TCC e Reaividade dos Compostos

TCC e Reaividade dos Compostos

Atividade de teste de conhecimento sobre tcc e estrutura de reatividade de compostos com metias de transição.

Imagem de perfil user: JOANA VIDAL
JOANA VIDAL

Anúncios

1

1- Como a Teoria do Campo Cristalino (TCC) explica a formação dos complexos octaédricos e tetraédricos em compostos de coordenação?

A- Os complexos octaédricos tem orbitais d que se dividem em dois grupos, sendo os orbitais t2g​ de menor energia e os eg​ de maior energia, devido à interação com seis ligantes ao redor do metal.
C- Os complexos tetraédricos apresentam maior separação de energia (Δ) entre os orbitais d do que os complexos octaédricos, por haver menos ligantes no entorno do metal.
D- A TCC explica que a geometria dos complexos metálicos depende apenas do número atômico do metal e não da interação com os ligantes.
B- A TCC afirma que em ambos os tipos de complexos os orbitais d do metal central não sofrem alteração de energia, sendo todos igualmente energéticos.
2

2- Os metais de transição apresentam diversas propriedades químicas e física devido à configuração de seus orbitais d. Qual das alternativas é verdadeira?

D- São elementos altamente reativos, semelhantes aos metais alcalinos e alcalino-terrosos, e não formam compostos coloridos.
C- São todos elementos representativos e apresentam orbitais s parcialmente preenchidos no estado fundamental.
B- Possuem tendência a formar íons com carga fixa e não apresentam variação nos estados de oxidação.
A- Apresentam elevada capacidade de formar complexos devido à presença de orbitais d parcialmente preenchidos.
3

3- Dois complexos octaédricos possuem o mesmo cátion metálico e o mesmo número de elétrons no subnível d, mas apresentam diferentes intensidades de cor ao serem analisados sob luz visível. Assinale a alternativa que melhor explica essa diferença de intensidade de cor:

A- A intensidade da cor pode variar conforme o ligante, pois ligantes diferentes alteram o valor de Δ0, modificando a energia e a intensidade da transição eletrônica d–d.
B- A diferença de cor ocorre porque ligantes mais fortes reduzem o desdobramento Δ0, tornando a absorção menos intensa.
D- A intensidade da cor depende da quantidade de elétrons no metal, sendo mais intensa quando há mais elétrons desemparelhados.
C- A intensidade da cor está relacionada apenas à geometria do complexo, e não à natureza dos ligantes.
4

4- Em relação aos complexos de coordenação, considere as definições a seguir: I- Um complexo lábil sofre reações de substituição de ligantes rapidamente. II- Um complexo inerte resiste à substituição de ligantes, mesmo que a reação seja termodinamicamente favorável. III- A estabilidade termodinâmica está relacionada à energia livre de formação do complexo. IV- A labilidade cinética está relacionada à velocidade de substituição dos ligantes. Com base nisso, assinale a alternativa correta:

D- Um complexo pode ser estável e inerte apenas se possuir ligantes fortemente eletropositivos.
A- Um complexo pode ser estável e lábil, se for termodinamicamente favorável, mas reativo do ponto de vista cinético.
B- Todo complexo instável é também lábil.
C- A estabilidade de um complexo depende exclusivamente da carga do cátion metálico.
E- Complexos com metais de transição de alta carga e pequeno raio são sempre instáveis e lábeis.
5

eeeeee

eeeeeee
eeeeee
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.