PATOLOGIA E IMUNOLOGIA

PATOLOGIA E IMUNOLOGIA

Questões objetivas!

Imagem de perfil user: Márcia Valéria
Márcia Valéria

Anúncios

1

Imunologia A Imunologia, como o nome sugere, é a ciência responsável pelo estudo do sistema imunológico e suas funções. Ela se atém à análise de processos relativos à defesa do organismo contra agentes estranhos (antígenos) e, dessa forma, permite a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças e também de alergias. O sistema imune é complexo e envolve a relação entre tecidos, células e mediadores químicos, capazes de responder à presença dos antígenos. Na grande maioria dos casos, ele os reconhece, enviando respostas específicas para a sua neutralização, metabolização e eliminação. Em um novo contato com o mesmo antígeno, o sistema age de forma mais rápida e eficiente e, em alguns casos, por criar resistência a ele, inviabiliza reinfecções. Fonte: Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/imunologia.htm. Acesso em: 01 mar. 2023. A partir das informações do texto acima, e considerando as funções e as células que compõem o sistema imune, assinale a alternativa CORRETA. Grupo de células do sistema imunológico, correspondem a aproximadamente, 3% dos leucócitos totais. São responsáveis por fagocitar organismos invasores, além de serem precursoras dos macrófagos. Morfologicamente, são agranulares com núcleo grande em forma de ferradura.

Mastócitos.
Neutrófilos.
Monócitos.
Basófilos.
Eosinófilos.
2

Imunologia A Imunologia é uma das áreas do conhecimento em Ciências Biomédicas que mais tem expandido nas últimas décadas. Investiga a resposta do nosso organismo em contato com diversos patógenos, células neoplásicas, transplantes, e diversos tipos de moléculas sejam estranhas ou próprias do indivíduo. Em geral, a resposta imunológica é protetora, mas muitas vezes ela é responsável por patologias diversas como, por exemplo, por alergia, rejeição a transplantes ou doenças auto-imunes. A importância do sistema imune fica evidenciada em pacientes imunodeficientes que geralmente são bastante suscetíveis ao desenvolvimento de infecções graves. A Imunologia procura também compreender quais são os mecanismos responsáveis por estas doenças; desenvolver imunoterápicos protetores, como, por exemplo, vacinas e anticorpos específicos ou reguladores da resposta imune. Desenvolve também novos métodos e reagentes para imunodiagnóstico laboratorial, importantes para a saúde humana e animal. Para a compreensão aprofundada destes mecanismos, a investigação em Imunologia transita em outras áreas afins do conhecimento como Microbiologia, Parasitologia, Farmacologia, Bioquímica, Biologia Molecular e Genética. Fonte: Disponível em: http://www.icb.usp.br/~imunoicb/?page_id=15. Acesso em: 01 mar. 2023. A partir das informações do texto, e considerando as funções e as células que compõem o sistema imune, assinale a alternativa CORRETA. São as "células brancas" mais abundantes e correspondem a 60% dos leucócitos totais. Entre as suas funções estão, a fagocitose do invasor, especialmente bactérias, e a participação no processo inflamatório, com a formação do “pus”. Na morfologia, apresenta grânulos no citoplasma e núcleo com vários lóbulos (ou segmentos).

Neutrófilos.
Linfócitos T.
Monócitos.
Macrófagos.
Mastócitos.
3

Em alguns pacientes é identificada a substituição de um tecido adulto normal por outro adulto normal de mesma origem. Por exemplo, substituição do epitélio estratificado escamoso pelo glandular. Esse processo é denominado:

Metaplasia
Displasia
Necrose
Apoptose
Neoplasia
4

Uma lesão celular pode ser classificada como reversível ou irreversível. Dentre as alternativas abaixo, qual representa um processo de lesão irreversível?

Fibrose
Hipoplasia
Metaplasia
Hiperplasia
Apoptose
5

O surgimento e alastramento mundialmente do vírus do Covid-19 no final de 2019 motivou a corrida por tratamentos e, principalmente pela produção de vacinas que combatessem esse microrganismo. O processo de vacinação é desenvolvido a partir de conhecimentos no campo da imunologia. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I. A vacinação é um tipo de imunização ativa, onde o organismo vai trabalhar para produzir anticorpos específicos a partir do contato intencional com o agente patógeno por meio da vacina. PORQUE II. Na vacinação, são injetados, no organismo, vírus atenuados ou parte desses vírus, uma toxina bacteriana ou mesmo bactérias mortas, para que o organismo reconheça o invasor e trabalhe para produzir anticorpos.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
6

Os órgãos linfoides são locais onde ocorre a produção de células que vão agir no combate aos agentes externos. Com relação a esses órgãos, analise a veracidade das afirmações abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. I) Nos órgãos linfoides secundários ocorrem as principais fases do amadurecimento dos linfócitos, como por exemplo: timo (linfócito T) e medula óssea (linfócito B). II) Os órgãos linfoides primários participam da resposta imune. São locais onde as células terminam o seu amadurecimento e vão estar prontas para agir (ativação final das células). III)Os linfonodos são pequenos e localizados no trajeto dos vasos linfáticos (axila, pescoço, inguinais), filtram a linfa, removem vírus, bactérias, células mortas, além de estarem associados à maturação de linfócitos T e B. IV) O baço é o local de maturação e liberação dos linfócitos T e B, além de promover a limpeza do organismo, destruindo hemácias velhas.

I, II, III e IV.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
7

A resposta imune humoral é aquela em que ocorre a participação dos anticorpos específicos, produzidos a partir da ativação dos linfócitos B. Analise os conceitos a seguir: I) Os anticorpos (Ac) ou Imunoglobulinas (Ig) é um grupo de proteínas (aminoácidos ligados a açúcares), produzidas pelos linfócitos B, nos órgãos linfoides e medula óssea, em resposta a um estímulo antigênico. II) O antígeno (Ag) é qualquer substância que, quando introduzida em um indivíduo imunocompetente (que não tem deficiência no sistema de defesa do organismo), é capaz de induzir resposta imune específica. III) Autólise é o processo pelo qual ocorre autodigestão ou autodestruição. Normalmente, ocorre em células danificadas ou em processo de morte. Assinale a alternativa que apresenta a(s) asserção (ões) correta(s):

I e III, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III.
8

Anticorpos, também chamados de imunoglobulinas (Ig), são formadas por uma combinação de cadeias de peptídeos leves e pesadas, sendo a maioria formada por duas cadeias leves e duas pesadas. As duas cadeias pesadas são cadeias maiores, e as duas cadeias leves são cadeias menores. Elas estão dispostas em formato que lembra a letra Y. A produção de anticorpos pelos linfócitos B ocorre após essas células diferenciarem-se em:

Basófilo
Monócito
Eosinófilo
Neutrófilo
Plasmócitos
9

As citocinas são moléculas peptídicas, compostas por poucos aminoácidos, secretadas pelas células da resposta imune inata e adaptativa e que são importantes mediadoras (fazem a comunicação entre as células, estimulando ou inibindo) e reguladoras da resposta inflamatória e da resposta imunológica. São propriedades gerais das citocinas: I) Ação local II) Ação sistêmica ou endógena III) Ação pleitrópica IV) Ação redundante

II e III, apenas.
I, II, III e IV.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
10

Dentre as citocinas que atuam na resposta imune inata, a principal fonte se refere aos macrófagos ativados por diferentes agentes infecciosos. É um exemplo de redundância, pois possui os mesmos efeitos do TNF (ação local de quimiotaxia, sistêmica, com febre e aumento das proteínas de fase aguda). Porém, não possui as ações deletérias do choque séptico. O enunciado se refere à citocina:

IL-12: Interleucina 12
TNF α: fator de necrose tumoral alfa
INF tipo 1 (α e β): Interferons do tipo 1
Quimiocinas ou citocinas quimiotáticas
IL-1: Interleucina 1
11

Um jovem deu entrada em um pronto socorro após um ataque de um cachorro desconhecido na rua. Enquanto aguardava o atendimento, o paciente notou que o local da mordedura apresentava aumento de temperatura no local, o qual inchou e ficou bastante vermelho. Diante dessas características, fica claro que ocorreu uma:

Infestação.
Infecção.
Invasão.
Intoxicação.
Inflamação.
12

Sobre a evolução da inflamação aguda analise os seguintes processos: I) Resolução ou regeneração: quando o agente lesivo é eliminado, a arquitetura e a função fisiológica tissular normal são restabelecidas. II) Cicatriz: se a lesão for irreversível, a arquitetura normal do tecido é substituída por uma cicatriz (substituição das células lesadas pelo tecido conjuntivo) ou denominada neoformação conjuntivo-vascular. III) Linfadenite: decorrente da reação nos linfáticos e linfonodos que drenam o tecido afetado pela infecção bacteriana. Lesão grave provoca linfagite (se for por Streptococcus, chama-se erisipela) e linfadenite. IV) Inflamação crônica: persistência da reação inflamatória quando não há resolução da agressão sofrida.

I e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
II, III e IV, apenas.
13

“Algumas doenças inflamatórias imunomediadas evoluem para inflamação crônica muitas vezes, como artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal, úlcera péptica crônica, entre outras.” (Disponível em: https://www.sanarmed.com/resumo-sobre-inflamacao-cronica-etiologia-celulas-mediadores-e-mais. Acesso em: 13 abr. 2023). Qual das seguintes doenças é associada com inflamação crônica?

Asma
Herpes
Dengue
Conjuntivite
Gripe
14

A inflamação é uma resposta de defesa que ocorre após dano celular causado por micróbios, agentes físicos (radiação, trauma, queimaduras), químicos (toxinas, substâncias cáusticas), necrose tecidual e/ou reações imunológicas. Qual dos seguintes tipos de inflamação é caracterizado pela infiltração de células plasmáticas e produção de anticorpos específicos?

Inflamação purulenta
Inflamação serosa
Inflamação crônica
inflamação granulomatosa
Inflamação aguda
15

A hiperemia é o aumento da quantidade de sangue em um determinado território orgânico. Sobre os tipos de hiperemia passiva, julgue os itens a seguir para V para VERDADEIRAS e F para as FALSAS: I) Na cianose o tecido apresenta uma cor vermelho-azulada, devido ao acúmulo de hemoglobina desoxigenada, o que gera a hipóxia crônica. II) A degeneração ou morte das células parenquimatosas é decorrente da redução ou falta de oxigenação dos tecidos (hipóxia ou anóxia). III) O edema consiste na saída de plasma, resultante do aumento da pressão hidrostática nos capilares, decorrente da redução do efluxo de sangue. IV) A hemorragia na hiperemia passiva é devido à ruptura de vasos nos locais de congestão crônica.

V – V – V – V.
V – F – F – V
F – V – V – F.
F – V – V – V.
V – F – V – F.
16

O principal sintoma do infarto é dor ou desconforto na região peitoral, podendo irradiar para as costas, rosto, braço esquerdo e, raramente, o braço direito. Esse desconforto costuma ser intenso e prolongado, acompanhado de sensação de peso ou aperto sobre tórax. Esses sinais costumam ser acompanhados de suor frio, palidez, falta de ar, sensação de desmaio. Em idosos, o principal sintoma pode ser a falta de ar. A dor também pode ser no abdome, semelhante a dor de uma gastrite ou esofagite de refluxo, mas é pouco frequente. Nos diabéticos e nos idosos, o infarto pode ocorrer sem sinais específicos. Por isso, deve-se estar atento a qualquer mal-estar súbito apresentado por esses pacientes. (Trecho extraído de: https://bvsms.saude.gov.br/ataque-cardiaco-infarto/. Acesso em 17 abr. 2023). Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I) Infarto é uma área localizada de necrose isquêmica ou seja, uma área do organismo de tecido morto por isquemia. PORQUE II) A redução ou parada do suprimento sanguíneo devido a distúrbio da circulação arterial ou venosa compromete a irrigação dos tecidos levando à morte tecidual. A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.

As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
17

O Infarto Agudo do miocárdio (IAM), conhecido popularmente como infarto do coração, enfarte ou ataque cardíaco, é uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Nele ocorre a morte de parte do músculo cardíaco (miocárdio), de forma rápida (ou aguda), devido à obstrução do fluxo sanguíneo das artérias coronárias para o coração, levando a uma isquemia. Sobre os tipos de infartos, julgue os itens a seguir com V para as afirmações VERDADEIRAS e F para as assertivas FALSAS. I) ( ) Os infartos brancos ou anêmicos, resultam da obstrução ou da compressão arterial (trombo, êmbolo, tumor, edema, espasmo vascular, entre outros). II) ( ) No infarto branco os vasos que o percorrem não contêm sangue. III) ( ) O infarto vermelho ocorre em órgãos compactos ou sólidos com circulação única ou terminal (rins, baço, coração). IV) ( ) O infarto vermelho apresenta coloração vermelha devido à hemorragia maciça que se forma na área. V) ( ) O infarto branco ocorre em órgãos frouxos e com irrigação dupla ou colateral (pulmão, intestinos, fígado, cérebro, entre outros). VI) ( ) O infarto vermelho é decorrente da obstrução dos vasos venosos ou arteriais resultando na necrose isquêmica e inundação da área necrosada de sangue. A sequência CORRETA está contida em:

F – V – V – V - V – V
V – V – V – F – V – F
V – V – V – V – V – V
F – V – V – V – V – F
V – V – F – V – F – V
18

As neoplasias decorrem de um processo complexo, dependente de modificações no genoma celular (inativação, deleção ou expressão aumentada dos oncogenes e de genes supressores de tumor) de forma evolutiva que culminam com o surgimento de clones de células mutantes, “com capacidade de se dividirem autonomamente, destruir e invadir os tecidos vizinhos formam novos tumores. Esse processo, conhecido é como:

embolia.
trombose.
apoptose.
metástase.
necrose.
19

É bastante claro que o sistema imune age contra os tumores. Outra observação importante é que o sistema de defesa deve estar vigilante para impedir a proliferação celular descontrolada. A maioria das células tumorais expressa antígenos que são reconhecidos como estranhos pelo sistema imunológico do hospedeiro. Estudos histopatológicos experimentais mostram que alguns tipos de tumores possuem ao seu redor células mononucleares. A presença de linfócitos normalmente indica melhor prognóstico. Sobre a defesa contra tumores podemos afirmar que ela é mediada por:

linfócitos B citolíticos, células NK e macrófagos.
basófilos, citolíticos, células NK e macrófagos.
eosinófilos, citolíticos, células NK e macrófagos.
linfócitos T citolíticos, células NK e basófilos.
linfócitos T citolíticos, células NK e macrófagos.
20

As neoplasias são classificadas em benignas ou malignas, dependendo de suas características morfológicas macro e microscópicas e de seus efeitos sobre o organismo do hospedeiro (efeitos biológicos). Sobre os tipos de neoplasias, julgue os itens a seguir com V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as asserções FALSAS. I) ( ) As neoplasias benignas apresentam índice mitótico baixo, enquanto as neoplasias malignas exibem alto índice mitótico. II) ( ) Com relação ao tipo de crescimento é notório observar que nas neoplasias benignas esse crescimento é expansivo, enquanto nas neoplasias malignas o crescimento é invasivo/infiltrativo. III) ( ) Sobre os processos patológicos (degeneração, necrose, hemorragia), nas neoplasias benignas são raras e nas neoplasias malignas são frequentes. IV) ( ) As neoplasias malignas não apresentam metástase, enquanto as neoplasias benignas as metástases são presentes. A sequência CORRETA está contida em:

V – V – F – V
V – V – V – V
V – V – F – V
V – F – V – V
V – V – V – F.
21

Acabou

Não
Sim
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.