
Você sabe sobre os tecidos do corpo humano?
Questões sobre os tecidos do corpo humano
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Ao analisar uma lâmina histológica, um aluno do curso de Biologia percebeu que a lâmina apresentava células de formato cúbico que estavam muito próximas a outras com uma quantidade de substância intercelular extremamente reduzida. Diante dessas características, fica claro que o tecido em questão era:
muscular
adiposo
conjuntivo
nervoso
epitelial
2
Questão 1 Ao analisar uma lâmina histológica, um aluno do curso de Biologia percebeu que a lâmina apresentava células de formato cúbico que estavam muito próximas a outras com uma quantidade de substância intercelular extremamente reduzida. Diante dessas características, fica claro que o tecido em questão era: a) conjuntivo. b) epitelial. c) muscular. d) nervoso. e) adiposo. Ver Resposta Questão 2 Existem diferentes glândulas no organismo. Algumas são responsáveis por lançar secreções para fora do corpo, como é o caso das glândulas sudoríparas, e outras lançam secreção diretamente no sangue, como é o caso da tireoide. Apesar das diferenças, todas são formadas a partir de tecido:
sanguíneo
epitelial
conjuntivo
muscular
cartilaginoso
3
Questão 1 Ao analisar uma lâmina histológica, um aluno do curso de Biologia percebeu que a lâmina apresentava células de formato cúbico que estavam muito próximas a outras com uma quantidade de substância intercelular extremamente reduzida. Diante dessas características, fica claro que o tecido em questão era: a) conjuntivo. b) epitelial. c) muscular. d) nervoso. e) adiposo. Ver Resposta Questão 2 Existem diferentes glândulas no organismo. Algumas são responsáveis por lançar secreções para fora do corpo, como é o caso das glândulas sudoríparas, e outras lançam secreção diretamente no sangue, como é o caso da tireoide. Apesar das diferenças, todas são formadas a partir de tecido: a) conjuntivo. b) cartilaginoso. c) sanguíneo. d) epitelial. e) muscular. Ver Resposta Questão 3 O tecido conjuntivo é classificado em vários subtipos, mas todos apresentam diferentes tipos celulares e muita substância intercelular. Entre os tecidos a seguir, qual não é um exemplo de tecido conjuntivo.
Tecido estriado esquelético
Tecido adiposo
Tecido sanguíneo
Tecido cartilaginoso
Tecido ósseo
4
Questão 1 Ao analisar uma lâmina histológica, um aluno do curso de Biologia percebeu que a lâmina apresentava células de formato cúbico que estavam muito próximas a outras com uma quantidade de substância intercelular extremamente reduzida. Diante dessas características, fica claro que o tecido em questão era: a) conjuntivo. b) epitelial. c) muscular. d) nervoso. e) adiposo. Ver Resposta Questão 2 Existem diferentes glândulas no organismo. Algumas são responsáveis por lançar secreções para fora do corpo, como é o caso das glândulas sudoríparas, e outras lançam secreção diretamente no sangue, como é o caso da tireoide. Apesar das diferenças, todas são formadas a partir de tecido: a) conjuntivo. b) cartilaginoso. c) sanguíneo. d) epitelial. e) muscular. Ver Resposta Questão 3 O tecido conjuntivo é classificado em vários subtipos, mas todos apresentam diferentes tipos celulares e muita substância intercelular. Entre os tecidos a seguir, qual não é um exemplo de tecido conjuntivo. a) Tecido adiposo. b) Tecido cartilaginoso. c) Tecido ósseo. d) Tecido estriado esquelético. e) Tecido sanguíneo. Ver Resposta Questão 4 Existem vários tipos de tecidos no corpo humano, cada um com uma função específica. Um tecido em especial destaca-se por sua capacidade de captar os estímulos do meio e emitir respostas. Estamos falando do:
Tecido nervoso
Tecido adiposo
Tecido muscular
Tecido ósseo
Tecido estriado esquelético
5
Atualmente existem inúmeros estudos sobre o desenvolvimento dos tratamentos de indivíduos com células-tronco, principalmente para tecidos cujas células não são capazes de se multiplicar, regenerando parte do tecido morto de um órgão afetado pela morte dessas células. Entre os tecidos animais que NÃO se regeneram porque suas células adultas e maduras não são capazes de reproduzir-se, encontramos os tecidos:
nervoso e muscular
nervoso e epitelial
epitelial e muscular
sanguíneo e ósseo
ósseo e muscular
6

A célula a cima e típica de qual tecido humano?
Tecido ósseo
Tecido ósseo
Tecido muscular
Tecido epitelial
Tecido nervoso
7
O tecido epitelial caracteriza-se por apresentar células bastante unidas e com pouca substância intercelular. Ele pode ser classificado de acordo com a forma das células. Quando observamos um tecido epitelial com células achatadas, por exemplo, o denominamos:
uniestratificado
pavimentoso
colunar
cúbico
estratificado
8
O tecido ósseo é um tecido encontrado em nosso corpo que forma os ossos e apresenta uma matriz extracelular muito resistente. Trata-se de um tipo de tecido:
muscular
conjuntivo
nervoso
adiposo
epitelial
9
Estriado esquelético, estriado cardíaco e não estriado são tipos de tecido:
nervoso
ósseo
muscular
conjuntivo
epitelial
10
Astrócitos, oligodendrócitos e células ependimárias são tipos celulares de qual tecido humano?
Conjuntivo
Epitelial
Muscular
Ósseo
Nervoso
11
No corpo humano, há quatro tipos de tecidos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. O tecido conjuntivo é formado por várias células e possui matriz extracelular composta por proteínas fibrosas e pela substância fundamental, formada por glicosaminoglicanos e proteoglicanos. São exemplos de tecidos conjuntivos especializados:
musculatura do estômago e esôfago
derme, músculo dos membros inferiores e mucosa gastrintestinal
tecido de revestimento da mucosa oral, respiratória e gastrintestinal.
musculatura do estômago e esôfago
tecido adiposo, cartilaginoso, ósseo e sanguíneo.
12
Leia o trecho de uma reportagem intitulada “À prova de arrependimento: chegou a tatuagem que dura apenas um ano”. “A agulha do tatuador ultrapassa a camada externa da pele, a epiderme, e vai injetar a tinta na segunda camada, a derme. Aí vem a cicatrização da tatuagem — porque o corpo trata o processo como se fosse um machucado. A primeira reação do sistema imunológico é gerar uma inflamação e mandar anticorpos até a região. Só que o pigmento das tatuagens é composto de partículas muito maiores que seus glóbulos brancos. Eles não têm condições de absorver a tinta — por isso a tatuagem pode até desbotar ao longo do tempo, mas não sai.” O pigmento de tinta para uma tatuagem definitiva é fixado no tecido:
adiposo
Muscular
conjuntivo
Epitelial
13
Sobre as funções do tecido conjuntivo, assinale a alternativa incorreta:
Revestimento
Nutrição de outros tecidos
Sustentação
Absorção de impactos
Armazenamento de energia
14
O tecido conjuntivo é constituído de abundante matriz extracelular. Sobre essa estrutura, marque a alternativa errada:
Em todos os tipos de tecido conjuntivo a matriz extracelular apresenta a mesma quantidade de fibras e de substância fundamental
As fibras colágenas não se coram pelas colorações de rotina, sendo necessário utilizar corantes específicos para corar o colágeno, nos preparados histológicos
A substância fundamental é constituída por moléculas que tridimensionalmente lembram uma escova de lavar tubos, onde a haste representa os proteoglicanos e as cerdas são os glicosaminoglicanos
No processo natural de envelhecimento ocorre a redução da síntese de fibras colágenas e elásticas
É um tecido muito vascularizado, que fornece oxigênio e nutrientes para o tecido epitelial de revestimento que é avascular
15
As fibras de tecido conjuntivo estão presentes em quantidades variadas, dependendo das necessidades estruturais ou função do tecido conjuntivo. Sobre essas fibras, marque a alternativa incorreta:
As fibras colágenas são bem finas, e estão organizadas como uma rede que serve de arcabouço de sustentação para alguns órgãos
As fibras elásticas são constituídas da proteína elastina, são fibras mais finas que as colágenas
As fibras reticulares são constituídas de colágeno tipo III, que se cora pela prata, sendo também chamadas de fibras argirófilas
As fibras colágenas são constituídas pelas moléculas de tropocolágeno, que por sua vez são constituídas de aminoácidos
As fibras colágenas estão presentes nos tendões, derme e na cápsula que reveste alguns órgãos
16
As fibras e a substância fundamental do tecido conjuntivo são produzidas pela seguinte célula:
Fibroblasto
Mastócito
Macrófago
Linfócito
Monócito
17
Sobre o processo alérgico, não podemos afirmar que:
O antígeno (alérgeno) se liga a um anticorpo (IgE), que se liga ao receptor presente na membrana da célula, promovendo a liberação dos grânulos de histamina
As células presentes no tecido conjuntivo envolvidas no processo alérgico são os mastócitos e macrófagos
Os mastócitos apresentam grânulos metacromáticos no citoplasma, núcleo esférico e central
Ocorre a liberação pelas células de um potente mediador químico chamado histamina
A histamina promove alguns eventos como: vermelhidão, dor, edema e calor observados no processo alérgico
18
Existem dois tipos de tecido conjuntivo denso: o tipo modelado e o não modelado. A principal característica que diferencia esses dois tipos é:
A célula que sintetiza
O tipo de fibra presente no tecido
A quantidade de fibras
A quantidade de matriz extracelular
A disposição e direção das fibras.
19
Sobre os diversos tipos de tecido conjuntivo, é correto afirmar que:
O tecido conjuntivo elástico apresenta uma estrutura semelhante a uma rede ou esponja, que estão presentes no estroma dos órgãos hematopoiético como baço, linfonodo, timo etc…
O tecido conjuntivo reticular é constituído pelas fibras reticulares, constituídas de colágeno do tipo I.
O tecido conjuntivo frouxo tem aspecto gelatinoso, com predominância de substância fundamental, é o principal constituinte do cordão umbilical
O tecido conjuntivo reticular é formado por fibras elásticas grossas, por fibras colágenas finas e por fibroblastos
O tecido conjuntivo frouxo apresenta as células, fibras e a substância fundamental na mesma proporção
20
Sobre os diversos tipos de tecido conjuntivo, não podemos afirmar que:
O tecido conjuntivo denso, está dividido em modelado e não modelado
O tecido conjuntivo mucoso também chamado de Geléia de Wharton, têm grande quantidade de substância fundamental
O Tecido conjuntivo encontrado na lâmina própria apresenta abundante quantidade de fibras colágenas e pouca substância fundamental.
O tecido conjuntivo encontrado na lâmina própria é do tipo frouxo e muito vascularizado
O tecido conjuntivo denso modelado está presente nos tendões
21
Com relação às células do tecido conjuntivo marque a alternativa falsa:
Os plasmócitos apresentam o núcleo esférico com cromatina em grumos, que se alternam com áreas claras, dando ao núcleo, aspecto de roda de carroça
Adipócito ou célula adiposa é especializada no armazenamento de gorduras
Os leucócitos são células presentes no sangue, que vão para o tecido conjuntivo quando são recrutadas para realizar a defesa do organismo
Os macrófagos são células com intenso poder de fagocitose e que fazem parte do sistema fagocítário mononuclear
Os mastócitos são as células derivadas dos linfócitos B e que produzem os anticorpos
22
Sobre o tecido conjuntivo propriamente dito, assinale a alternativa incorreta:
O tecido conjuntivo denso oferece maior resistência e proteção aos tecidos que o tecido conjuntivo frouxo
Quando as fibras colágenas desse tecido são organizadas em feixes sem uma orientação definida, o tecido chama-se denso não modelado
O tecido conjuntivo propriamente dito denso pode ser modelado ou não modelado
Esse tecido é constituído por fibras colágenas do tipo I
No tecido conjuntivo frouxo há a predominância de substância fundamental, com relação aos outros elementos