores morais , buscando justificá-los.
A ética são valores morais aprendidos coma cultura. educação e costumes.
Ética e direitos são a mesmas coisa.
Todas as alternativas.
A ética são os costumes sociais aceitos.
24
De acordo com o modelo principialista de análise bioética, que é mais utilizado e difundido entre os profissionais de saúde. propõe quatro princípios bioéticos fundamentais, a saber:
A privacidade, liberdade, identidade e justiça.
Beneficência, maleficência, integralidade e justiça.
Consentimento livre e esclarecido, benemerência, privacidade e justiça.
Autonomia, Justiça, Beneficência e não maleficência.
Individualidade, autonomia, equidade e privacidade.
25
Leia o trecho a seguir, referente ao Juramento de Hipócrates: “[...]. Aplica rei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento [...]. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda, e [...] não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva. [...] . Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto [...]”. CREMESP – CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO ESTADO DE SÃOPAULO. Juramento de Hipócrates Considerando o excerto apresentado, sobre o Juramento de Hipócrates, analise as afirmativas a seguir: I. O Juramento de Hipócrates é um exemplo clássico da conduta com que um profissional da saúde deve agir, no qual juram sempre fazer o bem ao seu paciente conforme sua capacidade de julgamento. II. Os profissionais da área da saúde precisam se atentar às questões bioéticas relacionadas à sua conduta profissional, sendo está uma situação crescente nas mídias do país. III. Nesse caso, a bioética equivale ao comportamento legal baseado na legislação, no qual deve ser seguido e priorizado a decisão do profissional da área da saúde e não a do paciente. IV. Conforme o Juramento de Hipócrates, todos os seres vivos devem ser tratados com respeito, e o não cumprimento das regras pode gerar punições ao profissional da saúde. Está correto o que se afirmar em:
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I, II e III apenas.
III e IV apenas.
26
O participante da pesquisa tem o direito de ser protegido, esta é uma razão da criação das Normas e Diretrizes Brasileiras que compõem as pesquisas envolvendo seres humanos – incluem-se aqui as Resoluções nº 46 6/12 e 510/16 d o Conselho Nacional de Saúde (CNS). Sobre a redação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, assinale a alternativa correta:
Em caso de ações judiciais , mesmo que o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido esteja devidamente assina do, é causa ganha para o paciente
Os efeitos não desejados dos procedimentos devem ser desconsiderados e não mencionados no documento, pois são raros de ocorrer.
O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido é um instrumento não obrigatório que deve conter todos os efeitos possíveis de ocorrer com o paciente.
Respeitar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido respalda os profissionais caso ações judiciais sejam movidas contra ele.
O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido deve apresentar com clareza apenas os efeitos deseja dos e decorrentes do tratamento.
27
A Resolução n° 2.121/2015, do Conselho Federal de Medicina, proíbe (I, 5) o diagnóstico pré-implantatório de embriões, desde que o objetivo da investigação somente seja relativo à escolha do sexo (sexagem). Ao considerar as normas éticas em relação à escolha do sexo e características fenotípicas das crianças que venham a nascer por meio dessas técnicas de reprodução assistida, assinale a alternativa correta:
As técnicas de reprodução humana, em hipótese alguma, deverão ser utilizadas para selecionar características biológicas do futuro filho.
Os pacientes, quando optarem pela realização dessas técnicas, devem ter suas vontades respeitadas, umas vez que essas técnicas são caras.
As técnicas de reprodução humana poderão ser utilizadas para escolher bebês de olhos azuis.
Essas técnicas só poderão ser utilizadas com o objetivo de selecionar o sexo ( ou qualquer outra característica) do futuro filho quando houver risco de doença relacionada ao sexo do bebê.
Essas técnicas não poderão ser aplicadas com o objetivo de escolher o sexo do bebê.
28
O conceito do início da vida humana e o aborto são dilemas éticos na área da saúde, entretanto perante a legislação tal ato é considerado um homicídio e portanto, um crime em alguns casos. Neste contexto, o artigo 128 do Código Penal, estipula as situações permitidas e o profissional com permissão e aptidão para realizá-lo. Em relação ao Código Penal brasileiro, analise as afirmativas a seguir: I. Não se pune o aborto praticado por médico quando não há outro meio de salvar avida da gestante. II. Não se pude o aborto praticado por médico se a gravidez resulta de violênciasexual. III. Nos caso s permitidos por lei o aborto deve ser precedido de consentimento da gestante, ou de seu representante legal, quando incapaz. Agora, assinale a alternativa com a resposta correta:
Apenas a afirmativa I está correta.
Apenas a afirmativa II está correta.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
29
Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da segunda grande guerra e do subsequente julgamento de Nuremberg, foi elaborado em 1947, o Código de Nuremberg. Objetivando eliminar futuros episódios semelhantes aos praticados pelos nazistas, o código de Nuremberg surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Em síntese, ele determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais. Determinava também que:
Toda pesquisa deveria apresentar a impossibilidade de resultado não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos sempre posteriores em animais.
Toda pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos, não invasivos e exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
Nenhuma pesquisa deveria apresentar a possiblidade de resultado não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e não exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
Toda pesquisa deveria apresentar somente a possibilidade de resultados alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e refutava a realização de experimentos anteriores em animais.
A realização de toda pesquisa com experimentos em animais deveriam ser feitas com leões.
30
Os rins são órgãos que podem ser doados por doadores vivos ou falecidos. Analise as alternativas a seguir a respeito da doação de rim e marque a alternativa incorreta:
Em doadores vivos, analisam-se os riscos da realização de uma cirurgia para retirar e doar o rim.
Os rins são retirados de doadores mortos após confirmação de morte encefálica.
Para doação de rins, é necessário compatibilidade sanguínea.
Doadores vivos necessitam de autorização judicial para doar os rins.
Um doador vivo pode vender o rim a um receptor, caso seja da sua vontade.
31
Marque a opção correta:
A igreja católica considera que só existia vida humana a partir da quarta semana de gestação.
A igreja católica considera lícita a prática da fertilização in vitro.
Em 1987, a igreja católica produziu um documento que apoia a fertilização in vitro.
O conceito básico das questões éticas dos procedimentos de reprodução humana é romper com o pensamento religiosos em relação a vida humana.
Existem correntes de estudiosos, que acreditam que o sujeito só se constitui como ser humano a partir doas 18 meses de vida.
32
Em uma aula de bioética, o professor falou sobre o Julgamento de Nuremberg. Ana, aluna da classe, não entendeu muito bem e questionou sobre o assunto. O professor explicou que o Julgamento dizia respeito a um(a):
Comitê de Contas para avaliar os gastos com a Segunda Guerra Mundial.
Comitê de Justiça para organizar os papéis distribuídos na Guerra sobre a ética e a bioética.
Comissão de Direitos Humanos para avaliar os tratados escritos no pós guerra.
Tribunal militar internacional que efetuou os julgamentos dos primeiros criminosos de guerra nazistas.
Tribunal de Avaliação Psicológica para avaliar psicologicamente os tenentes de Guerra.
33
Independente da questão da gênese do ser humano, talvez o mais importante tema ético da atualidade no que se refere à reprodução, seja mesmo o debate sobre os procedimentos de reprodução assistida. J. Goldim relata que desde o século XVIII já existem relatos médicos sobre a tentativa de realização deste tipo de intervenção. No entanto, apenas em 1978, com o nascimento de Louise Brown (que ficou conhecida como o primeiro bebê de proveta) na Inglaterra, esse assunto tomou grande notoriedade. Louise nasceu graças um procedimento:
De fertilização do óvulo da mulher com os espermatozoides fora do corpo da mulher, em situação laboratorial, e sua posterior reimplantação no útero, conhecida como fertilização in vitro.
De uso de medicamentos combinados que estimularam os hormônios maternos e evitaram qualquer necessidade de intervenção laboratorial.
De reprodução com ato sexual normal em situação laboratorial, que ficou conhecida como reprodução laboratorial.
Doação de gametas para um banco de sêmen e posterior introdução de gametas no útero da mãe, técnica que ficou conhecida como inseminação de gametas.
Fertilização de um único óvulo saudável com dois espermatozoides, técnica que ficou conhecida como fertilização do óvulo saudável.
34
Um casal homoafetivo feminino decidiu que um bebê seria muito bem vindo à família, e para isso optou por reprodução assistida através de doação de sêmen. No Brasil, a legislação:
Autoriza somente famílias com união formal a se utilizarem de técnicas de reprodução assistida.
Autoriza apenas a adoção para casais homoafetivos femininos e masculinos, excluindo qualquer tipo de técnica de reprodução assistida, mesmo que para mulheres independentes.
Autoriza adoção apenas para casais homoafetivos masculinos e exclui a possibilidade de reprodução assistida para casais homoafetivos femininos, o que impede o casal em questão de ampliar a família.
Autoriza que mulheres utilizem sêmen doado para gestação independente da existência de vínculo familiar formal
Autoriza que mulheres com problemas para engravidar se utilizem de técnicas de reprodução assistida, o que não é o caso do casal em questão.
35
A legislação brasileira sobre a do ação de órgãos após a morte de uma pessoa, adota como critério:
Morte por câncer
A parada cardíaca
A morte encefálica
Morte por AIDS
A assepsemia
36
Uma paciente idosa, 98 anos, está internado na UTI há 62 dias. Para continuar viva é necessário ventilação mecânica e uso de drogas e sedação. O prognóstico é que não há perspectiva de sobrevida. De acordo com esse caso, segundo a RESOLUÇÃO CFM Nº 1.805/2006 (Publicada no D.O.U., 28 nov. 2006, Seção I, pg. 169) que traz que na fase terminal de enfermidades graves e incuráveis é permitido ao médico limitar ou suspender procedimentos e tratamentos que prolonguem a vida do doente, garantindo-lhe os cuidados necessários para aliviar os sintomas que levam ao sofrimento, na perspectiva de uma assistência integral, respeitada a vontade do paciente ou de seu representante legal. De acordo com essa resolução o procedimento indicado para suspensão dos procedimentos e uso de medicamentos, analise as alternativas abaixo e marque a que corresponda a esse procedimento.
mistanásia.
ortotanásia.
eutanásia positiva.
distanásia.
eutanásia.
37
A Declaração de Helsinque foi criada em 1964, pela Associação Médica Mundial, esse documento consiste na regulamentação da pesquisa clínica mundial (GERMANO, Ivone Maria; FRANÇA, Beatriz Helena Sottile. Estudo comparativo entre as diferentes versões da Declaração de Helsinque. Estudos de Biologia, v. 36, 2014).De acordo com esse documento assinale a opção correta.
Os participantes da pesquisa devem previamente assinar o termo de consentimento livre e esclarecido e estarem de acordo com os procedimentos adotados.
Deve ficar bem claro que a família do participante será remunerada pela sua participação.
Os pesquisadores e sua equipe devem estar protegidos e assegurados de que nada de mal lhe acontecerão.
NDA.
Os sujeitos que participam da pesquisa são totalmente responsáveis e eximem os pesquisadores de qualquer ocorrência.
38
De acordo com o Código de Ética Odontológico, constitui-se em dever fundamental dos profissionais inscritos nos Conselhos Regionais de Odontologia:
elaborar as fichas clínicas dos pacientes sem necessidade de conservá-las
exercer a profissão mantendo comportamento indigno
guardar segredo profissional;
não resguardar a privacidade do paciente durante todo o atendimento
ser contrário à harmonia da classe
39
O atestado é o documento odontolegal mais produzido pelo cirurgião-dentista. É uma declaração particular sucinta em que se afirma a veracidade de certo fato odontológico e as consequências deste que implicam providências administrativas, judiciárias ou oficiosas, relacionadas com o cliente. Analise as afirmações seguintes com relação ao atestado : I. Ao cirurgião-dentista só é permitido atestar, certificar, testemunhar ou declarar, para qualquer fim, o que tenha examinado ou verificado pessoalmente. II. O atestado odontológico deve conter assinatura do cirurgião-dentista responsável pela declaração e carimbo esclarecedor do cirurgião-dentista, com nome e número do CRO, mesmo quando for utilizado o impresso do receituário. III. A emissão de atestado odontológico falso avilta a classe odontológica e infringe normas do Código de Ética Odontológica e Código Penal Brasileiro. Está correto o que se afirma em:
I, II e III.
III somente
II somente
II e III somente.
I e II, somente
40
Gostaram?
não
sim