
Quizz Cariologia 2025 - Soraya Mameluque
Quizz sobre a disciplina de Cariologia
Anúncios
0
0
0
Anúncios
1
De acordo com Marsh e Devine (2011), os microrganismos não se aderem diretamente à estrutura dentária. Eles necessitam de uma camada acelular constituída por proteínas salivares adsorvidas e outras moléculas, que se depositam sobre a superfície do esmalte para que possam iniciar a colonização bacteriana. A camada descrita acima expressa o conceito de:
Película adquirida
Microbiota residente
Placa bacteriana
Comunidade clímax
Biofilme dental
2

A figura representa os fatores etiológicos relacionados à cárie dentária propostos por Keyes em 1960. I. A cárie é um processo que resulta da interação de fatores como dente suscetível, presença de microrganismos e dieta. II. A presença de biofilme dental é um fator biológico indispensável para a formação da cárie dentária, no entanto não é suficiente para que a mesma ocorra. III. Newbrun acrescentou o fator tempo como necessário, já que a cárie é resultado de um processo crônico, que aparece após algum tempo da interação dos fatores determinantes. As afirmativas corretas são:
I e II apenas
II apenas
I apenas
I e III apenas
I, II, III
3
Várias hipóteses foram formuladas para explicar o papel da placa bacteriana na etiologia da cárie dentária (Marsh, 2003). Em relação à teoria mais aceita: I.A cárie dentária é resultado de um desequilíbrio na microflora oral, causado principalmente pela presença de bactérias cariogênicas. PORQUE II.A teoria ecológica da placa bacteriana postula que a cárie dentária surge quando há um aumento na proporção de bactérias cariogênicas na placa bacteriana, que produzem ácidos como subproduto do metabolismo de açúcares, levando à desmineralização do esmalte dentário e à formação de lesões cariosas.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
4
A formação da placa bacteriana é um processo natural que ocorre diariamente em todas as superfícies bucais, sendo influenciada por diversos fatores, como dieta, higiene oral, fluxo salivar e composição da microbiota oral (Marsh, 2003). Qual processo a seguir melhor descreve a formação da placa bacteriana e sua relação com a cárie dentária?
Aglomeração de bactérias e resíduos alimentares na superfície dos dentes, formando uma película aderente que pode levar à cárie dentária.
Acúmulo de cálcio nos dentes, levando à formação de tártaro e subsequente cárie.
Crescimento de fungos na superfície dos dentes, resultando em deterioração do esmalte.
Desmineralização Remineralização dos dentes devido à ação direta de bactérias produtoras de ácido na superfície dental.
Crescimento descontrolado de células do tecido gengival, causando erosão dos dentes e formação de cárie.
5
A capacidade-tampão da saliva (CTS) é a propriedade da saliva em manter o seu pH constante (indivíduos saudáveis: 6,5 a 7,4), graças aos seus sistemas tampões, como o sistema ácido carbônico/bicarbonato. Este sistema bloqueia o excesso de ácidos e de bases. (Featherstone, 2008) Dessa forma: I.A CTS não necessariamente evita a colonização da boca por microrganismos patogênicos, mas pode ajudar a minimizar o risco de desenvolvimento de cárie dentária, já que um ambiente com pH equilibrado pode dificultar o crescimento de bactérias cariogênicas. No entanto, a placa bacteriana pode se formar independentemente da CTS. PORQUE II.A produção de ácidos pela placa bacteriana a partir de açúcares acontece e contribui para a desmineralização do esmalte dentário. A saliva atua tamponando esses ácidos e auxiliando na remineralização do esmalte dental.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
6
A doença cárie envolve um processo dinâmico que progride desde a desmineralização submicroscópica do esmalte até a destruição total do dente (FEJERSKOV, KIDD, 2011). É correto afirmar:
As superfícies interproximais são os locais do dente menos propícios à lesão de cárie.
A sacarose é considerada o carboidrato mais cariogênico, porque, além de ser metabolizada em ácidos, também viabiliza a formação de polissacarídeos extracelulares (PEC).
Para ocorrer desmineralização no esmalte, o biofilme dental deve ter 4 horas de existência e produzir imunoglobulinas frente ao desafio cariogênico.
Alguns anti-hipertensivos e anti-depressivos podem aumentar o fluxo salivar e com isso elevar o risco de cárie.
A progressão da lesão cariosa ocorre no esmalte de forma mais rápida do que na dentina.
7
A cárie dentária é uma condição em que vários fatores precisam estar envolvidos para que a doença ocorra (Brolezi et al, 2017). Em relação à etiologia da cárie: I. A cárie dentária é exclusivamente causada pela ingestão de açúcares na dieta. PORQUE II.Embora a ingestão excessiva de açúcares seja um fator de risco significativo para o desenvolvimento da cárie dentária, outros elementos, como a presença de bactérias na placa dentária e a falta de higiene bucal adequada, desempenham um papel crucial na etiologia da doença. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
8
Devido a sua etiologia multifatorial, a doença cárie está associada a diversos fatores, incluindo comportamentais, ambientais e socioeconômicos, hábitos alimentares, história odontológica e médica pregressa familiar, experiência prévia de cárie, bem como a carência de serviços odontológicos (Silveira et al., 2021). Qual dos seguintes fatores é considerado um dos principais contribuintes para o desenvolvimento da cárie dentária?
Consumo regular de alimentos ricos em cálcio.
Excesso de flúor na água potável
Escovação excessiva dos dentes.
Uso frequente de enxaguantes bucais com álcool.
Consumo frequente de carboidratos fermentáveis.
9

A Curva de Stephen é um gráfico que demonstra a variação do pH de nossa cavidade bucal de acordo com o tempo após a ingestão de sacarose Analisando-se a Curva de Stephen, podemos considerar corretas, as seguintes afirmativas: I - As alterações na curva são um efeito do desafio com sacarose sobre o pH do biofilme dental II - A relação entre as bactérias, o pH e a produção de saliva são fatores que influenciam o processo de formação da cárie III- Um pH elevado aumenta a probabilidade do surgimento da cárie dental IV- O processo DES X RE é influenciado pelas reações químicas decorrentes do consumo de sacarose V – O pH 5,5 é considerado crítico para início de desmineralização do esmalte dental
I, II, III, IV e V
I, II e IV apenas
I, III e IV apenas
I, II e III apenas
I, II, IV e V apenas
10

Quando em desequilíbrio, o processo contínuo de desmineralização e remineralização do tecido dentário, causado pela atividade metabólica das bactérias, pode causar uma progressão da desmineralização do dente com consequente formação da lesão de cárie. Tal processo, por ser influenciado por muitos fatores, faz da cárie uma doença multifatorial. Sobre o processo DES X RE, assinale a alternativa correta.
A manutenção do pH bucal acima de 5,5 colabora para a movimentação dos compostos inorgânicos (Ca++, PO-4 e OH-) para fora do esmalte.
Um adequado controle de biofilme dental favorece a desmineralização.
A saliva exerce uma ação desmineralizadora, capaz de retardar a progressão das lesões cariosas através de sua capacidade tampão.
A diminuição da salivação favorece o processo de remineralização.
A diminuição da frequência de ingestão de dieta cariogênica favorece a recomposição da hidroxiapatita perdida
11

A imagem da radiografia revela uma dificuldade em relação ao diagnóstico da cárie, pelo exame clínico, em que o esmalte se apresenta supostamente intacto ou com desmineralização mínima, havendo, entretanto, um amplo comprometimento da dentina. Esse tipo de lesão denomina-se:
Lesão de cárie secundária
Lesão de cárie oculta
Lesão de cárie cavitada
Lesão de superfície lisa
Lesão de cárie inativa
12
O hábito de escovar os dentes e usar o fio dental regularmente ajuda a manter a boca saudável na luta contra a placa bacteriana. Algumas pessoas preferem uma escova de dentes manual e fio dental, enquanto outras podem optar por dispositivos de limpeza alternativos I.Passa-fios e escovas unitufo são ideais para uso em aparelhos ortodônticos e próteses fixas. II.O uso de enxaguantes bucais com flúor pode ajudar a previnir cáries. III.Escovas de dentes manuais são sempre mais eficazes na remoção de placa bacteriana em comparação às escovas elétricas. IV.O uso regular de raspadores de língua pode ajudar a reduzir o mau hálito. V.O uso do fio dental deve ser evitado em casos de sangramento da gengiva, pois pode agravar a situação.
I - III - V
II - III – V
I – II – IV - V
I - II - III – IV – V
I - II - IV
13

Um paciente de 19 anos, procurou a Clínica do Amazonas com queixa de presença de sulcos com coloração enegrecida nas superfícies oclusais dos elementos 34, 35, 44 e 45. Ao exame intraoral, não se observou cavitação nas superfícies oclusais desses dentes e nenhuma outra alteração significativa. O paciente não apresentava história anterior de restaurações dentárias e apresentava um bom controle de biofilme dental. Diante da descrição do caso clínico:
Lesões cariosas inativas não cavitadas/ Nenhuma intervenção necessária ou indicação de selante de cicatrículas e fissura (em caso de sulcos muito profundos)
Lesões cariosas inativas não cavitadas/ Restaurações em resina composta
Lesões cariosas ativas não cavitadas /Fluorterapia
Lesões cariosas inativas cavitadas /Fluorterapia
Lesões cariosas inativas cavitadas/ Restaurações em resina composta
14
A atividade da lesão cariosa pode ser determinada por seus aspectos clínicos, devendo o cirurgião-dentista avaliar características relacionadas à localização, coloração e textura da lesão (Braga et al., 2012). Com base nisso, constituem características de um processo ativo:
Lesão em dentina de aspecto endurecido.
Manchas brancas estriadas em esmalte envolvendo toda a superfície, com acometimento em dentes homólogos.
Manchas brancas em esmalte brilhante e lisas.
Manchas brancas em esmalte opacas e rugosas.
Lesão em dentina de coloração escurecida.
15
Existem várias técnicas de escovação reconhecidas pela literatura, embora não haja uma técnica específica para todas as pessoas, qual técnica de escovação é considerada mais eficaz na redução de biofilme e gengivite?
c)técnica de Bass modificada
técnica de Bass
técnica de Fones
não há uma única técnica recomendada para todas as pessoas. O ideal é orientar o paciente a aperfeiçoar ou corrigir a escovação que ele já está habituado a fazer
técnica de Stillman
16
A dieta influencia diretamente na saúde bucal. Existem alguns alimentos que favorecem a remoção de restos de alimentos, reduz o biofilme em algumas superfícies ou estimula a produção de saliva. E existem alguns alimentos que podem auxiliar, através do aumento da saturação da saliva em cálcio (como os queijos), fluoreto ou do aumento do pH do biofilme. A mastigação dos chicletes sem açúcar por exemplo, provoca, nos primeiros 5-10 min, um aumento de até 10 vezes do fluxo salivar, devido ao estímulo químico dos agentes flavorizantes e adoçantes da goma. Como consequência, há um favorecimento da eliminação do açúcar, neutralização de ácidos produzidos e redução dos compostos voláteis responsáveis pelo mau hálito (por até 3 horas). A saliva estimulada atua, também, na reparação da estrutura dental que sofreu desmineralização. Em pacientes com Doença do Refluxo Gastroesofágico, o uso de gomas de mascar sem açúcar, após a refeição, pode ajudar na redução da acidez na boca e no esôfago. Com base no texto, analise as asserções: I. A maçã, é um exemplo de alimento que pode substituir a escovação pois favorece a remoção de restos de alimentos nas superfícies dos dentes, principalmente nas áreas interproximais e às próximas à margem gengival. PORQUE II. Gomas de mascar não são capazes de remover o biofilme das superfícies com maior risco de manifestação de doença. Podem até promover uma pequena redução no índice de placa, quando associado à escovação, mas não há redução de inflamação gengival. E não se pode afirmar que o uso de gomas de mascar sem açúcar seja uma maneira eficaz para reduzir o desenvolvimento de lesões de cárie.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
17
Em relação ao tratamento da cárie: I.A restauração de lesões de cárie dentária é o único método eficaz e melhor escolha para tratar a doença em casos de lesões cavitadas e não-cavitadas. PORQUE II.Embora a restauração das lesões de cárie seja uma abordagem comum e eficaz para restaurar a estrutura dentária comprometida, o tratamento da cárie dental também pode envolver medidas preventivas, como a aplicação tópica de flúor, modificação da dieta e melhorias nos hábitos de higiene bucal, que podem ser igualmente importantes na prevenção da progressão da doença. Asserção e razão
A alternativa II está errada e a I está correta.
Ambas as alternativas estão corretas e a II não é uma justificativa da I.
Ambas as alternativas estão corretas e a II é uma justificativa da I.
A alternativa I está errada e a II está correta.
Nenhuma alternativa está correta.
18
Qual alternativa contém uma informação INCORRETA
A aplicação de flúor gel em consultórios odontológicos é indispensável para toda a população a cada seis meses.
A fluoretação da água potável é uma estratégia eficaz na prevenção da cárie dental.
A fluorose dentária é uma condição que resulta da ingestão excessiva de flúor durante a formação dos dentes.
A remineralização do esmalte é facilitada pela presença de íons de cálcio e fosfato na saliva, bem como pela exposição a fontes externas de flúor, como cremes dentais fluorados e enxaguatórios bucais com fluoretos.
A fluorose dentária pode levar a uma aparência manchada ou descolorida do esmalte dos dentes atingidos, trazendo prejuízos estéticos.
19
Para enxaguatórios bucais contendo clorexidina. I.O uso prolongado pode causar manchas nos dentes. II.A clorexidina é eficaz no controle do biofilme e da gengivite. III.A clorexidina é recomendada para uso contínuo, sem limitação de duração. IV.O enxaguatório bucal com clorexidina é indicado para prevenção de cárie dentária em crianças.
I, III e IV.
II e III.
I, II e III
I e II.
I, II, III e IV.
20
Em um programa de educação em saúde bucal para crianças e/ou adolescentes, qual princípios NÃO condiz para garantir melhor compreensão e adoção de práticas de prevenção da cárie dentária?
Recomendar técnicas de controle de placa adaptadas e avaliar sua eficácia sempre que possível.
A educação em saúde bucal (Letramento) é uma ferramenta fundamental na Saúde Bucal Coletiva, sendo considerada uma abordagem de baixo custo e com alto impacto odontológico.
Respeitar a individualidade.
Capacitar a população para assumir um papel ativo na sua própria saúde bucal.
Orientar a eliminação do açúcar na dieta (carboidratos) como única forma de evitar a cárie dental.