
Anúncios
1
A tomada de decisão envolve aspectos emocionais relevantes no processo de comportamento influenciado também pelos processos cognitivos. Em relação ao contexto de decisão em momentos decisivos, é incorreto afirmar:
A psicologia do esporte contribui para compreensão dos processos que estão envolvidos na tomada de decisão do atleta, auxiliando para que suas escolhas e atuação maximizem os Ganhos e evitem prejuízos e punições.
Durante uma atuação profissional que envolva uma competição, as contribuições da Psicologia do Esporte não possuem relevância, uma vez que o físico sempre será o fator predominante na tomada de decisão
As contribuições da psicologia do esporte otimizam o processo de tomada de decisão, uma vez que o individuo inserido no contexto esportivo estará apto para conhecer os pressupostos emocionais que podem lhe influenciar de maneira negativa na tomada de decisão que envolvem riscos.
As habilidades e o preparo físico são imprescindíveis para atuação em momentos decisivos e a tomada de decisão envolve aspectos complexos que precisam ser abordados e aprimorados também nos treinamentos em níveis mentais.
2
A Psicologia do Esporte, hoje em dia, atua nas mais diversas áreas e modalidades esportivas. Com relação à atuação do psicólogo em projetos sociais, é correto afirmar que o foco do trabalho consistirá em:
Promoção do desenvolvimento de habilidades psicossociais importantes na construção do indivíduo, além da transmissão de valores como trabalho em equipe, respeito às regras e liderança.
Treinar mentalmente o atleta para que chegue ao alto rendimento.
Auxiliar na formação do atleta
Promover o treinamento de habilidades psicossociais para que o atleta performe bem.
Auxiliar no desenvolvimento do individuo, pensando num potencial atleta de alto rendimento.
3
A liderança democrática caracteriza-se apenas pela figura de um líder gestor, responsável por quantificar o desempenho e resultados da equipe.
Busca desempenhar um papel autoritário para motivação de seus membros, reproduzindo através de uma figura de poder a fiscalização sobre os corpos dos atletas, visando os resultados.
Busca compreender os sujeitos do grupo sobre uma perspectiva acolhedora, mas eficiente no manejo das interferências mentais e psicológicas pessoais ou coletivas daquela equipe.
É uma contribuição das características sociais e culturais herdadas do capitalismo e produção de identidades coletivas.
E uma liderança de mão única, na qual dentro de uma hierarquia de comando existe uma estrutura de líder e comandados a ser respeitada e seguida.
É um tipo de liderança restrita, pouco flexível e rígida no que diz respeito às possiblidades fenomenológicas existenciais dentro daquele contexto esportivo.
4
Existem diversas possibilidades de se conduzir um trabalho psicológico no contexto da iniciação esportiva. Porém, esse trabalho deve priorizar alguns aspectos de demasiada importância. Assinale quais aspectos são esses, com base no material didático fornecido:
Formação integral das crianças e jovens e conscientização das instituições, pais e treinadores.
Treinamento de habilidades psicológicas que visem à especialização.
Aconselhamento de quais as melhores decisões a serem tomadas no dia a dia.
Intervenção sobre habilidades psicológicas que visem a maximização dos resultados.
Intervenção sobre habilidades psicológicas que visem o alto rendimento.
5
Os principais processos cognitivos e emocionais que interferem no desempenho dos atletas são:
Motivação, atenção, concentração, emoção e estresse, plasticidade cerebral e tomada de decisão.
Foco, força e atividade motora.
Depressão, ansiedade, vícios, pânico e outros estados emocionais existentes.
Estresse
Motivação e persistência
6
O processo de recuperação e de suma importância para todo ser humano, principalmente no contexto do alto rendimento. Para auxiliar os atletas nesse processo, existem algumas técnicas que o psicólogo do esporte pode utilizar. Assinale a alternativa que corresponda a algumas das técnicas pertinentes ao trabalho da Psicologia do Esporte, que podem auxiliar no processo de recuperação dos atletas:
Liberação miofascial e práticas meditativas
Liberação miofascial, respiração e meditação
Praticas meditativas, crioterapia e respiração
Relaxamento e crioterapia
Respiração diafragmática, práticas meditativas e imagem mental
7
A psicologia esportiva tem como objetivo entender como os atletas podem melhorar seu desempenho, lidar com a pressão e o estresse da competição e lidar com lesões ou outras dificuldades que possam surgir no contexto esportivo. Existem alguns fundamentos que precisam ser seguidos, como:
Economia, compreensão, integração e transferência
Confiança, cuidado, acolhimento e sucesso
Método, disciplina, Iniciativa e atenção
Disciplina, método, individualidade e cuidado
Compreensão, confiança, disciplina e individualidade
8
Comumente as torcidas organizadas cantam hinos em coro, gritos de guerra, lançam foguetes, xingam os jogadores do time rival causando poluição sonora e visual durante as partidas de futebol. Isso poderia ocasionar perda de rendimento dos atletas em campo. No entanto isso não ocorre graças a:
Atenção sustentada.
Atenção dividida.
Atenção seletiva.
Atenção alternada.
Concentração.
9
Para a Psicologia do Esporte, a performance de excelência é definida como um desempenho atlético e consistente dentro de um período de tempo estendido. Para obter tal performance, os atletas precisam adquirir capacidades e habilidades nos campos de domínio fisiológico, técnico, cognitivo-tático e emocional. Como domínio emocional é considerado o controle emocional que envolve a capacidade do atleta de monitorar e exercer controle sobre suas próprias emoções por meio de técnicas de superação, bem como:
A submissão ao acompanhamento psicoterápico profundo + a participação em terapia de grupo, que propiciara a formação de vínculos de confiança com os demais membros da equipe.
O controle emocional que não envolve a capacidade do atleta de monitorar e exercer controle sobre suas próprias emoções por meio de técnicas de superação + a submissão ao acompanhamento psicoterápico profundo.
O controle emocional que envolve a capacidade do atleta de monitorar e exercer controle sobre suas próprias emoções por meio de técnicas de superação + a participação em terapia de grupo propiciara a formação de vínculos de confiança com os demais membros da equipe.
A submissão ao acompanhamento psicoterápico profundo, que poderá permitir a elaboração de temores e traumas que dificultem a vitória + o desenvolvimento de habilidades psicológicas como motivação, imaginação e controle mental.
10
A Psicologia Social do Esporte busca compreender o impacto das práticas esportivas no desenvolvimento humano e na interação com o meio social. Segundo Rubio (2019), qual perspectiva sobre o atleta é enfatizada pela Psicologia Social do Esporte?
As praticas esportivas visam exclusivamente à competição.
O atleta e analisado apenas como executor técnico.
O esporte e visto apenas como meio de alcançar alta performance.
O atleta é compreendido como parte de um fenômeno social e cultural.
A psicologia esportiva não considera fatores socioculturais.
11
O psicólogo que trabalha com iniciação esportiva compreende que existem aproximações com o contexto de formação presente nas escolas. E, que as contribuições da neurociência aprimoram a compreensão e intervenção no ambiente de treinamento, proporcionando práticas e alterações que contribuam para o processo de aprendizado: Diante desta afirmação, podemos contribuir com:
Os centros de treinamento são exclusivos para treinamento físico e reprodução do comportamento motor, não abrangendo estímulos que facilitem o aprendizado de competências cognitivas como atenção, concentração e motivação.
Os estímulos ambientais não possuem relação direta no contexto de formação, seja nas escolas destinadas ao ensino e formação de crianças e jovens ou nas escolas destinadas ao treinamento e aperfeiçoamento esportivo.
O ambiente de treinamento precisa ter bastante atividades ao mesmo tempo e muitos estímulos distrativos, a fim de contribuir para os processos de atenção e concentração dos atletas em formação.
O ambiente de treinamento precisa ser estruturado, acolhedor, dinâmico e estabelecer uma relação de confiança com o atleta, a fim de contribuir para a plasticidade cerebral, através da atenção, concentração em atividades que despertam o interesse.
O ambiente de treinamento, muitas vezes, não é o ideal em clubes ou instituições com menor poder aquisitivo, por isso, o processo de aprendizado não é relevante na formação do atleta. Isso porque, eles já estão acostumados, muitas vezes, com a desordem e desestruturas no ambiente familiar.
12
A psicologia esportiva é uma área em constante evolução e aprimoramento. A partir dos anos 60 grandes nomes da psicologia participaram e publicaram estudos importantes para consolidação da área. Essa consolidação aconteceu em 1965, em Roma, qual acontecimento marcou essa conquista:
Congresso Mundial de Psicologia do Esporte
Prêmio Nobel da Psicologia do Esporte
) O trabalho publicado mais importante na Psicologia do Esporte até hoje
Encontro de todos os Pesquisadores Europeus da Psicologia do Esporte.
Reunião dos pesquisadores Americanos mais influentes na área da Psicologia do Esporte.
13
A atenção dividida e a atenção alternada são, por vezes, confundidas. Porém, apesar de ambas envolverem a habilidade de lidar com mais de um foco atencional, elas possuem suas especificidades. Assinale a alternativa que caracteriza a atenção dividida e a atenção alternada, respectivamente:
Administração simultânea de mais de uma informação e manutenção do foco atencional
Manutenção do foco atencional e seleção do foco atencional
Administração simultânea de mais de uma informação e mudança repetitiva do foco atencional
Mudança repetitiva do foco atencional e administração simultânea de mais de uma informação
Mudança repetitiva do foco atencional e manutenção do foco atencional
14
A psicologia esportiva é uma área da psicologia que se dedica a estudar e entender o comportamento humano no contexto esportivo e do exercício físico. A história dessa área se iniciou em meados de 1897 onde se teve início com as pesquisas e atuações. Quem realizou as primeiras pesquisas sobre a psicologia do esporte?
Norman Triplett.
Peter Rudik
Avksenty Cezarevich Puni
Coleman Griffith
F. Antonelli
15
(VUNESP/2019) Para estudar o fenômeno dos motivos que levam as pessoas a se envolverem e a se dedicarem em situações de atividade física e esporte, estudiosos da área da psicologia do esporte e da atividade física focalizaram sua atenção no tema da motivação. De acordo com a psicologia do esporte, a motivação intrínseca refere-se ao engajamento de uma pessoa em uma atividade:
pelo prazer de agradar a uma pessoa a quem ela ama.
simplesmente pelo prazer inerente a ela.
pelos benefícios à imagem social do praticante que a atividade pode trazer.
pelos benefícios físicos que essa atividade pode trazer a quem a pratica.
pelo prazer de obedecer a uma pessoa pela qual se tem respeito.
16
Em uma escola de ensino médio, os professores de Educação Física debatem a importância da Psicologia Social do Esporte no contexto educacional. Durante a discussão, é abordado como as práticas esportivas podem contribuir para o desenvolvimento humano, indo além do aprimoramento técnico ou busca por resultados. Com base no debate sobre a Psicologia Social do esporte, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa que melhor reflete os princípios defendidos por essa abordagem.
As práticas esportivas devem ser democratizadas, respeitando os limites e modos próprios de expressão corporal de cada indivíduo, valorizando suas dimensões simbólicas e subjetivas.
O esporte deve ser moldado exclusivamente para aprimorar o desempenho técnico dos praticantes, com foco na obtenção de títulos e premiações.
A principal função do esporte é desenvolver a performance física e psicológica, relegando aspectos existenciais e sociais para contextos externos.
A Psicologia Social do Esporte enfatiza a padronização técnica dos praticantes para garantir resultados competitivos de alto nível.
O esporte é exclusivamente uma atividade física, abrangendo impacto nas dimensões simbólicas e subjetivas do ser humano, o que contribui para melhor desempenho e alta performance dos atletas.
17
O Psicólogo do Esporte está diretamente relacionado à saúde mental dos indivíduos e grupos esportivos. Podemos considerar em relação às suas competências, que a alternativa incorreta é:
Está capacitado para atuar apenas no esporte de alto rendimento, uma vez que modalidades mais simples de práticas esportivas poderão usufruir das técnicas e conhecimentos do educador físico para tais fins.
Ajuda atletas, técnicos e comissões técnicas a fazerem uso de suas habilidades psicológicas, alcançar um nível ótimo de saúde mental, maximizando rendimento e aumentando a performance.
Verificar processos de fadiga mental e psicológica no desempenho esportivo, possibilitando ajustes e intervenções que irão colaborar para manutenção de sua saúde psíquica e refletindo no rendimento do atleta.
Busca compreender e intervir nas dimensões subjetivas do atleta, auxiliando no seu âmbito familiar, profissional e social.
Atua em conjunto com outras áreas de saber cientifico, ou seja, em uma equipe multidisciplinar, buscando intervenções que auxiliem e ajuste a conduta dentro e fora dos centros de treinamento.
18
Os profissionais de psicologia esportiva trabalham com uma variedade de questões, tais como a ansiedade pré-competitiva, a confiança, a motivação, o gerenciamento do estresse, a comunicação e a tomada de decisões. Essa área se divide nas disciplinas estudadas na psicologia. Saber compreender qual é o melhor momento para uma criança inicia sua carreira de atleta está ligada a qual disciplina:
Psicologia do crescimento
Psicologia da motivação
Psicologia da aprendizagem
Psicologia do desenvolvimento
Psicologia da personalidade
19
A Psicologia do Esporte é uma área interdisciplinar que estuda as relações entre os fatores psicológicos e o desempenho esportivo, assim como os impactos da prática esportiva no bem-estar e no desenvolvimento dos indivíduos. É correto afirmar que na Psicologia do Esporte existem duas grandes áreas de interesse. Quais são essas áreas?
A que investiga a influência dos aspectos psicológicos sobre o desempenho e a que se concentra no ensino e a que promove o treinamento de árbitros e treinadores.
A que investiga a influência dos aspectos psicológicos sobre o desempenho e a que se concentra no esporte de alto rendimento e a que se concentra no esporte amador.
A que investiga a influência dos aspectos psicológicos sobre o desempenho e a que promove intervenção com atletas e a que promove intervenção com treinadores.
A que investiga a influência dos aspectos psicológicos sobre o desempenho e que foca no ensino e na pesquisa e a que foca na intervenção.
A que investiga a influência dos aspectos psicológicos sobre o desempenho e a que investiga como a prática de esportes e de exercícios influencia na saúde e no desenvolvimento do praticante.
20
A psicologia do esporte é uma ciência com foco no comportamento do atleta nas práticas esportivas. A intervenção do Psicólogo do esporte é especifica e restrita a especificidades deste determinado contexto, a fim de garantir o suporte adequado para as variáveis psicológicas que nele estão inseridas. Diante desta afirmação, está incorreto afirmar que:
A psicologia do esporte atuará em todos os momentos no contexto de formação, desenvolvimento e planejamento de carreira e pós-carreira. Sempre que houver comportamento humano dentro do esporte, as contribuições da ciência de bases psicológicas serão imprescindíveis para compreensão e abordagem do indivíduo.
O psicólogo do esporte estará presente ou não no contexto esportivo de formação de atletas. Quando presente, ele abordará as complexas variantes do comportamento humano, de cunho emocional e cognitivo, a fim de dar suporte aos treinadores, atletas e membros da comissão técnica.
Serão abordados os contextos e dimensões psicológicas inerentes ou não ao desempenho no esporte. Quando identificado algum transtorno ou acometimento que não esteja diretamente relacionado ao ambiente esportivo, o atleta ser á encaminhado para avaliação psicológica e tratamento psicoterápico e psiquiátrico, caso necessário.
A psicologia do esporte aborda tanto o atleta na modalidade individual, o grupo, e o relacionamento entre ambas as possibilidades de manifestação do comportamento humano.
O psicólogo atuará apenas no psicodiagnóstico de doenças ou transtornos graves que possam comprometer o rendimento.
21
A gestão de carreira esportiva envolve um planejamento estruturado de objetivos e metas. É uma elaboração detalhada que na maioria dos cenários conta com uma figura gestora para auxiliar em todos os aspectos da vida do sujeito. Sobre a gestão de carreira é INCORRETO afirmar que ela trabalha:
A imagem do atleta, que estará relacionada apenas ao contexto de atuação nos esportes, portanto fora dele, o atleta poderá ter as atitudes que preferir, sem se preocupar em ser julgado.
A imagem do atleta, garantindo-lhe bons contratos com os patrocinadores e fortalecendo sua marca no mercado.
A gestão de outras áreas da vida do esportista como família e finanças.
As preocupações com a aposentadoria, uma vez que sua carreira precisará em um determinado momento de transição de carreira para a aposentadoria.
A imagem do atleta, por isso, é importante que sua atuação dentro e fora dos treinamentos e competições sejam exemplares, pois muitas vezes servem de exemplo para futuras gerações.
22
A atenção é uma habilidade cognitiva de grande importância no contexto do alto rendimento. Dentre os tipos de atenção existentes, há a chamada atenção seletiva. Assinale a alternativa que descreva corretamente as características desse tipo de atenção:
Distribuição dos recursos atencionais a diferentes estímulos
Foco e alternância entre estímulos específicos.
Manutenção do foco em um determinado estímulo.
Foco em estímulos específicos e inibição de estímulos irrelevantes.
Alternância do foco atencional.
23
A ansiedade é um fenômeno natural que, em níveis elevados, pode prejudicar o dia a dia do individuo, afetando seu desempenho mesmo em tarefas simples do cotidiano. Você estudou sobre as possíveis formas de manifestação da ansiedade. Assinale a alternativa que corresponda a essas formas de manifestação, de acordo com o material estudado na disciplina:
Ansiedade-traço, ansiedade-estado, ansiedade cognitiva, ansiedade somática.
Ansiedade específica e inespecífica, ansiedade cognitiva e ansiedade somática.
Ansiedade-traço, ansiedade-estado, ansiedade característica e ansiedade inespecífica.
Ansiedade característica, ansiedade inespecífica, ansiedade imaginária e ansiedade real.
Ansiedade somática, ansiedade mental, ansiedade inespecífica e ansiedade característica.
24
O Overtraining, por vezes, acaba sendo confundido com a Síndrome de Burnout. Porém, apesar de semelhantes, os acometimentos têm como principal causa dois aspectos diferentes. Assinale a alternativa que corresponda a essa diferença.
O surgimento da Síndrome de Burnout se dá quando o indivíduo sofre intensa exaustão física, enquanto o surgimento do Overtraining se dá, unicamente, pelo cansaço mental devido às demandas do contexto do alto rendimento.
O Burnout é causado pelo excesso de descanso, enquanto o Overtraining é caracterizado pela falta dele.
O Overtraining é caracterizado por um estresse emocional crônico, e o Burnout tem como principal causa o cansaço físico.
O Overtraining tem como principal causa à intensa exaustão muscular, enquanto o Burnout tem como principais características o estado de tensão emocional e o estresse crônico.
O Overtraining é causado pelo excesso de descanso, enquanto o Burnout é caracterizado pela falta dele.
25
Sobre a prática esportiva na perspectiva da Psicologia Social do Esporte, é incorreto afirmar que:
Configura-se como produto capitalista mecanicista que influência o olhar sobre as práticas esportivas como um fenômeno sociocultural contemporâneo.
Configura-se como um campo de atuação do individuo, seja por lazer, diversão, profissional, amador, hobbies e estético, sendo sua manifestação influenciado pela cultura e sociedade moderna.
Configura-se como possibilidade de atuação no meio profissional e amador, buscando desenvolver o indivíduo não somente nos aspectos que envolvem o corpo, e sim as várias possibilidades de existências inerentes à vida humana e seus aspectos pessoais, sociais e culturais.
Configura-se como parte que compõe as possibilidades de manifestação social e cultural.
Configura-se como um campo apenas voltado para performance, desenvolvimento corporal e motor, a fim de moldar o corpo do praticante ao conjunto de normas e técnicas ensinadas pelo educador físico.
26
A Psicologia Social do Esporte é uma área importante para dar suporte teórico científico aos aspectos sociais e culturais que constantemente refletem nas práticas esportivas a um recorte da situação que se encontra o mundo contemporâneo: globalizado, fragmentado, enrijecido, capitalista e produtor de universalidades, dicotomias e polarizações. Sobre os impactos da Psicologia Social na compreensão dos fenômenos esportivos, podemos anular qual alternativa:
Possibilita uma análise maior do complexo contexto que é o esporte no mundo contemporâneo, e como ele está solidificado e comprometido com ideais capitalistas, mecanicistas e reprodutor de desigualdades e enrijecimento dos corpos.
Possibilita ao Educador físico um olhar mais treinado para compreender as diversidades, possibilidades e existências humanas no contexto esportivo, não limitando sua atuação a atletas, alto rendimento e vitórias.
Possibilita compreendermos que é necessário a construção de uma visão crítica e questionadora de todos os agentes inseridos nos contextos e práticas esportivas, a fim de perpetuar uma nova cultura nos esportes, que seja dissipada como valorização do respeito, educação, desenvolvimento, inclusão, superação, saúde, bem-estar e não somente pela reprodução de técnicas motoras padronizadas que busquem a excelência.
Possibilita o desenvolvimento mais efetivo de ações que contribuam para as engrenagens do sistema capitalista de repetição ao lucro.
27
Dentro da psicologia do esporte, o campo da prática profissional que envolve o alto rendimento, certamente, é o mais conhecido. Marque a alternativa que representa o foco da intervenção psicológica no alto rendimento:
Trabalhar a atenção, concentração, memória, tempo de reação e manejo das emoções, da ansiedade e do estresse.
Trabalhar questões como respeito às regras.
Prioriza-se o processo de formação.
Trabalhar na promoção de cidadania
Abordar temáticas como o consumo de drogas lícitas e ilícitas.
28
Existem duas modalidades de liderança dentro do processo de formação e consolidação dos grupos esportivos. Sobre os tipos de liderança, é correto afirmar:
A liderança democrática é uma liderança coparticipativa em que há espaço para produção de intervenções e dinâmicas coerentes com aquele contexto e a colaboração de seus membros.
A liderança democrática caracteriza-se pela disponibilidade do líder de estar atento às diversas variáveis e dimensões objetivas e simbólicas daquele contexto.
A liderança democrática caracteriza-se apenas pela figura de um líder gestor, responsável por quantificar o desempenho e resultados da equipe.
A liderança democrática é quando o líder está atento aos processos pessoais, interpessoais, sociais e culturais influenciando os grupos e seus membros.
A liderança democrática é representativa de um líder flexível e disposto a compreender os fenômenos psicológicos, mentais, motivacionais, físicos e sociais inseridos naquele contexto.
29
Assinale a opção correta acerca da psicologia do esporte.
É conceituada como uma subárea da psicologia que prioriza, em suas atividades, a descrição do comportamento motor de atletas profissionais e amadores.
Possui uma subárea educacional que é voltada para a escolarização de atletas com menos de cinco anos.
As atividades do psicólogo do esporte incluem a realização de atividades clínicas como psicodiagnóstico, treinamento mental e aconselhamento.
As funções do psicólogo esportivo incluem educar técnicos e atletas quanto aos princípios que o comportamento humano, excluindo do escopo de sua atuação os dirigentes e demais envolvidos no contexto do esporte.
A capacidade de desempenho de um atleta é desvinculada de variáveis de personalidade.
30
(FGV/2014) As pesquisas na área de psicologia do esporte deram maior ênfase ao esporte de rendimento no período de 1965 a 1990. Nos últimos anos, entretanto, o foco de interesse da Psicologia do Esporte se ampliou. A Psicologia do Esporte voltada para crianças e adolescentes.
Deve ter objetivos e formas de atuação muito específicas, de acordo com o nível de desenvolvimento dos alunos, respeitando suas capacidades maturacionais dentre aspectos biológicos e sociais.
Tem como objetivo a análise e modificação de fatores psíquicos determinantes do desempenho no esporte.
Deve se orientar para o alcance do alto rendimento nas competições, pois a expertise no esporte depende do precoce desenvolvimento do talento na área esportiva.
Objetiva a melhoria planejada e sistemática das capacidades psíquicas individuais do rendimento, estabilização e otimização do comportamento na competição.
Pretende acelerar e otimizar os processos de recuperação psicológica e a otimização dos processos de comunicação social.
31
De acordo com Becker e Samulski (1998), existem fundamentos básicos que devem ser seguidos para a aplicação do treinamento psicológico. Veja nas opções abaixo qual alternativa NÃO corresponde a esses fundamentos: BECKER, B; SAMULSKI, D. Manual de treinamento psicológico para o esporte. Porto Alegre: Edelbra, 1998.
Individualidade
Disciplina
Compreensão
Iniciativa própria
Comunicação
32
Os principais processos cognitivos e emocionais que interferem no desempenho dos atletas são:
Estresse
Motivação, atenção, concentração, emoção e estresse, plasticidade cerebral e tomada de decisão.
Foco, força e atividade motora.
Motivação e persistência
Depressão, ansiedade, vícios, pânico e outros estados emocionais existentes.
33
No contexto do alto rendimento, é comum atletas relatarem altos níveis de ansiedade, principalmente antes de uma competição importante. Existem algumas intervenções da Psicologia do Esporte que auxiliam no manejo da ansiedade. Assinale a alternativa que corresponda a algumas dessas possíveis intervenções:
Mindfulness, técnica 5-4-3-2-1. crioterapia e meditação
Relaxamento muscular, liberação miofascial para relaxar os músculos faciais e meditação.
Respiração progressiva, crioterapia e técnica 5-4-3-2-1
Técnica 5-4-3-2-1, meditação, respiração e crioterapia
Técnica Grounding, relaxamento muscular progressivo, imagem mental e Mindfulness
34
A tomada de decisão no esporte é um processo que envolve tanto treinadores, comissão técnica e atletas. Durante todo processo de treinamento, escolhas estão sendo tomadas a fim de garantir uma excelência no processo pedagógico. Por isso, a Psicologia do Esporte é fundamental para ser trabalhada com todos os membros e situações presentes no mundo esportivo profissional. Porém, este processo envolve também influências de estímulos negativos que podem vir a atrapalhar o desempenho. Quais das alternativas não apresentam um estímulo negativo:
O atleta cede às pressões psicológicas do adversário
Os dirigentes reagem de forma agressiva e com punições direcionadas aos atletas.
As manchetes que estão na mídia de forma grosseira.
O treinador reage no momento competitivo com seus atletas, orientando-os para lembrarem dos treinamentos e das estratégias psicológicas trabalhadas nos processos de aprendizagem direcionando o foco.
Reação de torcida diante de uma derrota.
35
O contexto do alto rendimento, devido às cobranças e às pressões, faz com que o atleta esteja mais propenso a desenvolver sintomas de estresse. O estresse, porém, nem sempre é algo negativo. Existe uma definição quanto aos tipos de estresse que apontam o estresse que seria positivo e o estresse que seria negativo. Assinale a alternativa que corresponda corretamente aos termos utilizados para essa definição:
Exoestresse, para estresse positivo; disoestresse, para estresse negativo
Distresse, para estresse positivo; eustresse, para estresse negativo
Endoestresse, para estresse positivo; exoestresse; para estresse negativo
Eustresse, para estresse positivo, distresse, para estresse negativo
Disoestresse, para estresse positivo; exoestresse, para estresse negativo