
Anúncios
1
O timo é um órgão linfoide primário situado no mediastino próximo dos vasos da base do coração. Em relação às suas características histológicas e função, assinale a alternativa INCORRETA.
Na região cortical do timo, predominam linfoblastos, linfócitos jovens e células reticulares epiteliais.
Os linfócitos produzidos formam-se a partir de células mesenquimatosas, que invadem um esboço epitelial derivado do endoderma da terceira e quarta bolsa faríngea.
O timo apresenta dois lóbulos de 0,5 a 2 cm de largura. Cada lóbulo é formado de uma parte periférica de tecido linfoide denso, denominada zona cortical, que envolve a parte central, mais clara e de tecido difuso, a zona medular.
As células reticulares epiteliais do timo têm grandes núcleos, cromatina fina e citoplasma, que se ligam aos das células adjacentes por desmossomas.
2
Os distúrbios da tireoide podem ser conceituados como condições clínicas que alteram o funcionamento normal da tireoide, uma glândula com importante papel na regulação de numerosos processos metabólicos de todo o corpo por meio da ação dos seus hormônios. A orientação de um plano alimentar saudável faz parte do tratamento dos distúrbios da tireoide, evitando, assim, deficiências que podem acarretar:
Desidratação
Sarcopenia.
Acidente vascular cerebral.
Anemia
3
O Sistema endócrino pode ser definido como:
um conjunto de glândulas responsáveis pela produção de hormônios que influenciam nas funções do organismo.
um conjunto de glândulas com capacidade de produzir e secretar hormônios e neurônios.
um conjunto de glândulas responsáveis pela produção, substituição e modificação de neurônios.
um conjunto de glândulas que sozinhas são responsáveis por regular os ciclos internos do organismo.
4
Sabemos que o sistema endócrino é formado por glândulas endócrinas, ou seja, glândulas que produzem secreções que são lançadas diretamente na corrente sanguínea. Marque a alternativa em que são encontradas apenas glândulas do sistema endócrino.
Glândula sudorípara, glândula salivar e ovários.
Testículos, tireoide e glândula sudorípara.
Hipófise, tireoide e testículos.
Hipófise, tireoide e glândula sebácea.
5
A glândula tireoide produz os hormônios triiodotironina (T3), tiroxina (T4) e calcitonina. O excesso dos hormônios T3 e T4 causa uma doença que apresenta sintomas como irritabilidade, pele quente e úmida, insônia, perda de peso e exoftalmia. Essa doença é denominada de:
Hipertireoidismo.
Hipotireoidismo.
Anemia.
Nanismo.
6
Analise as alternativas abaixo e marque aquela que indica corretamente a principal glândula do sistema endócrino responsável pela produção de testosterona:
hipotálamo
pâncreas
paratireoide
testículos
7
Todas as glândulas que compõem o sistema endócrino são endócrinas. Elas são assim denominadas, pois:
lançam sua secreção diretamente na corrente sanguínea.
lançam sua secreção para fora do corpo.
lançam sua secreção no interior de órgãos ocos.
lançam sua secreção diretamente nos vasos linfáticos.