
Você sabe a importância da glicogênese ?
A glicogênese é o processo em que o glicogênio é sintetizado. O glicogênio é um produto obtido da dieta e da degradação intestinal de carboidratos. Ele é convertido, pela ação de enzimas hidro líticas, em glicose livre. Esse é o processo pelo qual a glicose é sintetizada novamente pelo fígado, sendo uma das funções hepáticas mais importantes. Por meio desse processo, ocorre a manutenção da glicose plasmática, que é a principal fonte energética para a maioria dos tecidos. Metabolismo de carboidratos: glicólise No período pós-prandial, a insulina encontra-se elevada. Para reduzir a quantidade de insulina, o fígado atua como um consumidor da glicose do plasma e a quebra em piruvato ou utiliza para sintetizar glicogênio. Para isso, é necessário oxidar a glicose. A glicólise, portanto, consiste na decomposição da glicose em ácido purívico , uma das fases da oxidação da glicose e que ocorre em fase anaeróbia. Uma vez que o ácido purívico é oxidado na fase aeróbica, ocorre o ciclo do ácido cítrico. Esse ciclo é usado para completar o processo oxidativo. A glicólise é a primeira etapa da respiração celular e tem como resultado a produção de energia na forma de ATP.
0
0
0
Anúncios
1
Qual dos seguintes é o principal carboidrato digestível normalmente consumido na dieta humana, principalmente nas dietas ocidentais?
A) Amilose
B) Celulose
C) Maltose
D) Amido
2
O que descreve melhor o processo pelo qual forma-se a glicose a partir dos aminoácidos?
A) Gliconeogênese
B) Glicogênese
Glicogenólise
Glicogenólise
3
Sobre o metabolismo cerebral, qual das seguintes afirmações está correta?
A) O cérebro é dependente da oferta de glicose via sistema vascular
B) Pode-se armazenar a glicose que chega ao cérebro pelo sistema vascular nos neurônios por muitas horas
C) Pode-se tolerar o cessar do fluxo sanguíneo para o cérebro por até cerca de 10 minutos, já que o tecido cerebral consegue armazenar oxigênio
D) A oferta de glicose aos neurônios depende absolutamente da disponibilidade de insulina
4
O glicogênio é encontrado em animais e caracteriza-se por ser:
a) um monossacarídeo.
b) um dissacarídeo.
c) um polissacarídeo.
d) um lipídeo.
e) uma proteína.
5
No nosso corpo, o glicogênio está armazenado principalmente:
a) no sangue.
b) no fígado.
c) no baço.
d) nos rins.
e) na pele.
6
Quando ocorre um aumento na demanda de açúcar no corpo, o glicogênio é quebrado liberando:
a) amido.
b) frutose.
c) lactose.
d) glicose.
e) celulose.
7
(Cefet- Pe) Adaptada - Muitos medicamentos são lançados no mercado farmacêutico e a alguns anos atras foi lançado o Rezolin para o tratamento de diabetes tipo 2 […] Lançado em meio a uma campanha publicitária agressiva, o Rezolin foi consumido por cerca de 700000 americanos. Depois de três anos, noventa casos de cirrose, dez transplantes de fígado e sessenta e três mortes, essa bomba finalmente foi proibida.” (Medicamentos condenados – Revista VEJA, Edição 2085, no. 44, de 5 de novembro de 2008) O texto acima se refere a um medicamento usado para o controle da diabete mellitus. Sobre essa doença, é correto afirmar que:
a) É causada pela deficiência na produção do hormônio insulina pelas ilhotas pancreáticas. Esse hormônio estimula a glicogênese no fígado e o aumento da absorção de glicose pelos tecidos, fazendo reduzir a glicemia.
b) É causada pela deficiência na produção de insulina pelos ácinos pancreáticos e, consequentemente, pelo aumento da glicemia.
c) Caracteriza-se pela elevada taxa de glicose no sangue (hiperglicemia), provocada pela insuficiência renal, que não consegue eliminar a glicose acumulada no sangue.
d) Por apresentar uma elevada taxa de glicose no sangue, o portador da diabete mellitus deve ingerir diariamente uma dosagem do hormônio pancreático insulina que, agindo sobre o fígado, estimula a glicogenólise, fazendo diminuir a glicemia.
e) A diabetes mellitus não possui nenhuma relação com a produção de hormônios pancreáticos. Assim sendo, a única forma de reduzir a glicemia é o controle na ingestão de açúcares.