Sistema de aviação civil

Sistema de aviação civil

………………………………………….

Imagem de perfil user: Letícia Franchini
Letícia Franchini

Anúncios

1

A primeira lenda sobre a tentativa de dominar o céus tem como personagem:

Irmãos Weight
Ícaro e dédalo
Bartolomeu de Gusmão
Irmãos Montgolfier
2

A era dos balões e dos dirigíveis tem início no:

Século 20, com Yuri Gagarin
Século 18, com Bartolomeu de Gusmão
Século 19, com Irmãos Wright
Século 19, com Santos Dumont
3

No final do século 19, destacaram - se nos primeiros voos com planadores:

Alberto Santos Dumont
George Cayley e Otto Lilienthal
Ícaro e Dédalo
Irmãos Montgolfier
4

A era pioneira da aviação, marcada pela mudança da base energética do carvão para o petróleo que permitiu o uso de motores a gasolina na aviação, ocorre entre:

1900 e 1960
1900 e 1914
1903 e 1906
1914 e 1918
5

O voo de Santos Dumont com 14 BIS ocorrido no Campo de Begatelle, em Paris, na presença de inúmeros expectadores ocorreu em 23 de outubro de :

1906
1903
1907
1910
6

Em que avião Santos Dumont inovou utilizando pela primeira vez ailerons?

14 BIS
Demoiselle
Flyer
Comet
7

O período entre a primeira e a segunda guerra mundiais, ocorrido entre 1918 e 1939, é conhecido como:

Era especial
Era pioneira da aviação
Era dos balões e dos dirigíveis
Era de ouro da aviação
8

Que aeronave foi a mais usada para fins comerciais entre as décadas de 1930 e 1940?

Comet
Constellation
Douglas DC-4
Douglas DC-3
9

A honra de ser a primeira pessoa a viajar no espaço em 1961 coube a?

Yuri Gagarin
Gherman Titov
Alan Shepard
Neil Armstrong
10

A cosmonauta russa Valentina Tereshkova se destacou na corrida espacial por :

Realizar a primeira caminhada no espaço
Ser a primeira pessoa a pisar na lua
Completar 17 voltas ao redor da Terra
Ser a primeira mulher no espaço
11

Como parte das comemorações de 100 anos do 14 BIS, Marcos César Pontes se tornou o primeiro astronauta brasileiro no espaço em :

1961
2006
1969
2016
12

A discussão entre o princípio da liberdade do ar e o princípio da soberania aérea sobre o território de um país teve início em:

1914, com início da Primeira Guerra Mundial
1908, quando balões alemães pousaram na França
1918, com o fim da Primeira Guerra Mundial
1910, numa conferência em Paris
13

o país que defendia desde o início o princípio da soberania aérea sobre o território de um país era a/o:

França
Brasil
Alemanha
Inglaterra
14

As características fundamentais do direito aeronáutico são:

Autonomia, conservadorismo e nacionalidade
Autonomia, conservadorismo e internacionalidade
Autonomia, dinamismo e nacionalidade
Autonomia, dinamismo e internacionalidade
15

Quais são as duas fontes do direito aeronáutico:

Fonte imediata e fonte subsidiária
Fonte jurídica e fonte costumeira
Fonte imediata e fonte jurídica
Fonte subsidiária e fonte costumeira
16

Documentos firmados entre governos de dois paíse, que possuem a natureza de tratados tendo como finalidades de promover e regular o mercado entre os países que assinam:

Memorando
Convenção
Protocolo
Acordo sobre serviços aéreos
17

Situação observada quando dois países negociam que a companhia aérea poderá pousar em seu território:

Direito de rota
Designação
Nenhuma das anteriores
Direito de exploração
18

De 1944 para os dias atuais, qual a sequência correta dos acordos sobre os serviços aéreos?

Monodesignação, open skies, multidesignação
Multidesignação, monodesignação, Open skies
Open skies, monodesignação, multidesignação
Monodesignação, multidesignação, open skies
19

Conjunto de direitos concedidos a uma empresa aérea de um estado que entrará no espaço aéreo e pousará no território de outro estado:

Designação
Convenções
Acordo multilateral
Liberdades do ar
20

o direito de sobrevoar o país contratante está previsto na:

1ª. liberdade do ar
4ª. Liberdade do ar
2ª. liberdade do ar
3ª. Liberdade do ar
21

O direito de desembarcar no território do segundo país, passageiros e carga em embarcados no primeiro país está previsto na:

1ª. Liberdade do ar
3ª. Liberdade do ar
2ª. Liberdade do ar
4ª. Liberdade do ar
22

Quais liberdades do ar são consideradas técnicas?

Da quinta em diante
Terceira e quarta
Segunda e terceira
Primeira e segunda
23

A primeira convenção de Paris, que dentre outras coisas criou CINA, OCORREU NO ANO DE:

1889
1919
1944
1929
24

-A CINA- comissão Internacional de navegação aérea, primeira organização com objetivo de padronizar a aviação civil internacional foi criada na Convenção de:

Paris
Varsóvia
Roma
Chicago
25

A uniformização dos critérios relativos aos documentos de transportes tais como bilhete de passagem e nota de bagagem foi estabelecida na Convenção de:

Roma
Chicago
Paris
Varsóvia
26

Convenção que estabeleceu regras relativas as responsabilidades das empresas aéreas no que se refere a danos causados por acidentes a passageiros ou tripulantes:

Chicago
Varsóvia
Paris
Roma
27

(Questão de banca) das convenções abaixo, a que unifica regras relativas ao transporte aéreo Internacional é a de:

Chicago
Haia
Varsóvia
Paris
28

Que nome recebe os documentos multilaterais celebrados entre alguns países que estabelecem apenas obrigações formais?

Protocolos
Anexos
Convenções
Acordos
29

A Convenção de Chicago foi assinada no dia:

7 de dezembro de 1944
4 de abril de 1947
10 de maio de 1945
25 de setembro de 1946
30

(Questão de banca) Convenção que estabelece o princípio de soberania de um Estado contratante sobre seu espaço aeronáutico:

Varsóvia
Paris
Roma
Chicago
31

(Questão de banca) a Convenção que tratou de estabelecer um novo ordenamento jurídico para a aviação civil Internacional e que substituiu a convenção de Paris:

Roma
Chicago
Varsóvia
Havana
32

A organização de aviação civil internacional (OACI) foi instituída na Convenção de:

Chicago
Genebra
Varsóvia
Paris
33

Que convenção substituiu a convenção de Paris de 1919 e a Convenção de Havana de 1928?

Chicago
Haia
Varsóvia
Montreal
34

Convenção que extinguiu a CINA e criou a OACI:

Paris
Chicago
Havana
Varsóvia
35

A organização de aviação civil Internacional (OACI) é uma entidade filiada a:

IATA
FAA
OMS
ONU
36

Organização internacional que padroniza normas e procedimentos relativos à aviação civil:

ONU
OMS
FAA
ICAO
37

Na organização de aviação civil Internacional, inúmeros países fazem representar, inclusive o Brasil, através de suas/seus:

Empresas aéreas
Governos
Embaixadas
Sindicatos
38

Assegurar o desenvolvimento seguro e ordeiro da aviação civil Internacional do mundo é um dos objetivos da:

OACI
ONU
IATA
CLAC
39

Fomentar, de modo geral, o desenvolvimento de todos os aspectos da aeronáutica civil internacional são alguns dos objetivos da:

CLAC
IATA
ONU
OACI
40

Estimular o desenvolvimento de Aerovias, aeroportos e facilidade a navegação aérea na aviação civil Internacional são objetivos da:

OACI
ONU
IATA
FAA
41

O secretariado da OACI, OS COMITÊS PERMANENTES, O COMITÊ DE PROTEÇÃO AMBIENTAL NA AVIAÇÃO E A COMISSÃO DE NAVEGAÇÃO AÉREA SÃO CONSIDERADOS ÓRGÃOS:

Necessários
Soberanos
Executivos
Fundamentais
42

Na estrutura da OACI, o órgão soberano e que é constituído por todos os países membros é a/o:

Conselho
Assembleia
Secretariado
Comissão de navegação aérea
43

O órgão da OACI que se reúne a cada três anos, a prova o orçamento e revisa sua política é a/o:

Secretariado
Assembleia
Conselho
Comissão de navegação aérea
44

(Questão de banca) a estrutura da OACI é composta, respectivamente, por um órgão soberano e um executivo, que são:

Administração e conselho
Comitê e assembleia
Comissão e administração
Assembleia e Conselho
45

(Questão de banca) os membros do Conselho da OACI terão um tempo de mandato de:

3 anos
4 anos
5 anos
6 anos
46

órgãos da estrutura da OACI que é composto por 36 estados:

Comissão de navegação aérea
Secretariado
Assembleia
Conselho
47

o Brasil fez parte de qual grupo do Conselho?

Nenhuma das anteriores
Grupo 3- representatividade geográfica
Grupo 2- grande contribuição e serviços da navegação aérea
Grupo 1- maior importância no transporte aéreo
48

Órgão da ICAO que é assessoriado por 17 painéis técnicos formados por especialistas indicados pelos estados membros:

Comissão de navegação aérea
Assembleia
Comitê de proteção ambiental na aviação
Conselho
49

Órgão das OACI Criado com o objetivo de estudar os impactos do ruído e das emissões dos gases provenientes das aeronaves e de promover medidas que minimizem esses efeitos:

CAEP
ANC
Secretariado
Conselho
50

as publicações da organização da aviação civil Internacional que tratam dos padrões e práticas recomendadas são chamadas de:

Normas
SARPS
Emendas
Anexos
51

os padrões e práticas recomendadas pela OACI estão publicado nas /nos:

Suplementos
Diferenças
PANS
SARPS
52

Estado que, por motivos de legislação interna ou por discordância, não desejam cumprir os padrões e práticas recomendados pela OACI , deverão emitir:

Diferenças
Alterações
PANS
SARPS
53

- Os PANS- procedimento para o serviço de navegação aéreo são formulados pela/pelo da ICAO.

Conselho
Assembleia
Comitê de proteção ambiental na aviação
Comissão de navegação aérea
54

As normas de caráter técnico estabelecidas pela OACI na convenção de Chicago serão cumpridas através de:

Anexos
Regulamentos brasileiros de homologação aeronáutica
Regulamentos da convenção
Assembleia
55

(questão de banca) os documentos onde estão definidas as normas internacionais e métodos recomendados da OACI, dominam-se:

Anexos
Estatutos
Suplementos
Regimentos
56

o número de anexos com os quais a OACI estabelece as normas de caráter técnico é de:

15
12
17
19
57

O anexo da Convenção de Chicago trata de:

Busque salvamento
Regras do ar
Investigação de acidentes de aviação
Licenças de pessoal
58

As normas e recomendações adotadas pela IACAO, com padrões mínimos para concessão de licenças e instrução do pessoal aeronáutico estão contidas na/no :

CBA
RBAC 61
Anexo 13
Anexo 1
59

(Questão de banca) o anexo 13 da OACI está relacionada com:

Transporte segurança de materiais perigosos, por via aérea
Licenças de pessoal
Regras do ar
Investigação de acidentes aeronáuticos
60

(questão de banca) criar os meios necessários para colaboração entre empresas de transporte aéreo, direta ou indiretamente ligadas aos serviços de transportes aéreo internacional, é um dos objetivos da/do:

IATA
FAO
ICAO
AITAL
61

(Questão de banca) associação internacional que tem como objetivo principal assegurar transporte aéreo rápido, cômodo, seguro e econômico tanto para empresas aéreas como para o público, tem como sigla:

CIAN
AIAC
IATA
OACI
62

Associação de transporte aéreo Internacional - IATA foi fundado em 1945 na cidade de:

Havana
Varsóvia
Montreal
Chicago
63

Coordenar e promover acordos de cooperação que melhore o fluxo de pessoas e o fluxo de comércio entre os estados latino-americanos são objetivos da:

OACI
CLAC
IATA
ICAO
64

a Comissão latino-americana de aviação civil -CLAC fundado em 1973 na cidade de/do:

Paris
Genebra
São Paulo
México
65

(questão de o órgão eminentemente político e de assessoramento, de alto nível do comando da aeronáutica, incumbido de estudar, planejar e coordenar os assuntos referentes à viação civil internacional, é a/o:

CERNAI
SERAC
DEPV
ICAO
66

(Questão de banca) órgão do Comando da aeronáutica, a qual compete a promoção, junto aos órgãos pertinentes, do cumprimento dos atos internacionais sobre a aviação civil e internacionais ratificados pelo Brasil:

CINA
INFRAERO
CERNAI
CEMAL
67

Exercer controle do espaço aéreo brasileiro, a proteção ao voo e manter o serviço de busca e salvamento são atividades controladas pelo Estado através da/do:

Agência Nacional de Aviação Civil
Ministério da defesa
Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República
Comando da aeronáutica
68

Através de que órgãos do governo brasileiro controla a aviação?

Ministério da defesa Ministério da infraestrutura
CERNAI Ministério da infraestrutura
Comando da aeronáutica Ministério da infraestrutura
Comando da aeronáutica e CERNAI
69

(Questão de banca) os três níveis de atuação do transporte aéreo regular no Brasil são:

Desportivo, internacional e regional
Regional, doméstico e nacional
Regional, doméstico e internacional
Doméstico, Internacional e desportivo
70

Dentro de sua doutrina aeroespacial, em 1941, o Brasil reuniu todos os seus meios aéreos espaciais sob o comando da/do:

Diretoria de aeronáutica do Ministério do Exército
Diretoria de aviação do Ministério da Marinha
Ministério da defesa
Ministério da aeronáutica
71

A aviação militar, a aviação civil, a infraestrutura estrutura e a indústria aeroespacial e os recursos humanos especializados formam a/o:

Ministério da aeronáutica
Ministério da defesa
Sistema de aviação civil Brasileiro
Poder aeroespacial brasileiro
72

Ponto o sistema de aviação civil brasileiro foi criado pelo Decreto 65.144 em :

1969
1941
2002
2005
73

Com a finalidade de organizar as atividades necessárias ao funcionamento e o desenvolvimento da aviação civil no Brasil foi criada o:

Ministério da defesa
Sistema de aviação civil
Comando da aeronáutica
Sistema de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos
74

Dentre os ângulos executivos que formam o sistema de aviação civil brasileiro juntamente com a Anac podemos citar:

Órgãos do comando da aeronáutica
Empresas aéreas
Indústria aeronáutica
Todas acima
75

A Agência Nacional de Aviação Civil foi criada em 2005 com a finalidade de substituir a/o:

Comandos da aeronáutica
Ministério de aeronáutica
Secretaria de aviação civil
Departamento de aviação civil
76

Qual é o órgão principal do sistema de aviação civil brasileiro?

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)
Ministério da defesa
Departamento de controle do espaço aéreo (DECEA)
Comando da aeronáutica (COMAER)
77

A autoridade de aviação civil brasileira está vinculada ao:

Ministério da Ciência e Tecnologia
Ministério dos transportes
Ministério da infraestrutura
Ministério da defesa
78

Como autarquia federal, a Anac pertence à:

Administração indireta do governo e não tem autonomia administrativa
Administração indireta do governo e tem autonomia administrativa
Administração direta do governo, mas não teve autonomia administrativa
Administração direta do governo e tem autonomia administrativa
79

O órgão do governo que tem por atribuição fiscalizar as operações de aeronaves, de empresas aéreas, de aeroportos e de profissionais do setor, com foco na segurança na qualidade do transporte aéreo é a/o:

ANAC
DECEA
SAC
CENIPA
80

As competências da análise estão estabelecidas na:

Lei de criação da Anac
Código Brasileiro de aeronáutica
Sistema de aviação civil Brasileiro
Nova lei do aeronauta
81

Dentro da estrutura da Anac, o órgão que certifica, emite, suspende, revoga ou cancela licenças de tripulantes é a/o:

Corregedoria
Ouvidoria
Superintendência de padrões operacionais
Núcleo Regional de aviação civil
82

Nas principais cidades brasileiras, a Ana que será representada pela/pelo:

Companhias aéreas
Infraero
NURAC
Polícia Federal
83

Onde os técnicos de regulação de aviação civil, antigos INSPACs, atuam?

Somente nas dependências das empresas em terra
Somente a borda dos aviões
A borda dos aviões, nas regiões de aeródromos nas dependências das empresas em terra
Em todos os lugares necessários
84

As células executivas do sistema de aviação civil são formados:

Por organizações militares e civis
Por organizações governamentais
Somente por organizações civis
Somente por organizações militares
85

As empresas de manutenção, a indústria aeronáutica e as empresas de transporte aéreo, em relação ao sistema de aviação civil, são:

Órgãos paralelos
Elos Executivos
Unidades normativas
Órgãos fiscalizadores
86

Na estrutura do sistema de aviação civil, a indústria aeronáutica e as empresas de transporte aéreo estão relacionadas como:

Elos executivos
Órgãos legisladores
Unidades normativas
Órgãos fiscalizadores
87

a organização do comando da aeronáutica que tem por finalidade super entender, coordenar e controlar as atividades de proteção ao voo e as telecomunicações domina-se:

DECEA
DAC
IAC
DIRMA
88

Qual o órgão responsável por executar, planejar e coordenar a proteção ao voo no Brasil?

Governo Federal
ANAC
DIRENG
DECEA
89

o sistema de proteção ao voo no Brasil, tem como órgão diretivo principal o:

Serviço Regional de proteção ao voo
Instituto de proteção ao voo
Departamento de controle do espaço aéreo
Departamento de proteção ao voo
90

Qual é o órgão do comando da aeronáutica responsável por investigar acidentes aeronáuticos aviação civil e da força Brasileira?

INFRAERO
CENIPA
DECEA
ANAC
91

Empresas do SAC-BR Que executam serviços de rampa ou de pista em aeroportos:

Empresas de serviços aéreos especializados - SAE
Empresas de serviços auxiliares ao transporte aéreo
Empresas de transporte aéreo regular
Empresa Brasileira de infraestrutura aeroportuária
92

A empresa que administra os principais aeroportos do Brasil, sobretudo, dentro dos padrões de segurança exigidos, é a:

EMBRAER
INFRAERO
CELMA
CERNAI
93

A empresa que proteja e constrói aviões civis militares no Brasil e é considerada a terceira maior do mundo é a:

EMBRAER
CELMA
INFRAERO
EMBRAPA
94

Elo executivo do sistema de aviação civil brasileiro que tem a função de formar recursos especializados para aviação civil:

Empresas de taxi aéreo
CIACs
Indústria aeronáutica
Empresas de transporte aéreo regular
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.