Onboarding: quem é você em nossa estação espacial

Onboarding: quem é você em nossa estação espacial

Elaborado por Lúcio Oliveira de Barros

Imagem de perfil user: Lúcio de Barros

Anúncios

1

Você recebe a ordem de limpar os capacetes espaciais. No caminho, observa por uma escotilha que um dos painéis solares da estação está rachado. O que você faz?

Comunico o comandante, porém, ao chegar a sala de trajes, fico inquieto, pois o problema do painel solar é muito pior. Sendo assim, visto uma das roupas espaciais e parto para o reparo.
Uma vez que já estou a caminho da sala onde ficam os trajes, elaboro um plano em que vestirei um traje espacial e ficarei pronto para realizar o reparo do painel, assim, resolvo dois problemas de uma vez.
Comunico ao comandante que há a rachadura e o tranquilizo dizendo que irei resolver tanto a limpeza dos capacetes quanto o problema do painel solar.
Me preocupo com toda a tripulação, comunico a todos para ver quem está disponível para o reparo do painel solar e continuo com minha obrigação.
Diante da possibilidade de contribuir com a estação realizando algo além da limpeza de trajes, me encho de coragem e solicito ao comandante a autorização para reparar o painel solar.
2

Após dois meses de trabalho na estação espacial, dois colegas começam a se irritar facilmente até que, durante uma refeição, começam a discutir e a esbravejar. O que você faz?

Silencio os dois, tomo o controle da situação, os acalmo e busco conciliá-los.
Abraço os dois, gentilmente e de forma bem humorada, os fazendo parar com a briga e perceber que se exaltaram.
Observo os argumentos de cada um e proponho uma resolução racional.
Os aparto imediatamente e aguardo as ordens do comandante.
Improviso uma brincadeira e elaboro um programa de harmonização da equipe.
3

No início do terceiro mês, acopla a estação a capsula com um novo colaborador. Ele é rápido, dinâmico, assertivo e gentil. Todo o alto comando da estação espacial gosta bastante de suas atitudes. Ele é delegado para trabalhar com as mesmas funções que você. Como você age?

O recebo com carinho e logo apresento o lado humano de cada membro da tripulação.
O informo de todas as características do posto e proponho uma organização entre nós.
Recebo o colega com respeito e já o convido a começar.
A partir da decisão do comando, elaboro voluntariamente um rápido programa de treinamento sobre a rotina no posto em que trabalho.
Fico empolgado com o novo colega e apresento algumas ideias inovadoras, sempre pedindo sugestões e aberto(a) ao diálogo.
4

A supervisão interestelar realizou uma visita e constatou que é preciso mudar algumas práticas. Porém, toda tripulação ficou receosa, pois o bom trabalho que fazem era reconhecido até por alienígenas. Qual é a sua postura?

Converso bastante com os colegas e os conforto, afinal, cada um enxerta somente os próprios afazeres, sem se ater muito às questões maiores.
Estabeleço um planejamento de adequação às mudanças e apresento a tripulação. Se é para mudar, que seja a partir de dentro.
Me sinto muito mal quando dizem que minha prática está errada, afinal, tenho controle de todas as etapas e tudo sempre termina corretamente.
Começo a refletir e percebo que, realmente, há necessidades graves de mudanças. Mas, consigo também apresentar situações positivas não observadas pela supervisão.
Peço ajuda e me proponho a mudar imediatamente, pois gosto muito da estação espacial e a supervisão possui visão mais ampla dos processos.
5

Um membro da tripulação não entendeu um comando e o módulo pressurizado, principal laboratório da estação, sofre uma pane, perdendo parte dos estudos sobre microgravidade e radiação cósmica. Momentos antes da reunião com o comando da estação, ele te pede um conselho. O que você diz?

"É importante sempre perguntar, Steve, de nada adianta agir com dúvida. Há um módulo reserva sendo enviado em breve, nossa organização pensa em tudo e acidentes acontecem".
"Reflita sobre seus atos, encontre a falha (se houver) e a assuma com propostas de reparação. Solucione o problema que causou, isso é importante".
"Questione o comando, afinal, não disseram corretamente o que era preciso realizar! Ou você prefere ser culpado de erros que não cometeu? Isso é injusto".
"Não se aflija, você é parte da equipe, vai dar tudo certo, basta ouvir o que o pessoal tem a dizer. Posso ficar ao seu lado, durante a reunião, pra você se sentir mais seguro".
"Acho incrível o acoplamento dos módulos, ainda bem que a avaria ficou somente no pressurizado. Mês passado, o módulo botânico teve pane elétrica, lembra? Você é bom no que faz, vamos resolver isso em equipe!"
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.