A República e a Educação no Brasil: Primeira República (1889-1930)

A República e a Educação no Brasil: Primeira República (1889-1930)

Este quiz tem como objetivo compreender melhor as reformas na educação durante a Primeira República.

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Suzane Kelly

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1

A Reforma Benjamin Constant, implementada em 1890, foi importante porque:

Tornou o ensino religioso obrigatório nas escolas públicas
Criou o ENEM como forma de ingresso nas universidades
Organizou o ensino secundário com foco na formação científica e laica
Acabou com todas as escolas particulares no Brasil
2

Uma das principais características da Reforma Benjamin Constant foi:

A influência do positivismo, com valorização das ciências naturais e exatas
A exclusão completa do ensino da Língua Portuguesa
A obrigatoriedade do ensino de Filosofia e Sociologia
A divisão do ensino secundário em dois ciclos: fundamental e superior
3

Por que a Reforma Carlos Maximiliano (1915) é considerada uma medida educacional voltada às elites da época?

Porque aboliu os exames de admissão, facilitando o acesso das camadas populares ao ensino.
Porque criou escolas técnicas para a população rural.
Porque universalizou o ensino primário e secundário em todas as regiões do país.
Porque priorizou o ensino secundário como preparação para o ensino superior, excluindo a maioria da população que não tinha acesso nem ao ensino primário.
4

Qual foi a relação entre a Reforma João Luiz Alves (1925) e a Reforma Carlos Maximiliano (1915)?

A Reforma João Luiz Alves deu continuidade e ampliou as mudanças iniciadas pela Reforma Carlos Maximiliano, especialmente no ensino secundário.
A Reforma João Luiz Alves revogou totalmente as diretrizes da Reforma Carlos Maximiliano.
Ambas as reformas foram independentes, voltadas exclusivamente para o ensino primário.
A Reforma João Luiz Alves propôs a criação de escolas técnicas em substituição ao ensino secundário.
5

Sobre o Código de Epitácio Pessoa (1901): Qual era o principal objetivo da reforma de Epitácio Pessoa no ensino secundário?

Criar escolas militares em todos os estados
Tornar o ensino mais religioso
Valorizar o ensino técnico e profissional
Padronizar o ensino em todo o país e prepará-lo para o ingresso no ensino superior
6

Sobre a Reforma Rivadávia Corrêa (1911): Qual foi uma das principais consequências negativas da liberdade total de ensino dada pela Reforma Rivadávia Corrêa?

A valorização dos professores
O surgimento de muitos cursos sem qualidade e a busca apenas por diplomas
A criação de escolas técnicas de alta qualidade
A obrigatoriedade do ensino público
7

Durante a Primeira República, quem era responsável por organizar e manter o ensino primário?

Os estados
Os municípios
O governo federal
A igreja
8

Qual era a situação da educação quando Getúlio Vargas assumiu a presidência em 1930?

A maioria das crianças tinha acesso ao ensino superior
A educação era gratuita e universal
Todas as crianças estavam na escola
A educação era desigual e poucas crianças estavam na escola
9

Qual era o princípio pedagógico que orientava a proposta educacional de Caetano de Campos?

Instrução religiosa e moral nos moldes católicos
Ensino técnico voltado para o mercado de trabalho
Educação voltada apenas para as elites urbanas
Educação pública, gratuita, obrigatória, universal e laica
10

Sobre as influências filosóficas e pedagógicas da reforma educacional no início da Primeira República, é correto afirmar que:

A proposta de ensino incorporava ideias iluministas, cientificistas e voltadas para a formação cidadã
Rousseau e Pestalozzi defendiam a escola tradicional com foco na disciplina e na religião
A pedagogia da essência propunha uma educação voltada para o desenvolvimento empírico da criança
O currículo era limitado a leitura, escrita e cálculo, sem espaço para ciências ou arte
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