
Simulação da prova de escolas literárias
Este quiz é apenas uma simulação baseada no conteúdo que a professora passou. É recomendado que seja respondido sem consulta para verificar o seu domínio da matéria.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
1- O trovadorismo foi a primeira escola literária (séc XII ao XIV), influenciada pela cultura feudal e pela Igreja Católica, algo de peculiar desse movimento é:
a referência a mitologia greco-romana.
o pensamento em prol do antropocentrismo
a ligação com a música.
2
2- As cantigas de escárnio e as cantigas de maldizer são poemas característicos do Trovadorismo. Qual são as principais diferenças entre as duas?
b) As cantigas de escárnio carregam um humor ácido e eram utilizadas pelos autores como uma maneira de satirizar especificamente a situação política, já as de maldizer eram utilizadas como uma maneira de criticar situações cotidianas.
a) As cantigas de escárnio promovem críticas a pessoas ou a situações de forma indireta e sútil, já as de maldizer fazem isso de maneira direta e muitas vezes até agressiva.
3
O Humanismo (séc XIV ao VXI) marca a transição da Idade média para o Renascimento, desta forma conciliando:
O teocentrismo e o antropocentrismo
O paganismo e o catolicismo.
O iluminismo e o absolutismo.
4
"Todos andam rapados até por cima das orelhas; assim mesmo de sobrancelhas e pestanas. Trazem todos as testas, de fonte a fonte, tintas de tintura preta, que parece uma fita preta da largura de dois dedos." DIANA, Daniela. Carta de Pero Vaz de Caminha. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/carta-de-pero-vaz-de-caminha/. Acesso em: 26 jun. 2025 O trecho acima pertence A “Carta de Pero Vaz de Caminha” ou “Carta a el-Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil”. Esse texto foi escrito por Pero Vaz de Caminha, autor pertencente a uma escola literária caracterizada por textos de informação, textos de formação e que ocorreu durante a expansão ultramarina europeia. Estamos falando do:
Quinhentismo.
Barroquismo.
Humanismo.
5
Em Portugal, o grande nome do Classicismo foi o de Luís de Camões. O poeta abraçou o conceito do antropocentrismo e de que o ser humano era capaz de explorar e conhecer novo horizontes, sem a necessidade de receber conhecimentos de uma força divina. RIBEIRO, Laísa. Classicismo: contexto histórico e características. Quero Bolsa. Disponível em: https://querobolsa.com.br/enem/literatura/classicismo. Acesso em: 26 Jun. 2025 Baseado nas principais características de um autor do Classicismo (séc XVI), assinale a alternativa abaixo que não se relaciona com essa escola literária.
Racionalismo, equilíbrio e harmonia.
Uso de sonetos.
Conflito entre corpo e mente.
Conflito entre corpo e mente.
6
Tanto o Classicismo (séc XVI) quanto o Barroco (séc XVI ao XVIII) utilizam da antítese e do paradoxo. Qual das alternativas melhor descreve cada uma das figuras de linguagem?
Antítese= termos ou ideias com significados opostos. Tem o objetivo de causar contraste;
Paradoxo= ideia contraditória, aparentemente sem nexo. Tem o objetivo de causar reflexão, as vezes contendo significado profundo.
Antítese= termos ou ideias metafóricos. Tem o objetivo de tornar a leitura pessoal e fazer com que cada leitor tenha a própria compreensão;
Paradoxo= ideia contraditória, aparentemente sem nexo. Tem o objetivo de causar reflexão, as vezes contendo significado profundo.
7
"Locus amoenus", "fugere urbem" e "carpe diem" são expressões latinas que se tornaram temas recorrentes no Arcadismo (séc XVII até XVIII) . Locus amoenus: Lugar ameno, geralmente o campo, visto como refúgio ideal. Fugere urbem: Fuga da cidade, busca pela vida no campo. Carpe diem: Aproveitar o dia, viver o momento presente. A aplicação dessas expressões está relacionada:
ao Iluminismo
ao Teocentrismo
ao Antropocentrismo