
Tensões religiosas no Oriente Médio
Marque V ou F para as alternativas abaixo:
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
O fundamentalismo religioso se caracteriza pela interpretação literal de textos sagrados, intolerância contra quem não compartilha de sua visão de mundo e crença de que suas ações se justificam por conta da vontade divina.
Verdadeiro
Falso
2
É muito comum que grupos religiosos fundamentalistas, em qualquer religião, incitem ou promovam a violência, já que as demais pessoas são tratadas como infiéis, devendo, em suas visões, ser convertidos ou até eliminados.
Verdadeiro
Falso
3
O Oriente Médio, é um terreno fértil para a proliferação do fundamentalismo religioso, que, embora se restrinja a maioria da população, costuma produzir efeitos devastadores.
Verdadeiro
Falso
4
Os fundamentalistas islâmicos se esforçavam para enfraquecer os governantes laicos, pois buscavam a instalação de Estados religiosos regidos pela Al Qaeda.
Falso
Verdadeiro
5
Os talibãs chegaram a governar o Afeganistão por um período, mas foram destituídos pela ação militar liderada pelos EUA após os ataques de 11 de setembro de 2001, acusados de dar proteção aos terroristas da Al Qaeda.
Falso
Verdadeiro
6
O regime iraniano é um exemplo de governo tipicamente religioso.
Falso
Verdadeiro
7
Os sharias são líderes religiosos supremos do xiismo.
Verdadeiro
Falso
8
A Guerra Irã x Iraque apoiou o Iraque de Saddam Hussein, país que, mais tarde, també, se tornaria um inimigo estadunidense.
Falso
Verdadeiro
9
Mais recentemente, o grupo fundamentalista islâmico que mais teve repercussão internacional foi o califado.
Verdadeiro
Falso
10
Entre os palestinos, em sua maioria sunitas, atualmente a organização mais forte na luta contra a ocupação israelense é o Hamás.
Verdadeiro
Falso