O QUE VOCÊ SABE SOBRE FUNDAMENTOS DO CUIDAR?

O QUE VOCÊ SABE SOBRE FUNDAMENTOS DO CUIDAR?

APROFUNDE SEU CONHECIMENTO SOBRE O FUNDAMENTO DO CUIDAR EM ENFERMAGEM

Imagem de perfil user: VN FIAT BRILHAUTO
VN FIAT BRILHAUTO

Anúncios

1

A obesidade como já vimos, é uma doença crônica de importância mundial em virtude da redução da qualidade de vida que desencadeia no indivíduo diversas comorbidades e doenças delas associadas. De acordo com a classificação do IMC, para ser considerado um indivíduo de grau II, é necessário que o individuo apresente:

Maior que 40
25 a 29,9
18 a 24,9
30 a 34,9
35 a 39,9
2

Conceitualmente a altura, também chamada a estatura é a representação numérica do comprimento linear. É importante que cincos pontos de referência anatômicos estejam próximos ao estadiômetro. Analise e marque a alternativa correta:

Calcanhares, panturrilhas, glúteos, escápulas e ombros.
Ombros, glúteos, punhos, panturrilha e cabeça.
Glúteo, cabeça, ombro, joelho e panturrilha.
Escápulas, ombros, glúteos, calcanhar e pés.
3

De acordo com as informações sobre o peso corporal, analise as alternativas e marque a opção correta: I. O peso corporal não é considerado uma informação importante para avaliação de saúde nutricional. II. O peso corporal é a soma de todos os componentes sendo eles: ossos, músculo, órgãos, tecido adiposo e água. III. Aos pacientes adultos e de suma importância que fique na posição de decúbito dorsal, sem sapatos e com mínimo de roupas para uma boa verificação do peso corporal.

Apenas a II está correta.
II e III estão corretas.
I, II e III estão corretas.
I e II estão corretas.
Apenas I está correta.
4

Paciente J.A, 24 anos, passou por uma consulta de enfermagem onde a enfermeira coletou as seguintes medidas antropométricas: Peso: 79kg ; Altura= 1.65 e Circunferência Abdominal=96cm. De acordo com esses dados a enfermeira classificou o paciente em relação ao IMC, como:

Obesidade grau I
Sobrepeso
Abaixo do peso
Peso ideal
Obesidade grau II
5

A dor pode ser classificada de diferentes formas. Qual a alternativa apresenta corretamente as classificações da dor:

Curta ou longa (tempo de duração); Infecciosa ou genética (origem); Difusa ou pulsátil (padrão) ; Suportável ou insuportável (intensidade)
Mecânica ou inflamatória (tempo de duração); Cutânea ou nervosa (origem); Localizada ou referida (padrão); Silenciosa ou ruidosa (intensidade)
Aguda ou crônica (tempo de duração); Somática, visceral ou neuropática (origem); Contínua ou intermitente (padrão); Leve, moderada ou intensa (intensidade)
Súbita ou lenta (tempo de duração); Muscular ou óssea (origem); Superficial ou profunda (padrão); aguda ou crônica (intensidade)
6

Os determinantes da dor são compostos principalmente pelos aspectos psicossociais e neurossensitivos. Assim a dor é classificada quanto ao tempo, a origem e a localização.Quanto a última classificação, quando a dor envolve comprometimento de articulação e pode ser referida como dor em agulhada, queimação e pulsátil, ela é chamada de:

Dor somática
Dor irradiada
Dor visceral
Dor cutânea
Dor referida
7

De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), e o tratamento com medicamentos da dor em pacientes oncológicos, assinale a alternativa correta:

A morfina é indicada somente para dores leves e intermitentes.
Técnicas poucos invasivas são sempre preferidas ao invés de terapias medicamentosas.
Analgésicos não opioides devem ser usados apenas quando a dor for intensa.
A combinação de analgésicos adjuvantes como antidepressivos e anticonvulsivantes podem ser utilizados para aumentar a analgesia,
A OMS contraindica o uso de corticoides no tratamento da dor oncológica.
8

A "Dor como 5° sinal vital" foi citada pela primeira vez em 1996, por James Campbell, Presidente da Associação Americana de Dor. A dor é considerada uma experiência sensitiva e emocional, um fenômeno complexo, com muitas dimensões. Sobre os cuidados de Enfermagem frente à dor, é correto afirmar:

As avaliações regulares da dor, com a utilização de algum instrumento, são necessárias para realizar intervenções de controle e alívio da dor.
A equipe de enfermagem deve estar atenta ás manifestações do paciente, por meio do diálogo, na relação pessoa-pessoa, sem interferências de terceiros cujas impressões podem confundir.
Diante da impossibilidade de verificar a dor, o cuidado de enfermagem fundamental para controle e alívio é a administração das medicações analgésicas conforme prescrição médica.
A principal referência de dor é a expressão verbal dos pacientes, a atenção da enfermagem deve estar voltada para registro dos relatos de dor e desconforto.
Compreender que a experiência dolorosa é objetiva e os fatores melhoram ou pioram são biológicos, desencadeados pelo processo patológico.
9

Sobre os efeitos colaterais das medicações analgésicas, assinale a correta:

Morfina ou outros opioides não causam efeitos colaterais como náusea sonolência
Ibuprofeno não apresenta risco de irritação gástrica ou úlceras.
Tramadol não apresenta contraindicações ou interações medicamentosas relevantes.
Dipirona frequentemente causa dependência quando usada por curto período.
O uso de paracetamol em doses elevadas pode causar toxicidade hepática grave.
10

Sobre o preparo do leito. O preparo leito é realizado pela enfermagem, assinale a alternativa correta:

Cama cirúrgica é indicada para pacientes em condições clínicas estáveis.
Cama do paciente cirúrgico recebe o paciente em pós operatório.
Cama fechada é indicada para pacientes com condições de locomoção.
Cama aberta é indicada para o paciente acamado.
Cama aberta com paciente acamado deve ser feita com paciente fora do leito.
11

Sobre o banho no leito, assinale a alternativa incorreta:

A higiene deve ser realizada dos locais mais sujos para o mais limpos, impedindo a sujidade contaminação.
A higiene intima deve ser realizada ao menos duas vezes ao dia e a cada eliminação intestinal.
O banho no leito é indicado para os pacientes que possuem um elevado grau de dependência, sendo a oportunidade para remoção da sujidade e germes.
Durante todo o banho, deve se expor somente um segmento do corpo por vez, ensaboar com o auxílio das compressas ou luva de banho e enxaguar todas as áreas.
O banho no leito nunca deve ser realizado sozinho, é preciso no mínimo ter dois profissionais de enfermagem.
12

Sobre os tipos de banho, correlacione com a coluna correta: I – Imersão II – Aspersão III – Ablução IV – Banho no leito completo V – Banho no leito seco ( ) Realizado com compressas de algodão embebidas com solução de limpeza sem enxaguar; ( ) Realizada na banheira; ( ) Realizada no chuveiro; ( ) Realizada parcialmente no leito, por meio de frações de água sobre o corpo em regiões que provocam desconforto; ( ) Necessário em pacientes com alto grau de dependência.

I – Imersão → Realizada na banheira II – Aspersão → Realizada no chuveiro III – Ablução → Realizada parcialmente com frações de água sobre o corpo IV – Banho no leito completo → Necessário em pacientes com alto grau de dependência V – Banho no leito seco → Realizado com compressas de algodão embebidas com solução de limpeza sem enxaguar
I – Imersão → Realizada no chuveiro II – Aspersão → Realizada com compressas III – Ablução → Realizada na banheira IV – Banho no leito completo → Realizado com compressas de algodão V – Banho no leito seco → Necessário em pacientes com baixo grau de dependência
I – Imersão → Necessário em pacientes com alto grau de dependência II – Aspersão → Realizada com compressas de algodão III – Ablução → Realizada no chuveiro IV – Banho no leito completo → Realizada na banheira V – Banho no leito seco → Realizada com frações de água sobre o corpo
I – Imersão → Realizada na banheira II – Aspersão → Realizada parcialmente com água em regiões desconfortáveis III – Ablução → Realizada no chuveiro IV – Banho no leito completo → Realizado por paciente com independência funcional V – Banho no leito seco → Realizado com enxágue no leito
I – Imersão → Realizada no leito com bacia II – Aspersão → Realizada com toalhas umedecidas III – Ablução → Realizada na banheira IV – Banho no leito completo → Realizado com chuveirinho móvel V – Banho no leito seco → Realizado com água morna e sabão sem enxágue
13

Existem dois tipos de limpeza que deve ser feita com periodicidade. Assinale o tipo que corresponde as mesmas:

Limpeza concorrente e limpeza geral;
Limpeza ultrassonica e limpeza geral;
Limpeza manual e limpeza a seco;
Limpeza concorrente e limpeza terminal;
Limpeza terminal e limpeza manual.
14

Para mantermos uma higiene corporal adequada é importante realizarmos algumas ações. Assinale qual ação correto:

Tomar banho 1x na semana; cuidar da higiene do couro cabeludo a cada 15 dias; lavar as mãos sempre que necessário; manter as unhas limpas; escovar os dentes ao levantar.
Tomar banho diariamente; cuidar da higiene do couro cabeludo; lavar as mãos sempre que estiver com sujidade; escovar os dentes ao levantar-se e após as refeições; manter as unhas aparadas e limpas.
Tomar banho em dias alternados; lavar o couro cabeludo apenas com água; lavar as mãos antes das refeições; escovar os dentes apenas após o almoço; manter as unhas longas, desde que estejam limpas.
Tomar banho diariamente; cuidar da higiene do couro cabeludo quando houver necessidade; lavar as mãos sempre que estiverem com sujidade; escovar os dentes ao levantar e após as refeições; manter as unhas limpas e aparadas.
Tomar banho quando tiver vontade; cuidar da higiene do couro cabeludo 1x na semana; lavar as mãos apenas quando terminar o banho; escovar os dentes ao levantar; manter unhas grandes.
Quizur Logo

Siga nossas redes sociais:

Incorporar

Para incorporar este quiz ao seu site copie e cole o código abaixo.