
Anúncios
1
1 Situação/Contexto O álcool é um teratógeno que quando consumido de forma moderada ou crônica pode causar a Síndrome Alcoólica Fetal. Pergunta Quais anomalias congênitas podem ser observadas nesses casos?
Espinha bífida cística e fenda palatina
Anomalias cromossômicas como Síndrome de Turner
Retardo dos crescimentos pré-natal e pós-natal
Anomalias do útero e da vagina
2
Situação/Contexto A exposição a agentes teratogênicos durante a gravidez pode causar alterações significativas tanto na mãe quanto no bebê. Um teratógeno específico aumenta a suscetibilidade à Síndrome da Morte Súbita do Lactente. Pergunta Qual teratógeno pode causar a síndrome descrita acima?
Nicotina
Zika Vírus (ZIKV)
Radiação ionizante
Dietilestilbestrol
3
Pergunta Homens altos e magros, com membros superiores e inferiores alongados; hipogonadismo; ginecomastia e hiperatividade podem apresentar qual anomalia congênita?
Síndrome de Klinefelter
Síndrome de XYY
Síndrome de Wolf-Hirschhorn
Síndrome de Patau
4
5 Situação/Contexto Durante a realização da coleta do exame espermograma, é essencial que todo material do ejaculado seja inteiramente desprezado no recipiente ofertado. Pergunta Quando houver a perda de uma fração do ejaculado, poderemos ter alterações nos parâmetros do exame como:
Diminuição no volume da amostra, liquefação da amostra e volume total de espermatozoides
Liquefação pelas enzimas do líquido prostático e diminuição do volume ejaculado
Aumento no número de espermatozoides mortos e diminuição dos vivos
Diminuição no número de espermatozoides atípicos e atípicos
5
Situação/Contexto Clara Rodrigues, sexo feminino, 15 anos, comparece à consulta devido à baixa estatura e ausência de menarca. Ao exame físico, apresenta tórax largo em escudo, pescoço alado e ausência de desenvolvimento mamário. Exames complementares mostram cariótipo 45,X e insuficiência ovariana primária. Pergunta Com base nesse quadro clínico, qual condição está mais associada a essa síndrome?
Polineuropatia periférica
Hipertrofia prostática benigna
Hipercalcitoninemia
Osteoporose precoce
6
Situação/Contexto A mitose é na verdade um processo contínuo. No entanto, para fins didáticos, é dividida em fases, sendo a anáfase uma delas. Pergunta A principal característica da anáfase é :
Os cromossomos atingem seu grau máximo de espiralação e colocam-se no plano equatorial da célula.
As fibras do fuso encurtam; os cromossomos-irmãos migram cada um para um polo da célula.
O núcleo aumenta de volume; por fim, a membrana nuclear se desorganiza.
Termina a divisão dos núcleos e começa a divisão do citoplasma.
7
Pergunta As células dividem e produzem cópias de si mesmas em um processo do qual dependem todos os seres vivos. Sobre esse processo de divisão celular:
Metáfase I é a etapa da divisão celular em que ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos e pode acontecer um fenômeno conhecido como crossing-over, também chamado de permuta.
No processo de divisão das células de reprodução humana (óvulos e espermatozoides), ocorrem todas as fases da mitose.
A divisão de uma célula em duas células geneticamente idênticas e com o mesmo número cromossômico que existia na célula-mãe é denominada meiose.
Neurônios e células musculares são dois tipos celulares altamente especializados em que esse tipo de divisão ocorre apenas na fase embrionária.
8
Situação/Contexto Uma mulher atleta que usou esteróides testosterona-símiles por vários meses deixou de apresentar ciclos menstruais normais. Pergunta Qual é a melhor explicação para esta observação?
A testosterona se liga a receptores no lobo anterior da hipófise que estimulam a secreção de hormônio folículo-estimulante (FSH) e de hormônio luteinizante (LH).
A testosterona age bloqueando os receptores de estrogênio impedindo o desenvolvimento folicular.
A testosterona estimula a produção de inibina pelo corpo lúteo.
A testosterona inibe a secreção hipotalâmica de hormônio liberador da gonadotrofina e a secreção hipofisária de LH e FSH.
9
Situação/Contexto Durante a semana seguinte à ovulação, o endométrio aumenta de tamanho com uma espessura de 5 a 6 mm. Pergunta O que estimula este aumento na espessura?
Hormônio folículo-estimulante
Estrogênio do corpo lúteo
Hormônio luteinizante
Progesterona do corpo lúteo
10
Situação/Contexto Pílulas de controle da natalidade contendo combinações de compostos sintéticos de estrogênio e de progesterona administradas nos primeiros 21 dias do ciclo menstrual são efetivas na prevenção da gravidez. Pergunta Qual é a explicação para sua eficácia?
Prevenção do desenvolvimento dos folículos ovarianos
Supressão da função do corpo lúteo logo depois que ele se forma
Prevenção do desenvolvimento normal do endométrio
Prevenção do pico pré-ovulatório da secreção de hormônio luteinizante pela hipófise
11
Pergunta O que é o período lúteo no ciclo menstrual?
O período de ovulação
O período de menstruação
O período folicular
O período após a ovulação até o início do próximo ciclo menstrual
12
Situação/Contexto O DIU de cobre faz parte do arsenal de métodos anticonceptivos oferecidos pelos programas de planejamento familiar no Brasil. Pergunta Qual é o mecanismo de ação de tal método?
causa processo inflamatório no endométrio.
inibe o eixo hipotálamo-hipófise-ovariano.
atua inibindo a ovulação.
impede a penetração dos espermatozóides no canal cervical.
13
Situação/Contexto A mutação é uma mudança nos nucleotídeos presentes no DNA que pode ser benéfica ou não para o organismo ou ainda não causar nenhum dano ou vantagem, constituindo a principal fonte de variação genética existente. Pergunta Quando uma mutação não resulta em uma mudança na sequência de aminoácidos da proteína, ela é chamada de:
Silenciosa
Deleção
Nonsense
Missense
14
Situação/Contexto As mudanças epigenéticas determinam se os genes estão ativos ou não e influenciam a produção de proteínas nas células. Durante a diferenciação celular, os genes inativos estão nos cromossomos compactos, no estágio de heterocromatina. Pergunta Qual mecanismo epigenético confere o estado acima descrito?
Metilação de histonas
Formação de um Stop codon
Depleção de cromossomos
Acetilação de histonas
15
24 Situação/Contexto A mutação representa uma alteração nos nucleotídeos do DNA, podendo resultar em benefícios, danos,ou não ter efeito algum sobre o organismo, e é a maior fonte de diversidade genética existente. Porém, o tipo de mutação que transforma um códon que codifica um aminoácido em um códon de parada pode ser prejudicial ao funcionamento normal da célula. Pergunta Este tipo de evento mutagênico é conhecido como:
Mutação de sentido trocado
Mutação nonsense
Mutação silenciosa
Mutação frameshift
16
Situação/Contexto Uma gestante de 29 anos, com 10 semanas de gestação, apresenta-se ao pronto-socorro com queixa de sangramento vaginal de leve a moderado, sem dor associada. Refere ter tido um pequeno sangramento semelhante há uma semana, que cessou espontaneamente. Nega febre ou outras queixas. O ultrassom transvaginal mostra um embrião com batimentos cardíacos presentes e um pequeno hematoma subcoriônico. Pergunta Qual a conduta mais adequada para esse caso?
Internação hospitalar para monitoramento contínuo.
Administração de metotrexato.
Curetagem uterina imediata.
Observação e repouso relativo.
17
Pergunta Qual das alternativas abaixo descreve corretamente a topografia do útero não grávido?
O útero está localizado na pelve maio, com o corpo sobre o cólon sigmóide e o colo próximo ao reto.
O útero encontra-se na cavidade abdominal, posicionado entre os ovários e o reto.
O útero situa-se na cavidade torácica, entre os pulmões e o diafragma.
O útero está na pelve menor, com o corpo sobre a bexiga urinária e o colo entre a bexiga urinária e o reto.
18
Situação/Contexto Sabe-se que a mulher que possui um ciclo menstrual de 28 dias normalmente tem sua ovulação ocorre no 14º. Pergunta A ovulação gera alguns sintomas característicos que incluem:
aumento da temperatura corporal.
Tensão Pré-Menstrual (TPM)
secreção vaginal espessa e grumosa.
diminuição da sensibilidade mamária.
19
Situação/Contexto C.H.S., 40 anos de idade, foi submetido à varicocelectomia (correção cirurgica de varicocele) esquerda para tratamento de infertilidade. É sabido que para realizar essa correção cirúrgica é necessário conhecer a topografia da veia testicular em questão. Pergunta Sendo assim, assinale a alternativa que descreve corretamente a topografia, a partir do plexo pampiniforme, da veia testicular esquerda:
tributa na veia renal esquerda.
tributa na veia cava inferior.
tributa na veia ilíaca interna.
tributa na veia ilíaca externa.
20
Pergunta A técnica de RT-PCR, para a identificação do Coronavírus, necessita de uma enzima chave para que ocorra a transformação de segmento de RNA em DNA, sendo esta denominada de:
DNA polimerase.
RNA polimerase.
Taq polimerase.
Transcriptase reversa.