
variação geografica ou regional
O que é variação linguística As variações linguísticas são as diferenças que uma língua apresenta mediante fatores como a região e as condições culturais ou sociais onde ela é usada. Por exemplo, existem variações na língua portuguesa falada no Brasil e em Portugal.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
- O que é variação linguística?
- É quando uma palavra decide mudar de roupa e aparecer com um novo estilo! Hoje ela está de gíria, amanhã veste a norma culta. Sempre na moda!
- É o fenômeno que acontece quando você tenta falar um idioma novo e acaba inventando palavras que não existem
É a diferença na forma como a língua é falada e escrita, influenciada por fatores como região, idade, contexto social e histórico.
- É quando seu sotaque muda dependendo do lugar onde você está, como se fosse um disfarce automático!
2
- Qual é um exemplo de variação linguística regional no Brasil?
- É quando os brasileiros trocam de idioma dependendo do estado! No Rio Grande do Sul falam alemão, em São Paulo falam inglês, e no Nordeste só se comunica com sinais de fumaça.
A palavra "mandioca" pode ser chamada de "macaxeira" no Nordeste e "aipim" no Sul.
- É quando todo mundo decide inventar palavras novas todo mês! Janeiro: "frangobiscoito", Fevereiro: "chicletomóvel", Março: "abacaxilante
- É o fenômeno que acontece quando alguém atravessa a fronteira entre dois estados e automaticamente começa a falar só em rimas!
3
O que é variação linguística histórica?
- É quando as palavras envelhecem e começam a reclamar da juventude! "Na minha época, todo mundo falava corretamente!"
- É quando uma língua decide tirar férias e volta falando outro idioma!
É a mudança na língua ao longo do tempo, como palavras antigas que caíram em desuso ou ganharam novos significados
- É um bug na linguagem que faz os dicionários atualizarem sozinhos! Um dia é "pharmácia", no outro é "farmácia", e depois vira "farmaxia".
4
- O que caracteriza a variação linguística social?
Diferenças na linguagem entre grupos sociais distintos, como gírias usadas por jovens e termos formais usados em ambientes acadêmicos.
- É quando a língua decide se tornar influenciadora digital e começa a lançar novas tendências linguísticas todo mês! Hoje é "cringe", amanhã é "topzera"
- É o fenômeno que acontece quando as palavras entram em uma disputa de popularidade! A palavra mais usada ganha um troféu e vira rainha do vocabulário.
- É quando você fala com um amigo e seu sotaque muda sozinho, porque a língua tem vontade própria e gosta de se adaptar ao ambiente! Um dia é formal, no outro já tá cheio de gírias.
5
O que é norma culta e norma popular?
A norma culta é um clube de palavras elegantes que só aceitam termos sofisticados, enquanto a norma popular é a festa onde todas as palavras entram sem convite!
- A norma culta e a norma popular são times rivais em um campeonato de gramática! De um lado, o time formal; do outro, o time das gírias.
- A norma culta é quando as palavras só podem ser usadas se estiverem vestindo terno e gravata! Se estiver de chinelo, nem entra na frase.
A norma culta segue regras gramaticais formais, enquanto a norma popular reflete a fala cotidiana e espontânea