Segunda Revolução Industrial à Grande Depressão

Segunda Revolução Industrial à Grande Depressão

Teste seus conhecimentos sobre II Revolução Industrial e seus desdobramentos no século XX

Imagem de perfil user: Rita De Cassia Natal Tasso

Anúncios

1

A expansão das fábricas durante a Segunda Revolução Industrial levou a várias consequências, entre elas, o(a)...

retraimento tecnológico em razão da crise econômica.
extinção dos trabalhadores de áreas rurais.
aumento das cidades devido à demanda por proletários.
extinção da propriedade privada a partir de revoluções.
melhoria das condições de trabalho nas indústrias têxteis.
2

Leia o texto para responder às questões: A obra de Darwin, "A origem das espécies por meio da seleção natural, ou a conservação das raças favorecidas na luta pela vida" publicada em inglês em novembro de 1859, parecia fornecer caução científica aos partidários da supremacia da raça branca, tema que, depois do século XVII, jamais deixou de estar presente, sob diversas formas, na tradição literária europeia. Os pós-darwinianos ficaram, portanto, encantados: iam justificar a conquista do que eles chamavam de “raças sujeitas”, ou “raças não evoluídas”, pela “raça superior”, invocando o processo inelutável da “seleção natural”, em que o forte domina o fraco na luta pela existência. Pregando que “a força prima sobre o direito”, eles achavam que a partilha da África punha em relevo esse processo natural e inevitável. Fonte: UZOIGWE, Godfrey N. Partilha europeia e conquista da África: apanhado geral. In: BOAHEN, Albert Adu (ed.). História Geral da África – VII – África sob dominação colonial, 1880-1935. Brasília: Unesco, 2010, p. 25. Ao mencionar a “partilha da África”, o texto está se referindo ao...

Comunismo.
Capitalismo.
Socialismo.
Imperialismo.
Cientificismo.
3

Uma das consequências do darwinismo social foi o(a)...

hierarquização dos seres humanos a partir da etnia.
A) estabelecimento da igualdade racial.
equiparação de poder bélico entre países.
alcance de relações pacíficas entre Europa e África.
universalização dos direitos humanos.
4
Observe a imagem para responder à questão:
Tradução: Eu quero VOCÊ para o exército dos EUA na estação de recrutamento mais próxima.





O cartaz observado foi veiculado durante a Primeira Guerra Mundial, nos Estados Unidos, com o intuito de...

Observe a imagem para responder à questão: Tradução: Eu quero VOCÊ para o exército dos EUA na estação de recrutamento mais próxima. O cartaz observado foi veiculado durante a Primeira Guerra Mundial, nos Estados Unidos, com o intuito de...

estimular homens em idade adulta a lutarem no conflito.
lutar contra a Inglaterra devido à competição histórica.
apoiar o exército do Império Austro-Húngaro.
incitar os jovens a se oporem ao governo estadunidense.
protestar contra os eventos belicosos da Europa.
5

(ENEM, 2017) O New Deal visa restabelecer o equilíbrio entre o custo de produção e o preço, entre a cidade e o campo, entre os preços agrícolas e os preços industriais, reativar o mercado interno — o único que é importante —, pelo controle de preços e da produção, pela revalorização dos salários e do poder aquisitivo das massas, isto é, dos lavradores e operários, e pela regulamentação das condições de emprego. Fonte: CROUZET, M. Os Estados perante a crise. In: História geral das civilizações. São Paulo: Difel, 1977 (adaptado). Tendo como referência os condicionantes históricos do entreguerras, as medidas governamentais descritas objetivavam...

recompor os mecanismos de acumulação econômica por meio da intervenção estatal.
flexibilizar as regras do mercado financeiro.
fortalecer o sistema de tributação regressiva.
introduzir os dispositivos de contenção creditícia.
racionalizar os custos da automação industrial mediante negociação sindical.
6

A Segunda Revolução Industrial, no final do século XIX e início do século XX, nos EUA, período em que a eletricidade passou gradativamente a fazer parte do cotidiano das cidades e a alimentar os motores das fábricas, caracterizou-se pela administração científica do trabalho e pela produção em série" (Enem 2016) De acordo com o texto, na primeira metade do século XX, o capitalismo produziu um novo espaço geoeconômico e uma revolução que está relacionada com a:

Constituição de uma classe de assalariados, que possuíam como fonte de subsistência a venda de sua força de trabalho e que lutavam pela melhoria das condições de trabalho nas fábricas
Independência política das nações colonizadas, que permitiu a igualdade nas relações econômicas entre os países produtores de matérias-primas e os países industrializados
Passagem do sistema de produção artesanal para o sistema de produção fabril, concentrando-se na produção têxtil destinada ao mercado interno.
Proliferação de pequenas empresas, que se equiparam com as novas tecnologias e aumentaram a produção, com aporte do grande capital.
Técnica de produção fordista, que instituiu a divisão e a hierarquização do trabalho, em que cada trabalhador realizava uma etapa do processo produtivo.
7

“A Inglaterra pedia lucros e recebia lucros. Tudo se transformava em lucro. As cidades tinham sua sujeira lucrativa, suas favelas lucrativas, sua fumaça lucrativa, sua desordem lucrativa, sua ignorância lucrativa, seu desespero lucrativo. As novas fábricas e os novos altos-fornos eram como as Pirâmides, mostrando mais a escravização do homem que seu poder" (ENEM 2010) Qual relação é estabelecida no texto entre os avanços tecnológicos ocorridos no contexto da Revolução Industrial Inglesa e as características das cidades industriais no início do século XIX?

O alto nível de exploração dos trabalhadores industriais ocasionava o surgimento de aglomerados urbanos marcados por péssimas condições de moradia, saúde e higiene.
A construção de núcleos urbanos integrados por meios de transporte facilitava o deslocamento dos trabalhadores das periferias até as fábricas.
A grandiosidade dos prédios onde se localizavam as fábricas revelava os avanços da engenharia e da arquitetura do período, transformando as cidades em locais de experimentação estética e artística.
A facilidade em se estabelecer relações lucrativas transformava as cidades em espaços privilegiados para a livre iniciativa, característica da nova sociedade capitalista.
O desenvolvimento de métodos de planejamento urbano aumentava a eficiência do trabalho industrial, das periferias até as fábricas.
8

No Segundo Congresso internacional de Ciências Geográficas, em 1875, a que compareceram o presidente da República, o governador de Paris e o presidente da Assembleia, o discurso inaugural do almirante La Roucière-Le Noury expôs a atitude predominante no encontro: ‘Cavalheiros, a Providência nos ditou a obrigação de conhecer e conquistar a terra. Essa ordem suprema é um dos deveres imperiosos inscritos em nossas inteligências e nossas atividades. A geografia, essa ciência que inspira tão bela devoção e em cujo nome foram sacrificadas tantas vítimas, tornou-se a filosofia da terra’.” (ENEM, 2018) No contexto histórico apresentado, a exaltação da Ciência Geográfica decorre do seu uso para o(a)

desenvolvimento de técnicas matemáticas de construção de cartas.
preservação cultural dos territórios ocupados.
consolidação do conhecimento topográfico como campo acadêmico
catalogação de dados úteis aos propósitos colonialistas.
formação humanitária da sociedade europeia
9

As bombas atômicas, lançadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de aproximadamente 300 mil pessoas, vítimas imediatas das explosões ou de doenças causadas pela exposição à radiação. Esses eventos marcaram o início de uma nova etapa histórica na corrida armamentista entre as nações, caracterizada pelo desenvolvimento de programas nucleares com finalidades bélicas. As bombas atômicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lançadas pelos Estados Unidos, único país que possuía esse tipo de armamento ao fim da Segunda Guerra Mundial. As radiações liberadas numa explosão atômica podem produzir mutações no material genético humano que causam doenças como o câncer. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, várias outras nações, além dos EUA, desenvolveram e possuem armas atômicas. (FUVEST 2009) Considerando essa etapa e os efeitos das bombas atômicas, analise as afirmações abaixo. Está correto o que se afirma em:

I, II e III.
I, somente.
II e III, somente.
II, somente
I e II, somente.
10

Três décadas — de 1884 a 1914 — separam o século XIX — que terminou com a corrida dos países europeus para a África e com o surgimento dos movimentos de unificação nacional na Europa — do século XX, que começou com a Primeira Guerra Mundial. É o período do Imperialismo, da quietude estagnante na Europa e dos acontecimentos empolgantes na Ásia e na África. (ENEM 2014) O processo histórico citado contribuiu para a eclosão da Primeira Grande Guerra na medida em que:

acirrou as disputas territoriais
difundiu as teorias socialistas.
superou as crises econômicas.
multiplicou os conflitos religiosos.
conteve os sentimentos xenófobos.
11

Leia o texto abaixo para responder a questão a seguir. Enquanto os franceses e os britânicos tinham emergido da Primeira Guerra Mundial com um profundo trauma dos horrores da guerra e a convicção de que um novo conflito deveria, se possível, ser evitado, na Alemanha só ocorreria algo parecido depois da Segunda Guerra Mundial. Os acontecimentos de 1945 levaram a uma profunda mudança na cultura popular e política da parte ocidental da Alemanha. Aos olhos desses alemães, a extrema violência de 1945 fez da Segunda Guerra Mundial ‘a guerra para acabar com todas as guerras’. (UNESP 2016) Entre os fatos que poderiam confirmar a interpretação, oferecida pelo texto, sobre as atitudes dos franceses e dos britânicos depois da Primeira Guerra Mundial, pode-se incluir:

a participação em um organismo internacional para a mediação de conflitos e o pacifismo que marcou a reação da França e da Grã-Bretanha à ascensão do nazismo.
o fim da corrida armamentista entre as potências do Ocidente e do Leste europeu e a eliminação dos arsenais alojados na Europa, na Ásia e no Norte da África.
a repressão imediata e violenta, pela França e pela Grã Bretanha, a todos os projetos belicosos e autoritários que surgiram na Europa ao longo dos anos 1920 e 1930.
o acordo para a constituição de uma polícia internacional, que vigiasse as movimentações militares das grandes potências e fosse coordenada por um país não europeu, os Estados Unidos.
a liberação, pela França e pela Grã-Bretanha, no decorrer das décadas de 1920 e 1930, de todas as suas colônias, para evitar o surgimento de guerras de emancipação nacional.
12

Mas a Primeira Guerra Mundial foi seguida por um tipo de colapso verdadeiramente mundial, sentido pelo menos em todos os lugares em que homens e mulheres se envolviam ou faziam uso de transações impessoais de mercado. Na verdade, mesmo os orgulhosos EUA, longe de serem um porto seguro das convulsões de continentes menos afortunados, se tornaram o epicentro deste que foi o maior terremoto global medido na escala Richter dos historiadores econômicos — a Grande Depressão do entreguerras.” (ENEM, 2017) A Grande Depressão econômica que se abateu nos EUA e se alastrou pelo mundo capitalista deveu-se ao(à):

desencadeamento da Revolução Russa de 1917 e à formação de um novo bloco econômico capaz de competir com a economia capitalista.
Guerra Fria, que caracterizou o período de entreguerras, provocando insegurança e crises econômicas no mundo.
tomada de medidas econômicas pelo presidente norte-americano Roosevelt, conhecidas como New Deal, que levaram à crise econômica no mundo.
vitória alemã na Primeira Grande Guerra e, consequentemente, à sua capacidade de competição econômica com os empresários norte-americanos.
produção industrial norte-americana, ocasionada por uma falsa perspectiva de crescimento econômico pós-Primeira Guerra Mundial.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.