Saberes docentes e formação profissional

Saberes docentes e formação profissional

Saberes docentes e formação profissional são conceitos essenciais para quem atua na área da educação. Os saberes docentes referem-se ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que um professor precisa ter para ensinar de forma eficaz.Já a formação profissional é o processo contínuo de desenvolvimento desses saberes, por meio de cursos, treinamentos, experiências práticas e reflexões, com o objetivo de aprimorar a prática docente e garantir uma educação de qualidade. Ambos são fundamentais para que os professores possam atender às necessidades dos seus alunos e evoluir na carreira.

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Leticia Barbosa

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Segundo o texto, os saberes docentes podem ser comparados a:

Um conjunto de informações fixas e imutáveis.
Conhecimentos exclusivamente adquiridos na formação inicial.
Estoques de informações tecnicamente disponíveis, renovados e produzidos pela comunidade científica.
Saberes que não passam por processos de aprendizagem ou formação.
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Quais são os saberes que emergem da tradição cultural e dos saberes, e que fazem parte da prática docente?

Saberes experimentais.
Saberes disciplinares.
Saberes pedagógicos.
Saberes curriculares.
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De acordo com o texto, os saberes experimentais são:

Programas escolares definidos pelas instituições de ensino.
Saberes controlados e definidos pelas universidades.
Saberes atualizados, adquiridos na prática profissional, que não vêm das instituições de formação ou currículos.
Conhecimentos adquiridos na formação inicial do professor.
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Como o texto descreve a relação dos professores com seus saberes no contexto histórico?

Os professores ocupam uma posição estratégica, mas socialmente desvalorizada, sem controle sobre a definição e seleção dos saberes disciplinares, curriculares e pedagógicos.
Os professores não têm importância na formação e transmissão de saberes.
Os professores sempre controlaram a definição e seleção dos saberes disciplinares e pedagógicos.
Os professores atualmente controlam totalmente os saberes que transmitem.
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Segundo o que foi apresentado, qual foi a mudança na percepção da sala de aula entre as décadas de 1980 e 1990?

A percepção da sala de aula não mudou entre as décadas, mantendo-se a mesma.
Na década de 1980, o foco era apenas nos resultados, e na década de 1990, a educação passou a ser tratada como uma máquina
Na década de 1980, a sala de aula era vista como um laboratório, e na década de 1990 passou a ser percebida como um espaço vivo onde o professor constrói conhecimentos únicos.
Na década de 1980, a sala de aula era vista como um espaço vivo, enquanto na década de 1990 passou a ser considerada uma máquina
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De acordo com o texto, qual é a importância do "Saber Plural" na formação do professor?

Significa que há um único modelo ideal de docente a ser seguido.
Demonstra que o professor deve seguir receitas prontas e modelos padronizados.
Refere-se à ideia de que cada professor constrói seu caminho com saberes diversos, influenciados por sua história, cultura e experiências.
Indica que o saber do professor deve ser exclusivamente técnico e científico.
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Qual das seguintes afirmações melhor descreve a prática educativa na Concepção Crítico-Reflexiva?

É uma atividade reflexiva e situada, que busca compreender e transformar a realidade.
Consiste na execução de métodos desenvolvidos por especialistas, sem questionamentos.
É uma atividade baseada na aplicação de técnicas previamente definidas.
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Na Concepção Crítico-Reflexiva, qual é o papel do professor?

Um agente que toma decisões com base na sua experiência e nas condições concretas da sala de aula.
Um intelectual reflexivo que questiona a realidade e busca transformá-la.
Um executor de métodos e procedimentos desenvolvidos por especialistas.
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Qual é a principal diferença entre os jogos de poder e os jogos do saber na educação?

Os jogos de poder refletem hierarquias de autoridade entre professores, alunos e gestores, enquanto os jogos do saber focam na construção e troca de conhecimentos colaborativos.
Os jogos de poder envolvem a transmissão de conhecimentos, enquanto os jogos do saber envolvem relações de autoridade.
Os jogos de poder promovem a colaboração, enquanto os jogos do saber reforçam a autoridade dos professores.
Os jogos de poder e os jogos do saber são conceitos iguais, ambos relacionados à transmissão de conteúdo.
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Segundo o texto, qual é a importância da racionalidade na formação do saber do professor?

Ela é irrelevante para a formação de professores, que deve focar apenas em conteúdos técnicos.
Ela elimina a necessidade de relacionamento social na prática docente.
Ela garante que o professor transmita conhecimentos técnicos de forma eficiente.
Ela ajuda o professor a desenvolver uma capacidade crítica e reflexiva, promovendo uma formação mais profunda e significativa.
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De acordo com a visão dos professores como sujeitos do conhecimento, qual das seguintes afirmações é verdadeira?

A única função do professor é transmitir conhecimentos técnicos, sem envolvimento subjetivo.
Os professores possuem saberes específicos ao seu ofício e também mobilizam esses saberes na prática
Os professores apenas aplicam saberes produzidos por outros, sem produzir seus próprios conhecimentos.
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Segundo as orientações apresentadas, qual é uma das principais razões para repensar as relações entre teoria e prática na formação dos professores?

Para eliminar a importância da comunicação na prática docente.
Para garantir que os professores apenas transmitam conhecimentos técnicos.
Para valorizar a subjetividade e a vida dos professores, integrando teoria e prática de forma crítica.
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Quais são os principais saberes utilizados pelos professores no cotidiano profissional?

Saberes disciplinares, saberes da formação profissional, saberes curriculares e saberes da experiência.
Saberes técnicos, saberes administrativos, saberes tecnológicos e saberes culturais.
Saberes científicos, saberes artísticos, saberes esportivos e saberes religiosos.
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Segundo o texto, qual característica dos saberes profissionais destaca que eles são únicos para cada professor, carregando a marca de sua cultura e personalidade?

São personalizados e situados.
São plurais e heterogêneos.
São temporais.
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