Sociedade de Massa e a Teoria Hipodérmica

Sociedade de Massa e a Teoria Hipodérmica

Conforme Wolf (1999)

Imagem de perfil user: DANIELA POLLA
DANIELA POLLA

Anúncios

1

Para Wolf, uma teoria se ordenam segundo três dimensões. Quais são elas?

Contexto social, teoria social e modelo do processo comunicativo
Contexto social, contexto histórico e contexto teórico
Cultura, Sociedade e Ciência
Sociedade de massa, Contexto Econômico e Teoria Social
Estímulo-Resposta, Sociedade de Massa e Cultura Contemporânea
2

As pesquisas sobre os mass media são diversas e podem ser consideradas segundo uma ordem cronológica.

Verdadeiro
Falso
3

Para Wolf (1999), qual era o objeto de pesquisa da Mass Communication Research?

A sociedade de massa ou a cultura de massa
O modelo de Lasswell
A homogeneidade da massa
O Jornalismo e a Publicidade
O rádio, o cinema e o jornal
4

Para a teoria hipodérmica, o público é pessoal e diretamente atingido pelas mensagens.

Falso
Verdadeiro
5

Qual era o contexto social no desenvolvimento da Teoria Hipodérmica?

Descobrimento da propaganda e criação da internet
Industrialização e digitalização da comunicação
Governos Totalitários e digitalização da comunicação
Guerra do Golfo e desenvolvimento tecnológico
Grandes Guerras e difusão dos Meios de Comunicação de Massa
6

O modelo da Teoria Hipodérmica pode ser descrito como uma teoria da propaganda e sobre a propaganda.

Falso
Verdadeiro
7

Em qual época histórica começam a ser publicadas diversas obras sobre aspectos retóricos e persuasivos da propaganda?

Anos 2000
Anos 1920 e 1930
Anos 1940 e 1950
Anos 1950 e 1960
Anos 1980 e 1990
8

O termo sociedade de massa abarca diversas perspectivas e acepções teóricas. Por isso, para Wolf (1999), ele pode ser denominado:

Termo Convergente
Termo Tecnocentrico
Termo Cronológico
Termo Ambivalente
Termo Guarda-Chuva
9

O homem da sociedade de massa é a antítese do homem culto. Ele não avalia a si próprio e é idêntico aos demais.

Falso
Verdadeiro
10

A massa subverte tudo que é diferente, singular, individual. Há efeito de homogeneização.

Falso
Verdadeiro
11

Na massa, são sempre buscados os caminhos mais difíceis e complexos, fazendo com que nunca haja uma ideia dominante.

Verdadeiro
Falso
12

Quais são os traços comuns que identificam a estrutura e o comportamento da massa?

Conjunto heterogêneo de indivíduos, no qual a proveniência geográfica e social interfere nos efeitos das mensagens.
Conjunto homogêneo de indivíduos, mas no qual os indivíduos exercem influência entre si.
Conjunto heterogêneo de indivíduos, no qual cada um é responsável pela sua compreensão dos efeitos das mensagens.
Conjunto homogêneo de indivíduos, contudo, a proveniência cultural e social interfere nos efeitos das mensagens.
Conjunto homogêneo e indiferenciável de indivíduos, que são iguais mesmo que venham de lugares diferentes.
13

Na sociedade de massa, os indivíduos, mesmo que homogeneizados, exercem facilmente influência sobre os demais.

Verdadeiro
Falso
14

A massa não possui regras, tradições, nem estrutura e organização social.

Verdadeiro
Falso
15

Quais são as "provas" apontadas por Wolf (1999) como justificativas para a crença em efeitos quase ilimitados, presente na Teoria Hipodérmica?

Notícias e filmes da década de 1940
Propagandas de massa dos regimes totalitários e das Grandes Guerras
Propagandas de grandes indústrias em 1840
Filmes e consumo de produtos industrializados
Cinema da década de 1960
16

A audiência da teoria hipodérmica é indefesa e passiva.

Falso
Verdadeiro
17

De acordo com Wolf (1999), qual é a outra denominação que pode ser usada para a Teoria Hipodérmica?

Mass Theory
Bullet Theory
Teoria Crítica
Teoria Conservadora
Teoria Totalizante
18

Qual é o modelo do processo comunicativo da Teoria Hipodérmica?

Emissor-Canal-Receptor
Estímulo-Resposta
Quem? Diz o quê? Através de que canal? Para quem? Com que efeito?
Emissor-Receptor-Análise
Emissor-Canal-Receptor-Interpretação da Mensagem
19

A Teoria Hipodérmica tem inspiração na teoria psicológica do behaviorismo (comportamento do organismo resulta de estímulos recebidos do ambiente).

Falso
Verdadeiro
20

Na Teoria Hipodérmica, os efeitos não são estudados. Por quê?

Pois o foco da teoria é a meio de comunicação e não o efeito.
Pois cada indivíduo é capaz de produzir uma interpretação diferente.
Pois o canal pode interferir na eficácia da mensagem.
Pois são dados como certos.
Pois o foco da teoria está no emissor da mensagem.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.