
Anúncios
1
A inversão térmica é uma condição meteorológica que ocorre quando uma camada de ar quente se sobrepõe a uma camada de ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar, uma vez que o ar abaixo dessa camada fica mais frio, portanto, mais pesado. O estudo da inversão térmica revela que:
Esse é um evento ambiental natural, que só se torna danoso ao ser humano quando ocorre em ambiente com altos índices de poluição.
O que causa esse problema ambiental é a falta de controle dos governos sobre a emissão de gases como o ozônio e dióxido de carbono.
Ela ocorre quando há alterações na cobertura do solo, como a retirada da cobertura vegetal, a impermeabilização e a construção de prédios.
O aumento do movimento horizontal das massas de ar é o principal causador desse fenômeno, principalmente nos períodos mais quentes do ano.
O problema ocorre quando há a construção de grandes edifícios e o aumento da queima de combustíveis fósseis pelos automóveis e pelas indústrias.
2
Sobre a inversão térmica, pode-se afirmar que: I. É um fenômeno atmosférico muito comum nos grandes centros urbanos industrializados, sobretudo naqueles localizados em áreas cercadas por serras ou montanhas. II. Processo que ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura. III. Inversão térmica é um fenômeno ocasionado pelo homem, e a sua intensificação e os seus efeitos nocivos se devem ao lançamento de poluentes na atmosfera, o que é muito comum nas grandes cidades. IV. Como consequências da inversão térmica têm- se as doenças respiratórias, a irritação nos olhos e as intoxicações. Quais estão corretas?
I, II, III e IV
I, III e IV
I, II e III
I, II e IV
II, III e IV
3
Aaaaaaaaa
A
A
4
Aaaaaaaaaaaa
A
A
5
Aaaaaaa
Aaa
Aaaa