QUESTÕES SOBRE "CAPITÃES DA AREIA"

QUESTÕES SOBRE "CAPITÃES DA AREIA"

"Capitães da Areia" retrata a vida difícil de meninos de rua em Salvador, mostrando a pobreza, a marginalização e a luta deles por sobrevivência e dignidade.

Imagem de perfil user: Taís
Taís

Anúncios

1

(ACAFE) Sobre a obra Capitães de Areia, de Jorge Amado, é correto afirmar:

Um dos filhos de Fabiano – o "menino mais velho", assim denominado na narrativa – tem obsessão pela palavra "inferno" e não admite que ela fique apenas no reino da descrição incompleta (a mãe fala vagamente em garfos quentes ou coisa que o valha...).
No capítulo “Negrinha”, Jorge Amado explora reminiscências de sua infância quando convivia com uma vizinha, moradora de um casarão, nas proximidades do velho trapiche.
O livro, publicado em 1932, faz referências a crendices populares, como a do lobisomem, que é citada através de João Cutia, um comprador de ovos da Paraíba. “Não tinha uma gota de sangue na cara e andava sempre de noite, para melhor fazer as suas caminhadas, sem sol.” Achava-se que ele era lobisomem.
Na década de 1930, no sertão nordestino, Lampião e seu bando representavam uma força social que lutava contra o latifúndio e contra a figura do fazendeiro-coronel. No romance de Jorge Amado, os menores abandonados admiravam o grupo de Lampião. No livro o grupo de Lampião chega a ser descrito como "o braço armado dos pobres no sertão".
2

(FMABC) O romance Capitães da Areia, de Jorge Amado, foi escrito em 1937, durante a vigência do Estado Novo. Considerando a obra inteira, dela é INCORRETO afirmar que

Pedro Bala recebe o título "Gatunos de Crianças" e a experiência é assim condensada: "O circo era um balão aceso com música e pasteis na entrada. E funâmbulos cavalos palhaços desfiaram desarticulações risadas para meu trono de pau com gente em redor. Gostei muito da terra da Goiabada e tive inveja da vontade de ter sido roubado pelos ciganos".
O autor mostra a iniciação sexual e amorosa do jovem Carlos. Seu pai, Felisberto Sousa e Costa, contrata Elza para fazer essa iniciação.
Pedro Bala é o chefe de um grupo de jovens arruaceiros que roubam para sobreviver. Nunca ninguém havia mencionado em literatura este bando de jovens que engenhosamente desafia as autoridades, roubando a classe privilegiada e dividindo o produto do roubo entre os seus camaradas subnutridos.
Para os adolescentes, uma amostra da poesia composta pela explosiva geração da década de 1970, com cinco dos mais representativos autores da chamada “geração mimeógrafo”. Os versos breves e contundentes estão divididos em quatro blocos temáticos: o amor e o desejo; os problemas sociais; o autoconhecimento; e o processo da criação poética.
3

(ITA) Sobre o romance “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, é INCORRETO afirmar que:

todos os meninos acabam encontrando um bom rumo na vida, apesar das dificuldades.
os vestígios românticos aparecem em algumas cenas de jogos e brincadeiras infantis e na caracterização de Dora.
as principais personagens masculinas são Pedro Bala, Sem Pernas, Volta Seca, Pirulito e Professor, e a figura feminina central é Dora.
há uma certa herança naturalista, visível na precoce e promíscua vida sexual dos adolescentes.
4

(UEPB) Com referência a Capitães da areia, é correto afirmar que

Os rituais africanos e as crendices populares imprimem um caráter doutrinário ao romance.
Os provérbios e as gírias classificam a obra como romance regionalista.
A oralidade e a linguagem popular conferem um ritmo dinâmico à obra e não prejudicam o seu teor literário.
5

O romance Capitães da Areia, de Jorge Amado, é um documento sobre a vida dos meninos de rua de Salvador. A sua primeira edição (1937) foi apreendida e queimada em praça pública pouco depois de implantada a ditadura de Getúlio Vargas. No trecho a seguir, o narrador nos conta como Pedro Bala, aos quinze anos, assumiu a liderança de um grupo que dormia num velho armazém abandonado do cais do porto.”É aqui também que mora o chefe dos Capitães da Areia: Pedro Bala. Desde cedo foi chamado assim, desde seus cinco anos. Hoje tem quinze anos. Há dez que vagabundeia nas ruas da Bahia. Nunca soube de sua mãe, seu pai morrera de um balaço. Ele ficou sozinho e empregou anos em conhecer a cidade. Hoje sabe de todas as suas ruas e de todos os seus becos. Não há venda, quitanda, botequim que ele não conheça. Quando se incorporou aos Capitães da Areia (o cais recém-construído atraiu para suas areias todas as crianças abandonadas da cidade) o chefe era Raimundo, o Caboclo, mulato avermelhado e forte. “Não durou muito na chefia o caboclo Raimundo. Pedro Bala era muito mais ativo, sabia planejar os trabalhos, sabia tratar com os outros, trazia nos olhos e na voz a autoridade de chefe. Um dia brigaram. A desgraça de Raimundo foi puxar uma navalha e cortar o rosto de Pedro, um talho que ficou para o resto da vida. Os outros se meteram e como Pedro estava desarmado deram razão a ele e ficaram esperando a revanche, que não tardou. Uma noite, quando Raimundo quis surrar Brandão, Pedro tomou as dores do negrinho e rolaram na luta mais sensacional a que as areias do cais jamais assistiram. Raimundo era mais alto e mais velho. Porém Pedro Bala, o cabelo loiro voando, a cicatriz vermelha no rosto, era de uma agilidade espantosa e desde esse dia Raimundo deixou não só a chefia dos Capitães da areia, como o próprio areal. Engajou tempos depois num navio. Todos reconheceram os direitos de Pedro Bala à chefia, e foi dessa época que a cidade começou a ouvir falar nos Capitães da areia, crianças abandonadas que viviam do furto.”Jorge Amado, Capitães da Areia, 50a ed. Rio de Janeiro: Record, 1980, P. 26/7. Pela leitura do texto, pode-se concluir que o romance pretende denunciar que tipo de problema?

um problema educacional (falta de instrução).
um problema econômico. (desvalorização do dinheiro).
um problema de identidade. (sem pai e sem mãe).
um problema social ( a questão do menor abandonado).
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.