Simulado OBR nível 3

Simulado OBR nível 3

Hora de nos prepararmos para prova teórica da OBR.

Anúncios

1

As aplicações industriais com robôs segue linha são bem diversificadas, na grande rede de varejos Alibaba, eles começaram a funcionar com os princípios do seguidor de linha, sendo responsáveis pelo gerenciamento do estoque. Eles manejam as prateleiras de produtos dentro do estoque por meio de orientação de faixas no chão. Possuem a função de transportar os materiais de um lado para outro, seja para reajustar o estoque ou para levar para uma área de exportação. Um robô segue linha novo consegue transportar uma carga de até 580 kg. Porém, com o passar dos anos, seu sistema mecânico vai ficando desgastado e suportando uma carga cada vez menor. Sabendo que, passados 10 anos, esse robô consegue carregar 75% da carga inicial, quantos gramas esse robô consegue carregar?

145
145000
435
435000
750
2

Ao longo dos últimos anos, o setor de construção civil tem recebido grandes investimentos em inovação, desde impressoras 3D, drones e até mesmo robôs estão sendo inseridos na construção civil. A utilização dessas tecnologias além de otimizar e proporcionar agilidade nesse processo, contribui para os projetos ganharem formas diferentes, como a possibilidade da criação de paredes curvas. • Dois robôs empilhadores trabalham juntos em uma construção para levantar uma carga que deve ser levada ao segundo andar do prédio. A carga é composta por 10 sacos de cimento, 5 sacos de areia e 10 barras de ferro. O robô 1 leva apenas os sacos de cimento, enquanto o robô 2 leva a areia e as barras de ferro. Sabendo que os dois robôs levantam o mesmo peso, e que a barra de ferro pesa 2kg e o saco de cimento pesa 2,5kg, qual a massa do saco de areia?

500g
1,5 kg
1 kg
2,5 kg
2 kg
3

Robôs baseados na anatomia de centopeias podem ser uma solução eficaz para o resgate de vítimas de desastres naturais, como terremotos. Essa tecnologia foi desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Georgia, nos EUA, a ideia se baseia no movimento das centopeias, já que os artrópodes possuem diferenças na sua movimentação que lhes garantem determinada vantagem para se locomover em locais desolados por um terremoto. Um terremoto pode desencadear outros desastres naturais, e por isso o robô centopeia deve ser adaptado para se locomover em ambientes hostis, que podem possuir destroços e:

Altas temperaturas, devido o efeito estufa
Chuva de granizo, devido às altas temperaturas
Espaços inundados, devido a tsunamis
Neve, devido às baixas temperaturas
Fortes chuvas, devido à mudança climática
4

Um inventor deseja criar um robô que seja capaz de caminhar, correr e conversar com pessoas. O objetivo é proporcionar que o robô seja capaz de realizar uma grande interação com seres humanos, principalmente crianças, tendo em vista que seu objetivo é fazer com que elas se interessem pela área de robótica e vejam a tecnologia com outros olhos. Dessa forma, o robô deve ser semelhante a um ser humano, ou seja, deverá ser humanóide, e tanto sua programação quanto sua montagem devem tentar simular um ser humano. Qual alternativa representa os sistemas do corpo humano que devem servir de inspiração para que o robô faça as atividades desejadas?

Sistemas sensorial, muscular e nervoso
Sistemas endócrino, nervoso e cardiovascular
Sistemas linfático, reprodutor e muscular
Sistemas esquelético, digestório e urinário
Sistemas muscular, endócrino e digestório
5

How a robotics competition increases learning You might have heard of competitive robotics. And yes, this might be a nice followup to that after-school robotics class your child took. Here, teams of students design and build devices to accomplish a specific task, pitting their creations against others to do things like scale a wall, topple an opponent robot or move the robot through a timed obstacle course. Now, it is one thing to design and build a robot. But it’s another thing entirely when your child joins other kids to design a robot to solve a specific problem and test it out against other creations. You can see how their drive and interest just kick into gear. In addition to all that creativity and problem solving, students will also have to apply math and technology concepts to guide a robot through a space. Dimension, velocity, volume and weight are just some of the things they’ll have to take into account to design a robot that accomplishes its task. When used in real life, these abstract concepts will start to click. This understanding could feed their mastery in the classroom, which could make your child more confident and engaged in school. When working on a team to build a robot, your child will hear other solutions from other kids. In this case, your child has a lot to learn from their peers. New solutions and ideas will feed your child’s mind, and, hopefully, these ideas will inspire some of their own. In any case, your child gains new practical knowledge and concepts. Later on, when the robot is in the ring, everyone on the team will be intensely interested in how it’s doing. Better yet, they will be eager to see what the competition has come up with. The text discusses the benefits of enrolling children in robotics competitions. According to the text, we can state that participating in robotics competitions:

Helps with teamwork, allowing children to learn from each other
Makes students learn more mathematics to choose the right parts to add to their robot
It can help children define the size, speed, and volume of their robot for other competitions
Shows children how good their creations are compared to others, which makes them more interested in robotics
6

Em um torneio de robótica, o desafio é identificar a presença e a cor de alguns obstáculos. Para participar, a equipe precisa necessariamente colocar no robô alguns componentes específicos. Selecione a opção que melhor exemplifica os componentes e suas funcionalidades no robô.

Sensor ultrassônico para identificar a cor e sensor de luz para identificar a distância.
Sensor laser para identificar a cor da parede e sensor de presença para identificar o obstáculo
Sensor PIR para identificar a cor e sensor ultrassônico para para identificar a proximidade do obstáculo
Sensor de cor para identificar a cor dos obstáculos e o sensor ultrassônico para detectar o obstáculo
7

Projeto de robótica e inclusão digital na USP recebe apoio da IBM Ele tem um sonho: mostrar aos jovens que é possível estudar em uma universidade pública e se tornar um cientista. Esse sonho foi se tornando realidade nos últimos anos, quando, voluntariamente, o professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) Eduardo Simões, da Universidade de São Paulo (USP), se uniu a alguns alunos e começaram a construir robôs com sucata e a apresentá-los a crianças que estudam em quatro escolas na cidade de São Carlos, a cerca de 240 quilômetros da capital do Estado de São Paulo. Ao ver a transformação provocada com a iniciativa, o professor compreendeu que era preciso ampliar o alcance de seu projeto. Agora, com o apoio de um programa internacional de cidadania corporativa da IBM, o Corporate Service Corps (CSC), Simões pretende disseminar a robótica e a inclusão digital para mais jovens.

A inclusão no mundo da tecnologia é exclusiva para pessoas com formação em ciência da computação ou áreas relacionadas
A exclusão no mundo da tecnologia está relacionada apenas a questões de gênero, não afetando outros grupos marginalizados
A exclusão digital refere-se exclusivamente à falta de aulas de robótica educacional nas escolas brasileiras
A inclusão no mundo da tecnologia envolve o acesso equitativo a oportunidades, recursos e educação tecnológica.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.