
Corpo, Cultura e Diversidade: A Educação Física nos âmbitos Afro-Brasileiro e Indígena
Este quiz explora a rica influência da cultura afro-brasileira e indígena na Educação Física, destacando práticas, valores e expressões corporais que contribuem para a promoção da diversidade cultural nas aulas. Prepare-se para testar seus conhecimentos sobre como essas culturas moldaram o ensino no Brasil!
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Conforme os estudos de Thiago Felipe Sebben, em "A Formação de Professores de Educação Física para a Diversidade Cultural", a preocupação com a formação docente para atuar diante da diversidade cultural na Educação Física fundamenta-se em duas razões principais. Assinale a alternativa INCORRETA.
A formação de professores para a diversidade cultural na Educação Física pode ser relativizada, pois a prática esportiva e corporal transcende as diferenças sociais e culturais, funcionando como um espaço neutro onde as identidades culturais se diluem. Assim, a ênfase na adaptação pedagógica para as diversas culturas pode ser considerada relevante em partes, uma vez que a universalidade do movimento corporal garantiria a integração natural dos sujeitos independentemente de suas origens.
Recentemente, o tema da diversidade se tornou controverso e polêmico, muito devido aos questionamentos impostos pelo avanço do discurso e do poder político da direita e extrema direita na América (EUA com Trump, Brasil com Bolsonaro, Argentina com Milei etc.). Especificamente no caso brasileiro, parece que as conquistas dos grupos sociais subalternizados na ocupação de espaços historicamente ocupados, em sua maioria, por pessoas dos grupos sociais dominantes – como por exemplo o aumento do número de estudantes em condição de pobreza nas universidades brasileiras – têm incomodado as elites, levando, inclusive, pessoas a cometerem ataques de intolerância e ódio contra minorias.
O aumento da diversidade na escola, dado por um maior volume de circulação de diferenças entre seus atores (docentes, discentes, administrativos, funcionários da limpeza, da cozinha etc.), exige a formação de profissionais competentes para trabalharem nesse ambiente culturalmente mais diverso.
2
Qual foi o principal objetivo da Frente Negra Brasileira, fundada na década de 1930?
Apoiar iniciativas políticas voltadas ao fortalecimento da identidade nacional.
Combater o racismo e promover a valorização do povo negro.
Incentivar o progresso da população brasileira por meio de ações coletivas.
3

A charge de Junião expõe de forma clara e crítica uma realidade ainda presente no Brasil e no mundo: o racismo estrutural. A fala do policial: - "Te parei porque você parece um ladrão! Mas relaxa! Isso não tem nada a ver com preconceito! Racismo é coisa da sua cabeça!!" (...) É um exemplo de:
Uma crítica ao racismo, mostrando que a cor da pele não teve influência na decisão do policial.
Abordagem neutra e imparcial – o policial age apenas com base em critérios objetivos de segurança pública.
Discriminação racial disfarçada de procedimento policial – o policial associa a aparência do homem negro à criminalidade, o que é uma forma de racismo.
4
O que a Lei 11.645/08, que alterou a Lei 10.639/03, estabelece em relação ao ensino de História e Cultura Indígena?
A inclusão obrigatória do estudo da história e cultura afro-brasileira, além da cultura de conscientização entre as raças.
A inclusão do estudo da história e cultura indígena no currículo escolar, além da cultura afro-brasileira.
A inclusão obrigatória do estudo da história e cultura indígena no currículo escolar, além da cultura afro-brasileira.
5
O que a Lei 10.639/03 estabelece como obrigatoriedade?
O ensino da história e cultura afro-brasileira.
O ensino da história e cultura indígena.
O ensino da história, cultura afro-brasileira e indígena.