
Anúncios
1
Embora seja bilateral,a ATM funciona como uma única articulação, na qual a anatomia,o posicionamento e a oclusão dental podem conduzir a remodelações de suas faces articulares. Assinale a alternativa correta
A face articular do osso temporal compreende a vertente anterior do tubérculo articular, concava, e a parte articular da fossa mandibular, convexa..
A face articular da mandíbula corresponde à vertente anterior da cabeça da mandibula, que é convexa nos sentidos antero-posterior e médio-lateral.
Participam ativamente dos movimentos de mastigação, os músculos masseter, bucinador, pterigoideos medial e lateral.
A fossa mandibular é dividida em duas partes, uma posterior articular e uma anterior não articular.
A face articular do osso zigomático compreende a vertente posterior do tubérculo articular, convexa, e a parte articular da fossa mandibular, concava.
2
A ATM é classificada como uma articulação do tipo sinovial. Quais são os elementos que caracterizam essa articulação?
Membrana sinovial/Cápsula articular/Liquido sinovial.
Líquido sinovial/Menisco.
Membrana sinovial/Liquido sinovial/Articulação fibrosa.
Membrana sinovial/Liquido sinovial/Articulação cartilagínea.
Líquido sinovial/Articulação cartilagínea.
3
O disco articular tem entre suas funções principais maximização da congruência. Podemos afirmar sobre ele:
Anteriormente o disco articular e a cápsula articular se fundem, permitindo a inserção de algumas fibras da cabeça superior do músculo pterigóideo lateral no disco e cápsula articular. Posteriormente, o disco e a cápsula articular estão unidos por um tecido conjuntivo frouxo, vascularizado e inervado de nome zona bilaminar
Anteriormente o disco articular e cápsula articular se fundem, permitindo a criação de duas laminas, uma superior outra inferior de tecido altamente vascularizado e inervado. Esse tecido fibroso é frouxo permitindo a o deslocamento do disco posteriormente.
Lateral e medialmente, o disco articular está fixo por delgados filetes fibrosos nas extremidades medial e lateral do tubérculo articular do osso temporal. Esta fixação direta e firme do disco nas extremidades da cabeça da mandíbula assegura a simultaneidade dos movimentos da mandíbula e dos discos.
O disco articular e a cápsula articular se fundem e recebem a inserção de algumas fibras da cabeça superior do músculo pterigóideo medial no disco e cápsula articular. O disco não tem nutrição nem irrigação, tampouco inervação, esta última somente presente na porção posterior, conhecida por zona bilaminar.
Posteriormente, o disco e a cápsula articular estão unidos por um tecido conjuntivo frouxo, vascularizado e inervado de nome zona bilaminar. Esta união frouxa dá ao disco articular a necessária liberdade para o movimento posterior e lateral do mesmo.
4
Paciente E.M., gênero masculino, 45 anos, compareceu a clínica odontológica da USF com queixa de dores na região lateral da face e abertura reduzida de boca. Relatou na anamnese que durante alguns anos sentia um estalo na mandíbula ao mastigar, porem no momento não faz nenhum barulho. Registrou também que ao bocejar já havia encontrado dificuldades em fechar a boca. O quadro clinico sugere diagnóstico de ? Quais estruturas participam do movimento de abertura anatômico no osso temporal respectivamente ?
Deslocamento anterior de disco com redução/ Parte posterior timpânica da fossa mandibular e parte anterior do tubérculo articular.
Deslocamento anterior de disco com redução/ Parte anterior escamosa da fossa mandibular e parte posterior do tubérculo articular
Deslocamento anterior de disco sem redução/ Parte anterior escamosa da fossa mandibular e parte anterior do tubérculo articular.
Deslocamento anterior de disco sem redução/ Parte posterior timpánica da fossa mandibular e parte anterior do tubérculo articular
Deslocamento anterior de disco sem redução/ Parte anterior escamosa da fossa mandibular e parte posterior do tubérculo articular.
5
Sobre os ligamentos que compõe a articulação temporomandibular. Sobre os ligamentos que compoe a articulação temporomandibular. Quais os locais de inserção dos ligamentos Esfenomandibular, Estilomandibular e Pterigomandibular.Respectivamente:
Asa maior do osso esfenoide e Lingula da mandíbula / Processo estiloide e trígono retromolar / Fóvea pterigoidea e Linha obliqua
Espinha do osso esfenoide e Lingula da mandíbula/Processo estiloide e ângulo e margem posterior ao do ramo da mandíbula/hâmulo pterigoideio-Trígono retomolar
Asa maior do osso esfenoide e Lingula da mandíbula / Processo estiloide e processo coronóide da mandíbula / Fóvea pterigoidea e trígono retromolar
Espinha do osso esfenoide e processo coronóide da mandibula/Processo estiloide e linha milo ioidea da mandibula/Fóvea pterigoidea e trígono retromolar.
Espinha do osso esfenoide e Lingula da mandíbula / Processo estiloide e ângulo e margem anterior do ramo da mandíbula/Hamulo pterigoideo-fovea pterigoidea.
6
Com relação aos músculos da cabeça e face assinale a alternativa INCORRETA.
O corpo adiposo da bochecha (bola de Bichat), é um acúmulo de tecido adiposo que fica situado abaixo da pele na região da bochecha sobre o músculo bucinador.
Alguns músculos profundos da face circulam aberturas da face como as órbitas e atuam também na proteção das estruturas anatômicas ai localizadas.
O músculo occipitofrontal se fixa anteriormente na pele da região frontal, sua contração resulta em tracionar a pele superiormente (franzir a testa), desta forma é considerado o músculo da atenção.
Os músculos da face também são conhecidos como músculos cuticulares, da expressão facial, da fisionomia ou ainda músculos da mimica.
Os músculos da face são músculos estriados esqueléticos estando fixados por suas extremidades aos ossos do crânio.
7
Com relação aos músculos da mastigação assinale a alternativa INCORRETA
O músculo temporal é o maior e mais potente músculo da mastigação.
O músculo pterigoideo lateral é o único músculo da mastigação que atua no abaixamento da mandíbula (abertura da boca).
O músculo pterigóideo lateral apresenta uma cabeça superior e uma cabeça inferior de origem, sendo o mais complexo masculo da mastigação uma vez atua na maioria dos movimentos da mandibular
O músculo pterigoideo medial e pterigoideo lateral tem suas origens relacionadas ao processo pterigóide do osso esfendide.
O músculo masseter apresenta um formato quadrangular e está situado internamente na face medial do ramo da mandibula.
8
Com relação aos trígonos (regiões) do pescoço assinale a alternativa CORRETA.
O trigono submandibular faz parte do trigono (região) cervical anterior.
O músculo platisma divide o pescoço em trigono (região) cervical anterior e trigono (região) cervical lateral ou posterior.
O trigono carótico está localizado trigono (região) cervical lateral ou posterior.
O trigono muscular está localizado trigono (região) cervical lateral ou posterior.
O trigono (região) cervical anterior é subdividido em trigono submandibular e trigono submentual.
9
Assinale a alternativa INCORRETA com relação aos músculos do pescoço.
Os músculos infra-hióideos fixam o osso hiöide e assim permitem que os músculos supra-hióideos realizem sua função.
Os músculos laterais do pescoço são os escalenos anterior, médio e posterior.
O músculo esternocleidomastóideo realiza a rotação do pescoço para o lado oposto.
Os músculos supra-hióideos estão principalmente relacionados com a elevação da mandibula (fechamento da boca).
O músculo platisma é um músculo superficial do pescoço, e apresenta uma característica semelhante aos músculos da face, uma vez que sua inserção ocorre na pele do pescoço e porção superior do tórax e ombro.
10
Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um músculo supra-hióideo
Músculo milo-hióideo
Músculo digástrico
Músculo genioglosso
Músculo genio-hiöideo
Músculo estilo-hióideo
11
Com relação à vascularização da cabeça e pescoço, assinale a alternativa INCORRETA:
A artéria carótida comum se divide em carótida externa e interna ao nível da cartilagem cricoide da laringe, que corresponde à segunda vértebra cervical.
) A artéria carótida interna ascende no pescoço sem emitir ramos nesse segmento (exceto em caso de variação anatômica) e penetra na cavidade craniana pelo canal carotídeo do osso temporal
A artéria carótida comum não emite ramos no pescoço, a não ser em casos de variação anatômica.
A artéria tireoidea inferior é um ramo da artéria subclávia.
A artéria vertebral é um ramo da artéria subclávia e ascende no pescoço, penetrando no crânio pelo forame magno do osso occipital.
12
Com relação à artéria carótida externa, é incorreto afirmar que:
A artéria facial é o terceiro ramo colateral da artéria carótida externa, e termina ao nível do ângulo da boca, onde passa a ser denominada artéria angular.
A artéria tireoidea superior é o primeiro ramo colateral da artéria carótida externa.
As artérias faríngea ascendente, auricular posterior e occipital são ramos colaterais da artéria carótida externa.
A artéria facial é um ramo colateral da artéria carótida externa; entre as estruturas irrigadas por ela estão os músculos da face, glândula submandibular e tonsila palatina.
A artéria lingual é o segundo ramo da artéria carótida externa, sendo responsável pela irrigação da língua, assoalho da cavidade oral e glândula sublingual.
13
Assinale a alternativa incorreta com relação à irrigação dos dentes:
A artéria alveolar superior anterior é responsável pela irrigação dos dentes incisivos superiores.
A artéria alveolar inferior é ramo da artéria maxilar e penetra no canal da mandíbula pelo forame da mandíbula.
A artéria alveolar inferior é responsável pela irrigação dos dentes inferiores, sendo ramo da parte mandibular da artéria maxilar.
A artéria alveolar inferior posterior é responsável pela irrigação dos dentes pré-molares e molares inferiores
A artéria alveolar superior posterior é responsável pela irrigação dos dentes pré-molares e molares superiores.
14
Com relação à drenagem venosa e linfática da cabeça e pescoço, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa CORRETA: I. As principais veias superficiais da cabeça e pescoço são a jugular anterior e jugular externa, que drenam o sangue para veias profundas. II. A veia jugular interna é a veia profunda mais calibrosa, que emerge do crânio pelo forame jugular. III. A área perigosa da face é assim denominada devido à comunicação da veia facial com veias internas do sistema nervoso central, que são desprovidas de válvulas. IV. Os vasos linfáticos recolhem os resíduos não reabsorvidos pelas veias, criando a linfa, que é drenada por dois grandes vasos linfáticos: o ducto torácico e o ducto linfático direito.
Somente as alternativas I,III e IV estão corretas
Somente as alternativas I e II estão corretas
Somente as alternativas II e III estão corretas
Somente as alternativas I e III estão corretas
15
Com relação à inervação da cabeça e pescoço, assinale a alternativa INCORRETA:
Tanto o sistema nervoso somático quanto o visceral apresentam um componente aferente e um componente eferente.
O plexo cervical e seus ramos sensitivos emergem no pescoço ao nível médio da margem posterior do músculo esternocleidomastoideo.
A inervação sensitiva da cabeça é feita exclusivamente pelos nervos cranianos.
O componente eferente do sistema nervoso visceral é chamado de sistema nervoso autônomo, sendo dividido em simpático e parassimpático.
O sistema nervoso pode ser dividido funcionalmente em sistema nervoso somático (vida de relação) e sistema nervoso visceral (vida vegetativa).
16
O nervo trigêmeo é misto, sensitivo e motor. Quais músculos recebem estímulo motor desse par craniano?
Pterigoideo medial, milo-hióideo, masseter, ventre posterior do digástrico e orbicular da boca
Pterigoideo lateral, orbicular do olho, levantador do ângulo da boca, temporal e genioglosso
Temporal, bucinador, orbicular da boca, ventre posterior do digástrico e platisma
Esternocleidomastoideo, trapézio, masseter, temporal e bucinador
Pterigoideos lateral e medial, masseter, milo-hióideo, temporal e ventre anterior do digástrico.
17
Paciente do sexo feminino, 20 anos, necessita fazer exodontia do 26 (primeiro molar superior esquerdo). Quais nervos devem ser anestesiados?
Nervo nasopalatino, nervo alveolar superior anterior e nervo mentual
Nervo alveolar superior médio, nervo lingual e nervo facial
Nervo alveolar inferior, nervo bucal e nervo lingual
Nervo alveolar superior posterior, nervo alveolar superior médio e nervo palatino maior
Nervo alveolar superior posterior, nervo infraorbitário e nervo nasopalatino
18
Paciente do sexo feminino, 17 anos, necessita fazer exodontia do 38 (terceiro molar inferior esquerdo). Quais nervos devem ser anestesiados?
Nervo mentual, nervo facial e nervo nasopalatino
Nervo alveolar inferior, nervo infraorbitário e nervo bucal
Nervo alveolar inferior, nervo bucal e nervo lingual
Nervo alveolar inferior, nervo nasopalatino e nervo alveolar superior médio
Nervo alveolar superior posterior, nervo alveolar superior anterior e nervo palatino menor
19
Sobre a vascularização da cabeça e pescoço, assinale a alternativa correta: Enunciado resumido: A cabeça e o pescoço recebem suprimento sanguíneo pelas artérias carótidas interna e externa. Sobre isso: I. Na bifurcação carotídea está localizado o glomo e o seio carotídeo (barorreceptores e quimiorreceptores). II. A artéria lingual é o segundo ramo anterior da carótida externa e é calibrosa por causa do suprimento à língua. III. As artérias carótidas se originam da divisão da carótida comum vinda do arco aórtico e têm anastomoses entre si.
Todas as alternativas estão corretas
Somente I está correta
Somente II está correta
Somente III está correta
Nenhuma está correta
20
São ramos terminais da artéria carótida externa:
Auricular posterior e lingual
Facial e occipital
Temporal superficial e facial
Maxilar e auricular posterior
Maxilar e temporal superficial
21
Após passar pela fissura orbital superior, o nervo oftálmico se divide em três ramos principais. Quais são eles?
Frontal, nasopalatino e mentual
Frontal, lacrimal e nasociliar
Mandibular, frontal e nasociliar
Nasal, zigomático e lacrimal
Nasociliar, zigomático e mandibular
22
O nervo trigêmeo emite ramos meníngeos. Sobre isso, analise a afirmativa correta:
O nervo mandibular (ramo do trigêmeo) se exterioriza pelo forame oval e emite ramo meníngeo.
O ramo meníngeo vem do nervo maxilar e sai pelo forame redondo
O nervo oftálmico possui ramo meníngeo que passa pela fissura orbital inferior
O ramo meníngeo inerva apenas as meninges da fossa posterior
O nervo facial emite ramo meníngeo após sair pelo forame estilomastóideo
23
Sabemos que o V par de nervos cranianos é misto, sensitivo e motor. A origem craniana das três divisões do nervo trigêmeo são:
Forame redondo, forame jugular e fissura orbital inferior
Forame redondo, fissura orbital superior e forame oval
Forame incisivo, canal óptico e forame jugular
Forame mentual, forame espinhoso e fissura orbital inferior
Forame oval, canal carotídeo e forame estilomastóideo
24
Paciente do sexo masculino, 40 anos, necessita fazer gengivoplastia vestibular nos dentes 31 e 32 (incisivos central e lateral inferiores esquerdos). Qual nervo deve ser anestesiado?
Nervo infraorbitário
Nervo palatino maior
Nervo mentual
Nervo alveolar superior posterior
Nervo nasopalatino