QUESTIONÁRIO DE SISTEMA CONTRA INCÊNDIO E EMERGÊNCIA

QUESTIONÁRIO DE SISTEMA CONTRA INCÊNDIO E EMERGÊNCIA

Revisão da disciplina de SCIE para a verificação final.

Imagem de perfil user: Maxwell Assis
Maxwell Assis

Anúncios

1

Uma edificação segura é aquela em que há alta probabilidade de que todos os ocupantes sobrevivam a um incêndio sem sofrer qualquer ferimento e na qual os danos à propriedade serão confinados às vizinhanças do local em que o fogo se iniciou.

CERTO
ERRADO
2

Dificultar a PROPAGAÇÃO do incêndio para outros ambientes e para edifícios adjacentes não é um requisito funcional para garantir a segurança contra incêndio.

ERRADO
CERTO
3

Para que uma edificação seja considerada segura, é suficiente que o incêndio não se generalize, mesmo que a estrutura sofra ruína parcial.

ERRADO
CERTO
4

Permitir a FUGA dos usuários do edifício e dificultar a GENERALIZAÇÃO do incêndio são requisitos funcionais de uma edificação segura.

CERTO
ERRADO
5

Uma edificação segura deve manter o edifício íntegro, sem danos estruturais, sem ruína parcial e/ou total, mesmo que isso comprometa as operações de combate ao fogo.

ERRADO
CERTO
6

A Segurança Contra Incêndio e Emergências é o conjunto de ações, medidas de proteção (ativa e passiva) e recursos destinados apenas a controlar a situação de incêndio.

ERRADO
CERTO
7

As medidas de proteção têm como finalidade proteger apenas bens materiais dos efeitos nocivos do incêndio.

CERTO
ERRADO
8

A proteção passiva envolve medidas de prevenção e controle, enquanto a proteção ativa está relacionada à detecção e combate ao incêndio.

ERRADO
CERTO
9

Garantir o acesso seguro das pessoas e das equipes de atendimento à emergência é uma parte do conceito de Segurança Contra Incêndio e Emergências.

CERTO
ERRADO
10

A proteção ativa está relacionada apenas à prevenção e controle de incêndios, sem envolver acionamento humano ou elétrico.

ERRADO
CERTO
11

As medidas de proteção passiva dependem de algum tipo de energia ou ação humana para funcionar eficientemente.

ERRADO
CERTO
12

As medidas de proteção passiva estão incorporadas aos locais e têm como função a prevenção e o controle do surgimento, crescimento e propagação do incêndio.

CERTO
ERRADO
13

As medidas de proteção passiva só cumprem sua função em caso de ocorrência de sinistro.

CERTO
ERRADO
14

Retardar a propagação do fogo e da fumaça é uma das funções das medidas de proteção passiva, facilitando a desocupação dos locais atingidos.

CERTO
ERRADO
15

As medidas de proteção passiva têm como um dos objetivos evitar o colapso das estruturas em caso de incêndio.

ERRADO
CERTO
16

A compartimentação horizontal e vertical é uma medida de proteção passiva que tem como objetivo dificultar a propagação do incêndio entre diferentes áreas de uma edificação.

CERTO
ERRADO
17

O isolamento de risco e o controle de materiais de acabamento e revestimento são considerados medidas de proteção ativa, pois dependem de ação humana para funcionar.

CERTO
ERRADO
18

O isolamento de risco é uma medida de proteção passiva que visa evitar a propagação do fogo, calor e gases entre os blocos isolados, utilizando paredes de compartimentação sem aberturas ou afastamento entre edificações.

ERRADO
CERTO
19

O isolamento de risco pode ser considerado uma medida de proteção ativa, pois envolve ações diretas para combater incêndios.

ERRADO
CERTO
20

O isolamento de risco pode ser obtido por distância de segurança entre fachadas de edificações adjacentes.

ERRADO
CERTO
21

A parede corta-fogo, utilizada no isolamento de risco, pode conter aberturas para facilitar a ventilação entre edificações contíguas.

ERRADO
CERTO
22

O isolamento de risco entre uma cobertura de menor altura e a fachada de uma edificação adjacente é realizado pela distância de segurança adequada.

CERTO
ERRADO
23

O isolamento de risco não é necessário entre edificações geminadas, pois a proximidade não é um fator de risco.

ERRADO
CERTO
24

As medidas de isolamento de risco têm como objetivo reduzir a propagação do fogo, calor e gases entre diferentes estruturas.

CERTO
ERRADO
25

A resistência ao fogo é a propriedade de um elemento estrutural de suportar fogo por um período determinado mantendo sua integridade.

ERRADO
CERTO
26

De acordo com conteúdo da disciplina, o tempo requerido de resistência ao fogo (TRRF) é calculado com base apenas na altura da edificação.

CERTO
ERRADO
27

Os elementos estruturais são indispensáveis para a resistência e estabilidade total ou parcial da edificação.

ERRADO
CERTO
28

O TRRF mínimo de uma edificação é definido por normas técnicas.

CERTO
ERRADO
29

As estruturas devem ser dimensionadas para resistir ao fogo por um tempo menor que o TRRF.

CERTO
ERRADO
30

A compartimentação horizontal tem como objetivo evitar a propagação do incêndio no plano vertical.

CERTO
ERRADO
31

A compartimentação vertical separa pavimentos consecutivos, dificultando a propagação do incêndio no plano vertical.

ERRADO
CERTO
32

CMAR destina-se a estabelecer padrões para evitar tanto a geração quanto a propagação de incêndios e fumaça.

ERRADO
CERTO
33

No CMAR OS materiais de acabamento são empregados nas superfícies dos elementos construtivos para atribuir características estéticas e de conforto.

CERTO
ERRADO
34

Materiais como vidro, concreto, produtos cerâmicos e metais são dispensados da avaliação do CMAR por serem considerados incombustíveis.

ERRADO
CERTO
35

Pisos de madeira maciça envernizados são obrigatoriamente avaliados no CMAR, sem exceções.

ERRADO
CERTO
36

O acesso para viaturas é destinado para a aproximação e operação dos veículos e equipamentos de emergência junto às edificações.

CERTO
ERRADO
37

Todas as edificações ou áreas de risco com arruamento interno devem possuir portão de acesso.

ERRADO
CERTO
38

Centros esportivos, eventos temporários e locais com sistema de proteção por espuma ou por resfriamento devem possuir vias de acesso para viaturas.

ERRADO
CERTO
39

Saídas de emergência são caminhos contínuos, devidamente protegidos, destinados à evacuação segura de ocupantes em caso de incêndio ou outra emergência.

CERTO
ERRADO
40

Componentes das saídas de emergência incluem acessos e corredores, escadas, rampas e elevadores de emergência exclusivamente usados pelo Corpo de Bombeiros.

ERRADO
CERTO
41

Em concordância ao material exposto em sala de aula, a descarga das saídas de emergência conduz os ocupantes a um local protegido dentro da edificação.

CERTO
ERRADO
42

As escadas de segurança devem ser dotadas de corrimãos em apenas um dos lados e possuir pisos antiderrapantes.

CERTO
ERRADO
43

Escadas com degraus em espiral são aceitas como escadas de segurança em áreas privadas.

ERRADO
CERTO
44

A escada comum pode fazer parte de uma rota de saída, mesmo que se comunique diretamente com os demais ambientes e não possua portas corta-fogo.

CERTO
ERRADO
45

A escada enclausurada protegida (EP) é situada em ambiente cercado por paredes resistentes ao fogo, sendo ventilada e dotada de portas corta-fogo para proteção contra incêndio e fumaça.

ERRADO
CERTO
46

A escada à prova de fumaça pressurizada (PFP) é uma escada cuja proteção contra a fumaça é garantida por meio de uma antecâmara enclausurada.

ERRADO
CERTO
47

A escada aberta externa (AE) está localizada fora do corpo principal da edificação, possui guarda-corpo ou gradil, corrimãos em toda sua extensão e é precedida de uma porta corta-fogo (PCF) no acesso.

ERRADO
CERTO
48

A escada enclausurada à prova de fumaça (PF) é dotada de portas corta-fogo e protegida por uma antecâmara ou local aberto, de modo a evitar a entrada de fogo e fumaça.

CERTO
ERRADO
49

As medidas de proteção ativa dependem de algum tipo de energia ou ação, podendo ser acionadas de forma manual ou automática em caso de incêndio.

ERRADO
CERTO
50

O sistema de hidrantes, o controle de fumaça e a brigada de emergência são exemplos de medidas de proteção passiva, pois não dependem de energia ou ação humana para funcionar.

ERRADO
CERTO
51

O controle de fumaça em uma edificação é obtido pela introdução de ar limpo e pela extração de fumaça durante um incêndio, conforme estabelecido na IT CBMAL 15/2021.

ERRADO
CERTO
52

A sinalização de emergência tem como uma de suas finalidades identificar riscos específicos e equipamentos de combate a incêndios, sendo facultativa em edificações sujeitas ao projeto de Segurança Contra Incêndio e Pânico, conforme a IT CBMAL 20/2021.

CERTO
ERRADO
53

A sinalização de emergência é composta por sinais visuais que indicam de forma rápida e eficaz a existência e a localização de saídas de emergência e equipamentos de segurança contra incêndio.

ERRADO
CERTO
54

A sinalização complementar é composta por faixas de cor ou mensagens que complementam a sinalização básica, sendo esta última dependente da sinalização complementar para funcionar corretamente.

CERTO
ERRADO
55

A sinalização básica de proibição tem como objetivo proibir e coibir ações que possam conduzir ao início de incêndio ou ao seu agravamento.

ERRADO
CERTO
56

A sinalização básica de alerta é utilizada para indicar as rotas de saída e as ações necessárias para o acesso e uso dessas rotas em caso de emergência.

CERTO
ERRADO
57

A sinalização básica de orientação e salvamento é empregada para indicar as rotas de saída e orientar sobre as ações necessárias para garantir o acesso seguro a essas rotas.

ERRADO
CERTO
58

A sinalização básica de equipamentos tem como função indicar a localização e os tipos de equipamentos de combate a incêndio e alarme disponíveis no local.

CERTO
ERRADO
59

A iluminação de aclaramento é composta por dispositivos que permitem a saída fácil e segura das pessoas para o exterior da edificação e também possibilita a continuação do trabalho em certas áreas em caso de interrupção da alimentação normal.

CERTO
ERRADO
60

A iluminação de balizamento tem como função fornecer luz suficiente para permitir a execução de trabalhos em áreas específicas durante uma emergência.

CERTO
ERRADO
61

O sistema de detecção e alarme é composto por componentes estrategicamente dispostos e interligados, que fornecem informações de princípios de incêndio por meio de indicações sonoras e visuais.

ERRADO
CERTO
62

A função principal do sistema de detecção e alarme é identificar o princípio de incêndio e realizar automaticamente o combate ao fogo, sem necessidade de intervenção humana.

ERRADO
CERTO
63

O sistema de detecção e alarme visa alertar sobre a existência de um incêndio, possibilitar o combate imediato e facilitar o abandono da edificação de forma rápida e segura.

ERRADO
CERTO
64

A central de alarme é responsável por processar os sinais provenientes dos circuitos de detecção, convertê-los em indicações adequadas e controlar os demais componentes do sistema.

ERRADO
CERTO
65

O acionador manual de alarme é um dispositivo que, ao ser operado manualmente, proporciona um alarme de incêndio somente visual, sem a possibilidade de emitir sinais sonoros.

CERTO
ERRADO
66

O detector automático de incêndio é ativado por fenômenos físicos e/ou químicos, como calor, chama ou fumaça, sem necessidade de interferência humana.

ERRADO
CERTO
67

O avisador pode emitir sinais visuais e sonoros para alertar pessoas em uma área de perigo, sendo controlado diretamente pela equipe de intervenção sem ligação com a central.

ERRADO
CERTO
68

Os extintores de incêndio são equipamentos de pronta utilização para o combate a princípios de incêndio, sendo seu uso limitado devido à sua reduzida carga extintora.

ERRADO
CERTO
69

O extintor portátil é um equipamento que pode ser transportado manualmente, desde que sua massa total não ultrapasse 30 kg.

CERTO
ERRADO
70

O extintor sobre rodas é um extintor montado sobre rodas, cuja massa total não pode ultrapassar 250 kg.

CERTO
ERRADO
71

O sistema de hidrantes é composto por reserva técnica de incêndio (RTI), sistema de bombas de incêndio ou bomba de reforço, rede de tubulação, hidrantes ou mangotinhos e outros acessórios.

CERTO
ERRADO
72

A finalidade principal do sistema de hidrantes é proteger apenas os bens materiais contidos na área onde está instalado, sem influência na segurança dos ocupantes.

CERTO
ERRADO
73

A alimentação elétrica das bombas de incêndio deve ser independente do consumo geral, permitindo o desligamento da energia sem prejudicar o funcionamento do motor da bomba.

CERTO
ERRADO
74

Em caso de falta de energia da concessionária, bombas de incêndio acionadas por motor elétrico podem ser alimentadas por um gerador a diesel

CERTO
ERRADO
75

As bombas de incêndio conectadas a motores elétricos devem funcionar em carga parcial para economia de energia.

CERTO
ERRADO
76

O sistema de mangotinhos inclui uma válvula de abertura rápida, mangueira semirrígida, esguichos reguláveis e outros acessórios.

ERRADO
CERTO
77

Um dos benefícios do sistema de mangotinhos é que ele só pode ser operado por equipes especializadas.

ERRADO
CERTO
78

O sistema integrado de tubulações de chuveiros automáticos é alimentado por uma ou mais fontes automáticas de água para proteção contra incêndios.

CERTO
ERRADO
79

No sistema de tubulação molhada, a tubulação contém ar ou nitrogênio sob pressão.

CERTO
ERRADO
80

O sistema de ação prévia combina uma tubulação que contém ar e um sistema suplementar de detecção instalado na mesma área dos chuveiros automáticos.

CERTO
ERRADO
81

O sistema dilúvio opera descarregando água apenas nos chuveiros automáticos abertos pela ação do calor.

CERTO
ERRADO
82

O sistema combinado de tubulação seca e ação prévia junta as características de ambos os sistemas em uma solução integrada.

CERTO
ERRADO
83

A alimentação elétrica das bombas de incêndio deve ser independente do consumo geral, permitindo o desligamento da energia sem prejudicar o funcionamento do motor da bomba.

CERTO
ERRADO
84

Em caso de falta de energia da concessionária, bombas de incêndio acionadas por motor elétrico podem ser alimentadas por um gerador a diesel.

CERTO
ERRADO
85

As bombas de incêndio conectadas a motores elétricos devem funcionar em carga parcial para economia de energia e minimizar os danos ao meio ambiente.

ERRADO
CERTO
86

O sistema de mangotinhos inclui uma válvula de abertura rápida, mangueira semirrígida, esguichos reguláveis e outros acessórios.

CERTO
ERRADO
87

Um dos benefícios do sistema de mangotinhos é que ele só pode ser operado por equipes especializadas.

CERTO
ERRADO
88

O sistema integrado de tubulações de chuveiros automáticos é alimentado por uma ou mais fontes automáticas de água para proteção contra incêndios.

ERRADO
CERTO
89

No sistema de tubulação molhada, a tubulação contém ar ou nitrogênio sob pressão.

ERRADO
CERTO
90

O sistema de ação prévia combina uma tubulação que contém ar e um sistema suplementar de detecção instalado na mesma área dos chuveiros automáticos.

CERTO
ERRADO
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.