
Revisão e Conhecimentos sobre fungos
Características, conceitos e reprodução dos fungos
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Alguns exemplos de fungos são:
Leveduras e cianobacterias
Arqueas e leveduras
Cogumelos e mofos.
Micorrizas e briófitas
2
Os organismos que compõem o reino fungi são unicelulares ou pluricelulares e apresentam uma célula:
Eucarionte
Citoplasmática
Plasmática
Procarionte
3
Durante muito tempo, os fungos foram classificados como vegetais. Entretanto, eles foram considerados diferentes sobretudo pela ausência de:
Membrana plasmática
Clorofila
Núcleo
Citoplasma
4
Todas as alternativas apresentam atividades que alguns fungos podem realizar, EXCETO:
Produzir glicose para obtenção de energia.
Produzir enzimas para controle biológico.
Produzir álcool nas indústrias
Produzir antibióticos para controle de doenças.
5
Foram feitas três afirmações a respeito dos líquens: I. são organismos pioneiros em um processo de sucessão ecológica; II. os dois tipos de organismos que constituem um líquen são capazes de produzir glicose e oxigênio utilizando gás carbônico, água e energia luminosa. III. os organismos que constituem um líquen apresentam uma relação mutualística.
Se apenas uma estiver correta
Se apenas II e III estiver correta
Se apenas I e II
se apenas as afirmações I e III estiverem corretas.
6
A parte comestível do cogumelo ("champignon") corresponde ao:
corpo de frutificação do Basidiomiceto.
micélio monocariótico do Ascomiceto.
sorédio do fungo.
corpode frutificacao do quitridiomiceto
7
As afirmações abaixo se referem ao grupo dos fungos. I – As leveduras são conhecidas por sua capacidade de fermentar carboidratos e produzir álcool etílico e dióxido de carbono, sendo utilizadas pelos vinicultores, panificadores e cervejeiros. II – Fungos patogênicos são os principais causadores de doenças de pele em pessoas que estão com o sistema imunológico afetado, como, por exemplo, as que estão contaminadas com o vírus HIV. III – Aflatoxinas são metabólitos secundários produzidos por alguns fungos, que frequentemente contaminam amendoim, milho, trigo, entre outros, podendo causar câncer de fígado em pessoas e animais que as ingerem.
Apenas I
I, II e III.
Apenas II
Apenas I e III
8
Os fungos são um grupo único de organismos, diferente de todos os outros no seu comportamento e organização celular. Assinale a alternativa correta a respeito dos fungos.
Os ascomicetos formam esporos meióticos denominados ascósporos e estão envolvidos por uma estrutura chamada asco.
As paredes celulares das células fúngicas são formadas por glicanos e pectinas.
Os deuteromicetos possuem um ciclo de vida com reprodução sexuada e outro com reprodução assexuada.
Os basidiomicetos produzem meiósporos denominados de conídios que são sustentados em uma estrutura denominada basidiósporo.
9
Os ingredientes básicos do pão são farinha, água e fermento biológico. Antes de ser levada ao forno, em repouso e sob temperatura adequada, a massa cresce até o dobro de seu volume. Durante esse processo predomina a
respiração aeróbica, na qual são produzidos gás carbônico e água. O gás promove o crescimento da massa, enquanto a água a mantém úmida.
fermentação lática, na qual bactérias convertem o açúcar em ácido lático e energia. Essa energia é utilizada pelos microrganismos do fermento, os quais promovem o crescimento da massa.
respiração anaeróbica, na qual os microrganismos do fermento utilizam nitratos como aceptores finais de hidrogênio, liberando gás nitrogênio. O processo de respiração anaeróbica é chamado de fermentação, e o gás liberado provoca o crescimento da massa.
fermentação alcoólica, na qual ocorre a formação de álcool e gás carbônico. O gás promove o crescimento da massa, enquanto o álcool se evapora sob o calor do forno.
10
“Os fungos – sejam eles cogumelos ou não – são formados de um emaranhado de pequenos filamentos conhecidos como micélio. O solo está cheio desta rede de micélios, que ajuda a ‘conectar’ diferentes plantas no mesmo solo. Muitos cientistas estudam a forma como as plantas usam essa rede de micélios para trocar nutrientes e até mesmo para ‘se comunicar’.”
A relação de simbiose está de acordo com a teoria de Charles Darwin, na qual prevalece a competição por recursos entre espécies.
Esta pesquisa sobre a rede de micélio não é relevante, pois as plantas são organismos isolados e não podem estar conectadas entre si, necessitando apenas de sol para realizar a fotossíntese.
A relação entre plantas e fungos é do tipo comensalismo, relação ecológica intraespecífica na qual duas espécies de animais se encontram associadas com benefício para uma delas, mas sem prejuízo para a outra.
Na relação de simbiose entre as plantas e os fungos, que são conhecidos como micorrizas, as plantas recebem água e nutrientes essenciais desses fungos e, nesta relação, as plantas fornecem carboidratos para o desenvolvimento dos fungos.