
Trabalho pré-Modernismo
O pré-modernismo foi uma fase literária, ou também considerado um período sincrético histórico-literário brasileiro, que marca a transição entre o simbolismo e o movimento modernista. Em Portugal, o pré-modernismo configura o momento denominado saudosismo.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
São características do Pré-Modernismo:
b) Riqueza em detalhes e pelo exagero.
a) Linguagem coloquial.
c) Exaltação da natureza.
d) Marginalidade dos personagens.
e) Nacionalismo e Indianismo.
2
Indique a alternativa que contenha apenas autores pré-modernistas:
c) Lima Barreto, José de Anchieta, Euclides da Cunha.
a) Euclides da Cunha, Graça Aranha, Monteiro Lobato.
b) Arianos Suassuna, Graciliano Ramos, Monteiro Lobato.
e) Manuel Bandeira, Graciliano Ramos, Clarice Lispector.
d) José de Anchieta, Santa Rita Durão, Tomás Antônio Gonzaga.
3
Quais desses acontecimentos marcam o contexto histórico do Pré-Modernismo?
d)Inconfidência mineira.
a) Revolta da Chibata.
b) Chegada da família real portuguesa.
c)Transferência da capital do Brasil para Salvador.
e) Era Vargas.
4
Apenas uma das afirmações abaixo não se referem a Canaã, obra mais conhecida de Graça Aranha. Indique qual.
e) Explora o tema do racismo.
d)Tem como pano de fundo discussões ideológicas.
a) Narra os acontecimentos da Guerra de Canudos.
b)Seus personagens principais são Milkau e Lentz.
c)Aborda a imigração alemã no Espírito Santo.
5
Indique a alternativa correta.
a) Para muitos estudiosos, o Pré-Modernismo não é uma escola literária.
b) O Pré-Modernismo teve início da Semana de Arte Moderna, em 1922.
c) Manuel Bandeira e Graciliano Ramos são autores Pré-Modernistas.
d) Os Sertões e Grande Sertão: Veredas são da autoria de Euclides da Cunha.
e) Dentre as principais características do Pré-Modernismo, podemos citar a liberdade de expressão, a imprecisão e a espontaneidade.
6
Psicologia de um vencido Eu, filho do carbono e do amoníaco, Monstro de escuridão e rutilância, Sofro, desde a epigênese da infância, A influência má dos signos do zodíaco. Profundissimamente hipocondríaco, Este ambiente me causa repugnância… Sobe–me à boca uma ânsia análoga à ânsia Que se escapa da boca de um cardíaco. Já o verme — este operário das ruínas — Que o sangue podre das carnificinas Come, e à vida em geral declara guerra, Anda a espreitar meus olhos para roê–los, E há de deixar–me apenas os cabelos, Na frialdade ignorância da terra! ANJOS, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994. A poesia de Augusto dos Anjos revela aspectos de uma literatura de transição designada como pré-modernista. Com relação à poética e à abordagem temática presentes no soneto, identificam–se marcas dessa literatura de transição, como
a) a manutenção de elementos formais vinculados à estética do Parnasianismo e do Simbolismo, dimensionada pela inovação na expressividade poética, e o desconcerto existencial.
b) a forma do soneto, os versos metrificados, a presença de rimas e o vocabulário requintado, além do ceticismo, que antecipam conceitos estéticos vigentes no Modernismo.
c) a seleção lexical emprestada ao cientificismo, como se lê em “carbono e amoníaco", “epigênese da infância" e “frialdade ignorância", que restitui a visão naturalista do homem.
e) a ênfase no processo de construção de uma poesia descritiva e ao mesmo tempo filosófica, que incorpora valores morais e científicos mais tarde renovados pelos modernistas.
d)o empenho do eu lírico pelo resgate da poesia simbolista, manifesta em metáforas como “Monstro de escuridão e relutância" e “influência má dos signos do zodíaco".
7
Assinale a alternativa incorreta sobre o Pré-Modernismo:
e)Nos romances de Lima Barreto observa-se, além da crítica social, a crítica ao academicismo e à linguagem empolada e vazia dos parnasianos, traço que revela a postura moderna do escritor.
c)Tanto Lima Barreto quanto Monteiro Lobato são nomes significativos da literatura pré-modernista produzida nos primeiros anos do século XX, pois problematizam a realidade cultural e social do Brasil.
d)Euclides da Cunha, com a obra "Os Sertões", ultrapassa o relato meramente documental da batalha de Canudos para fixar-se em problemas humanos e revelar a face trágica da nação brasileira.
b)Não se caracterizou como uma escola literária com princípios estéticos bem delimitados, mas como um período de prefiguração das inovações temáticas e linguísticas do Modernismo.
a) Algumas correntes de vanguarda do início do século XX, como o Futurismo e o Cubismo, exerceram grande influência sobre nossos escritores pré-modernistas, sobretudo na poesia.
8
Assinale a alternativa incorreta.
a) A importância da obra de Lima Barreto situa-se no plano do conteúdo, a partir do qual se revela seu caráter polêmico; a linguagem descuidada, porém, revela pouca consciência estética, em virtude de sua formação literária precária
b)Nos primeiros vinte anos deste século, a produção literária brasileira é marcada por diversidades, abrangendo, ao mesmo tempo, obras que questionam a realidade social e obras voltadas para os lugares-comuns herdados de autores anteriores.
c)Pode-se afirmar que um dos traços modernos de Euclides da Cunha é o compromisso com os problemas de seu tempo.
d)O estilo parnasiano permanece influenciando autores e caracterizando boa parte da obra poética escrita durante o período pré-modernista.
e)Graça Aranha faz parte do conjunto mais significativo de escritores do Pré-Modernismo. Nos anos anteriores à Semana de Arte Moderna, Graça Aranha interveio a favor da renovação artística a que se propunham os escritores modernistas.
9
Lima Barreto é um autor que se caracteriza por criar tipos:
e)burgueses, ligados à cidade.
c)aristocratas, ligados ao campo.
b)rústicos, ligados ao campo.
a)populares, ligados ao subúrbio.
d)aristocratas, ligados à cidade.
10
Só ele não fala, não canta, não ri, não ama. Só ele, no meio de tanta vida, não vive." Os comentários acima são endereçados por Monteiro Lobato:
a) ao caboclo.
b)ao nordestino.
e)ao paulistano.
c)ao menor.
d)ao sertão.