
QUIZZ SOBRE TEATRO!
O que você conhece sobre Teatro? Vamos iniciar nosso quizz superdivertido sobre essa arte milenar!
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1

QUAL PAÍS É CONSIDERADO BERÇO DO TEATRO OCIDENTAL?
FRANÇA
JAPÃO
ITÁLIA
EGITO
GRÉCIA
2

QUEM FOI CONSIDERADO O PRIMEIRO ATOR DO MUNDO?
TÉSPIS DE ICÁRIA
ÉSQUILO
EURÍPEDES
ARISTÓFANES
SÓFOCLES
3

QUAL É O GÊNERO MAIS ANTIGO DO TEATRO?
MELODRAMA
TRAGÉDIA
FARSA
AUTO
COMÉDIA
4

QUEM É O DEUS (a) DO TEATRO?
DIONÍZIO
PROMETEU
HEFESTO
ATENAS
OSÍRIS
5

DRAMATURGO GREGO CONSIDERADO O MAIOR REPRESENTANTE DA COMÉDIA GREGA CLÁSSICA
ARISTÓFANES
TEÓFANES
ÉSQUILO
SÓFOCLES
EURÍPEDES
6

FOI UM DOS MAIS IMPORTANTES ESCRITORES DA TRAGÉDIA GREGA, DENTRE AQUELES CUJO TRABALHO SOBREVIVEU. SUAS PEÇAS RETRATAM PERSONAGENS NOBRES E DA REALEZA. FILHO DE UM RICO MERCADOR, NASCEU EM COLONO, PERTO DE ATENAS, NA ÉPOCA DO GOVERNO DE PÉRICLES, O APOGEU DA CULTURA HELÊNICA.
TÉSPIS DE ICÁRIA
ÉSQUILO
ASCLÉPIO
SÓFOCLES
ARISTÓFANES
7

FOI UM FILÓSOFO GREGO DURANTE O PERÍODO CLÁSSICO NA GRÉCIA ANTIGA, FUNDADOR DA ESCOLA PERIPATÉTICA E DO LICEU, ALÉM DE TER SIDO ALUNO DE PLATÃO E PROFESSOR DE ALEXANDRE, O GRANDE. SEUS ESCRITOS ABRANGEM DIVERSOS ASSUNTOS COMO: A FÍSICA, A METAFÍSICA, AS LEIS DA POESIA E DO DRAMA, A MÚSICA, A LÓGICA, A RETÓRICA, O GOVERNO, A ÉTICA, A BIOLOGIA, A LINGUÍSTICA, A ECONOMIA E A ZOOLOGIA. SUAS LÚCIDAS DEFINIÇÕES SÃO UM MARCO NA HISTÓRIA DA CRITICA TEATRAL, EMBORA SUA INFLUÊNCIA SOBRE O TEATRO EUROPEU, INICIADA NA RENASCENÇA, TENHA SIDO DE CERTO MODO NOCIVA, EM GRANDE PARTE POR TER SIDO MAL COMPREENDIDA E TOMADA LITERALMENTE.
TEOFRASTO
ÉSQUILO
SÓCRATES
ARISTÓTELES
TÉSPIS DE ICÁRIA
8

FOI UM DRAMATURGO DA GRÉCIA ANTIGA. É RECONHECIDO FREQUENTEMENTE COMO O PAI DA TRAGÉDIA E É O MAIS ANTIGO DOS TRÊS TRÁGICOS GREGOS CUJAS PEÇAS AINDA EXISTEM. AUMENTOU O NÚMERO DE PERSONAGENS USADOS NAS PEÇAS PARA PERMITIR CONFLITOS ENTRE ELES; ANTERIORMENTE, OS PERSONAGENS INTERAGIAM APENAS COM O CORO.
ÉSQUILO
EURÍPEDES
ARISTÓFANES
SÓFOCLES
ARISTÓTELES
9

O TEXTO "PROMETEU ACORRENTADO" PERTENCE A QUAL DESSES AUTORES GREGOS?
ARISTÓTELES
ÉSQUILO
EURÍPEDES
SÓFOCLES
ARISTÓFANE
10

ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA REFERENTE A ORIGEM DO TEATRO NO BRASIL:
O TEATRO BRASILEIRO SURGIU QUANDO PORTUGAL COMEÇOU A FAZER DO BRASIL SUA COLÔNIA (SÉCULO XVI). OS JESUÍTAS, COM O INTUITO DE CATEQUIZAR OS ÍNDIOS, TROUXERAM NÃO SÓ A NOVA RELIGIÃO CATÓLICA, MAS TAMBÉM UMA CULTURA DIFERENTE, EM QUE SE INCLUÍA A LITERATURA E O TEATRO.
SURGIU DURANTE A REVOLUÇÃO FEDERALISTA QUE FOI UMA GUERRA CIVIL, OCORRIDA LOGO APÓS A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA (1893-1894). CONSISTIA DE UMA COMPETIÇÃO DE APRESENTAÇÕES INTERNAS QUE SERVIAM PARA ACALANTAR A DOR DIANTE AOS FATOS.
SURGIU EM 1960 NO RIO DE JANEIRO. CHAMADO PRIMEIRAMENTE DE TEATRO DO OPRIMIDO, É UM MÉTODO TEATRAL QUE REÚNE EXERCÍCIOS, JOGOS E TÉCNICAS TEATRAIS ELABORADAS PELO TEATRÓLOGO BRASILEIRO AUGUSTO BOAL. OS SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS SÃO A DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS DE PRODUÇÃO TEATRAL, O ACESSO DAS CAMADAS SOCIAIS MENOS FAVORECIDAS E A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE ATRAVÉS DO DIÁLOGO (TAL COMO PAULO FREIRE PENSOU A EDUCAÇÃO) E DO TEATRO. AO MESMO TEMPO, TRAZ TODA UMA NOVA TÉCNICA PARA A PREPARAÇÃO DO ATOR QUE TEM GRANDE REPERCUSSÃO MUNDIAL.
CHEGOU AO BRASIL NO INÍCIO DO SÉCULO XX, CHAMADO DE TEATRO DO EXPRESSIONISMO FOI UM MOVIMENTO ARTÍSTICO E CULTURAL DE VANGUARDA, TRANSVERSAL AOS CAMPOS ARTÍSTICOS DA ARQUITETURA, ARTES PLÁSTICAS, LITERATURA, MÚSICA, CINEMA, TEATRO, DANÇA E FOTOGRAFIA. MANIFESTOU-SE INICIALMENTE ATRAVÉS DA PINTURA, COINCIDINDO COM O APARECIMENTO DO FAUVISMO FRANCÊS, O QUE TORNARIA AMBOS OS MOVIMENTOS ARTÍSTICOS OS PRIMEIROS REPRESENTANTES DAS CHAMADAS "VANGUARDAS HISTÓRICAS".
CHEGOU AO BRASIL DURANTE O “CICLO DA BORRACHA’ EM 1879, NA REGIÃO AMAZÔNICA, CIDADE DE MANAUS”. FOI INAUGURADO PARA ATENDER AO DESEJO DA ELITE AMAZONENSE DA ÉPOCA, QUE IDEALIZAVA A CIDADE À ALTURA DOS GRANDES CENTROS CULTURAIS. AS BASES DE SUAS APRESENTAÇÕES ERAM ÓPERAS. O TEATRO AMAZONAS É UM DOS MAIS IMPORTANTES TEATROS DO BRASIL. EM 2008 O TEATRO FOI ELEITO UMA DAS SETE MARAVILHAS DO MUNDO.
11

FOI INAUGURADO EM 1909, É CONSIDERADO UM DOS EDIFÍCIOS MAIS BONITOS DO PAÍS. SUA CONSTRUÇÃO FOI FEITA POR CONTA DO CLAMOR POPULAR, QUE NECESSITAVA DE UM ENDEREÇO PARA ABRIGAR AS DIVERSAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS QUE ACONTECIAM NA CIDADE. ATUALMENTE, O TEATRO TEM CAPACIDADE PARA MAIS DE 2300 PESSOAS E ABRIGA, ALÉM DE APRESENTAÇÕES DE CANTO, MÚSICA E DRAMATURGIA, OBRAS DE ARTE DE ARTISTAS IMPORTANTES NA DATA DE SUA CONSTRUÇÃO. POR CONTA DISSO, ESSE LOCAL É CONSIDERADO COMO UM MUSEU ARTÍSTICO. ESSA INFORMAÇÃO REFERE-SE AO:
THEATRO DE SANTA ISABEL
THEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO
THEATRO AMAZONAS
THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
THEATRO DA PAZ
12

É UMA FORMA DE DRAMA QUE SE CARACTERIZA PELA SUA SERIEDADE E DIGNIDADE, PONDO FREQUENTEMENTE EM CAUSA OS DEUSES, O DESTINO OU A SOCIEDADE.
DRAMA
FARSA
MELODRAMA
AUTO
TRAGÉDIA
13

FOI UM GÊNERO DE TEATRO MUITO COMUM E DE MUITO SUCESSO NO BRASIL DURANTE TODO O SÉCULO XIX ATÉ COM CERTEZA A DÉCADA DE 1960. COMPANHIAS DE TODOS OS TAMANHOS SE ALTERNAVAM PELA MAIORIA DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS, APRESENTANDO UM NÚMERO GRANDE DE TEXTOS TEATRAIS DE TODOS OS GÊNEROS: REVISTAS, FARSAS, MUSICAIS, CÔMICOS, DRAMAS OU MELODRAMÁTICOS. A CADA DIA UM NOVO TEXTO ERA APRESENTADO POR COMPANHIAS FORMADAS GERALMENTE POR FAMÍLIAS QUE VIAJAVAM PELO PAÍS, EM CIDADES DE DIVERSOS TAMANHOS.
TEATRO DE ARENA
TEATRO DE SOMBRAS
TEATRO DE FEIRA
CIRCO TEATRO
TEATRO DE REVISTA
14
É UMA COMPOSIÇÃO TEATRAL DO SUBGÊNERO DA LITERATURA DRAMÁTICA, SURGIDA NA IDADE MÉDIA, NA ESPANHA, POR VOLTA DO SÉCULO XII. DE LINGUAGEM SIMPLES E EXTENSÃO CURTA (NORMALMENTE, COMPÕE-SE DE UM ÚNICO ATO),
TEATRO DE REVISTA
COMÉDIA
TRAGÉDIA
TEATRO DE FANTOCHES
FARSA
15

É UM GÊNERO TEATRAL DE GOSTO MARCADAMENTE POPULAR QUE TEVE IMPORTÂNCIA NA HISTÓRIA DAS ARTES CÊNICAS, TANTO NO BRASIL COMO EM PORTUGAL, ATÉ MEADOS DO SÉCULO XX, QUANDO ALCANÇOU O SEU AUGE. NO ENTANTO, FOI EM FRANÇA, NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XVIII, QUE ESTE GÊNERO TEATRAL SURGIU. JÁ NESTA FASE, A SUA FUNÇÃO ERA PROTESTAR, TAL COMO ACONTECEU MAIS ADIANTE NO BRASIL E EM PORTUGAL, NESTE CASO CONTRA O PODER DO ESTADO FRANCÊS EM VIGOR. CARACTERIZA-SE PELO FREQUENTE APELO À SENSUALIDADE E PELA SÁTIRA SOCIAL E POLÍTICA. GERALMENTE OS ESPETÁCULOS CONSTITUEM-SE DE ESQUETES ENTREMEADOS POR MUSICAIS E DANÇA.
TEATRO DE REVISTA
MUSICAL
MELODRAMA
ÓPERA
SURREALISMO
16

É UMA FORMA DE TEATRO QUE COMBINA MÚSICA, CANÇÕES, DANÇA, E DIÁLOGOS FALADOS. ESTÁ DELIMITADO POR UM LADO PELA SUA CORRELAÇÃO COM A ÓPERA E, POR OUTRO, PELA SUA CORRELAÇÃO COM O CABARÉ. AS LINHAS DELIMITANTES ENTRE ESSAS TRÊS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS SÃO, MUITAS VEZES, DIFÍCEIS DE CONCEITUAR.
DRAMA
MUSICAL
FARSA
MELODRAMA
COMÉDIA
17
SÃO TIPOS DE PALCO:
PALCO SEMI ARENA, PALCO SUÍÇO E PALCO DE ARENA.
PALCO ELISABETANO, PALCO SEMI ARENA E PALCO DIONIZÍACO.
PALCO ELISABETANO, PALCO ITALIANO E PALCO EUROPEU.
PALCO DE ARENA, PALCO DE ELISABETANO E PALCO ITALIANO.
PALCO ELISABETANO, PALCO ITALIANO E PALCO MISTO.
18

QUAL DESSAS PEÇAS DE TEATRO É CONSIDERADA A MAIS FAMOSA DO MUNDO?
"ROMEU E JULIETA" DE WILLIAM SHAKESPEARE
"O AVARENTO" DE MOLIÈRE
"MEDEIA" DE EURÍPEDES
"LISÍSTRATA" DE ARISTÓFANES
"UM BONDE CHAMADO DESEJO" DE TENNESSEE WILLIAMS
19

FOI UM ATOR, DIRETOR, PEDAGOGO E ESCRITOR RUSSO DE GRANDE DESTAQUE ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX. É MUNDIALMENTE CONHECIDO PELO SEU "SISTEMA" DE ATUAÇÃO PARA ATORES E ATRIZES, ONDE REFLETE SOBRE AS MELHORES TÉCNICAS DE TREINAMENTO, PREPARAÇÃO E SOBRE OS PROCEDIMENTOS DE ENSAIOS. EMBORA PENSADAS PARA O TEATRO, SUAS PROPOSITURAS CÊNICAS SÃO LARGAMENTE UTILIZADAS POR ARTISTAS DE CINEMA E TELEVISÃO.
CONSTANTIN STANISLAVSKI
AUGUSTO PINTO BOAL
EUGEN BERTOLT FRIEDRICH BRECHT
JERSY GROTOWSKI
ANTONIN ARTAUD
20

O QUE SIGNIFICA O TERMO "MERDA", ONDE E POR QUÊ ORIGINOU-SE?
NÃO É UM TERMO UTILIZADO NO TEATRO, SENDO UMA EXPRESSÃO VULGAR USADA PARA OFENDER UMA PESSOA OU UM OBJETO.
SIGNIFICA QUE O ATOR FEZ UMA PÉSSIMA ATUAÇÃO.
NO TEATRO ANTIGO (E ESTE USO ESTENDE-SE AINDA NOS DIAS DE HOJE), MERDA ERA UTILIZADA NA LINGUAGEM ENTRE ARTISTAS DE TEATRO PARA DESEJAR BOA-SORTE ANTES DA ENTRADA EM CENA. A EXPRESSÃO NASCEU DA LÍNGUA FRANCESA, "MERDE", PROVAVELMENTE NO SÉCULO XIX OU SÉCULO XX, PELO FATO DE O PÚBLICO TER ACESSO À CASA TEATRAL POR MEIO DE CARRUAGENS A CAVALOS QUE, MUITAS VEZES, AMONTOAVAM FEZES EM SUAS ENTRADAS; COM IRONIA, A EXPRESSÃO CORRELACIONAVA O FATO DE HAVER "MUITA MERDA" NA ENTRADA DO TEATRO AO DESEJO DE SE TER TAMBÉM "MUITA SORTE" EM CENA.
É UM SUBSTANTIVO DA LÍNGUA PORTUGUESA MODERNA QUE EM SEU SIGNIFICADO PRIMÁRIO, INDICA FEZES HUMANAS OU DE ANIMAIS. É USADO PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO COLOQUIAL E É CONSIDERADO UM CONTEXTO VULGAR.
SURGIU NO BRASIL EM MEADOS DO SÉCULO XX COM A VINDA DA FAMÍLIA PORTUGUESA E SEUS CRIADOS, ONDE SEU PRINCIPAL MEIO DE ENTRETENIMENTO ERAM APRESENTAÇÕES TEATRAIS, USAVAM ESSE TERMO PARA DEFINIR SE A APRESENTAÇÃO ERA BOA OU NÃO.