Sistema Nervoso

Sistema Nervoso

Revisão para a prova

Imagem de perfil user: s h
s h

Anúncios

1
Quais as estruturas na imagem (cima para baixo)

Quais as estruturas na imagem (cima para baixo)

Bulbo olfatório, nervo oculomotor, quiasma óptico, corpo mamilar, nervo óptico, nervo trigêmeo e trato piramidal
Bulbo olfatório, nervo óptico, quiasma óptico, corpo mamilar, nervo oculomotor, nervo trigêmeo e trato piramidal
Nervo olfatório, nervo oculomotor, quiasma oculomotor, trato piramidal, nervo óptico, nervo trigêmeo e corpo mamilar
Bulbo olfatório, nervo oculomotor, quiasma óptico, trato piramidal, nervo óptico, nervo trigêmeo e corpo mamilar
2
Quais as estruturas enumeradas?

Quais as estruturas enumeradas?

Tálamo, Corpo caloso, bulbo e ponte
Corpo caloso, hipotálamo, bulbo e ponte
Corpo caloso, tálamo, ponte e bulbo
Tálamo, hipotálamo, ponte e bulbo
3
Quais os nomes dessas estruturas?

Quais os nomes dessas estruturas?

Corpo mamilar, colículos caudais, colículos rostrais e encéfalo
Infundíbulo, corpo mamilar, colículos rostrais e cerebelo
Corpo pineal, colículos rostrais, colículos caudais e cerebelo
Corpo pineal, colículos caudais, corpos quadrigêmeos e cerebelo
4

Qual alternativa está relacionadas às sinapses elétricas?

Tem como constituintes a membrana pré-sináptica, vesículas sinápticas contendo neurotransmissores, fenda ou espaço sináptico e membrana pós-sináptica.
A informação que viaja na forma de impulsos elétricos ao longo de um axônio é convertida em um sinal químico que atravessa a fenda sináptica e é convertido novamente em sinal elétrico.
A comunicação é feita usando neurotransmissores.
Transferência direta da corrente iônica de uma célula para outra; formação uma ponte entre as membranas com comunicação bidirecional.
5

Qual alternativa NÃO está relacionadas às sinapses químicas?

A comunicação é feita usando mensageiros químicos
Abrem os canais de potássio, a membrana fica despolarizada. Rapidamente repolariza devido à bomba de sódio e potássio
Os neurotransmissores são liberados na fenda sináptica, a membrana pós sináptica possui receptores que detectam essas substâncias
6

Enumere a sequência correta de uma sinapse química

1 – Impulso nervoso chega ao terminal do axônio. 2 – Ativação de canais de íons na membrana da célula. 3 – Vesículas sinápticas se fundem com a membrana do axônio terminal, liberando o neurotransmissor dentro da fenda sináptica. 4 – Neurotransmissores se ligam às proteínas receptoras na célula pré-sináptica. 5 – Despolarização (excitatório/cloreto ou potássio) ou hiperpolarização (inibitório/sódio).
1 – Impulso nervoso chega ao terminal do axônio. 2 – Ativação de canais de íons na membrana da célula. 3 – Vesículas sinápticas se fundem com a membrana do axônio terminal, liberando o neurotransmissor dentro da fenda sináptica. 4 – Neurotransmissores se ligam às proteínas receptoras na célula pós-sináptica. 5 – Despolarização (excitatório/sódio) ou hiperpolarização (inibitório/cloreto ou potássio).
1 – Impulso nervoso chega ao terminal do dendrito. 2 – Ativação de canais de íons na membrana da célula. 3 – Vesículas sinápticas se fundem com a membrana do axônio terminal, liberando o neurotransmissor dentro da fenda sináptica. 4 – Neurotransmissores se ligam às proteínas receptoras na célula pós-sináptica. 5 – Despolarização (excitatório/sódio) ou hiperpolarização (inibitório/cloreto ou potássio).
1 – Impulso nervoso chega ao terminal do dendrito. 2 – Ativação de canais de íons na membrana da célula. 3 – Vesículas sinápticas se fundem com a membrana do axônio terminal, liberando o neurotransmissor dentro da fenda sináptica. 4 – Neurotransmissores se ligam às proteínas receptoras na célula pré-sináptica. 5 – Despolarização (excitatório/sódio) ou hiperpolarização (inibitório/cloreto ou potássio).
7

Qual a importância das células da glia sobre o hipocampo para a consolidação da memória de longo prazo?

As células da glia, como astrócitos e micróglias, participam da regulação da atividade sináptica, da remoção de resíduos neurotóxicos e do suporte metabólico, promovendo condições adequadas para a consolidação da memória no hipocampo.
As células da glia têm função de defesa imunológica, sem relação com a plasticidade sináptica ou a memória.
As células da glia apenas fornecem suporte físico aos neurônios, não interferindo diretamente na formação da memória.
As células da glia atuam na transmissão elétrica do impulso nervoso, substituindo os neurônios danificados no hipocampo.
8

"Tem receptor na membrana, sendo o mecanismo mais rápido. O hormônio se liga ao receptor, desencadeando uma reação em cascata dentro da célula, estimulando a produção de proteínas." - A "Tem receptor no citoplasma, sendo uma reação de tempo intermediário. O hormônio se liga ao receptor, atravessa a membrana nuclear, esse complexo hormônio-receptor se liga ao DNA e produz e envia um RNAm para o retículo endoplasmático rugoso, onde será traduzido pelos ribossomos em uma proteína desejada." - B "Atravessam livremente a membrana celular e o citoplasma, encontrando seu receptor no núcleo, sendo o mecanismo mais lento. Esse complexo hormônio-receptor se liga na cromatina, copiando a sequência genética pro RNAm que segue para o retículo endoplasmático rugoso, onde será traduzido pelos ribossomos em uma proteína desejada." - C

Hormônio proteico, esteroides e aminas
Hormônio esteroide, proteico e aminas
Hormônio aminas, proteico e esteroides
Hormônio proteico, aminas e esteroides
9

Onde T3 e T4 são armazenados?

Hipófise
Hipotálamo
Glândula suprarrenal
Tireoide
10

Qual o processo de secreção de T3 e T4?

A hipófise libera o TSH, que estimula a síntese e a liberação de TRH no hipotálamo. O TSH segue para a tireoide, estimulando a liberação de T3 e T4.
A hipófise libera o TRH, que estimula a síntese e a liberação de TSH no tálamo. O TSH segue para a tireoide, estimulando a liberação de T3 e T4.
O hipotálamo libera o TRH, que estimula a síntese e a liberação de TSH na hipófise. O TSH segue para a tireoide, estimulando a liberação de T3 e T4.
A hipófise libera o TRH, que estimula a síntese e a liberação de TSH no hipotálamo. O TSH segue para a tireoide, estimulando a liberação de T3 e T4.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.