
Transtorno Dissociativo de Identidade
Olá, esse é um quiz de mitos e verdades sobre o Transtorno de Personalidade (TDI).
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
O Transtorno Dissociativo de Identidade apenas se desenvolve no período da infância de um indivíduo.
Falso. O senso de identidade se desenvolve ao longo da vida por
meio de experiências e interações. Embora o Transtorno Dissociativo de
Identidade (TDI) possa ter origem em eventos traumáticos na infantis, as formas de
defesa e adaptação da pessoa a esses traumas podem mudar com o
tempo e as circunstâncias.
Verdadeiro. O Transtorno de Múltipla Personalidade é sempre causado por fatores genéticos, e raramente está relacionado a experiências traumáticas na infância.
2
1. O Transtorno Dissociativo de Identidade, é desenvolvido como mecanismo de defesa devido a um trauma.
Verdadeiro. O Transtorno de Múltipla Personalidade, geralmente se desenvolve como um mecanismo de defesa diante de traumas, especialmente na infância.
Falso. O Transtorno Dissociativo de Identidade não está relacionado a traumas, mas sim a fatores genéticos e hereditários.
3
1. O Transtorno Dissociativo de Identidade possui um número limitado de personalidades (alters) que o indivíduo pode desenvolver.
Verdadeiro. Indivíduos com Transtorno Dissociativo de Identidade desenvolvem no máximo duas ou três personalidades distintas, sendo esse o limite reconhecido clinicamente.
Falso. O TDI se caracteriza pela fragmentação da identidade, com múltiplas personalidades (alters) que alternam no controle da pessoa. O número de alters varia, podendo ser poucos ou muitos, dependendo de cada indivíduo.
4
O diagnóstico para o Transtorno Dissociativo de Identidade, pode ser algo complexo devido a sua semelhança de outros transtornos psiquiátricos como: Esquizofrenia, Depressão, Ansiedade e Transtorno de Personalidade Borderline
Verdadeiro. O diagnóstico do TDI é complexo, pois seus sintomas podem se confundir com outros transtornos, exigindo avaliação cuidadosa de um profissional experiente.
Falso. O Transtorno Dissociativo de Identidade é facilmente identificado, pois seus sintomas são únicos e não se assemelham aos de outros transtornos psiquiátricos.
5
Sempre é possível lembrar dos ocorridos, após a mudança entre as personalidades.
Verdadeiro. No Transtorno Dissociativo de Identidade, o indivíduo sempre mantém a memória completa dos eventos, mesmo após a mudança entre personalidades.
Falso. No TDI, nem sempre há lembrança dos eventos após a troca de personalidades. A memória pode ser fragmentada ou ausente, variando conforme a interação entre as personalidades e o grau de dissociação.
6
O abuso no período da infância, pode ser um dos fatores chaves para o desenvolvimento do Transtorno Dissociativo de Identidade.
Falso. O abuso na infância não tem relação significativa com o desenvolvimento do Transtorno Dissociativo de Identidade, que é causado principalmente por fatores genéticos.
Verdadeiro. O abuso sexual e negligência na infância são fortes fatores de risco para o TDI, que envolve múltiplas identidades que podem alternar no controle do comportamento.
7
O indivíduo afetado pelo Transtorno Dissociativo de Identidade, tem consciência sobre as outras personalidades.
Falso. No TDI, a consciência sobre as outras personalidades variam: alguns indivíduos têm noção da existência e alternância entre elas, enquanto outros não têm consciência das identidades dissociadas.
Verdadeiro. Indivíduos com Transtorno Dissociativo de Identidade sempre têm total consciência das outras personalidades e das mudanças entre elas.
8
O indivíduo afetado, pode ou não saber discernir ou ter consciência sobre o momento em que há a troca de personalidades.
Verdadeiro. Pessoas com TDI podem sentir vazio, confusão ou ter memória seletiva, lembrando apenas de partes vividas por certas personalidades.
Falso. Indivíduos com Transtorno Dissociativo de Identidade sempre têm consciência clara e total do momento exato em que ocorre a troca entre as personalidades.
9
O tratamento para o Transtorno Dissociativo de Identidade, como a psicoterapia, pode curar totalmente o indivíduo.
Verdadeiro. O tratamento do Transtorno Dissociativo de Identidade cura completamente o indivíduo, eliminando todas as personalidades dissociadas.
Falso. O tratamento do TDI geralmente envolve psicoterapia, com foco na integração das identidades e no enfrentamento dos traumas. Abordagens como a terapia cognitiva comportamental e a terapia focada no trauma são comumente utilizadas.
10
Indivíduos com Transtorno Dissociativo de Identidade, não são mais violentos ou agressivos que outros indivíduos.
Verdadeiro. Pessoas com TDI podem variar bastante no comportamento, sendo agressivas, calmas, amigáveis ou bem adaptadas.
Falso. Indivíduos com Transtorno Dissociativo de Identidade são geralmente mais violentos e agressivos do que a maioria das pessoas.