
Como fazer um pequeno estoque de mantimentos
Essa lista vai ajudar pessoas que moram sozinhas ou pequenas famílias (de até 3 pessoas) a terem um estoque de mantimentos de até 3 meses em casa. Ideal para quem quer economizar ou se preparar para meses mais complicados.
0
0
0
1
Por que fazer estoque?

O estoque serve para diversos momentos: quando há uma variação grande de preços no mercado, quando há receio de desemprego ou questões delicadas, viagens longas, cirurgias que dificultem sair de casa e diversos fatores. O estoque também é uma excelente forma de economizar.
2
Comece observando o consumo na sua casa

Para começar, observe o consumo da sua casa e registre isso. Quanto de arroz você come mensalmente? E o feijão, sabonete, detergente, absorvente, açúcar...? Observe o seu consumo e anote em um bloco de notas, como se fosse uma lista de compras, faça isso com tudo aquilo que você compra no mercado. Saiba quanto tempo dura desde 1kg de sabão em pó até o azeite.
3
Estoque aos poucos

Observe as promoções cada vez que for ao mercado. Sempre fique ligado naquele folheto de promoções que possui na entrada e as promoções anunciadas. O seu estoque precisa ser feito aos poucos e não de uma só vez, aproveitando ao máximo essa economia. Por exemplo, imagine que você consome 1kg de arroz por mês e ele costuma ter o preço de R$7,00 e, de repente, você vai ao mercado e ele está custando R$3,00. Você pode comprar 2kg de arroz, estocar um e consumir o outro.
4
O estoque de um mantimento estará completo mais rápido que o outro

É normal que o estoque de sabonetes fique pronto bem mais rápido que o do sabão em pó. Afinal, um é bem mais barato que o outro. Fique tranquilo, reponha se for necessário, mas prossiga seu objetivo.
5
Grãos em garrafas pet, vale a pena?

Para pessoas que fazem estoques pequenos, a resposta é: não. Estoques de grãos em garrafas petes ou garrafas de vidro serve para fazer a validade do grão durar bem mais, tirando o contato com umidade, insetos e outros em que os grãos ficam expostos em sua embalagem original.
Contudo, o estoque em garrafas é para aumentar essa durabilidade em até 5 anos, talvez não seja interessante para quem faz um estoque pequeno. Contudo, se você deseja fazer um estoque bem maior, é uma ideia muito interessante, apenas lembre-se de registrar as validades.
Contudo, o estoque em garrafas é para aumentar essa durabilidade em até 5 anos, talvez não seja interessante para quem faz um estoque pequeno. Contudo, se você deseja fazer um estoque bem maior, é uma ideia muito interessante, apenas lembre-se de registrar as validades.
6
Cheque a validade de tudo que for comprado

Principalmente em promoções, trate de checar a validade de tudo o que você comprar para evitar que o alimento estrague.
7
Não estoque perecíveis

Alimentos perecíveis (frutas e verduras in natura, iogurte, manteiga, margarina, carnes) não valem a pena ser armazenados! Uma boa opção é fazer polpas de frutas e branqueamento nas verduras caso queira congelar e aumentar a duração, mas não por muito mais de 4 meses.