
Anúncios
1
Sobre a organização política do Egito Antigo é correto afirmar que.
o faraó ocupava o topo da hierarquia social e seu governo era compartilhado com sacerdotes e nobres.
o faraó ocupava o topo da hierarquia social e seu sistema de governo era o laico.
o faraó ocupava o topo da hierarquia social e o seu sistema de governo era o teocrático.
2
A construção das pirâmides do Egito antigo ainda está envolta em mistérios e curiosidades, sendo fonte de estudos na História, na Engenharia, na Matemática e na Arte. O processo de construção das pirâmides caracteriza-se pela:
utilização de tijolos de argila na edificação de suas paredes internas.
arquitetura dissociada de funções de ordem funerária.
grandiosidade em suas dimensões e em uma estrutura sólida.
3
No Egito Antigo, a mumificação do corpo de um morto era uma arte. O corpo passava por várias fases. Uma delas era a dessecação; para tanto, o cadáver era coberto com natrão e estendido sobre uma mesa por quarenta dias, onde perdia 75% de seu peso. Para os egípcios, a mumificação relacionava-se à crença de que
a vida perpétua era real e os corpos tinham de ser preservados para o seu reencontro pela alma.
o tratamento do corpo do morto garantiria sua salvação e o encontro com Rá, o deus-sol.
os sacerdotes e o faraó somente abençoavam os corpos que se encontravam conservados.
4
Sobre o papel do rio Nilo na estruturação da sociedade no Egito Antigo, é correto afirmar que:
a capacidade e o volume de água não eram aproveitados pelos egípcios, que se limitavam nas vazantes a esperar a próxima cheia.
suas cheias significavam um momento de instabilidade política e econômica, uma vez que destruíam as colheitas e provocavam fome generalizada.
permitia a atividade econômica e, com suas cheias regulares, garantia a estabilidade político e o domínio simbólico dos faraós
5
Osíris veio ao Egito acompanhado de sua irmã-esposa Ísis. Criou o húmus, lodo fértil existente no leito do rio Nilo. Ensinou os homens a agricultura e a metalurgia. Tornou a vida possível graças à vegetação, que trazia abundância e benefícios a seu povo. De acordo com o texto é verdadeiro afirmar que:
Os egípcios atribuíam aos deuses a ocorrência de fenômenos da natureza.
Os egípcios acreditavam em apenas um deus.
O povo do Egito Antigo não acreditava na influência dos deuses em suas vidas.
6
Dentro de uma certa visão de história (chamada de materialismo histórico), modo de produção significou a forma como se organiza uma sociedade em função do conjunto de relações econômicas, mas também políticas e culturais, intimamente ligadas entre si e interferindo umas nas outras. O modo de produção asiático foi praticado nas civilizações da Antiguidade. Portanto, marque a alternativa correta sobre essa relação de trabalho no Egito Antigo.
Relação de trabalho constituída pela troca mútua de bens e serviços em que o Estado era o garantidor da distribuição igualitária da produção para a população egípcia.
Foi um modelo também encontrado na Mesopotâmia e consistiu numa prática de trabalho pautada na servidão coletiva, em que indivíduos exploravam a terra como membros da comunidade e serviam ao Estado que era o maior proprietário de riquezas.
Modelo de trabalho baseado na prática de regime assalariado em que os indivíduos se especializaram em uma área do sistema de produção.
7
Em 3200 a.C., Menés ficou conhecido por ser o primeiro Faraó do Egito Antigo. Durante os seus reinados, os faraós possuíam bastante poder político e econômico. Diante disso, marque a alternativa correta sobre o que foi a Teocracia na civilização egípcia.
Teocracia foi uma forma de governo no Egito Antigo em que os Faraós promoveram uma aliança entre religião e política, uma vez que eles eram adorados como deuses e respeitados como rei.
Somente o Faraó Mentuhotep II, durante o Médio Império, conseguiu promover uma monarquia teocrática em que ele era visto como um deus perante os indivíduos egípcios.
Os Faraós tinham autonomia política e econômica na civilização egípcia, mas, em relação à religião, eles não demonstravam tanta autoridade, pois os deuses eram considerados os mais poderosos pelos indivíduos egípcios.
8
A história política do Egito antigo dividiu-se em três fases que são elas;
Médio Império,Novo Império e Baixo Egito
Antigo Império, Médio Império e Novo Império
Baixo Egito, Médio Império, Alto Império
9
O Faraó era considerado um __________. Faraó significa “ __________ ____________”. Era portanto o senhor de uma grande família, o qual concentrou poder e passou a controlar várias aldeias e cidades.” Leia o texto acima e assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Deus, mais novo
Deus, mais velho
Deus, casa grande
10
Quem tinham os cargos mais importantes no Egito Antigo?
O vizir, os sacerdotes e os quizares.
O vizir, os sacerdotes e os escribas.
O vizir, os sacerdotes e os camponeses.
11
Leia os textos abaixo. A-O Vizir era uma espécie de primeiro-ministro do faraó, era o mais importante funcionário do Estado. Ele presidia o tribunal da justiça, chefiava a polícia e os assuntos externos, e controlava a arrecadação de impostos de todo o império: B-Os escribas estavam encarregados de administrar os templos e todos os serviços religiosos. Possuíam muitas terras e milhares de pessoas trabalhavam para eles. C-Os sacerdotes se destacavam, porque sabiam ler e escrever. Registravam os impostos arrecadados, faziam o censo da população, dos animais e das colheitas. Assinale a alternativa correta.
Somente a letra A está correta.
Somente a letra C está correta.
Todas as afirmações estão corretas.
12
O que acontecia com os camponeses no Egito Antigo, durante a época das inundações do Rio Nilo?
Eles eram recrutados pelos sacerdotes para participar da construção de pirâmides e canais de irrigação.
Eles eram recrutados pelos escribas para participar da construção de pirâmides e outras obras públicas.
Eles eram recrutados pelo faraó para participar da construção de pirâmides, canais de irrigação e outras obras públicas.
13
Aos egípcios devemos uma herança rica em cultura, ciência e religiosidade: eram habilidosos cirurgiões e sabiam relacionar as doenças com as causas naturais; criaram as operações aritméticas e inventaram o sistema decimal e o ábaco. Sobre os egípcios é correto afirmar também que:
Deixaram, além dos hieróglifos, outros dois sistemas de escrita: o hierático, empregado para fins práticos, e o demótico, uma forma simplificada e popular do hierático
Foram conhecidos pelas construções de navios, que os levaram a conquistar as rotas comerciais para o Ocidente, devido à sua posição geográfica, perto do mar Mediterrâneo.
Usaram as pirâmides para fins práticos, como, por exemplo, a observação astronômica.
14
No Egito e na Mesopotâmia surgiram algumas das primeiras civilizações da humanidade. Com relação ao passado e ao presente dessas regiões, todas as alternativas estão corretas, exceto a:
um dos maiores problemas do atual Egito é a grande população que vive na estreita faixa do rio Nilo, onde se encontra a maioria das terras agricultáveis do país;
técnicas agrícolas avançadas, cidades sofisticadas e religiões complexas e elaboradas faziam parte do universo cultural do Antigo Egito e da Mesopotâmia;
eram civilizações muito antigas, mas já possuíam elementos culturais modernos como uma religião monoteísta e valores culturais ligados ao individualismo e ao capitalismo;
15
Em relação à religião no antigo Egito, pode-se afirmar que:
a religião dominava todos os aspectos da vida pública e privada do antigo Egito. Cerimônias eram realizadas pelos sacerdotes a cada ano, para garantir a chegada da inundação e, dessa forma, boas colheitas, que eram agradecidas pelo rei em solenidades às divindades.
o período conhecido como antigo Egito constitui o único em que a religião foi quase inteiramente esquecida, e o rei como também o povo dedicaram-se muito mais a seguir a tradição dos seus antepassados, considerados os únicos povos ateus da Antiguidade.
a religião tinha apenas influência na vida da família dos reis, que a usava como forma de manter o povo submetido a sua autoridade.
16
Quem era o deus Do sol?
Rá
Seth
Geb
17
Quem era o deus da terra?
Geb
Hapi
Anúbis
18
Quem foi que lutou contra Set para vingar seu pai?
Ísis
Rá
Hórus
19
Quem era o deus do caos?
Hapi
Rá
Seth
20
Quem era o deus da água?
Hapi
Geb
Ísis