
Será que você passará na prova sobre a modernização do estado no Rio de Janeiro?
No início do século XX, o Rio passou por reformas que modernizaram a cidade com saneamento e grandes avenidas, mas expulsaram os pobres do centro. A elite venceu no visual e, como sempre, perderam feio para ética. Jogue conosco e veja se está nota dez para prestar ENEM!
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
ENEM - Na primeira década do século XX, reformar a cidade do Rio de Janeiro passou a ser o sinal mais evidente da modernização que se desejava promover no Brasil. O ponto culminante do esforço de modernização se deu na gestão do prefeito Pereira Passos, entre 1902 e 1906. “O Rio civilizava-se” era frase célebre à época e condensava o esforço para iluminar as vielas escuras e esburacadas, controlar as epidemias, destruir os cortiços e remover as camadas populares do centro da cidade. O processo de modernização mencionado no texto trazia um paradoxo que se expressava no(a):
Ideal de civilização acompanhado de marginalização.
Substituição de vielas por amplas avenidas.
Impossibilidade de se combaterem as doenças tropicais.
Sobreposição de padrões arquitetônicos incompatíveis.
Condições diferentes entre os interesses da elite e dos pobres.
2
ENEM - A reforma da cidade do Rio de Janeiro realizada na gestão de Pereira Passos se inspirou na reforma de qual grande cidade?
Veneza.
Londres.
Paris.
Barcelona.
Nova York.
3
UNIFESP - A respeito das causas da Revolta da Vacina, selecione a alternativa correta:
Foi motivada pela insatisfação popular sobre o medo de agulha.
Foi motivada pela crise econômica e os altos custos da vacinação.
Foi motivada pela revolta da população com o racismo da polícia do Rio de Janeiro.
Foi motivada pela necessidade do avanço à modernização, uma vez que, tais grupos vivam em situações precárias, não fazendo uso dos bons hábitos de higiene, possibilitando maior contaminação e dissemina ção de doenças.
Foi motivada pela truculência das autoridades no processo de modernização da cidade do Rio de Janeiro e nas campanhas sanitaristas.
4
Fuvest - A gentrificação produz impactos de ordem espacial, econômica, ambiental e social. É um processo verificado em diversas cidades pelo mundo. No Brasil, encontra-se em franca expansão no século XXI. Marque a alternativa que indica a principal consequência da gentrificação para as comunidades locais.
Melhorias na infraestrutura local, substituindo moldes antigos na arquitetura habitacional.
Redução no valor dos imóveis através da comercialização do local.
Expansão da área urbana para facilitar à moradia popular.
Aumento dos espaços públicos através das melhorias nos centros urbanos.
Deslocamento da população de baixa renda para a periferia.
5
A luta contra o racismo, no Brasil, tomou um rumo contrário ao imaginário nacional e ao consenso científico, formado a partir dos anos 1930. Por um lado, o Movimento Negro Unificado, assim como as demais organizações negras, priorizaram em sua luta a desmistificação do credo da democracia racial, negando o caráter cordial das relações raciais e afirmando que, no Brasil, o racismo está entranhado nas relações sociais. O movimento aprofundou, por outro lado, sua política de construção de identidade racial, chamando de “negros” todos aqueles com alguma ascendência africana, e não apenas os “pretos”. GUIMARÃES, A. S. A. Classes, raças e democracia. São Paulo: Editora 34, 2012. A estratégia utilizada por esse movimento tinha como objetivo:
Combater discriminações étnicas.
Alterar injustiças econômicas.
Eliminar privilégios de classe.
Identificar preconceitos religiosos.
Reduzir as desigualdades culturais