
Agressão e Defesa
Responda, individualmente, à mão, com perguntas e respostas.
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
Observe os conceitos: 1. Apresenta-se em excesso em doença sistêmica autoimune. 2. Estado de resposta do sistema imune adquirido para autoantígenos que ocorre quando os mecanismos de autotolerância falham. 3. Alteração em mecanismo do sistema imune que leva a maior suscetibilidade a infecções. 4. Não responsividade do sistema imune adaptativo para antígeno (s). 5. Tolerância fisiológica aos antígenos próprios. Qual termo abaixo não corresponde a esses conceitos?
Tolerância
Autoanticorpo
Imunovigilância
Autoimunidade
Imunodeficiência
Autotolerância
2
Escolha a alternativa correta sobre as classes das Imunoglobulinas.
IgM (Imunoglobulina M) é primeira classe de anticorpos produzida em resposta a uma infecção. Está presente principalmente no sangue e na linfa diante de uma infecção crônica.
IgA (Imunoglobulina A) é encontrada em secreções mucosas, como saliva, lágrimas e muco, também no sangue. Protege as superfícies mucosas contra patógenos.
IgD (Imunoglobulina D) é encontrada na superfície das células B, onde atua como receptor de antígeno, sem relação direta com a resposta imune.
IgE (Imunoglobulina E) é envolvida em reações alérgicas e respostas a parasitas (helmintos), por isso não apresenta associação com condições como asma e alergias.
IgG (Imunoglobulina G) é a classe mais abundante de anticorpos no sangue. Fornece proteção de longo prazo contra infecções bacterianas, virais e por protozoários. Podemos detectar esse antiorpo em infecções agudas.
3
São características da inflamação granulomatosa, EXCETO:
A inflamação granulomatosa é um tipo de resposta inflamatória que ocorre quando o sistema imunológico tenta eliminar um agente agressor (patógeno ou substância estranha) mas não consegue, o que leva à formação de granulomas, que são agregados de células imunológicas, como macrófagos e linfócitos.
A inflamação granulomatosa pode levar à formação de tecido fibroso, que pode causar danos permanentes.
Infecções por bactérias, como Mycobacterium tuberculosis, podem causar inflamação granulomatosa.
A inflamação granulomatosa é uma resposta inflamatória crônica que pode durar semanas, meses ou anos.
A inflamação granulomatosa pode causar dano tecidual e perda de função do órgão afetado.
Na inflamação granulomatosa, há formação de granulomas, os quais são formados por células imunológicas que tentam, mas não conseguem, isolar e eliminar o agente agressor.
4
A morte celular é um processo que ocorre em todos os organismos vivos. Os tipos principais de morte celular são, exceto:
Citólise
Fagocitose
Apoptose
Necrose
5
Sobre o Sistema Complemento, marque a correta:
Está presente no sangue e nos tecidos, causando danos excessivos aos tecidos do hospedeiro.
É adaptável ao longo da vida do ser humano em contato com diversos antígenos.
Composto por proteínas produzidas pelo fígado.
Composto por proteínas ativas que são clivadas em fragmentos inativos (produtos).
6
O sistema linfático é composto por vasos linfáticos, os quais drenam os líquidos dos tecidos (líquido intersticial) para os gânglios linfáticos e desses para o sangue. O líquido drenado dos tecidos para a circulação linfática é chamado linfa. Toda linfa é levada pelos vasos menores para um vaso linfático maior (ex.: ducto torácico) e este vaso se comunica com a veia cava superior ou inferior, sendo então devolvida à corrente sanguínea. Os gânglios linfáticos são:
Órgãos do sistema imune geradores, junto ao baço.
Órgãos do sistema imune centrais, junto ao timo.
Também chamados linfonodos
7
Proliferação anormal de células que não invade os tecidos adjacentes e não metastatiza.
Neoplasia benigna
Atrofia
Displasia
Neoplasia maligna
Metaplasia
8
São doenças autoimunes com repercussão na clínica odontológica, exceto:
Pênfigo
Síndrome metabólica
Diabetes tipo 1
Artrite reumatoide
Síndrome de Sjögren
9
São alterações clínicas patológicas: 1. Perda de sangue dos vasos sanguíneos. 2. Acúmulo excessivo de líquido nos tecidos. 3. Vermelhidão da pele devido a um aumento do fluxo sanguíneo. 4. Formação de um coágulo sanguíneo dentro de um vaso sanguíneo. 5. Mancha roxa ou azulada na pele devido a uma hemorragia subcutânea. Qual termo não corresponde a tais conceitos?
Hematoma
Hemorragia
Edema
Eritema
Trombose
10
Processo que resulta na produção de duas células-filhas geneticamente idênticas à célula-mãe.
MITOSE
DIFERENCIAÇÃO CELULAR